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Se o destino for alcançável de moto
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A voz do Fundador - Lizuarte Gomes

Por Lizuarte Gomes - sócio nº 13 de 14 de Maio de 1986

Em jeito de homenagem destacamos o artigo escrito pelo Lizuarte aquando da comemoração dos 25 anos do Moto Clube. Até sempre.

Caros Amigos

Sobre o nascimento deste clube, de que hoje todos nós nos orgulhamos, não me parece haver nada mais a acrescentar ao que já foi dito pelos anteriores relatores.

No entanto, e aproveitando esta oportunidade para recordar outros tempos, retrocederia mais de trinta e cinco anos para vos falar daquelas motos, as que naquela altura usávamos, e que não eram mais que as resistentes do velho império inglês, travestidas para parecerem mais actuais.

Recordo a família Garcia, que na época revolucionou o motociclismo na cidade do Porto, com o pai Garcia e a sua Norton Comando 750, o saudoso Jorge Garcia e a sua Triumph 500 dos anos cinquenta e o mais jovem Osvaldo Garcia que, em paralelo com o que se passava comigo, insistia em trazer para a estrada as velhas Harley KH 900 da extinta Policia de Viação e Trânsito, convertidas em moderníssimas versões “café racer”.

Lembro também o meu amigo Virgílio Guimarães, hoje em dia mais conhecido como o “Bala” com a sua rapidíssima BSA A-7 SS dos princípios dos anos sessenta, e as corridas que então fazíamos nos regressos a casa, assim como as enormes poças de óleo que deixávamos no terreno, sempre que se parava  para um convívio de café e acalmar a tremedeira nos pés.

Já nos meados dos anos setenta e com a chegada da nova tecnologia japonesa, este espírito foi mudando e os horizontes dos passeios alargando. Recordo com saudade os passeios que então realizamos, as idas a Sanxenxo, as almoçaradas no Gerêz, mas também a gasolina a cinco escudos e setenta centavos, o espírito de entreajuda e grande amizade reinante entre todos, os regressos a casa com um pendura ou como pendura, a fiabilidade mecânica não era exactamente a de hoje em dia, assim como as motos que usei e que ainda hoje guardo, que se iniciaram por volta dos quinze anos com uma Yamaha ss50, mais tarde com uma Kawasaki 350 a que se seguiu uma Z1 900, e que já nos inícios dos oitenta passou a ser a Z 1300. Em paralelo com a condução destas motos, à época modernas, crescia já o gosto pelo restauro e conservação de exemplares bastante mais antigos, que ao longo dos anos foi adquirindo.

Já agora e como curiosidade, será que no ano de comemoração dos 25, alguém ainda se lembra da primeira apresentação pública e televisiva deste nosso Clube? Bem eu digo, foi realizada nos estúdios da RTP 2, no decorrer dos anos oitenta, em que fomos representados por uma muito digna Indian de 1929 e uma majestosa Kawasaki GTR 1000, representativa do que mais moderno se produzia na época.

Mas já chega de recordar, porque o Clube está vivo e bem vivo, como facilmente se pode verificar pela sua recente e em todos os termos, louvável, realização da Festa da Moto, que não só muito dignifica esta associação, mas também todos aqueles que com a sua dedicação nela se empenharam. Assim vale a pena, que a festa se repita.

Até sempre

Com um abraço amigo

Lizuarte Gomes

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Faleceu Lizuarte Gomes

sócio fundador do MCP

Elemento fundador do Moto Clube do Porto, detentor do cartão de sócio com o número 13, Lizuarte Gomes faleceu esta semana, vítima de um cancro do esófago, doença que se propagou de forma muita rápida, sem qualquer possibilidade de cura. A missa de 7.º dia será na segunda-feira, dia 10, na Igreja do Foco (Igreja Nossa Senhora da Boavista) pelas 19 horas.

Apaixonado por tudo o que tivesse rodas, Lizuarte foi excelente anfitrião do MCP em Dezembro de 2007, mostrando inúmeras preciosidades em coleção que conta com motos antigas, clássicas e outros belíssimos e exclusivos exemplares mais recentes. Mais recentemente começou a criar uma coleção de automóveis onde pontuavam vários Lamborghini, modelos cuja reconstrução muito o entusiasmavam.

De caráter reservado mas sempre simpático e solícito, Lizuarte Gomes nunca deixou de lutar, acreditando até ao último momento na vitória sobre a doença, e mostrando o seu grande amor pelo Moto Clube do Porto mantendo o pagamento as quotas sempre em dia e ficando ao corrente da vida do clube através dos boletins e alguns contactos com outros sócios.

Descansa em paz Lizuarte

 

Faleceu Manuel Pereira

Funeral segunda-feira, 6 de fevereiro, em Jesufrei

É com tristeza que o Moto Clube do Porto noticia o desaparecimento do seu sócio Manuel Pereira, após longa luta contra a doença que o atormentou nos últimos anos.

Motociclista e homem cheio de força e pulso, foi um excelente e empenhado Comissário no Trial das Nações e provas de Campeonato do Mundo de Trial que o MC Porto organizou. Com gosto enorme pelo mototurismo, o “Manel de Famalicão” representou o nosso clube em imensos moto-ralis turísticos por todo o país.

Ajudou também na construção da nossa primeira sede na Rua Aurélia de Sousa, angariando inclusive, patrocínios muito úteis ao clube.

À Maria José e Hugo, os nossos sinceros sentimentos.

O funeral realiza-se nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, às 15.30h, na sua Jesufrei, localidade entre Famalicão e Braga.

 

O MC Porto em 1988

Reviver o passado em Sanxenxo

Desencantando-a do fundo do baú, o entusiasta espanhol Jimmy Angel ofereceu-nos esta reportagem da Revista Expresso de 1 de outubro de 1988 onde, em três páginas, retrata um pouco dos primórdios do Moto Clube do Porto e do ambiente que o Motociclismo vivia nessa década em que começaram a ressurgir os motoclubes em Portugal após a fase negra da contingentação que impedia que o comum dos mortais portugueses pudesse ter uma moto para as suas deslocações.

Vale a pena apreciar as fotos e reparar como era constituído o parque motociclístico, abrangente e diversificado, e também como eram rudimentares os equipamentos e capacetes. Era o que havia. A atitude dos motociclistas também tem vindo a mudar imenso.

O cenário das estradas, casas e automóveis que nos rodeavam dizem muito de como tudo tem evoluído – e muito rapidamente - em Espanha e Portugal.

As curtas entrevistas são curiosas e refletem o pensamento de então. Entre os motociclistas referidos destacamos o antigo presidente Ernesto Oliveira e um dos nossos sócios fundadores Virgílio Guimarães, este ainda bem activo no MC Porto!

Obrigado, Jimmy!

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Até sempre, Paulo

Missa de sétimo dia, 19.30h de terça-feira, 27

Paulo EstevesPaulo Esteves, autor da foto de fundo da sede do Moto Clube do Porto, deixou-nos.

De forma repentina, brutal, que nos deixou a todos em silêncio e incrédulos.

Com apenas 46 anos, mas com uma genica de 20, uma alegria de 15 e uma amizade de 50, este motociclista entusiasta, que já não era sócio do MCP há uns tempos mas era como se fosse dada a sua disponibilidade e gosto, o Paulo, fotojornalista de profissão no jornal A Bola, era também fotógrafo do Portugal de Lés-a-Lés, de outros eventos e de tudo o que mexia. Parado é que nunca ficava. Formou uma equipa à volta de uma Sachs para correr no nosso primeiro Xassos TT. Desportista nato de actividades ao ar livre, gostava de surf, canoagem e ciclismo, ora em btt ora em estrada. E foi aqui que viveu, sempre com intensidade, os seus últimos momentos, sem testemunhas.

O funeral já foi, divulgado a nível nacional pelas redes sociais e pelos orgãos de comunicação. É que o Paulo era muito especial e confirmou-se que tinha muitos amigos. Pelo seu trato, correcção, empenho profissional e a tal amizade gigante que granjeava à sua volta.

Neste fim de semana, foi alvo de homenagens pelo menos no FC Porto - Boavista, no Estádio do Dragão, no Chaves- Benfica e no Porto Granfondo, em ciclismo. Estaremos de certo a pecar por defeito nos locais de homenagem enumerados, mas são os que temos conhecimento de momento.

Era familiar, amigo e colega de profissão de vários sócios do MC Porto, directores incluídos.

No mesmo templo escolhido para a comovente despedida, a Igreja da Areosa, no Porto, a missa de sétimo dia decorrerá nesta terça-feira, 27 de setembro, pelas 19.30h.

Um beijo muito forte e especial à esposa Carla e às filhotas Maria, de 11 anos, e Filipa, de 17, a quem vamos ter de ajudar a conduzir uma moto, já que o pai lhe tinha prometido ensinar aquilo que não se aprende numa escola de condução.

Até sempre, Paulo!

K75 chegou aos 600.000km!

BMW K75 com 600.000 kmA BMW K75, indestrutível companhia do director executivo do Moto Clube do Porto chegou aos incríveis 600.000 km!

Por não ser normal uma quilometragem destas numa moto, muito menos em Portugal e ainda por cima por acontecer no seio do Moto Clube do Porto, aqui fica a notícia. Que não é de agora pois isto aconteceu poucos dias antes do 18º Lés-a-Lés. Mas com os afazeres organizativos de então, aqui fica estas linhas e fotos para memória.

E se tivermos em conta que grande parte destes quilómetros todos foram percorridos em eventos do nosso clube, é um motivo de orgulho. Sim, a preparar passeios curtos e longos, moto-ralis turísticos, “morcegadas” ou no mero dia-a-dia de reuniões, levar os boletins mensais ao correio ou a representar o MCP em eventos ou provas desportivas desde 1993.

A velhinha BMW K75 parece estar para as curvas, económica e fiável. Graças ao seu autêntico “médico de família” que é o mecânico Bruno Soares.

Sabendo que dar a volta ao planeta Terra pela circunferência mais larga obriga a 40.075 km, o que esta moto já rolou pelos quelhos, ruas e estradas cá do burgo e também autoestradas nacionais e um pouco de toda a Europa, seria suficiente para quase 15 voltas ao globo terrestre.

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Visitantes Internacionais hoje na sede

A equipa do Moto Clube do Porto que participou na 48ª Volta a Mallorca, e que arrecadou 3 prémios para o clube neste evento do TWC:
- Motoclube com mais representantes FIM.
- Piloto de mais longe.
- ⁠Passageiro de mais longe.

Tiveram a oportunidade de conhecer e conviver com o Presidente da Real Federación Española de Motociclismo, e com o Presidente da Federación Balear de Motocicismo, que a seu convite este último está no Porto.
Na próxima sexta-feira irão à sede do clube para o conhecer, e juntamente com os elementos da equipa que nos representou entregar os prémios conquistados em Mallorca.

Assim, convidamos todos os sócios a virem à sede do clube a partir das 22h, e participarem nesta entrega que muito nos honra.

Festa na Sede

Na sequência da notícia da geminação com o Moto Club Luçonnais, e aproveitando uma viagem de mototurismo que os trouxe a conhecer o norte de Portugal, ficou agendado um jantar na sede do Moto Clube do Porto.

Este teve lugar na passada 4ªfeira, dia 8 de maio, onde um grupo de 20 sócios do MCP recebeu uma caravana de mais de 20 motos e 40 sócios do MC Luçonnais. A caravana chegou à nossa sede ao final da tarde tendo, de imediato, começado o convívio enquanto se esperava pela hora do jantar, relembrando-se histórias do nosso Mototour das Nações em Castelo de Vide; trocaram-se ideias de viagens e fizeram-se convites para idas a França. Quando finalmente chegou a hora de nos sentarmos à mesa, a feijoada (cassoulet para os franceses), estava uma verdadeira maravilha. A companhia não lhe ficava atrás pelo que o convívio e as histórias continuaram a desfilar enquanto a panela ia esvaziando; a sobremesa começou a ser servida tendo este momento sido aproveitado para os presidentes dos dois clubes assinarem a Carta de Geminação (Lettre de Jumelage) uma em português que ficará na nossa sede e outra em francês que ficará na sede do MC Luçonnais.

Após este momento solene foi tempo de cortar, e servir, os bolos com os logotipos dos recém geminados e tomar café, tendo o convívio continuado durante um bom bocado com mais histórias, perguntas sobre locais de interesse na zona de França onde eles vivem e até houve bailarico. Com o avançar da hora foi tempo de despedidas pois os franceses iriam continuar o périplo pelo centro de Portugal na manhã seguinte, antes de regressarem às suas casas.

Carta de Geminação

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AG aprovou Relatório de Contas de 2023

Matemática de unanimidade

Unanimidade na aprovação do Relatório de Contas de 2023 do Moto Clube do Porto e no empenho e qualidade do trabalho diretivo ao longo do último ano foram notas salientes da Assembleia geral ordinária realizada na sexta-feira, dia 15 de março.

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Gabriel Vissio esteve no MCP

Quando o tema é turismo de aventura, estamos lá! E nesta sexta-feira, 16, não foi diferente.

A sede encheu para ouvir Gabriel Vissio, o argentino que faz da estrada e do mundo a sua vida. Sempre acompanhado da sua "Niña", uma pequena Yamaha 125, já percorreu mais de 250 mil km, desde 2011.

Foram cerca de 2 horas de muitas histórias e de boa conversa, onde não faltaram as apetitosas bifanas da d'Amélia para acompanhar.

Continuação de boas aventuras Gabriel!

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Calendário de muita animação para 2024

Contas e plano de atividades apresentados em Assembleia geral

Contra ventos e marés, resistindo a vários contratempos, ultrapassando períodos muito complicados como foi o caso do COVID-19 e respondendo de forma cabal a muitos arautos da desgraça, o Moto Clube do Porto apresentou o Relatório de Contas de 2023 marcado por números bem positivos, e revelou um orçamento e um programa de atividades para 2024 que confirma as ambições do clube, a um passo de cumprir o 38.º aniversário. Dados concretos que atestam a vitalidade do MCP que, no ano passado, organizou e marcou presença coletiva em 71 eventos, ao longo de 120 dias, envolvendo 1495 pessoas num total de 355.038 km percorridos.

Para 2024, o Programa de Atividades apresentado nesta reunião magna por Luís Pires, o mais jovem elemento dos Corpos Sociais, conta já com 57 eventos programados (contra os 45 por esta altura em 2023), número que poderá e deverá crescer, nomeadamente com atividades que venham a ser propostas pelos sócios. Depois do Jantar de Reis e do Passeio de Reis, os sócios que se deslocaram à sede social do MCP, descobriram o próximo desafio, batizado de Rusga dos Merendeiros, um passeio extremamente acessível, com almoço em piquenique num local de enorme beleza. E ficaram também a conhecer os Passeios das Quatro Estações, tanto na vertente de estrada como de todo-o-terreno.

Por entusiasmantes estradinhas asfaltadas do Minho, com imensas curvas, muito prazer de condução e belas paisagens, o Rui Carvalho e Castro levará a caravana estradista do Passeio de Inverno, a 3 de março, enquanto duas semanas depois, a 17 de março, será a vez do Joaquim Alves levar o pelotão de aventureiros por trilhos fora-de-estrada.

Nesta apresentação foram ainda desvendados alguns pormenores do Passeio a Foz Côa (22 a 24 de março), organizado pelo Paulo Mendes, e que surge como espécie de continuação do Passeio ao Planalto Mirandês, à procura de encontrar as amendoeiras em flor, por estradas pavimentadas e com pouco movimento.

De espírito bem diferente o 28.º Moto Rali do Moto Clube do Porto decorrerá nos dias 20 e 21 de abril, na zona de Castro D’Aire, enquanto a já tradicional ReVolta Motorraliana proporcionará uma aventura diferente, ao longo de 7 dias por estradas do sul de Espanha, incluindo locais que são classificados pela UNESCO como Património da Humanidade.

Mas, revelando a heterogeneidade dos sócios do MCP, foi lançado o desafio para a presença em eventos do Touring World Challenge, nomeadamente o FIM Mototour das Nações, em Granada, no final de agosto, e, ao mesmo tempo, para eventos mais ‘caseiros’. Como é o caso do Passeio a Castelo Branco, proposto e organizado pelo sócio Pedro Soares Lopes em meados de setembro, com promessa de descobertas surpreendentes na gastronomia, folclore, história e paisagens da Beira Baixa.

Um calendário intenso, com atividades em praticamente todos os fins-de-semana do ano, e que abrangem os mais diversos âmbitos, de atividades na sede aos passeios de todo-o-terreno, passando pelas mais longas viagens e pelas ações de apoio social. E que deixou os sócios presentes na Assembleia geral com sorrisos estampados nos rostos, proporcionando muitas e diversificadas oportunidades para fazer o que mais gostamos: passear de moto!

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