Início

Se o destino for alcançável de moto
nós iremos lá!

Webmail Área Reservada

Bombeiros Voluntários Portuenses precisam do nosso apoio!

Respondendo afirmativamente ao pedido dos Bombeiros Voluntários Portuenses, o Moto Clube do Porto continua a desenvolver todos os esforços para ajudar na recolha de fundos para a moto de emergência dos BVP. Um apoio a que o MCP não poderia escusar-se e que sublinha a forma de estar do teu clube perante as suas responsabilidades na sociedade civil.

Trata-se, afinal, de uma ação de grande peso cívico, apoiando uma associação que contribui de forma empenhada e solidária para o bem-estar de todos os portuenses. E, assim, dotar de meios mais eficazes para que os BVP ultrapassem todos os obstáculos no seu meritório trabalho. Porque não nos devemos lembrar deles apenas nos momentos de aflição, dos dias mais quentes de verão, que reúnem as condições para que os incêndios proliferem por todo o País, aos dias de chuva intensa, quando as inundações nos fazem clamar por ‘quem nos acode’.

Por isso, vamos reforçar as boas relações existentes com a centenária Associação Humanitária, fundada a 9 de abril de 1924, e contribuir para a aquisição da Moto de Emergência dos Bombeiros Voluntários Portuenses, através da conta bancária do Moto Clube do Porto com o IBAN PT50 0010 0000 3859 5020 001 67, com indicação Donativo BVP e o número/nome de sócio ou amigo do MCP.

Evolução na continuidade

MCP OriginalLista única nas eleições para o quadriénio 2025-28

Numa época em que os desafios se multiplicam, aumentando as exigências a todas as agremiações, o Moto Clube do Porto vai a votos para eleger os Corpos Sociais para o período de 2025 a 2028. Assim, e após a verificação do cumprimento dos Estatutos do MCP, nomeadamente dos Art.º 17º e 18.º, comunico que apenas uma lista se apresentará a votos na Assembleia geral eleitoral marcada para a 10 de janeiro de 2025.

Designada por lista A, cumpre todos os requisitos de validação da candidatura, tendo sido entregue o documento com a sua constituição dentro do prazo estipulado, sendo a proposta devidamente subscrita por mais de 10% dos sócios em situação regularizada perante o Clube.

Assim, a única lista presente nos boletins de voto das eleições de 10 de janeiro de 2025, terá a seguinte composição:

Mesa da Assembleia geral

Presidente: Paulo Ribeiro (sócio n.º26)
Vice-presidente: José Fonseca (sócio n.º14)
Secretário: Paulo Beigel (sócio n.º372)

Conselho Fiscal

Presidente: Joaquim Alves (sócio n.º170)
Vice-presidente: Mara Silva (sócia n.º677)
Secretário: Germano Mateus (sócio n.º277)

Direção

Presidente: Rui Carvalho e Castro (sócio nº29)
Vice-presidente: Sérgio Correia (sócio n.º72)
Vice-presidente: Nuno Trêpa Leite (sócio nº55)
Vogal: Armando Moutinho (sócio n.º250)
Vogal: Luís Pires (sócio n.º151)        

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Paulo A. M. Ribeiro

MCP está de luto

Alitio19/Nov/1978 - 13/04/2024

Soubemos durante o dia de hoje que o nosso sócio Atilio Oliveira faleceu vitima de doença prolongada. O Moto Clube do Porto endereça as mais sentidas condolências à familia e amigos, e em especial à também sócia Milena Ferreira.

O corpo estará em velório esta tarde de domingo a partir das 15h00 na Capela/Igreja da Lapa, no Porto e as cerimónias funebres terão lugar na 2ª feira pelas 10h00 da manhã.

Campanha “Traz um Amigo”

Lançada em 2023, a campanha “Traz um Amigo” já dá frutos a alguns sócios em 2024, visto que têm desconto nas suas quotas de 2024 pelo facto de terem inscrito novos sócios em 2023.

A campanha baseia-se em oferecer um mês de quota a cada sócio que traga um sócio novo.

Por cada sócio novo que tragas ao MCP, e num máximo de 12, o MCP oferece-te um mês de quota. Assim, e se trouxeres 12 sócios novos e enquanto eles permanecerem sócios, as tuas quotas custarão “zero”. Se o novo sócio partir/deixar de ser sócio, esse desconto acaba!

Cada novo sócio, cada mês oferecido!

Aproveita! Faz crescer o teu Moto Clube diminuindo o teu custo…!

Os sócios que angariares este ano, serão descontados no valor da tua quota no ano seguinte! E enquanto eles forem sócios, o teu desconto mantém-se!

Vamos premiar o primeiro sócio que angariar 12 novos sócios!

MCP nos PINGUINS 2024

Apesar das notícias terrificas sobre o frio que se abateu sobre a península ibérica, na prática motard nada de novo. Dia magnífico para andar de mota. Estamos em Janeiro e não é de esperar que estejam 20 graus.
Saída do Porto com algumas nuvens no céu. Temperatura normal para a época.
Estradas impecáveis para condução, secas e limpas.
Saída pela A4. Paragem na área de serviço de Vila Real para o café da praxe. Pelo IC5 até ao IP2, não chegando a entrar na Beira Alta.
Efetuado esse troço de ligação banal, começou a "aventura' por estradas estreitas, sinuosas e belíssimas.
A Passagem pela aldeia Açoreira em direção a Maçores, proporcionou sensações incríveis de condução.
Almoço no Freixo de Espada à Cinta, num restaurante acolhedor e que nos serviu uma carne de sabor divinal.
Após o repasto e depois de pôr a conversa em dia, o grupo prosseguiu viagem pelo miradouro de Mazouco, pelo miradouro da cruzinha e entrado no planalto Mirandês, não podemos perder o miradouro de Santa Bárbara.
Em seguida, passagem na barragem de bemposta em direção Fermoselhe.
Chegada à Concentração ao fim da tarde já com o sol a desaparecer no horizonte.
Por Paulo Mendes
Ler mais...

Novas camisolas para BigTrails MCP

Renovar o guarda-roupa

O MC Porto vai voltar a produzir camisolas para a prática de off-road, principalmente dirigidas aos participantes nos passeios para BigTrails do Moto Clube do Porto.

Para quem conhece as existentes, a base do modelo anterior mantém-se, alterando a cor das mangas. Para quem não conhece, é o que podem ver nas imagens.

As camisolas serão personalizadas, com o nome ou código, escolhido pelo sócio, escrito nas costas.20230822 WA0003

O preço, para os sócios, é de 30€, pagos com formalização da encomenda.

Os pedidos deverão ser enviados para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou 934243026 – Joaquim Alves

Quem encomendar, será contactado de volta para definir tamanho, quantidade e texto para as camisolas.

Moto Clube do Porto no apoio solidário à Maria Camila

Desde cedo que as pernas da Maria Camila, uma menina de 4 anos, mostraram que algo não estava bem. A Maria Camila sofre de uma doença rara não diagnosticada, que segundo os médicos será um problema neurológico que afeta o andar, a fala, a visão e o braço direito e só com ajudado seu amigo andarilho consegue esta sempre bem-disposta pequenita caminhar sozinha de forma segura e livre.

Talas de posicionamento, gessos, toxina botulínica, aparelhos e andarilhos começaram a fazer parte da sua rotina diária.

A Maria Camila tem oportunidade de realizar tratamentos em Braga e Coimbra, isso tem custos e por sinal bastante caros.

Os participantes do 27º Moto Rali do Moto Clube do Porto, surpreenderam a organização do evento ao angariarem entre si, mais de 1.200€ durante o decorrer do moto rali. Muitos solicitaram que partilhássemos o IBAN para que lhes fosse possível apoiar a pequena Maria Camila de uma forma mais direta.
Assim com a autorização da mãe e do pai da Maria Camila, Daniela Silva e Henrique Pereira, deixamos aqui o IBAN.

IBAN: PT50 0079 0000 6587 1448 1015 7

O Vosso donativo é a melhor forma de apoiar a sempre bem-disposta Maria Camila.

Um Bem Haja

A história da Camila apresentada na SIC

https://sic.pt/programas/casafeliz/camila-sofre-de-uma-doenca-sem-diagnostico-comecamos-a-perceber-que-havia-um-problema-mas-foi-desvalorizado/

 

 

 

 

Ride that Monkey, chegada em triunfo

1.000 dias depois de sair de Portugal, regressou a casa este sábado 8 de Abril o nosso sócio André Sousa, não antes de percorrer mais de 80.000 kms por 54 países de 6 continentes!…

Este verdadeiro aventureiro dos nossos dias, não só se propôs como concretizou o desafio de dar a volta ao mundo numa pequena moto de 125cc, Honda mini Monkey carinhosamente apelidado de Super Tremoço, provando que não importa a moto ou a sua dimensão para concretizar as mais ambiciosas viagens de moto.

O Moto Clube do Porto que desde o primeiro dia esteve ao lado este projeto, e apoiando-o logísticamente em vários momentos difíceis, não podia deixar de estar presente nesta chegada a casa.

Assim, alguns sócios e elementos dos Corpos Sociais disponibilizaram-se para o receber nesta sua chegada em Avis, e o abraçar em primeira mão.

Agora em merecido repouso depois de tantos dias fora da família, o André deixou a promessa de em breve vir à nossa sede contar algumas das suas histórias, que serão lançadas em livro, e confraternizar com os sócios em noite de tertúlia a designar.

Por isso fiquem atentos… para não perderem mais este evento especial na sede.

Ler mais...

Editorial de Fevereiro

RCJá diz o ditado popular que “Não há fome que não dê em fartura”; após quase um ano sem vos escrever editoriais, este é o segundo em dois meses consecutivos.
Quero agradecer-vos a confiança demonstrada, em mim e na equipa por mim liderada, para continuarmos a dirigir o Moto Clube do Porto no biénio que se inicia este mês. Tudo faremos para vos proporcionar passeios que vos mostrem recantos pouco conhecidos do nosso País; prioridade será também o convívio e a dinamização da nossa sede. Neste sentido, e após análise da proposta de um sócio na Assembleia Geral, decidimos reabrir o bar à 4ª feira, com início no dia 1 de fevereiro.
O calendário de atividades, que podem (e devem) consultar no nosso site, já está bastante bem composto com as atividades por nós propostas e dinamizadas podendo, no entanto, ser ainda preenchido com propostas da vossa autoria.
O primeiro passeio do ano, que foi cumulativamente o último de 2022, decorreu debaixo de um sol magnífico e com uma caravana de mais de 70 motos, esperamos que seja um sinal para o que se vai seguir durante o resto do ano.
Termino desejando-vos um ano repleto de passeios e convívios com a “família do Moto Clube do Porto”, nos eventos integrantes do programa de 2023 ou noutros espontâneos organizados por vós, em Portugal ou no estrangeiro, mas sobretudo um ano cheio de saúde e de kms em 2 rodas!
Um abraço
Rui Carvalho e Castro
(Presidente da Direção)

 

 

Em equipa que ganha…

Eleições no MCP garantem continuidade e estabilidade

A resposta, forte e decidida, às exigências vividas nos últimos anos reforçou a confiança dos sócios do Moto Clube do Porto na equipa diretiva, reconduzindo a atual estrutura dos Corpos Sociais para mais um mandato. O resultado da Assembleia geral eleitoral foi inequívoco e a lista encabeçada por Rui Carvalho e Castro manter-se-á aos comandos do MCP durante o biénio 2023-24. Uma importante garantia da necessária continuidade, não só para recuperar cabalmente dos efeitos da pandemia como, não menos importante, enfrentar o anunciado período de crise.

O reforço do calendário de atividades – que será anunciado na próxima sexta-feira, dia 20, durante a Assembleia geral na sede do clube – é um dos trunfos para acrescida animação e movimentação dos sócios. Por outro lado, a prossecução de novos e arrojados projetos sem abalar a estabilidade financeira do MCP é outro dos objetivos da estrutura orgânica que tem a seguinte composição:

Mesa da Assembleia geral

Presidente: Paulo Ribeiro - sócio nº 26

Vice-presidente: José Fonseca - sócio nº 14

Secretário: Paulo Beigel - sócio nº 372

Conselho Fiscal

Presidente: Paulo Mendes - sócio nº 56

Vice-presidente: José Barros - sócio nº 76

Secretário: Manuel Tavares - sócio nº 217

Suplente: Luís Pires - sócio nº 151

Suplente: Germano Mateus - sócio nº 277

Direção

Presidente: Rui Carvalho e Castro - sócio nº 29

Vice-presidente: Sérgio Correia - sócio nº 72

Vice-presidente: Nuno Trêpa Leite - sócio nº 55

Vogal: Armando Moutinho - sócio nº 250

Vogal: Joaquim Alves - sócio nº 170

Ato eleitoral que decorreu durante a Assembleia geral onde foi ainda feito o balanço de atividades e financeiro de 2022, confirmando a recuperação após o longo período de paragem ditada pela pandemia. Sinais de retoma consubstanciados no incremento de atividades ao longo do ano e na acrescida presença de sócios nos mais diversos eventos. Evolução que deverá ser cimentada em 2023 e que teve, inclusive, um primeiro reflexo numa inesperada proposta. O sócio Hugues Kesteman, belga há muitos anos radicado em Portugal e com fortíssima ligação ao Moto Clube do Porto, disponibilizou-se para assegurar a abertura da sede nas noites de quarta-feira possibilitando assim uma maior proximidade entre todos os associados.

Mensagem do Presidente

RCPassou quase um ano desde a última vez que vos escrevi, e onde vos agradeci por fazerem do Moto Clube do Porto aquilo que ele é – um dos maiores, mais dinâmicos e respeitados Moto Clubes de Portugal.
Mais uma vez me sirvo do nosso boletim mensal para vos enviar uma mensagem de ano novo, desejando-vos um 2023 com tudo o que possam desejar - saúde, motos novas, aquelas viagens….
Infelizmente os efeitos da pandemia ainda não estavam totalmente ultrapassados quando a invasão da Ucrânia veio agravar o nosso dia a dia, com o aumento constante do preço dos bens essenciais, não ajudando ao regresso da normalidade.
No entanto, ainda há imensas razões que continuam a fazer-me orgulhar de ser presidente do Moto Clube do Porto:
- a vossa participação nos passeios, que organizamos durante o ano;
- o vosso incentivo, que nos leva à procura de novos destinos/passeios;
- o vosso gosto de representar o Moto Clube do Porto em eventos – da Guatemala a Espanha, da Grécia à Lituânia e até mesmo em Portugal 😊 – de modo a fazer dele o primeiro Moto Clube mundial a vencer por 3 anos consecutivos o FIM Touring World Challenge!
De tudo o que o grupo que lidero se propôs levar a cabo no ano que acaba ficou a faltar a reabertura bissemanal da nossa sede; para isso, precisamos da vossa ajuda, temos sentido a vossa falta e é uma pena não vos vermos por lá.
Para 2023 os desafios não param e cada vez são mais difíceis de superar. É cada vez mais difícil idealizar passeios novos; depois de mais de 35 anos a fazê-lo começa a faltar Portugal ou inspiração (prometemos continuar à procura de estradas perdidas), o que, por vezes, nos leva a procurar cantinhos desconhecidos em Espanha. Outro desafio, ainda menos fácil, será fazer com que o Moto Clube do Porto consiga o Tetra no Touring World Challenge, e para isso iremos necessitar (uma vez mais) da vossa imprescindível colaboração; para concretizar este objetivo teremos de ter, no mínimo, 3 sócios inscritos em cada um dos eventos FIM pontuáveis, que se realizarão um pouco por todo o mundo.
Quero ainda salientar, uma vez mais, que o objetivo dos elementos dos Corpos Sociais é, e sempre foi, engrandecer o MCP; para isso, não dependemos apenas de nós, pelo que continuamos a contar com a ajuda de todos os sócios para que o MCP se torne ainda maior e ainda mais (re)conhecido do que já é na atualidade.
No final de mais estes dois anos na liderança da equipa de trabalho que gere os destinos do Moto Clube do Porto, quero agradecer-lhes toda a dedicação na procura de vos oferecer um ano cheio de passeios, desafios e eventos que mantenham esta “família” junta, e a vocês, sócios, agradecer a vossa amizade e o vosso incentivo para que façamos ainda mais e melhor.
Bom Ano de 2023
Rui Carvalho e Castro
(Presidente da Direção)