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Se o destino for alcançável de moto
nós iremos lá!

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Novo Ano, Novas Viagens…!

MCP defende o titulo no TWC, e lança candidato na categoria Individual!

Começam as actividades de moto turismo, e os calendários começam a ser ajustados.

O Moto Clube do Porto, actual campeão do “Touring World Challenge” vai á luta defender o titulo.

Nesta semana começam os eventos Internacionais, com presença no México, mas neste caso o MCP será representado a nível individual e não como clube! Como clube tinha de ter 3 participantes para pontuar…

Temos portanto uma novidade: vamos ter um candidato a campeão individual, do MCP.

Em breve o teu clube vai convocar a habitual reunião de sócios interessados nas andanças internacionais, por forma a formar as equipas que se irão apresentar e representar o clube nos eventos necessários.

Temos de nos apresentar em 8 eventos do calendário internacional da FIM Touring, com um mínimo de 3 motos em cada um desses eventos, para tentar pontuar o necessário para sermos classificados. Para ganhar é outra coisa… Precisamos de mais gente a participar!

Para isso contamos contigo. Envia email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e diz-nos quais são os teus interesses e disponibilidades!

Juntos somos mais e melhores!

Vamos rolar!

Passeio de Inverno 2023

Domingo 26 de fevereiro, 07:00h, toca o despertador! É hoje, Passeio de Inverno, primeiro passeio da época 2023 do Moto Clube do Porto (sim, o passeio de Natal depois dos Reis ainda era da época passada, não conta 😊). Salto da cama, vou à janela e suspiro de alívio, ESTÁ CÉU AZUL E SOL!

Ainda não eram 8:30h e já estavam alguns sócios à espera na sede do MCP; café, dois dedos de conversa, briefing e às 9:00h em ponto a caravana estava a arrancar rumo às amendoeiras em flor. 60 kms de A4, algum nevoeiro, e um calorzinho nórdico, junto ao Tâmega, mas que maravilha a paisagem das serranias com sol quando passamos o Alto do Carneiro, e começamos a descer para Mesão Frio; seguiu-se a Régua e as margens do Douro antes de chegarmos ao Pinhão onde aproveitamos para fazer uma pausa retemperadora (café, vistas, …). Subimos em direção a S. João da Pesqueira, começando também a paisagem a mudar dos vinhedos durienses para as encostas repletas de amendoeiras em flor; Vila Nova de Foz Côa (em dia de TV) ficou para trás, descemos ao Pocinho onde tivemos direito “à cereja no topo do bolo”, a estrada que começa por acompanhar as margens do Douro em direção a leste e depois sobe para Perêdo dos Castelhanos, Urros e Maçores – onde pudemos apreciar o Trás-os-Montes de antigamente (desde a agricultura às aldeias – antes de chegarmos a Torre de Moncorvo para um merecido almoço. As entradas, seguidas de vitela grelhada com migas de tomate e batata a murro, sem esquecer as sobremesas, foram motivo para 2 horas de convívio à mesa (sobretudo quando a boca não estava cheia 😊), sendo a custo que saímos do Restaurante O Lagar para continuar o passeio. Fomos, então, até ao Miradouro da Póvoa, sobre os Lagos do Sabor, seguindo depois para outro Miradouro, o de S. Gregório – este sobre o Vale da Vilariça – que se estende desde o meandro do Rio Douro (que dá lugar ao vinho do mesmo nome e onde também se colhem as uvas que dão origem ao Barca Velha) até à Serra de Bornes; são mais de 20km de terras férteis com um microclima tipicamente mediterrânico. A tarde já ía adiantada e o sol já começava a baixar no horizonte, pelo que aproveitamos esta paragem para as despedidas, fazendo o regresso pelo IC5 e A4 em pequenos grupos de acordo com os andamentos das nossas montadas.

Não se esqueçam que em Março além das Trails de Inverno teremos também o Passeio Surpresa e outras atividades na sede!

Contamos convosco!

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Uma festa na terra do Galo

Passeio de Natal MCP/Mototrofa: um belíssimo presente depois dos Reis

O prometido é devido e no Moto Clube do Porto as promessas são para cumprir. Por isso o Passeio de Natal MCP/Mototrofa concretizou o sucesso anunciado, oferecendo um dia ímpar de mototurismo a uma centena de participantes. Um dia que começou bem fresquinho, com o mercúrio dos termómetros a subir pouco acima da temperatura de congelamento da água aquando da ligação até ao stand da Honda na Trofa, ponto de partida da jornada. Alguns, vindos de mais longe, fosse de Viseu ou da Galiza, viram mesmo os computadores das motos avisar de valores negativos durante o final da noite.

Desafios habituais para quem adora andar de moto independentemente do clima e que logo foram esquecidos, com o sol acolhedor que esperava os corajosos madrugadores na chegada à Mototrofa. Tempo para dois dedos de conversa e para um retemperador café acompanhado de muita doçaria e não só, enquanto se procedia ao check-in. E como uma caravana desta dimensão exige alguns cuidados, espaço a um rápido briefing para levantar um pouco o véu do que aí vinha.

Viagem ao ‘ninho’ do galo mais famoso

Programa que começava com uma tirada até Galegos (Santa Maria), uma das 61 freguesias do concelho de Barcelos, berço do mais famoso galo de Portugal e que era, afinal, o principal motivo da escolha do destino. Primeira paragem no local que haveria de ser verdadeiro quartel-general do evento, a sede do Grupo Folclórico Juvenil de Galegos Santa Maria, para divisão em grupos mais pequenos para duas visitas verdadeiramente únicas.

Por um lado, a oportunidade de conhecer o local onde nasceu o Galo de Barcelos visitando a oficina onde os irmãos Baraça, Moisés e Vítor, mantêm bem viva a tradição familiar do figurado, iniciada pela avó, Ana Baraça, a quem a História reconhece como ‘mãe’ da popular figura cerâmica. Oportunidade para descobrir como são criadas belíssimas e coloridas peças de artesanato a partir de pedaços de incaracterístico barro cinzento através da magia de mãos experientes. Além de uma breve, mas esclarecedora introdução de enquadramento histórico, houve a possibilidade de, literalmente, ‘meter a mão na massa’. Trabalhos manuais em jeito de ‘workshop’ que ajudaram a perceber a dificuldade técnica para criar um simples galinho de Barcelos. Ainda que, graças a uma boa dose de paciência e insistência, tenham surgido alguns resultados apreciáveis. Pelo menos na categoria das peças inovadoras, num registo futurista ou mesmo surrealista.

Enquanto isso, outro grupo descobria a arte da madeira com Fernando Soares, artesão que ao longo de cinco décadas encantou gerações com os seus brinquedos, singelos mas realmente inesquecíveis. Com uma vitalidade e entusiasmo que fazem esquecer as oito décadas de vida, explicou como nascem piões e galos peregrinos, carrinhos, aviões ou galos acrobatas. E confirmou excelentes reflexos ao mostrar como funcionam alguns dos jogos/desafios que ele próprio cria desde há muitos anos.

O melhor da gastronomia minhota recheada com folclore

Momentos únicos de descoberta que fizerem ‘voar’ a manhã, entremeada com um chá ou café e uma prova da melhor doçaria caseira das ‘chefs’ minhotas. As mesmas mãos, delicadas mas vigorosas, que trataram dos saborosos rojões à minhota, pois claro, ‘anunciados’ por umas papas de sarabulho de comer e ‘chorar por mais’. Claro que quem ‘chorou’ teve direito a repetir a iguaria, conseguindo, ainda assim, guardar estômago para as sobremesas… natalícias.

Isto porque mesmo sendo realizado depois dos Reis este foi o Passeio de Natal e, por isso, não poderiam faltar as rabanadas, aletria e o bolo-rei. Acompanhados musicalmente pela alegre atuação da ala veterana do Grupo Folclórico Juvenil de Galegos Santa Maria e pelo sorteio dos brindes oferecidos pela Mototrofa, atribuindo a alguns sortudos blusões, mochilas ou práticos cantis para bebidas.

Diz o ditado popular que ‘merenda comida, companhia desfeita’ mas a verdade é que o Passeio de Natal que anualmente junta sócios do Moto Clube do Porto e clientes da Motrofa estava longe de terminado. Ainda antes do regresso à estrada, a ‘obrigatória’ foto de grupo junto ao galo que marca o centro da freguesia, incitando a uma pequena caminhada para ajudar na digestão.

Ver o mar do alto do monte

Tal como a subida ao Monte do Facho, através de estradas bem recurvas e que ofereceram belas imagens de todos os participantes que podem ser vistas aqui. Ali, bem no alto, tempo para apreciar o memorial a D. Nuno Álvares Pereira e a capela da Senhora do Facho, além de aproveitar um dos mais privilegiados miradouros do Minho para poder avistar o mar. Sentados num grande banco construído pelos amigos barcelenses do Moto Galos, num monte entre os vales do Cávado e do Neiva, todos tiveram a possibilidade de mirar, sem obstáculos, o Atlântico ao largo de Esposende, em local de encantos únicos. Que pede novo regresso, com mais tempo, para explorar, a pé ou de bicicleta, os vários trilhos incluindo o PR3 BCL. Pequena Rota, com cerca de 11 quilómetros entre vegetação autóctone e com vários motivos de interesse, desde o início na capela de S. Lourenço, em Alheira, até ao balneário castrejo da Pena Grande, erigido na Idade do Ferro e Monumento Nacional desde 1986.

Vinhas de inovação e espumante no fim da festa

Mas o tempo era de seguir até à Quinta de Agrelo para descobrir uma aposta vitivinícola que se destaca… pela diferença. Na região dos vinhos verdes, o Vinha dos 9 junta as tradicionais uvas Alvarinho a castas inusitadas como Chardonnay ou Gewurztraminer, para criar um branco diferente, de paladar ousado. E que reparte atenções e o espaço no escaparate com os espumantes Branco Bruto (Chardonnay e Alvarinho), Rosé Meio-seco e Rosé Bruto (Shyrah, Pinot Noir e Touriga Nacional).

Tirando máximo partido de uma conjugação de condições únicas, quer da proximidade do mar quer da orografia local, a vinha de 4 hectares na Quinta de Agrelo, na posse da família Rosas há mais de 300 anos, beneficia ainda do facto de estar situada no vale do rio Neiva, sub-região Cávado.

Explicações dadas pelo enólogo António Rosas perante os curiosos participantes que, depois de perceberem a aposta nas excelentes uvas e todo o cuidado do momento da vindima ao processo de vinificação, puderam mesmo experimentar as diversas propostas da Vinha dos 9, sejam os espumantes com Indicação Geográfica Minho seja o branco com classificação Regional Minho. Cujo nome encerra uma explicação curiosa, tendo surgido em 2009 e que resulta dos 9 primos (Gustavo, Catarina, Laura, Manuel, Francisca, Elói, Ana, António e Constança), netos dos proprietários Paula e Elói da Silva Rosas, que, por ordem decrescente de idades, dão nome à colheita de cada ano.

Final em grande estilo de um Passeio de Natal… depois dos Reis, que, aproveitando um dia mais longo e soalheiro, foi palco do primeiro evento estradista do Moto Clube do Porto, em 2023. Um arranque com ‘casa cheia’ antecipando grandes momentos de convívio e diversão ao longo de todo o ano.

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MCP recebe diploma na Gala dos Campeões

Imbatíveis no FIM Touring World Challenge

Depois do título conquistado em 2020 e revalidado em 2021, o Moto Clube do Porto assegurou, pela terceira vez consecutiva, o triunfo no Touring World Challenge organizado pela Federação Internacional de Motociclismo. Prova inequívoca do entusiasmo mototurístico além-fronteiras dos sócios do MCP, clube que se mantém como totalista nesta saudável competição que conta com eventos nos quatro cantos do Mundo.

De Portugal, onde pontua o Portugal de Lés-a-Lés e a Concentração de Faro, ao México, Guatemala, Argentina, Tunísia ou Egito, passando pelos mais diversos pontos na Europa. Eventos de características diversificadas onde prima o gosto de andar de moto, de descobrir novas paisagens e confraternizar com motociclistas de todo o Mundo e realizados em Espanha, França, Itália, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Lituânia, Grécia, Bélgica e São Marino.

A presença, assídua e sempre marcante, dos sócios do Moto Clube do Porto em grande número destes eventos determinou a maior pontuação neste Challenge. E, assim, valeu presença do MCP na Gala dos Campeões da FIM, realizada em Rimini, Itália, onde o presidente da Direção, Rui Carvalho e Castro, recebeu o diploma que distingue o MCP como ‘Campeão do Mundo’. Dístico que podemos assim usar orgulhosamente junto ao emblema do MCP.

Passeio de Natal MCP/Mototrofa adiado

221210 Cartaz Passeio de Natal MCP MotoTrofa ADIADOSolidários com os nossos amigos

Estava tudo pronto para mais um animado e sempre festivo Passeio de Natal que, anualmente, reúne sócios de Moto Clube do Porto e clientes e amigos da Mototrofa mas, por vezes, a vida troca-nos as voltas.
O falecimento da D. Deolinda Rosa da Cruz, mãe dos sócios da Mototrofa, Francisco Silva, Isabel Silva e José Silva, ditou o adiamento do evento que há uma década une as duas entidades nesta quadra.
A nova data para o Passeio de Natal será comunicada brevemente, devendo acontecer durante a segunda quinzena de janeiro.
Para os que quiserem transmitir de viva-voz todo o apoio aos nossos amigos da Trofa, o velório tem lugar na Capela Funerária da Igreja Nova, até às 14 horas de sábado. Altura em que será celebrada Missa de corpo presente, antes da derradeira viagem até ao jazigo de família no cemitério de S. Martinho de Bougado, Trofa.

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À descoberta dos faróis galegos

O último evento pontuável para o TWC 2002 foi a Volta à Galiza.

O Moto Clube do Porto, vencedor das edições do TWC de 2020 e 2021 e à procura do “tri”, não podia deixar de estar presente, sobretudo depois da simpática oferta, por parte da organização do evento, de várias inscrições aos primeiros sócios a formalizarem a sua inscrição. Assim, na 6ª feira 7 de outubro, foram mais de 20 os sócios que em vários grupos se dirigiram a Pontevedra para as Verificações e Prólogo. Ao contrário de 2021, em que o evento decorreu com um tempo bastante “húmido”, o tempo estava magnífico e o prólogo começou a mostrar aos participantes locais menos conhecidos. A primeira etapa levou-nos de Pontevedra ao Cabo Finisterra, onde começava verdadeiramente a Rota dos Faróis, seguindo pela costa com passagens nos Faróis de Touriñan, Muxia, Vilán, Laxe, Roncudo e Punta Nariga, para terminar na Torre de Hércules, já na cidade da Corunha onde ainda tivemos uma visita ao Museu da Estrella Galicia. Infelizmente a organização foi demasiado ambiciosa com a quilometragem do dia e grande parte dos participantes não conseguiram ir a todos os faróis, no entanto todos levaram boas recordações das estradas e paisagens que lhes foram oferecidas ao longo do dia; na visita ao Museu da Estrella Galicia, pudemos ficar a conhecer a história desta marca de cerveja, ver como se fabrica e, no final, ter uma prova de degustação, antes do regresso a Santiago de Compostela para jantar e dormir. O último dia do evento tinha início próximo da Corunha, para retomarmos a rota onde a tínhamos deixado na véspera; até Ferrol os diversos grupos espontaneamente formados, pois era difícil rolar com um grupo de mais de 20 motos, seguiram mais próximo da costa ou mais pelo interior, mas todos acabaram por se ir encontrando ao longo dos pontos principais, o primeiro era o Farol de Prioriño, seguindo-se o de Prior, Punta Frouxeira, Punta Robaleira, Candelária, San Andrés de Teixido, Cabo Ortegal, Cariño e terminar no Farol de Estaca de Bares, antes do regresso ao Monte do Gozo, em Santiago, para a fotografia de grupo; mais uma vez a ambição de tudo mostrar foi má conselheira e, devido ao elevado número de kms não foi possível atingir todos os locais propostos. Para fechar este evento tivemos um cocktail de encerramento seguido da entrega de prémios e sorteio de lembranças. Infelizmente o regresso, para quem ficou até ao final, foi feito de noite e debaixo de chuva, mas não estragou o muito agradável fim de semana de excelente convívio.
Para o ano há mais e continuaremos a contar convosco para representar o Moto Clube do Porto além fronteiras.

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Passeio de Outono sem chuva

O Moto Clube do Porto levou a cabo no passado domingo, dia 16 de outubro, o último passeio sob o lema das estações do ano. Como de costume as previsões meteorológicas não eram animadoras, o que levou mesmo a algumas desistências, mas voltamos a ser bafejados pela sorte.

Os participantes foram chegando à sede do Clube ainda antes das 8:30 e, curiosamente, os primeiros foram os nossos sócios de mais longe (Viseu e Braga); serviram-se cafés e distribuíram-se os desdobráveis do passeio enquanto se iam contando as últimas viagens para que à hora marcada se fizesse o habitual briefing e nos fizéssemos à estrada.

A ligação até ao Marco de Canavezes pela A4, necessária para abreviar a viagem, foi cumprida quase sem sobressaltos (certo Alexandre?) e então pudemos começar a apreciar as curvas e as paisagens até chegarmos a Porto Antigo, onde fizemos uma paragem para apreciar o Douro, tomar algo e conversar com os companheiros de jornada. Daqui seguimos pela margem direita do Rio Douro até o atravessar antes de cruzar Rezende e começar a subida até à Capela de São Cristóvão; infelizmente o que seria um dos pontos altos do passeio, não só pela altitude atingida (1141m) mas também pelas vistas deslumbrantes, acabou por não o ser devido ao nevoeiro que envolvia a capela e impedia a visibilidade em redor. Daí o grupo seguiu para a Ponte da Panchorra, local mais baixo e que, felizmente, estava sem vento e algum sol a espreitar por entre as nuvens. A paragem seguinte foi na Aldeia da Gralheira para retemperar os estômagos e continuar a pôr a conversa em dia, antes de a Capela de seguir em direção às Portas de Montemuro onde aproveitamos estar “abaixo das nuvens” para apreciar as vistas do local e a Capela do Senhor do Amparo. Para chegar ao final do passeio descemos a Cinfães e à Barragem do Carrapatelo, onde atravessamos o Douro, seguindo depois pela sua margem direita até à foz do Tâmega, que atravessamos antes de estacionar junto às esplanadas da Marina de Entre os Rios. O fim de tarde estava agradável o que propiciou mais um agradável momento de convívio antes das despedidas e do regresso livre a casa.

Este ano ainda vai ter lugar o habitual Passeio de Natal, no início de dezembro, não se esqueçam de o marcar nas vossas agendas pois costuma esgotar rapidamente. Contamos convosco!

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MCP lança sócios ao Douro!!

IMG 20220813 171209 resized 20220824 015116462Desafio de descobrir os seus mais belos Miradouros…

E que fantástico desafio!

No fim de semana de 13 e 14 de agosto, o passeio proposto pelo MCP teve adesão reduzida, mas um sucesso tremendo.

De facto, em um, ou nos dois dias dessa data, os sócios do MCP partiram pelas estradas fora, ao longo do Rio Douro, para descobrir os seus Miradouros. De uma lista de 100 miradouros propostos, tinham de escolher aqueles que se adaptassem à sua estratégia, para pontuar no evento e ganhar o prémio!

Equipas compostas com pelo menos duas motos divertiram-se à grande, a descobrir o que todos achavam que já conheciam, mas que na verdade proporcionou grandes descobertas e paisagens arrebatadoras!

Os tais 100 miradouros, divididos por zonas, davam pontos diferentes consoante a sua zona… E obrigavam a fazer km para serem encontrados. E o calor estava lá, sempre à espreita e a convidar a conhecer o Douro, mas por dentro… E houve quem mergulhasse nas suas águas!

Kms maravilhosos, em estradas de eleição para motociclistas (nacionais, regionais e até algumas municipais) com uma pitada de Off Road para chegar a alguns miradouros mais “afastados”, de tudo teve este fim de semana!

Outra das partes muito giras deste evento, foi a obrigatoriedade de publicar de imediato, por cada equipa, as suas fotos dos locais visitados. Tanto no Facebook como no Instagram as fotos eram lançadas com uma “etiqueta” de número de equipa em frente, para provar a sua presença lá e identificar a equipa que a tirou. A publicação das fotos também dava pontos… E até prémios! Mas sobretudo proporcionou momentos de grande alegria a todos quantos participaram, pois acompanhavam ao minuto as viagens de todos os outros seus companheiros de aventura, mostrando online a grande variedade de sítios e paisagens possíveis de serem observadas nesta que é uma das zonas mais bonitas do mundo! O Douro!

No final esperava uma surpresa que deliciou todos! Um magnifico lanchinho, na sede, com todos os participantes, que possibilitou a troca de impressões e estórias sobre os momentos vividos nesses dois dias e a certeza de lá querermos voltar.

Esta foi a edição zero… Foram poucos mas foi muito bom!

Na próxima contamos contigo para engrandec{er o evento e torná-lo ainda mais enriquec{gaedor e gratificante.

Portugal é lindo, e podendo ir de moto, nós vamos lá!

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MCP na cidade do Ferro

75° FIM Rally 2022 - Ferropolis, Alemanha / 27-29 de julho

Pela primeira vez, na já longa história do FIM Rally, o MCP marcou presença no evento. 

Foram 11 os nossos sócios, que em 6 motos se deslocaram neste final de julho, à região de "Anhalt - Bitterfeld - Wittenberg", a mais de 2600 km do Porto, no nordeste da Alemanha.

Divididos em dois grupos de 3 motos, a deslocação foi mais ou menos demorada, consoante o tempo disponível de cada um, aproveitando para estender o passeio por outros países que não os estritamente necessários à ligação. Uns pelo norte, cruzando França, Bélgica e Luxemburgo, outros por sul, com belas  passagens pelos Alpes suíços, contornando pela Polónia, antes de entrar na Alemanha. Tudo conta para aproveitar da melhor forma o tempo em cima das nossas motos. 

Ferropolis localiza-se bem no centro de uma antiga região mineira de carvão, com minas a céu aberto, totalmente reconvertidas em lagos, criando assim uma área geográfica imensa, com cerca 150 km2, completamente diferente do que era naturalmente há quase 200 anos, quando ali se iniciou a exploração. 

Uma das cidades da região, Bitterfeld, orgulha-se de se ter convertido, da cidade mais poluída da Alemanha, para aquela que é actualmente uma das mais "verdes". 

Ferropolis é agora um museu industrial, com as gigantescas escavadoras usadas nas antigas minas de carvão expostas, sendo também uma imensa área multiusos, capaz de receber grandes concertos ou encontros internacionais de motociclistas.

O tempo muito agradável que se fez sentir nestes dias, com muito sol e temperaturas a rondar os 25°C, permitiu disfrutar ao máximo dos locais visitados, Dessau, Bitterfeld e Wittenberg, localidades que ainda se encontram num processo de reconversão para o turismo. A presença do Moto Clube do Porto foi bem reconhecida, recebendo muitos cumprimentos e agradecimentos pelas nossas organizações passadas, em encontros FIM. 

Em resumo, a experiência foi muito positiva, terminando este período de 3 dias, cheios de vontade de andar de moto. Mas.... temos o regresso a casa, para mais 2700 km em cima das nossas motos 😉

E como previsto, o objectivo de pontuar neste evento obrigatório do calendário do TWC, foi atingido. MCP soma e segue…!

Preparam-se agora outros sócios para nos representar em Itália e na Grécia.

Boa viagem a todos!

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40 Concentração de Faro

Moto Clube do Porto bem representado!

A jogar em casa para pontuar para o TWC e assim manter as esperanças de continuar na corrida para ser novamente campeão, 13 sócios responderam ao apelo do clube para ir á concentração de Faro e pontuar.

Mas para alem disso a presença naquela que é uma das melhores concentrações Europeias serviu também para confraternizar e  viver o mundo biker que esta organização oferece .

Assim, durante os tres dias que durou o evento, houve tempo para tudo. Pudemos assistir a vários espetáculos, ver as motos em destaque, disfrutar de vários petiscos, e sobretudo reencontrar velhos amigos e motociclistas de varias partes do mundo e de Portugal. E tudo mais a que se têm direito!

Foi bom poder estar e voltar a ter o que recordar.

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Regulamento Desafio Mira D'Ouro

REGULAMENTO

CONCEITO

Evento turístico de caráter lúdico não competitivo em que será exigido a cada equipa a criação de uma estratégia própria, para além de uma grande capacidade de diversão conduzido moto.

Tem igualmente um cariz cultural pois dá a conhecer paisagens, história, cultura e tradições das terras por onde se desenrola o evento.

Decorrerá em 1 ou 2 dias com percurso livre, que no total será superior a 500kms.

O secretariado está localizado na sede do Moto Clube do Porto e estará aberto das 8h às 10h e das 18h às 20h em ambos os dias.

CARACTERÍSTICAS

Partida e chegada para todas as equipas da sede do MOTO CLUBE DO PORTO, sito na Rua Aurélia de Sousa, 71, Porto.

O desafio tem o objetivo de descobrir os mais belos miradouros com vista do Rio Douro, e está dividido em 3 secções.

Cada equipa terá de, no mínimo, visitar 2 miradouros de cada secção, tendo para isso 1 dia (sábado ou domingo das 8h às 20h) ou 2 dias (das 8h de sábado às 20h de domingo).

Cada equipa só completa o desafio quando chegar ao seu final, na sede do Moto Clube, até ao encerramento do secretariado às 20h.

Cada miradouro tem uma pontuação específica, atendendo à sua distância. Os da secção 1 valem 1 ponto, da secção 2 valem 2 pontos e os da secção 3 valem 3 pontos.

As equipas que optem por fazer este desafio apenas em um dia, terão 1 bónus pela dificuldade, que lhes permitirá no final escolher um qualquer miradouro para completar a sua pontuação.

O percurso é livre e deverá ser delineado por cada equipa seguindo a sua própria estratégia.

As refeições e estadia se necessário, são também livres e segundo estratégia da equipa.

O evento terá lugar em estradas públicas com o tráfego normal aberto ao público e em que todos os participantes estão obrigados a obedecer a todas as regras e limites do Código da Estrada. 

A organização é soberana e garantirá uma igualdade de oportunidade para todos.

EQUIPAS e MOTOS

Haverá 2 classes de equipas:

Classe A: equipas com todo o tipo de motos

Classe B: equipas exclusivamente com motos de cilindrada inferior a 250cc

As equipas são no mínimo constituídas por 2 pessoas e no máximo 4, tendo obrigatoriamente de pelo menos 1 deles possuir Facebook ou Instagram de acesso público, onde publicará fotos dos locais de passagem obrigatórios, e fotos a concurso.

Recomenda-se que cada equipa possua meios próprios de navegação por GPS ou mapa.

É da exclusiva responsabilidade do proprietário ter a moto conforme o Código da Estrada em vigor, e com seguro válido. 

O não cumprimento das obrigações indicadas, acarreta a exclusão da equipa e não será autorizada a participar no evento ou em acompanhar este. Se a equipa não cumprir os requisitos mínimos, também será excluída.

CONDUTORES

São admitidos para o evento todos os cidadãos do mundo, com licença de condução válida para o veículo em que se apresentam.

PASSAGEIROS

São admitidos e devem integrar todo o percurso junto com o condutor.

PRÉMIOS

O evento embora sendo de caráter não competitivo terá estabelecidos os seguintes prémios simbólicos:

- Prémio Especial - para a equipa em que a média da soma das idades dos condutores + idade das motos seja a mais elevada, e que tenha completado o evento.

- Prémio Foto "BELA MIRA DOURO" - para a mais original eleita por colégio de profissionais independentes.

- Prémio para as melhores equipas (mais pontos) de cada classe, que tenham completado o evento.

A todas as equipas será atribuído um certificado de participação.