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Se o destino for alcançável de moto
nós iremos lá!

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À descoberta dos faróis galegos

O último evento pontuável para o TWC 2002 foi a Volta à Galiza.

O Moto Clube do Porto, vencedor das edições do TWC de 2020 e 2021 e à procura do “tri”, não podia deixar de estar presente, sobretudo depois da simpática oferta, por parte da organização do evento, de várias inscrições aos primeiros sócios a formalizarem a sua inscrição. Assim, na 6ª feira 7 de outubro, foram mais de 20 os sócios que em vários grupos se dirigiram a Pontevedra para as Verificações e Prólogo. Ao contrário de 2021, em que o evento decorreu com um tempo bastante “húmido”, o tempo estava magnífico e o prólogo começou a mostrar aos participantes locais menos conhecidos. A primeira etapa levou-nos de Pontevedra ao Cabo Finisterra, onde começava verdadeiramente a Rota dos Faróis, seguindo pela costa com passagens nos Faróis de Touriñan, Muxia, Vilán, Laxe, Roncudo e Punta Nariga, para terminar na Torre de Hércules, já na cidade da Corunha onde ainda tivemos uma visita ao Museu da Estrella Galicia. Infelizmente a organização foi demasiado ambiciosa com a quilometragem do dia e grande parte dos participantes não conseguiram ir a todos os faróis, no entanto todos levaram boas recordações das estradas e paisagens que lhes foram oferecidas ao longo do dia; na visita ao Museu da Estrella Galicia, pudemos ficar a conhecer a história desta marca de cerveja, ver como se fabrica e, no final, ter uma prova de degustação, antes do regresso a Santiago de Compostela para jantar e dormir. O último dia do evento tinha início próximo da Corunha, para retomarmos a rota onde a tínhamos deixado na véspera; até Ferrol os diversos grupos espontaneamente formados, pois era difícil rolar com um grupo de mais de 20 motos, seguiram mais próximo da costa ou mais pelo interior, mas todos acabaram por se ir encontrando ao longo dos pontos principais, o primeiro era o Farol de Prioriño, seguindo-se o de Prior, Punta Frouxeira, Punta Robaleira, Candelária, San Andrés de Teixido, Cabo Ortegal, Cariño e terminar no Farol de Estaca de Bares, antes do regresso ao Monte do Gozo, em Santiago, para a fotografia de grupo; mais uma vez a ambição de tudo mostrar foi má conselheira e, devido ao elevado número de kms não foi possível atingir todos os locais propostos. Para fechar este evento tivemos um cocktail de encerramento seguido da entrega de prémios e sorteio de lembranças. Infelizmente o regresso, para quem ficou até ao final, foi feito de noite e debaixo de chuva, mas não estragou o muito agradável fim de semana de excelente convívio.
Para o ano há mais e continuaremos a contar convosco para representar o Moto Clube do Porto além fronteiras.

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Passeio de Outono sem chuva

O Moto Clube do Porto levou a cabo no passado domingo, dia 16 de outubro, o último passeio sob o lema das estações do ano. Como de costume as previsões meteorológicas não eram animadoras, o que levou mesmo a algumas desistências, mas voltamos a ser bafejados pela sorte.

Os participantes foram chegando à sede do Clube ainda antes das 8:30 e, curiosamente, os primeiros foram os nossos sócios de mais longe (Viseu e Braga); serviram-se cafés e distribuíram-se os desdobráveis do passeio enquanto se iam contando as últimas viagens para que à hora marcada se fizesse o habitual briefing e nos fizéssemos à estrada.

A ligação até ao Marco de Canavezes pela A4, necessária para abreviar a viagem, foi cumprida quase sem sobressaltos (certo Alexandre?) e então pudemos começar a apreciar as curvas e as paisagens até chegarmos a Porto Antigo, onde fizemos uma paragem para apreciar o Douro, tomar algo e conversar com os companheiros de jornada. Daqui seguimos pela margem direita do Rio Douro até o atravessar antes de cruzar Rezende e começar a subida até à Capela de São Cristóvão; infelizmente o que seria um dos pontos altos do passeio, não só pela altitude atingida (1141m) mas também pelas vistas deslumbrantes, acabou por não o ser devido ao nevoeiro que envolvia a capela e impedia a visibilidade em redor. Daí o grupo seguiu para a Ponte da Panchorra, local mais baixo e que, felizmente, estava sem vento e algum sol a espreitar por entre as nuvens. A paragem seguinte foi na Aldeia da Gralheira para retemperar os estômagos e continuar a pôr a conversa em dia, antes de a Capela de seguir em direção às Portas de Montemuro onde aproveitamos estar “abaixo das nuvens” para apreciar as vistas do local e a Capela do Senhor do Amparo. Para chegar ao final do passeio descemos a Cinfães e à Barragem do Carrapatelo, onde atravessamos o Douro, seguindo depois pela sua margem direita até à foz do Tâmega, que atravessamos antes de estacionar junto às esplanadas da Marina de Entre os Rios. O fim de tarde estava agradável o que propiciou mais um agradável momento de convívio antes das despedidas e do regresso livre a casa.

Este ano ainda vai ter lugar o habitual Passeio de Natal, no início de dezembro, não se esqueçam de o marcar nas vossas agendas pois costuma esgotar rapidamente. Contamos convosco!

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MCP lança sócios ao Douro!!

IMG 20220813 171209 resized 20220824 015116462Desafio de descobrir os seus mais belos Miradouros…

E que fantástico desafio!

No fim de semana de 13 e 14 de agosto, o passeio proposto pelo MCP teve adesão reduzida, mas um sucesso tremendo.

De facto, em um, ou nos dois dias dessa data, os sócios do MCP partiram pelas estradas fora, ao longo do Rio Douro, para descobrir os seus Miradouros. De uma lista de 100 miradouros propostos, tinham de escolher aqueles que se adaptassem à sua estratégia, para pontuar no evento e ganhar o prémio!

Equipas compostas com pelo menos duas motos divertiram-se à grande, a descobrir o que todos achavam que já conheciam, mas que na verdade proporcionou grandes descobertas e paisagens arrebatadoras!

Os tais 100 miradouros, divididos por zonas, davam pontos diferentes consoante a sua zona… E obrigavam a fazer km para serem encontrados. E o calor estava lá, sempre à espreita e a convidar a conhecer o Douro, mas por dentro… E houve quem mergulhasse nas suas águas!

Kms maravilhosos, em estradas de eleição para motociclistas (nacionais, regionais e até algumas municipais) com uma pitada de Off Road para chegar a alguns miradouros mais “afastados”, de tudo teve este fim de semana!

Outra das partes muito giras deste evento, foi a obrigatoriedade de publicar de imediato, por cada equipa, as suas fotos dos locais visitados. Tanto no Facebook como no Instagram as fotos eram lançadas com uma “etiqueta” de número de equipa em frente, para provar a sua presença lá e identificar a equipa que a tirou. A publicação das fotos também dava pontos… E até prémios! Mas sobretudo proporcionou momentos de grande alegria a todos quantos participaram, pois acompanhavam ao minuto as viagens de todos os outros seus companheiros de aventura, mostrando online a grande variedade de sítios e paisagens possíveis de serem observadas nesta que é uma das zonas mais bonitas do mundo! O Douro!

No final esperava uma surpresa que deliciou todos! Um magnifico lanchinho, na sede, com todos os participantes, que possibilitou a troca de impressões e estórias sobre os momentos vividos nesses dois dias e a certeza de lá querermos voltar.

Esta foi a edição zero… Foram poucos mas foi muito bom!

Na próxima contamos contigo para engrandec{er o evento e torná-lo ainda mais enriquec{gaedor e gratificante.

Portugal é lindo, e podendo ir de moto, nós vamos lá!

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MCP na cidade do Ferro

75° FIM Rally 2022 - Ferropolis, Alemanha / 27-29 de julho

Pela primeira vez, na já longa história do FIM Rally, o MCP marcou presença no evento. 

Foram 11 os nossos sócios, que em 6 motos se deslocaram neste final de julho, à região de "Anhalt - Bitterfeld - Wittenberg", a mais de 2600 km do Porto, no nordeste da Alemanha.

Divididos em dois grupos de 3 motos, a deslocação foi mais ou menos demorada, consoante o tempo disponível de cada um, aproveitando para estender o passeio por outros países que não os estritamente necessários à ligação. Uns pelo norte, cruzando França, Bélgica e Luxemburgo, outros por sul, com belas  passagens pelos Alpes suíços, contornando pela Polónia, antes de entrar na Alemanha. Tudo conta para aproveitar da melhor forma o tempo em cima das nossas motos. 

Ferropolis localiza-se bem no centro de uma antiga região mineira de carvão, com minas a céu aberto, totalmente reconvertidas em lagos, criando assim uma área geográfica imensa, com cerca 150 km2, completamente diferente do que era naturalmente há quase 200 anos, quando ali se iniciou a exploração. 

Uma das cidades da região, Bitterfeld, orgulha-se de se ter convertido, da cidade mais poluída da Alemanha, para aquela que é actualmente uma das mais "verdes". 

Ferropolis é agora um museu industrial, com as gigantescas escavadoras usadas nas antigas minas de carvão expostas, sendo também uma imensa área multiusos, capaz de receber grandes concertos ou encontros internacionais de motociclistas.

O tempo muito agradável que se fez sentir nestes dias, com muito sol e temperaturas a rondar os 25°C, permitiu disfrutar ao máximo dos locais visitados, Dessau, Bitterfeld e Wittenberg, localidades que ainda se encontram num processo de reconversão para o turismo. A presença do Moto Clube do Porto foi bem reconhecida, recebendo muitos cumprimentos e agradecimentos pelas nossas organizações passadas, em encontros FIM. 

Em resumo, a experiência foi muito positiva, terminando este período de 3 dias, cheios de vontade de andar de moto. Mas.... temos o regresso a casa, para mais 2700 km em cima das nossas motos 😉

E como previsto, o objectivo de pontuar neste evento obrigatório do calendário do TWC, foi atingido. MCP soma e segue…!

Preparam-se agora outros sócios para nos representar em Itália e na Grécia.

Boa viagem a todos!

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40 Concentração de Faro

Moto Clube do Porto bem representado!

A jogar em casa para pontuar para o TWC e assim manter as esperanças de continuar na corrida para ser novamente campeão, 13 sócios responderam ao apelo do clube para ir á concentração de Faro e pontuar.

Mas para alem disso a presença naquela que é uma das melhores concentrações Europeias serviu também para confraternizar e  viver o mundo biker que esta organização oferece .

Assim, durante os tres dias que durou o evento, houve tempo para tudo. Pudemos assistir a vários espetáculos, ver as motos em destaque, disfrutar de vários petiscos, e sobretudo reencontrar velhos amigos e motociclistas de varias partes do mundo e de Portugal. E tudo mais a que se têm direito!

Foi bom poder estar e voltar a ter o que recordar.

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Regulamento Desafio Mira D'Ouro

REGULAMENTO

CONCEITO

Evento turístico de caráter lúdico não competitivo em que será exigido a cada equipa a criação de uma estratégia própria, para além de uma grande capacidade de diversão conduzido moto.

Tem igualmente um cariz cultural pois dá a conhecer paisagens, história, cultura e tradições das terras por onde se desenrola o evento.

Decorrerá em 1 ou 2 dias com percurso livre, que no total será superior a 500kms.

O secretariado está localizado na sede do Moto Clube do Porto e estará aberto das 8h às 10h e das 18h às 20h em ambos os dias.

CARACTERÍSTICAS

Partida e chegada para todas as equipas da sede do MOTO CLUBE DO PORTO, sito na Rua Aurélia de Sousa, 71, Porto.

O desafio tem o objetivo de descobrir os mais belos miradouros com vista do Rio Douro, e está dividido em 3 secções.

Cada equipa terá de, no mínimo, visitar 2 miradouros de cada secção, tendo para isso 1 dia (sábado ou domingo das 8h às 20h) ou 2 dias (das 8h de sábado às 20h de domingo).

Cada equipa só completa o desafio quando chegar ao seu final, na sede do Moto Clube, até ao encerramento do secretariado às 20h.

Cada miradouro tem uma pontuação específica, atendendo à sua distância. Os da secção 1 valem 1 ponto, da secção 2 valem 2 pontos e os da secção 3 valem 3 pontos.

As equipas que optem por fazer este desafio apenas em um dia, terão 1 bónus pela dificuldade, que lhes permitirá no final escolher um qualquer miradouro para completar a sua pontuação.

O percurso é livre e deverá ser delineado por cada equipa seguindo a sua própria estratégia.

As refeições e estadia se necessário, são também livres e segundo estratégia da equipa.

O evento terá lugar em estradas públicas com o tráfego normal aberto ao público e em que todos os participantes estão obrigados a obedecer a todas as regras e limites do Código da Estrada. 

A organização é soberana e garantirá uma igualdade de oportunidade para todos.

EQUIPAS e MOTOS

Haverá 2 classes de equipas:

Classe A: equipas com todo o tipo de motos

Classe B: equipas exclusivamente com motos de cilindrada inferior a 250cc

As equipas são no mínimo constituídas por 2 pessoas e no máximo 4, tendo obrigatoriamente de pelo menos 1 deles possuir Facebook ou Instagram de acesso público, onde publicará fotos dos locais de passagem obrigatórios, e fotos a concurso.

Recomenda-se que cada equipa possua meios próprios de navegação por GPS ou mapa.

É da exclusiva responsabilidade do proprietário ter a moto conforme o Código da Estrada em vigor, e com seguro válido. 

O não cumprimento das obrigações indicadas, acarreta a exclusão da equipa e não será autorizada a participar no evento ou em acompanhar este. Se a equipa não cumprir os requisitos mínimos, também será excluída.

CONDUTORES

São admitidos para o evento todos os cidadãos do mundo, com licença de condução válida para o veículo em que se apresentam.

PASSAGEIROS

São admitidos e devem integrar todo o percurso junto com o condutor.

PRÉMIOS

O evento embora sendo de caráter não competitivo terá estabelecidos os seguintes prémios simbólicos:

- Prémio Especial - para a equipa em que a média da soma das idades dos condutores + idade das motos seja a mais elevada, e que tenha completado o evento.

- Prémio Foto "BELA MIRA DOURO" - para a mais original eleita por colégio de profissionais independentes.

- Prémio para as melhores equipas (mais pontos) de cada classe, que tenham completado o evento.

A todas as equipas será atribuído um certificado de participação.

Sob o signo da paridade

O dia 24 de julho, e o Passeio de Verão, vão ficar na história do Moto Clube do Porto pois, pela primeira vez, tivemos 20% das motos participantes conduzidas por senhoras! Sim, sabemos que cada vez há mais mulheres a conduzir motos no dia a dia, mas nunca tal havia acontecido num passeio do MCP e hoje, 5 dos 25 condutores que integraram o passeio eram condutoras!

O dia amanheceu nublado, fresco e foi com um nevoeiro algo húmido que deixamos a sede do clube depois do café e do briefing, nevoeiro esse que nos acompanhou até depois de Amarante. Aí era onde começava verdadeiramente o passeio, com as primeiras curvas encadeadas até Celorico de Basto; com a entrada nas Terras de Basto além das estradas curvilíneas qb podíamos apreciar um sem número de casas senhoriais que por lá proliferam em grande número. Depois de passar ao lado de Cabeceiras de Basto, e enquanto subíamos para o Salto, as vistas passaram de boas a sublimes; foi tempo de fazer uma pequena paragem para esticar as pernas e beber alguma coisa antes de atravessar a barragem do Alto Rabagão e ver, com tristeza, a falta de água na sua albufeira. Tempo ainda para fazer uma paragem em Vilarinho de Negrões para a foto de grupo da praxe, antes de descermos a Boticas para almoçar a “obrigatória” vitela barrosã no Restaurante Caçador.

Já refeitos, arrancámos em direção a Ribeira de Pena por uma estrada municipal cujas paisagens, e curvas, os participantes não esquecerão tão cedo. Depois…, bem, depois foi regressar às estradas, que agora nos pareceram banais, até Arco de Baúlhe após o que fizemos uma última paragem para “meia de letra” e algo para refrescar, e regressarmos a Amarante onde nos dividimos em pequenos grupos para o regresso a casa.

Em agosto muitos de nós irão de férias, para mais ou menos longe, de moto, carro ou avião (será que alguém vai de bicicleta?) mas o Moto Clube do Porto não para e, no fim de semana de 13/14, haverá uma proposta de passeio com moldes fora do normal. Se vais ficar “por cá” mantém-te atento às notícias!

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Centro de sabores surpreendentes

Rota dos Sabores 2022 00Meia centena deliciou-se com Rota escaldante

Descobrir novos paladares e conhecer o património local, ver paisagens diferentes e percorrer estradas menos conhecidas foram objetivos plenamente cumpridos em mais uma Rota dos Sabores. O Moto Clube do Porto, com apoio da Henisa Cash & Carry e da MotoTrofa, juntou meia centena de participantes para uma surpreendente descoberta da região centro. Aventura de exploração que começou cedo, com o sempre desejado café acompanhado pela primeira surpresa do dia.

Bombons com recheio de manjerico, isso mesmo, manjerico!, criados pela Pedaços de Cacau – da já nossa conhecida Raquel Lima – e que serviram para assinalar o final das festas dos santos populares e o início das viagens de verão. E que início!

Tentando aproveitar as temperaturas mais amenas da manhã, o grupo saiu do Grande Porto de forma diferente, através de estradas secundárias entre árvores, beneficiando de algumas sombras e passagens por vales refrescantes. Percurso pensado para enganar a adivinhada canícula, concentrando mais quilómetros na parte inicial de uma viagem que levaria a caravana até ao belíssimo parque de merendas da pateira de Espinhel.

Pouco mais de uma centena de quilómetros, com passagens na serra do Arestal, abordando ao de leve a Serra da Freita e olhando para a Serra do Caramulo, com passagens por Macieira de Cambra, Vale de Cambra ou Sever do Vouga antes da chegada a Águeda. Ou melhor, à aguedense Freguesia de Recardães e Espinhel, onde esperava o seu presidente, Manuel Campos. Mais precisamente ainda, à pateira de Espinhel, na lagoa de Fermentelos a maior lagoa natural da Península Ibérica.

Pedaço de paraíso adoçado pelos pastéis de Águeda

Local de enorme beleza, com parque verdejante que serviu de excecional palco para a receção preparada pelo Grupo Motard de Recardães e pelo seu presidente da Assembleia-geral, Marco Almeida. Que, associando-se ao evento do MCP, brindou os participantes com os famosos pastéis de Águeda para acompanhar o café, sumos e águas. Pastéis de origem conventual, feitos com açúcar, ovos e amêndoa, de origem historicamente disputada pelo Convento de Jesus, em Aveiro, e pelo Mosteiro de Lorvão, e de que existem atualmente apenas 5 produtores acreditados pela Câmara Municipal de Águeda.

Um momento para apreciar a beleza natural de um verdadeiro pedaço de paraíso e descansar um pouco, minimizando os efeitos da temperatura já então bem elevada, antes da curta tirada até à Curia. Viagem pelo meio de alguns dos vinhedos de onde saem os cada vez mais apreciados vinhos bairradinos e que acompanhariam um dos momentos altos da Rota dos Sabores 2022 Moto Clube do Porto/Henisa.

O almoço, servido no Curia Palace Hotel, foi marcado por uma imagem de grande elegância, em local de enorme carga histórica. Inaugurado em 1926 e alvo de cuidada remodelação integral, preservando todo o misticismo dos “loucos anos ‘20”, o Palace impressiona sempre pela grandiosidade e o classicismo de um ambiente ímpar, sendo elemento incontornável no panorama hoteleiro nacional.

Dos “loucos anos ‘20” à surpreendente vila Ançã

Com um serviço excelente a exaltar as características de um local inesquecível, custou aos participantes arrancar para a última etapa, curta, até Ançã. Uma vila de grande peso histórico cuja fundação remonta, pelo menos, à ocupação romana, ainda no primeiro século da era cristã, factos atestados por vários vestígios arqueológicos. Importância de longa data sublinhada pela doação de uma propriedade no ano 937 D.C e que representa o primeiro documento escrito com referência ao lugar de Ançã. Que ganharia estatuto de vila e sede de Concelho em 1371, com foral concedido por D. Fernando, e uma relevância crescente até às reformas liberais de 1853, altura em que passou a integrar o concelho de Cantanhede.

Recebidos pelo presidente da Junta de Freguesia de Ançã, Cláudio Cardoso, perceberiam os participantes a importância histórica, que valeu recuperação do estatuto de vila em 2001 e que está bem patente no legado patrimonial, maioritariamente edificado na característica pedra de ançã. Pedra calcária, de cor clara e muito macia, facilitando os trabalhos de escultura e ornamentação arquitetónica tendo como exemplos mais famosos os túmulos de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I ou a Porta Especiosa, da Sé Velha de Coimbra.

Mas também de monumentos ançanenses, muito bem-apresentados pela simpática e conhecedora técnica do Posto de Turismo Liliana Malva, do Paço do Marquês de Cascais à Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora do Ó (ou a Expectação). Verdadeira gramática de estilos arquitetónicos, construída nos séculos XVIII e XIX e declarada como Património de Interesse Público em 1983. Particularmente interessante foi também a apaixonante história da fonte dos Castros ou da casa onde nasceu o médico, poeta, escritor, professor e intelectual Jaime Cortesão. História de Ançã que não ficaria completa sem a visita ao Museu Etnográfico Típico de Ançã ou descoberta do Moinho da Fonte, representando os muitos moinhos de água existentes nas margens da Ribeira de Ançã e aproveitando um caudal de água superior aos 20 mil litros por minuto! E para os melómanos, oportunidade ímpar de assistir, no Terreiro do Paço, ao ensaio geral da Phylarmonica Ançanense, com o espetáculo Plano V, integrante do programa da Semana Cultural de Ançã. Enfim, mais surpresas!

A fonte dos amores e um doce de piscina

Visitas que abriram o apetite para mais descobertas surpreendentes. Por um lado, a piscina natural, alimentada por água proveniente diretamente da nascente da Fonte dos Castros, e, por outro lado, a doçaria local. A começar pelo tradicional Bolo de Ançã, com origens se perdem no tempo e cuja simplicidade de ingredientes (farinha, açúcar, ovos, manteiga, fermento e raspas de limão) remete o segredo da qualidade para o saber ancestral das boleiras que fazem perdurar o processo de fabrico artesanal. Cozido em forno de lenha, tem a particularidade de uma feitura a 2 tempos, saindo do forno para ser feito um corte na parte superior em forma de coroa e pincelado com ovo para reforçar o tom dourado. E há também uma variante mais recente, feito sem ovos e com um toque a canela, cuja forma em S valeu designação de Bolo de Cornos.

Doçaria acompanhada por sumos, café de cafeteira tradicional e até uma jeropiga antes da possibilidade de desfrutar da piscina natural e do bar Quintal da Fonte, onde foi possível aproveitar um ameno sunset com direito a música ao vivo. Forma muito apreciada de terminar a Rota dos Sabores, antes de um regresso a casa feito à vontade de cada participante, com várias estradas nacionais à mão de semear e o acesso à autoestrada a escassos dois minutos de distância. E dispensando o eficiente trabalho dos “condutores de caravana” Rui Carvalho e Castro, Sérgio Correia, Nuno Trêpa Leite e Armando Moutinho, fundamentais na boa disposição e segurança ao longo de toda a viagem.

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Sócios "à prova de fogo"

24.º Portugal de Lés a Lés Dia 2Moto Clube do Porto em grande no mais exigente Lés-a-Lés de sempre

O Moto Clube do Porto voltou a ser o mais representado coletivamente no Portugal de Lés-a-Lés que, na 24.ª edição reuniu mais de 2400 participantes em 2200 motos. Várias dezenas de motociclistas ‘defenderam’ as cores do MCP, divertindo-se de Faro a Bragança, ao longo de 1256 quilómetros com passagem por Castelo de Vide e Covilhã.

Numa das mais bonitas e exigentes edições dos últimos anos, com temperaturas muito elevadas ao longo dos quatro dias, foram dezenas de sócios a passear através da zona raiana, fazendo diversas incursões a território espanhol. Ainda assim, foram apenas 10 os inscritos para pontuar naquela que foi a 3.ª prova do FIM Touring World Challenge, ‘competição’ que o MCP lidera de forma bem destacada, rumo ao terceiro título mundial consecutivo.

Mas a presença do MCP no evento da Federação de Motociclismo de Portugal foi bem visível noutros capítulos, com muitos sócios integrados na grande equipa organizativa. Desde as verificações técnicas à gestão e apoio aos participantes, dos vários guias à equipa das ‘motos-vassoura’, da fotografia à logística das partidas e chegadas, do gabinete de Imprensa ao speaker, muitas foram as t-shirts do MCP em ação. Presença visível também em vários controlos de passagem, desde as algarvias ruínas romanas em Milreu até Castelo Mendo, logo no arranque da 3.ª etapa. Isto depois de, na véspera, terem protagonizado D. Dinis e a Rainha D.ª Isabel, no castelo do Sabugal, local onde a lenda diz poder ter acontecido o famoso milagre das rosas.

Numa caravana que contou com motociclistas de mais de uma dezena de nacionalidades, destaque ainda para o sócio Paulo Mendes que é um dos quatro participantes totalista de presenças no Lés-a-Lés. E que, juntamente com Luís Silva, Ângelo Moura e Luís Simão, vai cumprir as bodas de prata no evento de 2023.

24.º Portugal de Lés a Lés Dia 1

Passeio de Primavera

Dia 15 de maio estava marcado na agenda – PASSEIO MCP DE PRIMAVERA! Toda a semana a ver a previsão meteorológica: de início dava muito sol, a meio da semana céu parcialmente nublado e para o final previa chuva ☹. Mas como a esperança é a última a morrer, e os sócios do Moto Clube do Porto não têm medo de “encolher” com a água, à hora marcada a caravana estava pronta para enfrentar a chuva que tinha começado a cair. E ainda bem que o fizeram pois ainda não rolavam há 10 minutos e a chuva parou.

Com o céu a clarear e a estrada a secar foi tempo de apreciar as curvas junto ao Douro, e depois a caminho de Arouca, onde se fez uma “paragem técnica”. Depois do café, o grupo voltou à estrada para subir às alturas da Serra da Freita, onde o sol já ia aparecendo, possibilitando aos participantes apreciarem as gargantas e vales profundos, bem como a paleta de cores das suas encostas cobertas de maias, tojo e urze.  

A caravana rolava a bom ritmo e a chegada ao restaurante Montanha foi à hora prevista; as entradas estavam ótimas, tendo-nos aberto o apetite para o arroz de pato que se seguiu e para as sobremesas. Depois do café, dirigimo-nos para o Museu do Caramulo onde começamos por apreciar o espólio deixado por João Lacerda, antes de ver as exposições temporárias (uma de motos e outra de arte gráfica dedicada ao desporto automóvel) e a dos brinquedos. Atravessámos a rua para ir ver o edifício dedicado aos automóveis, onde continuamos a apreciar algumas obras de arte sobre rodas; para finalizar a visita, tivemos de recorrer às nossas motos que nos levaram ao novíssimo espaço do Caramulo Experience Center; aí pudemos apreciar as oficinas de restauro automóvel, em atividade durante a semana, e o espólio de “reserva”, capaz de fazer inveja a qualquer mortal. O nosso muito obrigado ao Tiago Patrício Gouveia pela oferta da visita guiada ao Caramulo Experience Center.

E como tudo o que é bom acaba depressa, lá tivemos de nos despedir de tão aprazível espaço para regressar a casa. Rumámos a Águeda, aproveitando a N234 para acabar de arredondar os pneus, antes de entrar na A25 e A1 e voltar a casa.

Gostaram do passeio? Para o próximo mês há mais, marquem na agenda 4 de junho - Rota dos Sabores – e de 24 a 26 de junho – Nacional 2.

Ficamos à vossa espera!

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Subindo e Descendo pelos Quintais Vizinhos

No passado fim-de-semana de 23 e 24 de Abril, teve início o 25º Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP 2022, que pela mão do muito experiente Moto Clube do Porto levou cerca de 90 participantes em 63 motos a passear pelos concelhos de Castanheira de Pera, Pedrogão Grande e Figueiró dos Vinhos

Com epicentro no Concelho de Castanheira de Pera, começaram estes passeios fortemente culturais do Trofeu Nacional de Moto-Ralis BMW/Dunlop da FMP em 2022. Sendo Castanheira de Pera uma conhecida pérola do nosso património cultural e paisagístico, tem muito para oferecer, no que diz respeito ao lazer e ao eco turismo. Assim, os mototuristas iniciaram o sábado com um périplo por alguns pontos de interesse, nomeadamente por algumas das suas aldeias pitorescas como Pera, Pisão do Baeta e Coentral Grande, onde no início de século XX, um grupo de Coentralenses decidiu fundar um centro escolar com o objectivo de criar uma escola de ensino primário feminino, proporcionando assim o acesso à instrução e à cultura por parte das mulheres. Sem dúvida uma visão revolucionária para a época. Para além disso, foi mostrado aos mototuristas a bela Praia Fluvial do Poço Corga com o seu esplêndido carvalhal centenário ou o Museu do Lagar. E também se desceu aos Passadiços da Ribeira das Quelhas que dão acesso a um dos locais mais belos e selvagens da Serra da Lousã.

Durante esta manhã de sábado, houve ainda tempo para uma visita ao Planalto do Santo António da Neve e à Capela de Santo António e os três exemplares de Poços Neveiros, classificados como imóveis de interesse público em 1986. De seguida, tempo para uma breve contemplação no Baloiço do Trevim, já fora do concelho de Castanheira de Pera e almoço no Lugar da Picha.

Após o revigorante almoço, foi tempo de passear pelo Concelho de Pedrogão Grande, continuando a visitar aldeias, como Escalos do Meio, Escalos Fundeiros, Mosteiros e a sua esplêndida Praia Fluvial, ou ainda Vila Facaia e respectivo Museu do Acordeão e da Concertina. Um dia em cheio com tempo para conhecer também o Parque Verde e Núcleo Museológico da Graça. Por fim a chegada a Pedrogão Grande e ao seu magnífico Jardim da Devesa para o merecido jantar e descanso no Hotel da Montanha.

No domingo, após o merecido sono retemperador, o passeio iniciou-se junto ao edifício da Camara Municipal de Pedrogão Grande, rumo a Figueiró dos Vinhos onde os mototuristas tiveram oportunidade de visitar a Torre da Cadeia Comarcã, Casa-Museu José Malhoa ou a Igreja Matriz de S. João Batista. Após uma breve passagem por Campelo, com visita ao viveiro de trutas, foi tempo de chegar de volta a Castanheira de Pera para visita à Casa do Tempo e finalmente, o almoço na Feira da Gastronomia em Movimento.

Após o almoço foram premiados os participantes mais atentos do passeio, tendo Nuno Cunha, dos Conquistadores de Guimarães, subido ao pódio, secundado pelo Vítor Olivença do Moto Clube de Albufeira e no derradeiro lugar do pódio a ir para a Capital do Móvel pela mão do José Augusto Santos. Estes primeiros classificados levaram para casa prendas de cutelaria oferecidos pela ICEL e lembranças oferecidas pela TRY.

A equipa da organização do Moto Clube do Porto encabeçada pelo Germano Mateus está de parabéns pelo excelente passeio e simpático acolhimento que proporcionou a todos os participantes.

A próxima jornada do troféu terá lugar na zona da Chamusca pela mão dos também veteranos Motards do Ocidente, nos próximos dias 21 e 22 de Maio. A não perder!

José Garcia

Comissão de Mototurismo da FMP

Fotos Sérgio Correia (as poucas disponíveis)

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Fotos da Prazilândia (Castanheira de Pera) - https://l26mw4.s.cld.pt

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