Início

Boas Festas

Webmail Área Reservada

Passeio de Outono sem chuva

O Moto Clube do Porto levou a cabo no passado domingo, dia 16 de outubro, o último passeio sob o lema das estações do ano. Como de costume as previsões meteorológicas não eram animadoras, o que levou mesmo a algumas desistências, mas voltamos a ser bafejados pela sorte.

Os participantes foram chegando à sede do Clube ainda antes das 8:30 e, curiosamente, os primeiros foram os nossos sócios de mais longe (Viseu e Braga); serviram-se cafés e distribuíram-se os desdobráveis do passeio enquanto se iam contando as últimas viagens para que à hora marcada se fizesse o habitual briefing e nos fizéssemos à estrada.

A ligação até ao Marco de Canavezes pela A4, necessária para abreviar a viagem, foi cumprida quase sem sobressaltos (certo Alexandre?) e então pudemos começar a apreciar as curvas e as paisagens até chegarmos a Porto Antigo, onde fizemos uma paragem para apreciar o Douro, tomar algo e conversar com os companheiros de jornada. Daqui seguimos pela margem direita do Rio Douro até o atravessar antes de cruzar Rezende e começar a subida até à Capela de São Cristóvão; infelizmente o que seria um dos pontos altos do passeio, não só pela altitude atingida (1141m) mas também pelas vistas deslumbrantes, acabou por não o ser devido ao nevoeiro que envolvia a capela e impedia a visibilidade em redor. Daí o grupo seguiu para a Ponte da Panchorra, local mais baixo e que, felizmente, estava sem vento e algum sol a espreitar por entre as nuvens. A paragem seguinte foi na Aldeia da Gralheira para retemperar os estômagos e continuar a pôr a conversa em dia, antes de a Capela de seguir em direção às Portas de Montemuro onde aproveitamos estar “abaixo das nuvens” para apreciar as vistas do local e a Capela do Senhor do Amparo. Para chegar ao final do passeio descemos a Cinfães e à Barragem do Carrapatelo, onde atravessamos o Douro, seguindo depois pela sua margem direita até à foz do Tâmega, que atravessamos antes de estacionar junto às esplanadas da Marina de Entre os Rios. O fim de tarde estava agradável o que propiciou mais um agradável momento de convívio antes das despedidas e do regresso livre a casa.

Este ano ainda vai ter lugar o habitual Passeio de Natal, no início de dezembro, não se esqueçam de o marcar nas vossas agendas pois costuma esgotar rapidamente. Contamos convosco!