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MCP no 4.º Fórum Nacional de Segurança para Motociclistas

MCP no 4.º Fórum de Segurança e sensibilizaçãoRedução de acidentes passa pela educação e formação

O Moto Clube do Porto uniu-se à Associação Bênção dos Capacetes na organização do 4.º Fórum Nacional de Segurança, Sensibilização e Prevenção Rodoviária para Motociclistas. Durante um dia de apresentações, debates e trocas de experiências, as mais diversas entidades ligadas ao fenómeno rodoviário levaram ao palco do Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garret, nos bem portuenses Jardins do Palácio de Cristal, todo o seu saber em prol de um problema sempre atual: a sinistralidade em duas rodas. E ficou claro que é necessário criar nos mais jovens uma verdadeira cultura de mobilidade nos seus mais variados aspetos.

A educação, de uma forma genérica e abrangendo conceitos como o conhecimento e a pedagogia, o civismo e o desenvolvimento, foi a linha condutora das diversas intervenções na quarta edição do Fórum de Segurança, organizado com o apoio do Moto Clube do Porto. Educar os mais novos para os problemas do trânsito, mas também dar a maior educação no ensino da condução foram ideias abrangentes ao longo dos quatro painéis. Mas que começaram ainda antes da ‘ordem de trabalhos’ com uma apresentação oferecedora de uma visão diferente neste Fórum de Segurança, feita por alunos do ensino básico do Agrupamento de Escolas Dom Pedro I, de Vila Nova de Gaia.

Com um quadro de oradores particularmente bem recheado e um debate tão abrangente como o proposto neste 4º Fórum de Segurança, os trabalhos começaram com a identificação das “Causas da Sinistralidade com Motociclos”. Nomeadamente as criadas pelo estado das estradas nacionais, como reconheceu António Viana, coordenador da Estrutura de Missão para a Redução de Sinistralidade no seio da Infraestruturas de Portugal (IP), que assumiu erros da IP na manutenção e estado das estradas, embora salvaguardando que “a redução do investimento na construção tem reflexos óbvios e naturais na qualidade da rede”.

Num evento dedicado à segurança onde foram explanados estudos de acidentes, elencadas necessidades de melhoria de vias ou a dotação com equipamentos de intervenção de emergência mais eficazes, também foi focada a utilização da tecnologia como forma de minimizar problemas criados pelas infraestruturas. Além disso, também a Visão Zero 2030 abarca questões relacionadas com as estruturas rodoviárias. O problema, neste particular como em muitos outros, é que “apesar de muito se ter falado, não há nada concretizado relativamente a esta visão estratégica de segurança” como referiu o responsável da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

Falta formação desde os bancos da escola

Mas a maior responsabilidade para os números enormes de sinistralidade foi apontada, de forma unânime, à falta de formação desde as mais tenras idades, residindo a chave para a redução de acidentes na pedagogia, evitando mais tarde comportamentos de risco. Teoria que pôde ser confirmada através de elaboradas e complexas fórmulas matemáticas, como provou a abordagem altamente científica, na análise dos dados de acidentes fornecidos pela ANSR, demonstrada por Sara Correia. Esta engenheira e professora do Centro de Investigação em Território, Transportes e Ambiente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto explicou que “a exploração matemática com variáveis diversas que permite perceber a importância das variáveis nos acidentes”. E assim entender, de forma objetiva, a intervenção de fatores como a chuva, a idade ou até o sexo do condutor, nos acidentes, ajudando a reduzir ou pelo menos controlar, situações de risco acrescido.

O que é cada vez mais necessário face ao aumento do parque motociclístico em Portugal que, segundos os dados da ACAP, soma 520 mil motociclos em circulação. Sobretudo graças ao grande incremento no período pós-COVID 19, com o aumento de frotas de entregas de encomendas e comida ao domicílio. Num debate onde a evolução tecnológica foi muitas vezes referida, no que às vias e aos veículos diz respeito, uma nota para um ponto importante abordado pelo Técnico de Emergência Hospitalar do INEM, Igor Cunha, que faz da moto o seu instrumento de trabalho, realçou que “além da importância da prevenção e, sobretudo, da educação desde as mais tenras idades, é fundamental investir em bons equipamentos para minimizar lesões”.

Aprender com quem sabe

Após o agradável almoço n’O Mundo da Luísa, o restaurante da Biblioteca Municipal Almeida Garret e onde a conversa continuou centrada na forma de combater a sinistralidade envolvendo motociclistas, tempo para perceber o que se faz no Centro de Formação de Condução Auto da Escola da Guarda e conhecer alguns dos ensinamentos ministrados aos motociclistas da GNR. E logo depois, através da Chefe do Departamento de Habilitação de Condutores do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), perceber o porquê das mudanças previstas para as cartas de condução, reforçando a evolução na aprendizagem e na experiência acumuladas desde a licença AM até à A e com especificidades na vertente da formação prática.

Também a Associação Nacional de Escolas de Condução Automóvel (ANIECA) frisou a “necessidade de evoluir e adaptar os conteúdos programáticos”, para uma melhor adaptação à evolução tecnológica dos motociclos como, não menos importante, às exigências ditadas por um ambiente rodoviário em grande e acelerada mutação. Pelo mesmo diapasão alinhou o presidente da Prevenção Rodoviária Nacional (PRP) acrescentando que “é preciso mudar o paradigma do ensino da condução”. E que “só com importantes alterações pedagógicas será possível aumentar a segurança dos motociclistas”.

Temas que levaram até ao derradeiro painel do 4.º Fórum Nacional de Segurança, Sensibilização e Prevenção Rodoviária para Motociclistas com uma analítica e muito ponderada intervenção de Humberto Carvalho, diretor do ACP Formação. Que apresentou diversas ações do Automóvel Clube de Portugal como exemplos para a melhoria do ambiente rodoviário.

Valores de edução e consciencialização que ganham particular relevância ao olhar os números de sinistralidade apresentados pelo presidente da ANCIA e que ajudaram a enquadrar a realidade da sinistralidade em vários países e enquadramentos legais diferentes.

A ação do MCP

Abordando o tema global “A Segurança dos Motociclistas”, Paulo Ribeiro, em representação do Moto Clube do Porto, recordou que “os motociclistas são parte integrante do ecossistema rodoviário” e que “a resolução dos problemas de sinistralidade com veículos de duas rodas deve, obrigatoriamente, contar com as associações dedicadas à defesa dos interesses dos motociclistas, nomeadamente a entidade federativa que agrega os motoclubes”. O presidente da Assembleia-geral do MCP recordou ainda o trabalho desenvolvido pelo clube na “educação e enquadramento de novos motociclistas, transmitindo ensinamentos e, sobretudo, a experiência acumulada em muitos quilómetros de estrada”.

Destacando que “o prazer de condução, o envolvimento com o meio ambiente ou a adrenalina” são indissociáveis da condução de motociclos, frisou a “importância da correta utilização de equipamentos de proteção homologados, a segurança acrescida em meio urbano aportada pela utilização das faixas BUS”.

No final de um dia de análise e debate de temas fulcrais para os utilizadores de veículos de duas rodas no 4.º Fórum de Segurança, Sensibilização e Prevenção Rodoviária para Motociclistas, rematado pela intervenção da piloto Rafaela Peixoto e pela boa disposição da Tuna de Engenharia da Universidade do Porto, tempo para uma intervenção do vice-presidente do MCP. Nuno Trêpa Leite alertou para uma discrepância sentida ao longo de todo o debate: A maior parte das vezes não são os motociclistas os culpados dos acidentes, antes vítimas da desatenção, da inabilidade e falta de respeito dos outros utilizadores da via. Por isso, sempre que andarmos na estrada, precisamos de atenção e cuidados a dobrar!

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Jantar de Reis homenageou sócios

MCP celebrou à mesa o início de um novo ano

Em noite de amena confraternização, o Jantar de Reis voltou a reunir à mesa os sócios do Moto Clube do Porto marcando o arranque dos eventos fora da sede. Na noite seguinte à Assembleia geral que escolheu os nomes que vão dirigir o clube nos próximos 4 anos, mais de meia centena de sócios e familiares rumaram à Quinta Casa do Arco, na Maia, para um convívio que tradicionalmente assinala o fim da quadra natalícia e o início de nova temporada de encontros e passeios.

Momento de festa acompanhado por uma tenra e deliciosa vitela assada com castanhas e um não menos saboroso bacalhau com broa. Pitéus que ocuparam o espaço entre as variadas entradinhas e as sobremesas para todos os gostos. Tempo de apreciar a culinária de aconchegante paladar caseiro e de colocar a conversa em dia, recordando as conquistas e aventuras de 2024 e antecipando algumas das metas mototurísticas para o ano que agora começa.

E, entre anedotas e gargalhadas, conversas mais sérias e a partilha de sonhos e ambições, todos desfrutaram de uma noite muito bem passada que teve, mesmo no final, um momento de particular relevância. Mantendo a tradição de homenagear alguns de entre os sócios que mais se destacaram ao longo do ano, o Moto Clube do Porto decidiu atribuir três distinções bem especiais.
Para começar, nada como o sócio e amigo de longa data que faz correr "Rios de Amizade" juntando a proteção ambiental e as motos. Pedro Teiga, criador e responsável máximo da E.RIO, sempre fez questão de mostrar aos sócios deste clube as belezas dos rios portugueses, muito ensinando sobre a fauna e flora dos nossos cursos de água. Afinal, como bem sintetiza a placa oferecida ao sócio Pedro Teiga, "Quando a paixão pelas motos e pela natureza confluem livremente, gera-se um caudal de entusiasmo, transformado num rio de conhecimento que a todos enriquece, despertando para mais eficaz proteção do meio ambiente".

Uma abordagem diferente do universo motociclístico tem a família Ferreira, que viajou em peso de Viseu ao Porto (ou melhor a terras maiatas) para receber o prémio “Família Ativa”. Ao José Luís e à Carla Ferreira juntaram-se os filhos Ricardo, Sara e Filipe e a namorada deste, numa jornada que é exemplificativa do galardão. Porque "Quando a amizade e o prazer de andar moto tornam os quilómetros mais curtos, há uma família que faz da distância a ponte para a camaradagem e está sempre presente, seja à mesa ou nos passeios, dos mais curtos até aos que nos levam a paragens mais longínquas". 

De bem mais perto viajou o Ilídio Neto, sócio que literalmente ‘está em todas’. “E sempre com total disponibilidade, entusiasmo e camaradagem! Seja na sede, no atletismo, nos passeios de trails ou estrada, é presença sempre positiva e animada. Uma verdadeira lição de vida, com imensos capítulos de dedicação e resiliência para todos”. Por tudo isto e muito mais, foi eleito como Sócio do Ano 2024! Uma homenagem que encerrou o Jantar de Reis e que é bem demonstrativa do espírito do Moto Clube do Porto, seja nos dias ‘normais’ como naqueles especiais onde os sócios se sentam à mesa para celebrar a Vida.

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Criar a esperança num futuro mais verde

Motociclistas reflorestam Vila Pouca de AguiarMotociclistas do MCP plantaram árvores em Vila Pouca de Aguiar

Mais de duas dezenas de sócios e amigos do Moto Clube do Porto responderam ao repto lançado pela Federação de Motociclismo de Portugal e deslocaram-se até Vila Pouca de Aguiar dando o seu contributo para Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés. Aproveitando um dia solarengo, a caravana juntou-se a mais de uma centena de motociclistas que, num abrir e fechar de olhos, plantaram mais de um milhar de árvores autóctones junto à aldeia de Zimão, na freguesia de Telões.

Uma área cuja vegetação foi completamente queimada nos recentes incêndios do final de verão, na encosta entre a estrada nacional N2 e a autoestrada A24, voltada ao vale de Aguiar, onde os voluntários, oriundos de todo o País, plantaram essencialmente carvalhos-robles (Quercus robur) e carvalhos-negrais (Quercus pyrenaica), mas também vidoeiros (Betula celtiberica) e loureiros (Laurus nobilis). E tal era a vontade que, num piscar de olhos, todas as árvores disponibilizadas foram plantadas, seguindo as explicações e indicações do Eng.º Duarte Marques, presidente da Aguiarfloresta – Associação Florestal e Ambiental de Vila Pouca de Aguiar.

Iniciativa promovida pela Comissão de Mototurismo da FMP com o apoio do ICNF e que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal aguiarense, Ana Rita Dias, do vereador António Ferreira, e de Paulo Pimenta, diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar. Cujo papel na divulgação dos valores da campanha de sensibilização junto dos mais jovens tem sido extremamente relevante.

Presentes estiveram ainda, além de técnicos da autarquia, o presidente da Junta de Freguesia de Telões, Luís Manuel de Sousa, e o presidente da Associação de Baldios que reforçaram o intuito de plantar ‘manchas’ de castanheiros, amendoeiras, carvalhos e avelaneiras para garantir a restituição das espécies autóctones àquela região transmontana.

E que garantiram a proteção e manutenção da área plantada, com a vedação do terreno para limitar o pastoreio, a rega das árvores nos períodos mais secos e a limpeza regular dos terrenos para garantir o crescimento saudável das pequenas árvores

No final de um dia extremamente agradável para a prática do mototurismo, o lanche oferecido em Telões permitiu o convívio dos sócios do Moto Clube do Porto com as gentes locais, mas também com motociclistas de Chaves, Vila Pouca, Vila Real, Guimarães, Cabaceiras de Basto, Barcelos, Torre de Moncorvo, Espinho, Alenquer e até um casal francês, de férias em Portugal. Que, como todos os presentes, muito aplaudiu a iniciativa, antes do regresso a casa, ainda com a luz do dia.

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FMP na Assembleia da Républica

Manuel Marinheiro FMPNuma apresentação extremamente completa e elucidativa, o presidente da Federação de Motociclismo de Portugal explicou à Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação da Assembleia da República a posição dos motociclistas sobre a questão das Inspeções Periódicas Obrigatórias aos Motociclos.
Escalpelizando números objetivos e dados concretos, Manuel Marinheiro defendeu com muito mérito a posição que levou já a duas megamanifestações de âmbito nacional. E não só explicou que apenas 0,3% dos acidentes envolvendo motociclistas têm origem em falhas técnicas como apresentou propostas para a melhoria da segurança nas ruas e estradas nacionais. Ou seja, deixou claro perante os deputados que a redução da sinistralidade não será conseguida com as IPOM, num esclarecimento sustentado num dossier com estudos que permitirão uma tomada de decisões devida e corretamente fundamentadas.
Preocupado com os problemas reais dos motociclistas portugueses, Manuel Marinheiro apresentou ainda um conjunto de argumentos, medidas e recomendações importantes para a melhoria da prevenção da sinistralidade e recordou que Portugal não é obrigado a aceitar a imposição comunitária para a implantação das IPOM. Pode mesmo seguir o exemplo da Finlândia, Irlanda e Países Baixos e comunicar à Comissão Europeia o direito de exclusão, evitando as inspeções com a adoção de medidas centradas no estudo, prevenção e combate à sinistralidade.
Uma audiência que pode ser aqui vista na íntegra, com uma intervenção que vale bem o tempo investido no seu visionamento.

Rentreé de copo na mão e música ao vivo

Convivio MCP em Marco de Canavezes

No passado sábado, 21 de setembro, uma nova tradição se impôs no nosso calendário: a Rentreé.
Este evento especial chamou os sócios ao bar Gift, situado na encantadora Marco de Canavezes. O convívio foi descontraído e descomplicado, proporcionando uma experiência memorável num espaço muito agradável e rodeado pela beleza natural da região.
Alguns sócios aproveitaram a oportunidade para desfrutar de um delicioso jantar no mesmo local, onde o excelente restaurante de sushi e tapas ofereceu iguarias que agradaram a todos os paladares. Outros juntaram-se posteriormente para animada cavaqueira neste acolhedor ambiente.
A música ao vivo ficou a cargo do talentoso Bruno Vieira, que conseguiu dar um toque especial à noite, criando uma atmosfera de glamour e diversão. Foi realmente uma excelente oportunidade para fortalecer laços entre os membros do nosso Clube, tornando-se num marco que certamente figurará nos futuros calendários do Moto Clube do Porto.
A Rentreé não só celebrou a camaradagem entre amigos como também estabeleceu um novo ritual que esperamos ansiosamente repetir nos próximos anos…

Festa saborosa regada de animação

MCP apagou 38 velas e entregou medalhas de fidelidade

Mais do que a saborosa Vitela à Padeiro, o excelente buffet de sobremesas ou até o fresquíssimo verde branco, o melhor do jantar do 38.º aniversário do Moto Clube do Porto foi mesmo a amizade, o companheirismo e as memórias revividas no agradável espaço da Quinta dos Choupos. Onde sócios e famílias desfrutaram de um belo fim de tarde para petiscar umas simpáticas entradinhas regionais no adro da antiga quinta rural.

Tempo de matar saudades e recordar estórias, num registo que se prolongaria, durante o bem servido jantar, no restaurante Choupal dos Melros. Onde as iguarias gastronómicas foram saboroso pretexto para o reencontro, rematado com uma especialíssima sobremesa. A juntar à doçaria e fruta para todos os gostos, o bolo de aniversário foi aberto após os Parabéns a Você cantados pelo coro feminino do clube. E, naturalmente, bem acompanhado a aplausos pela ala masculina.

Mas faltava ainda o momento alto da noite, agraciando e distinguido a ligação ao Moto Clube do Porto de sócios com 10, 20 e 30 anos de filiação. Altura de recordar alguns nomes há muito ligados ao clube, com histórias inesquecíveis e uns quantos discursos que misturaram, em doses perfeitas, um quanto de emoção e outro tanto de diversão. Medalhas entregues com a pompa e circunstância merecida por cada sócio, sublinhando a amizade para com o MCP, o clube que é dos sócios, sendo para eles que o clube trabalha. Hoje e sempre.

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Apadrinhamento da nova moto de emergência pelo MCP

Moto clube do Porto nas comemorações dos Bombeiros Voluntários Portuenses

O Moto Clube do Porto marcou presença nas comemorações do centenário dos Bombeiros Voluntários Portuenses ao apadrinhar a nova moto de emergência da corporação. Esse gesto solidário e simbólico representa o compromisso do moto clube em contribuir para a melhoria das condições da corporação, possibilitando uma resposta mais eficiente às solicitações de emergência e socorro. Através desse apadrinhamento, o MCP mostra o seu apoio e valoriza o trabalho incansável dos bombeiros, fortalecendo os seus laços com a comunidade e reforçando a sua importância na região. Essa nova moto de emergência será uma ferramenta fundamental para o pronto atendimento de situações de urgência, garantindo um serviço de qualidade e mais rápido aos cidadãos portuenses.

Essa moto será utilizada pelos bombeiros durante operações de emergência, proporcionando maior agilidade e rapidez no deslocamento até o local do sinistro. Com um veículo assim, equipado com sirene e luzes de emergência, os bombeiros poderão chegar mais rapidamente aos locais de acidente, incêndio ou qualquer outra ocorrência, aumentando assim a eficiência do seu trabalho e a segurança dos envolvidos. Além disso, a moto de emergência facilitará o acesso a áreas de difícil acesso. Acreditamos que este apoio será de extrema importância para os Bombeiros Voluntários Portuenses, fortalecendo a sua capacidade de resposta e mostrando o reconhecimento e apoio do Moto Clube do Porto a essa instituição tão essencial para a comunidade local. Com esta parceria entre o Moto Clube do Porto e os Bombeiros Voluntários Portuenses, a comunidade poderá contar com um serviço de socorro ainda mais rápido e eficiente em situações de emergência.

A iniciativa também pode incentivar outras organizações e indivíduos a contribuírem para causas importantes, fortalecendo o sentido de solidariedade e cooperação na sociedade.       

Parabéns BVP.

A direção MCP

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MCP com presença animada no bem-sucedido 1º Touratech Day Norte

Num dia de forte espírito motociclístico, o 1º Touratech Day Norte reuniu centenas de apaixonados em redor do mesmo denominador comum que move o Moto Clube do Porto. Os mais ativos concessionários da zona norte aceitaram o convite da Touratech PT Norte e levaram a Lordelo as mais recentes novidades das respetivas gamas, partilhando espaço bem no centro da freguesia de Paredes com o MCP. Cujos sócios marcaram forte presença para ver e testar motos, mas também para aprender regras básicas se primeiros socorros em caso de acidente em estrada ou para conhecer as aventuras de um sócio do MCP rumo ao triunfo no FIM Touring World Challenge.

Primeiro foi a vez da sócia Anatilde Ramos explicar o que se deve e o que não se pode fazer no caso de presenciar um acidente rodoviário, numa ação de esclarecimento de enorme utilidade para todos os que andam na estrada. Da chamada dos meios de socorro ao apoio às vítimas, tudo foi abordado, de forma simples, mas esclarecedora, perante uma plateia atenta. Que, pouco depois, teve oportunidade de ‘acompanhar’ a viagem de José Fonseca por três continentes. Numa palestra com humor e muitas curiosidades, o FIM Touring World Rider Winner recordou a presença nos eventos realizados sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo da México a Espanha, de Portugal à Suíça, do Túnisia à Lituânia.

Pontos altos de um dia em que tudo rodou em torno das motos, com a presença de marcas como a BMW (MT Motor), Ducati (Ducati Norte), Harley-Davidson (HD Porto), Honda (Motoboxe), QJ Motor (Perícia Moto), Suzuki (Norboxe) ou Yamaha (Moto Fundador). E que foi bem aproveitado por alguns sócios do MCP que não perderam a oportunidade de experimentar modelos como a Honda NX500 e Hornet750, Harley-Davison Softail Street Bob ou Pan America 1250, Ducati Multistrada V4 ou Desert X Rally, Susuki V-Strom 800DE ou 1050DE, BMW R1300GS ou 1250RT, Yamaha Tracer9GT+ ou Teneré, QJ Motor SRT700 ou 550. Mas também de descobrir as mais recentes propostas em pneus de estrada e trail da Dunlop, a nova gama de equipamentos Scott no espaço da Motoni, ou conhecer os organizadores dos originais tours brigantinos Pink my Bike.

Um dia muito bem passado, a convite da Touratech PT Norte, e onde muitos foram os que visitaram o espaço do MCP, adquirindo as mais recentes cores das reconhecidas t-shirts.

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Jantar de Reis foi verdadeira ode aos sócios

Juntaram-se os sócios na Quinta dos Choupos
Para uma grande festa no Jantar de Reis
E para quem pense que éramos poucos
A contagem ficou-se pelos setenta e seis

Foi uma noite de alegria e grande festa
Que serviu também para homenagear
Os sócios que se distinguem da floresta
Com diplomas para mais tarde recordar

Na Gala de Prémios do Moto Clube do Porto
Receberam, pois, uma especial distinção
Os que encontram na moto o seu conforto
E defendem o emblema com toda a dedicação

Mais habituado a andanças internacionais
Está o Fonseca que do Porto é oriundo
E que este ano até fez muito mais
Sagrando-se como Campeão do Mundo

No Restaurante Choupal dos Melros
Foi aplaudido como Sócio do Ano
Aquele que canta todos os géneros
O Rui Marinho, um grande ser humano

E já depois da Vitela à Padeiro
Homenageou-se um aventureiro
Que a volta completa ao Mundo deu
Com uma mini Honda que nunca cedeu

E eis que passada a quadra natalícia
Outro diploma um jovem recebeu
Depois de na Tunísia ser notícia
Chama-se Ricardo e é de Viseu

Mas foi mais além a festa tradicional
Distinguindo o sócio Fabio Cordeiro
Com prémio que não fica nada mal
Para quem é um grande companheiro

E assim se fez a festa com os sócios
Que são a verdadeira alma do clube
Sendo que nos próximos equinócios
Não há ninguém que os derrube

Entrados em dois mil e vinte e quatro
E com muitos passeios agendados
Será que vamos voltar ao anfiteatro
Para de novo sermos premiados?

José Fonseca

Rui Marinho

Fábio Cordeiro

Ricardo Ferreira André Sousa

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MCP entre os campeões

Gala dos Campeões FMP 2023 026Na Gala da Federação de Nacional de Motociclismo

O Moto Clube do Porto foi, uma vez mais, homenageado na Gala dos Campeões da Federação de Motociclismo de Portugal, realizada no passado dia 16 de dezembro no Estoril.

Num evento onde todos os anos são homenageados os Campeões Nacionais das diversas modalidades, bem como os pilotos que representaram Portugal além-fronteiras, o Presidente da FMP, Manuel Marinheiro, entregou ao Moto Clube do Porto e ao José Fonseca os diplomas de vencedores do FIM Touring World Challenge, nas vertentes coletiva e individual. Ainda antes de descer do palco o Fonseca ainda respondeu a algumas questões colocadas pelo apresentador sobre os eventos que compõem o Touring World Challenge.

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MCP e José Fonseca em destaque na Gala dos Campeões

MCP na Gala dos CampeõesNum dos momentos altos da noite no Casino do Estoril, o Moto Clube do Porto subiu ao palco do Salão Preto e Prata para ser distinguido na Gala dos Campeões da Federação de Motociclismo de Portugal. O triunfo coletivo no FIM Touring World Challenge e a vitória individual do sócio José Fonseca foram motivo de grande ovação pelos muitos convidados que se juntaram para homenagear todos os campeões nacionais das diversas modalidades do motociclismo, bem como campeões da Europa, vencedores de Taças do Mundo, pilotos das Seleções Nacionais e, claro está, o MCP, único clube na lista dos distinguidos.

E se o MCP já tinha, por três vezes, recebido tamanha honra, foi a primeira vez que um motociclista português conseguiu sagrar-se como FIM Touring World Challenge Rider Winner, obra do empenho e dedicação de José Fonseca, sócio n.º 14 do MCP. Que, na hora dos agradecimentos, salientou “a importância da família, dos amigos que apoiaram esta aventura e dos sócios do Moto Clube do Porto, para conquistar um triunfo que é dedicado a todos os motociclistas portugueses”.  Numa noite de gala, onde entre os inúmeros distinguidos brilharam outros dois nomes bem conhecidos do clube, Pedro Bianchi Prata e Diogo Vieira, o MCP esteve presidencialmente bem representado pelos responsáveis máximos da Direção, Rui Carvalho e Castro, e da Assembleia geral, Paulo Ribeiro, que partilharam mesa com os bons amigos do Moto Clube da Covilhã – Lobos da Neve, representados pelo seu presidente, Rui Santos.

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