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Se o destino for alcançável de moto
nós iremos lá!

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E somos penta…

Aconteceu no passado fim de semana, 7 e 8 de dezembro, a cerimónia FIM AWARDS 2024, em Palma de Maiorca, organizada pela FIM – Federação Internacional de Motociclismo.

Localizada na baía de Palma, com o privilégio de uma temperatura amena o ano inteiro, é conhecida pelo seu turismo de sol e praia mas tem muito mais que isso. No centro histórico está situada a majestosa Catedral, também conhecida por “Le Seu”, onde o gótico é rei. A sua dimensão é de tal forma imponente que ninguém lhe fica indiferente. À primeira vista, parece que a Catedral não permite visitas, pois a porta frontal está quase sempre fechada, mas como bons portugueses que somos, investigámos tudo e conseguimos encontrar uma porta lateral aberta. A entrada não nos leva de imediato para a nave central. Primeiro, mostra-nos vários candelabros enormes para aguçar o nosso encanto, depois entrámos na nave central e é absolutamente impressionante.  A nave central é longa e separada por vários pilares de uma beleza ímpar. É das maiores catedrais góticas da Europa, possui vitrais magníficos e tem uma das maiores rosáceas de vidro do mundo, contendo 1.236 peças de vidro.

Ora, foi esta cidade, situada na baía que dá para as águas azuis do mar Mediterrâneo, com as montanhas da Tramuntana de mãos dadas e que consegue aliar as vistas, o património histórico e a arte, escolhida para a cerimónia FIM Awards 2024.

Este evento anual visa o encerramento da temporada de corridas de motociclismo. No ano em que a FIM teve vários desafios, designadamente, o lançamento de um novo logotipo, a abertura de uma nova sede, em Mies, juntamente com o que se tornará o novo museu de motociclismo no próximo ano e os recentes Jogos Intercontinentais da FIM em Jerez, Espanha, as expectativas eram altas e nada podia falhar.

A cidade engalanou-se para a cerimónia de prémios e a consagração dos campeões do mundo de várias modalidades do motociclismo. Estavam lá quase todos… campeões mundiais de enduro, sidecar, trial, moto GP, superbike, endurance, entre outros. A festa e o glamour eram garantidos.

Assim, a comitiva do Moto Clube do Porto, constituída por homens mas também por mulheres motociclistas (para espanto de muitos estrangeiros 😊), chegou a Palma de Maiorca ao inicio da tarde do dia 6, pronta para celebrar e participar nesta festa de campeões. Foi neste ambiente de celebração que o MCP foi coroado, pela quinta vez consecutiva, vencedor do World Touring Challenge, promovido pela FIM. Foi com toda a honra que o MCP recebeu o diploma pelas mãos do Presidente da FIM, Jorge Viegas. Este prémio resulta de todo o trabalho excepcional dos/as sócios/as e amigos/as do Moto Clube do Porto. Foi graças a todos os que participaram em todas as iniciativas do MCP, que aceitaram sem hesitar os desafios, dentro e fora do nosso país à beira mar plantado, que dedicaram o tempo para compartilhar esses passeios connosco, que somos o primeiro moto clube a ser condecorado pela quinta vez consecutiva.

Desde Espanha, Itália, França, Lituânia, Egipto, não esquecendo o Lés a Lés no nosso país, foram eventos que os/as sócios/as agarraram e vestiram a camisola do moto clube.

Este prémio é atribuído ao MCP mas, sem dúvida, é de cada um dos sócios que contribuiu para que isto fosse possível. A entrega de todos, a disponibilidade, a união, transformaram cada evento em lembranças especiais e tornaram esta coroação possível. A disponibilidade de cada um para apoiar, reunir e fortalecer essa união é o que nos torna tão especiais.

O MCP continua a levar, através dos sócios e por eles, o seu nome e bandeira por esse mundo fora, sendo já reconhecido pela sua paixão pelo motociclismo, respeito, amizade e união.

Mais do que um diploma, conquistámos as pessoas… Mostrámos que não somos apenas amantes da estrada… Mostrámos que não se trata apenas das motos que conduzimos, mas da energia e do coração que colocamos em tudo o que fazemos.

Fazemos a diferença por onde passamos…

             O MCP é feito de vocês…

Orgulhosamente Moto Clube do Porto.

E agora? Vamos ao hexa? 😊

por Mara Silva

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TWC FIM Cross Egypt Challenge

Este era o último desafio do Moto Clube do Porto antes de poder atingir o objectivo a que se tinha proposto no início do ano – vencer pela quinta vez consecutiva e conseguir o “Penta” no Touring World Challenge da FIM.

Chegados a Alexandria, houve tempo para conhecer esta cidade, idealizada de raiz por Alexandre o Grande que, com isto, deixou mais um legado para a história; na verdade esta cidade foi (e continua a ser) uma porta para o comércio, onde podemos ver, e ficar a conhecer melhor, muita da história egípcia – as catacumbas, a citadela, … - além do legado inglês, visível na arquitetura de alguns dos seus edifícios e nos hotéis, que mantiveram o visual da primeira metade do Séc XX. Estes 2 dias serviram também para conhecer os outros participantes no evento; além dos já nossos conhecidos participantes no TWC, havia ainda australianos, mexicanos, americanos….

Mas vamos ao que interessa: primeiro dia, com despertar às 5:00 para ir levantar as SYM Fiddle 150, saída de Alexandria às 6:30 atrás de escolta policial e primeiro contacto com os condutores egípcios – nada de especial. Rumo a sul fomos encontrando estradas largas (2/3 faixas de rodagem em cada sentido e com uma enorme distância entre os 2 sentidos), muitos controlos policiais e imensas lombas; a cada 100km fazíamos paragem para reabastecimento e, numa delas, tivemos direito a um “MacFalafel” coisa que só existe nos Mac’s do Egipto e de Israel; o dia terminou em Fayoum num hotel encostado ao Nilo. O segundo dia levou-nos sempre junto ao Nilo até Mynia, num percurso pouco interessante, tendo chegado cedo ao hotel; como só se podia sair do hotel com escolta policial, optamos por ficar a descontrair na piscina. O dia seguinte prometia – 450km até Luxor; estradas sempre muito largas, reabastecimentos a cada 100km, paisagem algo monótona pois o deserto pedregoso mantém sempre a mesma cor, sem grandes desníveis, mas com os habituais controlos policiais. Chegamos ao hotel “em cima do Nilo” e só deu tempo para um duche rápido, roupa fresquinha (estavam 36º) e toca a ir visitar as “pedrinhas” do templo de Luxor onde pudemos apreciar toda a grandiosidade daquelas obras de arte que resistiram séculos; o sol já tinha desaparecido quando nos dirigimos para o templo de Karnak para o espetáculo de luz e som, interessante e bem conseguido mas que não nos possibilitou uma visita a “todos os cantos” como em Luxor. O dia seguinte era de “descanso”, mas a alvorada foi às 4:00 para um vôo de balão sobre o vale; impossível descrever a experiência de planar sobre os templos e o vale dos Reis, em silêncio (só entrecortado pelo queimador), a ver o nascer do dia e o sol a aparecer no horizonte…, infelizmente o vôo chegou ao fim e foi tempo de continuar as visitas - os Colossos (realmente impressionante o tamanho dos blocos de granito onde foram esculpidos), os túmulos do Vale dos Reis (com as suas pinturas com mais de 3 mil anos) e o Templo de Hatshepsut - antes de regressar ao hotel onde aproveitamos para passar o resto do dia na piscina. Após este dia de “descanso” o Challenge continuou em direção a sul e à cidade de Asswan, ou melhor aos seus arredores, numa zona em que impera a herança Núbia na arquitetura (muito colorida e “africana”), nas pessoas (mais afáveis) e terminando na cozinha (parecida com a marroquina). Seguiu-se “o dia mais longo” (com saída às 5:30) pois estavam prometidos 490km e tivemos a primeira experiência de “afinal quem manda aqui?!” - chegamos a uma rotunda e a estrada por onde devíamos seguir estava barrada por um controlo policial; mostra autorizações e outros documentos oficiais, telefona para este ministério, depois para outro e, ao fim de meia hora, a barreira abriu-se e pudemos seguir caminho. Finalmente chegámos às montanhas e desfiladeiros, para variar do deserto dos dias anteriores. Com todas as peripécias, a chegada a Marsa Alam e ao hotel junto ao Mar Vermelho foi cerca das 16h para almoçar; mesmo assim, ainda deu tempo para ir dar uns mergulhos até ao pôr do sol. Os dois dias seguintes foram “peace of cake”, poucos kms feitos a rolar junto ao Mar Vermelho, com dormida em Hurghada e Ain Sokhna, aproveitando sempre para uns mergulhos depois da chegada aos hotéis. O último dia voltou a proporcionar-nos a travessia da cordilheira que ladeia o Mar Vermelho (embora não muito alta tem encostas abruptas e desfiladeiros) antes de nos apresentar o último desafio – mais de 3kms de todo-o-terreno – no acesso às pirâmides Curvada e Saqqara (impressionantes, embora não tão grandiosas como as de Gizé) onde terminava oficialmente o Cross Egypt Challenge; cerimónia de encerramento, discursos e entrega dos diplomas antes da ligação ao hotel onde entregámos as scooters e recebemos a bagagem. Duche, roupa “à civil”, uber (sim, no Egipto há Uber), aeroporto e regresso a casa. E assim terminou, com sucesso, a volta ao Egipto 2024 e a participação deste ano do MCP no TWC.

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