Início

Se o destino for alcançável de moto
nós iremos lá!

Webmail Área Reservada

Editorial de Fim de Ano

RCCaros amigos, mais uma vez me sirvo do nosso boletim mensal para vos enviar uma mensagem de ano novo. Desejo-vos um 2022 com tudo o que possam desejar - saúde, motos novas, aquelas viagens….. Escrever sobre o ano que finda é um exercício difícil pois uma parte significativa do nosso programa de atividades não chegou a ser realizada devido às restrições impostas pelo governo e, mesmo depois do levantamento destas, a nossa sede continuou com afluência reduzida. Há, no entanto, motivos para nos congratularmos pois, organizámos o Jantar de Aniversário e homenageámos os sócios que em 2020 e 2021 completaram 10, 20 e 30 anos de associados, os passeios que conseguimos levar a cabo tiveram uma participação elevada, e o nosso Moto Clube venceu, pelo segundo ano consecutivo, o Touring World Challange! O nosso muito obrigado a todos os sócios que da Guatemala à Turquia, passando pela Grécia, Suíça e Espanha marcaram os pontos necessários para que tal acontecesse.

Para 2022 os desafios não param e cada vez são mais difíceis de atingir. É cada vez mais difícil idealizar passeios novos; depois de mais de 35 anos a fazê-lo começa a faltar Portugal ou inspiração (prometemos continuar à procura de estradas perdidas), o que, por vezes, nos leva a procurar cantinhos desconhecidos em Espanha. Outro desafio, ainda menos fácil, será fazer do Moto Clube do Porto o Tri vencedor do Touring World Challenge, para o que iremos necessitar (uma vez mais) da vossa imprescindível colaboração pois para concretizar este objetivo teremos de ter, no mínimo, 3 sócios inscritos em cada um dos eventos FIM pontuáveis e que se realizarão um pouco por todo o mundo. 

Quero salientar, uma vez mais, que o objetivo dos elementos dos Corpos Sociais é, e sempre foi, engrandecer o MCP; para isso, não dependemos apenas de nós, pelo que continuamos a contar com a ajuda de todos os sócios para que o MCP se torne ainda maior e ainda mais (re)conhecido do que já é na atualidade.

Para o início do ano temos já agendada a Assembleia Geral, dia 14 de janeiro, que decorrerá na sede e simultaneamente via Zoom para evitar grandes aglomerações, e ainda o Jantar de Reis, que, devido às restrições anunciadas pelo governo para o início do ano, fica adiado para o dia 22 de janeiro.

Com início na primeira semana de janeiro decidimos que, tendo em conta os receios e restrições, a sede passará a abrir só à 6ª feira.

Mantenham-se a par das novidades no nosso site, onde tudo irá sendo atualizado, e vamos acreditar que brevemente voltaremos ao normal convívio na sede e aos passeios de moto!

BOM ANO de 2022!

Viagens dos Sócios...e suas penduras

A minha primeira viagem de moto como pendura

22 de outubro de 2021
Saímos de Quarteira, depois do almoço, com destino a Ronda. Depois de um ano de adiamentos, à custa da pandemia, lá decidimos fazer a minha primeira viagem de moto como pendura. 350 km a rolar, sem sobressaltos, chegando ao destino, ao finalzinho do dia, onde jantámos  e pernoitámos. No dia seguinte fizemos a passeata por Ronda, uma cidade bonita e cuidada. Seguimos para Graziela e Setenil de las Bodegas, “pueblos” ímpares, encaixados em imponentes serras, preservados, cheios de turistas! De Setenil rolamos para Marbella, descendo a serra pela estrada nacional A-397. Muitas curvas, que o João Murta teve o cuidado de fazer com muita segurança (tenho a certeza que nunca tinha feito o percurso tão devagar!). Acho que tinha medo de me perder como pendura e fez todos os esforços para não me desmotivar! Viagem muito agradável, paisagens de puro deleite, com cambiantes incríveis, construções em encostas de montanha que desafiam as leis da física e da natureza. Chegados a Marbella ao final do dia, num avançado mês de outubro com temperatura de final de verão, ficámos surpreendidos com a quantidade de turistas de várias nacionalidades que ocupavam as esplanadas, as ruas, as praças, as lojas que estavam abertas à noite. O serviço de restauração rápido e eficiente. Justificadissimo o porquê de Marbella ser um dos principais destinos turísticos da Europa. Nós até temos melhores praias e melhor comida, mas estamos a anos-luz de chegar aos calcanhares dos espanhóis! Eles sabem receber o turista, cativá-lo e fidelizá-lo. Não brincam em serviço!
No domingo de manhã, depois de um breve passeio pedonal pela cidade, fizemo-nos à estrada e regressámos a casa, aproveitando para desfrutar da paisagem, mais uma vez, pela mesma estrada de curvas, adorada por todos os motards, que encontrámos às dezenas! Claro que páramos para almoçar principescamente em Bollullos del Condado, na Bodega Roldan!
Desde tenra idade que sou fã das 2 rodas. Com ou sem motor. Que utilizo nas minhas deslocações diárias. Mas nunca me passou pela cabeça, aos 60 anos, iniciar-me, como pendura, em viagens de moto! Adorei! Venham mais!

Por Edite Machado