Na pista do ouro dos Reis Magos

Passeio de Reis MCP Mototrofa 2023Passeio de Reis Moto Clube do Porto/Mototrofa

Com o Ano Novo a começar,
cheios de vontade de passear,
o pó às motos vamos tirar
num Passeio de Reis ímpar

Da Mototrofa vamos sair
E em Gondomar vamos acabar
A Valongo vamos descobrir
E bolachas e biscoitos comprar

Pelo caminho belas estradas
À Touratech nos vão levar
Que de lá bem equipadas
As motos saem prontas a viajar

No Museu da Filigrana vamos acabar
E, quem sabe, cantar as janeiras
A importância do ouro vamos conhecer
Mas sem nunca fazer asneiras

Marcando para muitos o final das festividades natalícias, a celebração da visita dos Reis Magos a Jesus representa, para o Moto Clube do Porto, o arranque das atividades em cada ano. Com o Jantar de Reis, no dia 6, e o Passeio de Reis MCP/Mototrofa, no dia 13, sábado, o primeiro evento estradista do calendário, dão-se as boas-vindas a 2024.

Desta feita, e como o incenso e a mirra são difíceis de encontrar em solo nacional, marcamos o trajeto atrás do ouro que seria uma das prendas dos Reis Magos ao Jesus Menino. Por isso vamos seguir a estrela rumo a Gondomar, Capital da Ourivesaria, famosa pelo ouro extraído nas serranias de Valongo desde o tempo dos romanos, mas também pela sua transformação, tornando-se o mais importante centro produtivo do País desde o século XVIII. Pelo meio, imbuídos desse espírito de partilha e amizade, vamos passear e descobrir, comer e confraternizar ao longo de um dia bem passado entre amigos.

Juntando os sócios do Moto Clube do Porto e os clientes da Mototrofa no espaço do concessionário Honda e BMW, vamos sair, de barriguinha composta, à descoberta de novos sabores e saberes ancestrais, numa viagem curta, mas recheada dos mais diversos e deliciosos paladares. E várias surpresas.

A começar pelas curvas que nos levarão a Lordelo, com a primeira paragem para conhecer a nova loja da Touratech Norte onde, além dos muitos acessórios, estará à nossa espera um café e uma amostra de doçaria regional. Segue a caravana para Valongo onde será feita homenagem à indústria da panificação que tanto contribuiu para o crescimento económico do concelho. Bem patente na visita à Oficina da Regueifa e do Biscoito e na degustação dos conceituados Biscoitos Paupério.

Daí a Quintandona é um pequeno salto!

Na belíssima aldeia preservada da freguesia de Lagares, Penafiel, e num espaço exclusivo, o almoço começa com deliciosas entradinhas e o fabuloso caldo que ganhou o nome do lugar. Segue-se um misto de carnes assadas no forno a lenha, bem acompanhadas de batatinhas e arroz de forno, rematado pelas sobremesas regionais.

Uma voltinha pelas ruas que exibem o charme de outros tempos e que revelam um perfeito quadro natalício, ajudará a fazer a digestão antes de nova voltinha até ao Museu da Filigrana de Gondomar. Onde se espera que o brilho do ouro finamente trabalhado seja acompanhado pelo dourado de um por de sol junto ao Douro.

As inscrições, com o almoço e todas as visitas incluídas, custam 35 € para sócios do Moto Clube do Porto e clientes da Mototrofa, e 40 € para todos os motociclistas que ainda não descobriram as vantagens destas casas. Estão abertas até ao dia 9 de janeiro, terça-feira, e podem ser feitas através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou na Mototrofa.

Para aqueles que têm medo de arriscar molhar a moto e decidirem mais tarde, pagarão mais 10 € por essa indecisão. Isto se ainda houver lugares disponíveis. Afinal, chuva civil não molha motard!

08h30 – Encontro na Mototrofa para um requintado pequeno-almoço
10h00 – Visita à Touratech Norte, com tempo para café e doce regional
11h00 – Paragem em Valongo com visita à Oficina da Regueifa e do Biscoito e à fábrica dos Biscoitos Paupério
13h00 – Almoço em Quintandona e visita à aldeia de xisto