Se o destino for alcançável de moto
nós iremos lá!

Webmail Área Reservada

MC Porto foi a Tordesilhas

Fim de semana bem aproveitado

Aproveitando os belos dias de sol e de temperaturas quentes de um final de verão, lá rodámos nós por terras espanholas em busca de um pouco da nossa história.

Desta vez, em busca do famoso Tratado de Tordesilhas, acordado entre Portugal e Castela em 4 de junho de 1494 (à muito tempo mesmo) para se definir o que era pertença de Portugal e de Castela.

Saímos da nossa sede, sábado, às 9 horas, rumo à fronteira de Chaves.

Como já vem sendo hábito, os depósitos não iam cheios, pelo que na Gudiña parámos para abastecer, aproveitando o preço inferior do combustível.

Alguns igualmente atestaram os seus depósitos com produtos caseiros, sólidos e líquidos, como já é tradição.

Já preparados para enfrentar o resto da escaldante manhã, desfrutámos das paisagens a perder de vista dos campos de girassóis e de cereais, já cegados, adivinhando o inverno que se aproxima.

Mas como não vivemos só de paisagens, as refeições são sempre obrigatórias.

Ler mais...

Novo À Descoberta a caminho

Covilhã 2018 é o destino!!

5ª edição - À DESCOBERTA – Covilhã 2018
Nos dias 5, 6 e 7 de Outubro vai decorrer no centro interior de Portugal a 5ª edição do já famoso “À Descoberta” do Moto Clube do Porto. Com epicentro na Covilhã, este evento vai desenrolar-se em 3 dias, decorrendo na 6ª feira (feriado) e fim de semana, como habitualmente! As inscrições vão estar abertas até ao dia 25 de Setembro, e custam 125€ por pessoa, sendo que para sócios Moto Clube do Porto, sócios do Moto Clube da Covilhã e clientes Mototrofa/MT Motor o valor especial será de 95€ por pessoa. Não estão incluídas as dormidas nem o combustível, mas as refeições, trajecto em GPS e outros detalhes, sim.

Mais um evento super divertido e de grande convívio, de divulgação turística do nosso Portugal.

Contamos contigo.

Ler mais...

Noite da clássica Transalp

Moto da Noite para outro estreante

Em noite calma, esta sexta-feira, 7 de setembroo, teve na sede do clube mais uma edição da Moto da Noite acompanhada pelas tradicionais bifanas.

Parece que o periodo de férias ainda não terminou, mas a sede esteve com boa afluência e o consagrado desta noite foi o Domingos Cruz com a sua Honda Transalp. Os responsáveis pela escolha foram os sócios Abílio Teixeira, Carlos Teixeira e o pluri-repetente João Condé.

Ler mais...

9º PASSEIO SURPRESA MC PORTO

É já no próximo domingo, dia de 23 de Setembro, que se realiza a 9ª edição do Passeio Surpresa MC Porto.

Para onde vamos? Perguntarão.

É surpresa. Responderemos.

O lema desta série de passeios é serem simples, económicos e apenas conhecer-se o rumo a seguir na hora da partida. O compromisso é não utilizarmos auto-estradas com portagem ou pórticos, almoçar em regime de piquenique e ser um passeio aberto a motociclos de qualquer cilindrada, sendo que o passeio decorrerá ao ritmo do mais lento.

Para já, do que podemos desvendar deste enigma, é que a surpresa da nossa nona edição se encontra a norte, numa das zonas menos visitadas, mas nem por isso menos interessantes aos olhos de quem gosta de andar de moto. O trajecto, com cerca de 200 km com partida na sede do Moto Clube do Porto, é bucólico e aprazível, onde predominará o verde, aqui e acolá salpicado pelo granito frequente nas nossas paisagens.

Antes do almoço, teremos tempo de olhar para trás…

Para almoçar, teremos o que levarmos, ao chegar a um local também verde e fresco, numa zona ribeirinha que convida a quem quiser, tomar uma banhoca retemperadora. Por entre as árvores e o granito, talvez se ouça ainda, o ecoar da música de onde noutros tempos se realizava num dos então mais badalados festivais de verão.

Já compostos e refrescados, continuaremos o passeio e passaremos ao de leve pela nossa história não muito longínqua, iniciando depois o regresso por altas paragens, sendo que prevemos a chegada ao Porto pelas 18:30.

Ler mais...

Passeio a Tordesilhas

Ultimas inscrições disponíveis

Para nós, Tordesilhas, só é lembrada pelo tratado do mesmo nome, do qual, genericamente, deveríamos conhecer um pouco mais, quer os seus antecedentes quer as suas consequências, para Portugal e para o mundo. A importância deste documento, pela sua enorme projeção levou a Unesco a classificá-lo como fazendo parte da Memória do Mundo!

Texto completo aqui (por Artur Silva)

Texto com informação sobre as inscrições aqui

Ler mais...

Giro ò Tasco para os lados de S. Pedro do Sul

20180805 24 GiroTascoO Palmeirão foi o destino

30 Entusiastas compareceram, neste domingo 5 de agosto, para o giro ao tasco afim de ouvir e apreciar as lendas e os comes de São Pedro do Sul.

Com promessa de um calor aterrador num percurso com muita mão-de-obra, a caravana saiu pela fresca da sede do clube em direcção á estrada de Entre-os-Rios rumando a Arouca.

Chegando a Arouca, teve-se uma paragem técnica para repouso e arrefecer os cavalos, antes de subir ao alto do monte de São Macário, ouvir as lendas que transformaram o local sagrado.

A lenda foi transmitida e com a visita ao santuário, chegava a hora para rumar ao tasco para apreciar a iguaria escolhida para este passeio, a picanha à tuga.

Boa comida, muita cultura e bons amigos, fizeram que o calor não fosse impedimento para a cavaqueira que surgiu durante o repasto.

De salientar as presença de várias senhoras que levaram as suas motos passando de penduras a eximias condutoras.

O moto clube do Porto aproveita para endereçar os parabéns pela vitória ao piloto Miguel Oliveira em moto2, que neste momento está em primeiro lugar do campeonato do mundo de velocidade em moto2.

Mais fotos do Eduardo Almeida aqui: https://photos.app.goo.gl/UKvMaq1WqKgZLhRD8

Ler mais...

Goldwing Power

Moto da Noite bem quente

Em noite quente, esta sexta-feira, 3 de agosto, teve na sede do clube mais uma edição da Moto da Noite acompanhada pelas tradicionais bifanas.

Apesar do periodo de férias, a sede esteve composta e o ilustre vencedor da mini foi o Henrique Godinho com a sua Honda Goldwing. A escolha recaiu nos jurados Dinis Mota, João Condé e José Fonseca

Ler mais...

E lá foi um "Tasco Groumete"

Vinte e oito foi o número de entusiastas para ver se a tradição ainda é para cumprir.

Assim no dia doze na taberna Boavista (Baixa a Tola), as tripas foram o prato principal em quinta feira de tradição no porto, onde se come o famoso prato que foi criado nas descobertas e na conquista de Ceuta e, foi finalista, às sete maravilhas de gastronomia portuguesa.

Mas antes, as entradas, verdadeiras iguarias tasquenses, com duas de letra e o “muito ou cheio”, fresquinho, iam sendo rilhados enquanto a dona Sílvia dava os últimos retoques na especialidade.

Essa que rapidamente sumiu das travessas, pois a cavaqueira dava vez ao paladar para saborear este petisco tão portuense.

A rematar uma sobremesa francesa, a mousse de chocolate.

A comissão já anda a cheirar novos pratos, esta atento ao pasquim pois está para breve.

Ler mais...

Moto da Noite de Julho

E cumpriu-se a tradição

Mais uma moto da noite bem sucedida com a eleição da BMW K75 do António Marques por parte dos 3 estreantes em Júri: Domek Neves, José Amorim e Luciano Costa.

Tudo isto, claro está acompanhado pelos petiscos da Alice que bem souberam a quem deles quis provar.

A próxima edição é já a 3 de Agosto

Ler mais...

Visita a vila de “As Pontes de Garcia Rodriguez”

03 As pontesGaliza é já aqui ao lado

No passado fim de semana de 9 e 10 de junho, e com o tempo a ameaçar chuva (o que de certeza cortou a vontade a muitos de se inscreverem e alinharem neste passeio) realizou-se o passeio do MCP, à simpática vila de “As Pontes” na Galiza.

Com poucos mas bons, a caravana fez-se à estrada com a pontualidade habitual e foi tomar o pequeno almoço a Cerveira. Daí seguimos para Espanha, onde após abastecer, fizemos todo o percurso da costa em direção a Baiona.

Estrada boa, com paisagem muito bonita, à qual se juntou um elemento externo a esta caravana: a chuva! Sim, a tão falada e esperada chuva!

Em ritmo normal, e acompanhados por este elemento externo, seguimos até S. Vicente del Mar, onde tínhamos marcado o almoço. Paragem bem reconfortante e necessária, após várias horas de condução…

Após o almoço e todos muito bem dispostos, seguimos viagem até aos Paços do Concello da Vila de As Pontes, onde nos esperavam com surpreendente recepção!! À nossa espera estavam a Teniente de Alcalde e o Vereador do desporto, bem como os dois presidentes dos moto clubes locais, e ainda outros elementos da camara municipal e repórteres. Fomos conduzidos ao salão Nobre e convidados a ocupar as cadeiras da vereação!!!

Após discurso de boas vindas e troca amável de lembranças, fomos fazer uma visita ao espaço do Lago, área bem recuperada da mina antiga que aí existia, e povoada agora com inúmeras espécies de fauna e flora. Um sucesso de biodiversidade!

Ahhh, convém informar que já não chovia há muito tempo!! Fim de tarde inesquecível!

E como o tempo passa depressa quando se está bem, lá tivemos de nos retirar e ir fazer o check in ao hotel para irmos ao jantar que estava marcado para as 9h (e já eram as 8h45m quando saímos do lago!!!)… Mais uma excelente reposição de calorias, passeio a pé e cama.

Ler mais...

Chegar aos 32 em excelente forma

Festa de aniversário do Moto Clube do Porto reuniu uma centena de sócios e familiares na Trofa

Festa verdadeiramente ímpar com momentos de salutar convívio em excelente ‘sunset’ e num local a preceito, a comemoração do 32.º aniversário do Moto Clube do Porto deixou em todos sensações únicas que só a maturidade de uma associação pode transmitir. No restaurante Pratos & Petiscos, cerca de uma centena de sócios e familiares não perderam ensejo de entoar os ‘Parabéns a Você’ num dia particularmente importante, onde se trocaram memórias, reviram amigos de longa data, entregaram medalhas que traduzem fidelidade a uma causa e se lançaram bases de novos desafios e viagens.

Ler mais...

Moto da Noite 2 Junho 2018

Em dia de Lés & Lés esta sexta-feira, 2 de Junho, esteve para pela primeira vez não ter moto da noite por falta de... motos.

Finalmente já tarde lá apareceram 3 motos para o concurso, pelo que rapidamente se nomeou um júri entre os presentes para tomar a difícil decisão.

Nem o caldo verde ou as excelentes bifanas da Amelia travaram a escolha de mais uma Moto da Noite

Assim o júri António Sousa, José Valente e Pedro Martins elegeram a BMW R 1150 RT do Alfredo Ramalho.

No próximo dia 6 de Julho há mais...

Ler mais...

Moto Clube do Porto cumpriu tradição de forma religiosa

Último controlo do 20º Portugal de Lés-a-Lés assegurado pelo MCP no Mosteiro de Pombeiro

Primeiro em Martinlongo, logo no início da primeira etapa, na travessia a vau da Ribeira de Carreiras. Depois no dia seguinte, com três "belas" princesas a controlar a entrada no castelo de Amieira do Tejo, em Nisa. E, para encerrar em beleza o 20º Portugal de Lés-a-Lés, o Moto Clube do Porto montou o último dos 18 controlos secretos desta edição, às portas do Mosteiro de Pombeiro ou de Santa Maria de Pombeiro, na freguesia felgueirense de Pombeiro de Ribavizela.

Mosteiro beneditino, construído no século XI sobre fundações que poderão datar de 100 ou mesmo 200 anos antes, declarado Monumento Nacional desde 1910, que inspirou os monges… perdão, os sócios do Moto Clube do Porto, a manter a tradição de estar sempre presente, sendo o único clube totalista com controlos em todos as 20 edições do Lés-a-Lés.

Devidamente orientados por “sua santidade o bispo do (MC) Porto” e com o apoio da “Madre Superiora”, os monges beneditinos dos tempos modernos guardaram as suas motos, vestiram-se a rigor e presentearam os mais de 2000 participantes no Lés-a-Lés de todos os recordes com o último furo na tarjeta que atesta o cumprimento integral do percurso, de 1160 quilómetros de Faro a Felgueiras. E, com a boa disposição que até animou um casamento que ali teve lugar, encorajaram os aventureiros a cumprir os últimos quilómetros até à apoteótica receção final em Felgueiras.

Passeio “À Tarraxa”

Foram 22 os corajosos(as) que arriscaram borrifar com chuva as roupas e as motos em mais um magnífico passeio do MCP, mas o S. Pedro mais uma vez esteve à altura e, em honra à Sra de Fátima (não fosse dia de 13 de Maio) brindou-nos com tempo (quase) primaveril.

Ler mais...

Festa da Primavera no MCP

Festa de Primavera teve tempo de primavera neste passado sábado, 5 de maio!

Arrefeceu para a noite, mas sem prejudicar a festa e a boa disposição.

Com duas partes programadas, esta festa cativou e atraiu elevado numero de sócios e amigos, todos muito bem dispostos, e que abrilhantaram o convívio.

Tendo como primeira parte o passeio mototurístico, e como segunda parte o convívio musical acompanhado de um porquito no espeto, os mais de 130 convivas começaram a chegar desde cedo para cada uma das suas preferências!

Pouco passava das 14:45h, deste maravilhoso dia de Verão com que nos presenteou a Festa da Primavera, quando o grupo saiu da sede do Moto clube, rumando a Porto Antigo, Cinfães do Douro, por entre curvas… muitas curvas..

Em modo de teste ao percurso delineado, a caravana foi brindada com um palco montado no meio da M222, ali para os lados de Santa Maria de Sardoura!

Resultado; em filinha indiana fizemos a inversão de marcha, e lá seguiram as cerca de vinte e poucas motas, desta feita apontando a Fornelos, passando por Moimenta, para alcançar novamente a N222 em Tarouquela…

Ler mais...

Revoltosos em liberdade

20180425 Revolta Motorraliana 043(Re)volta Motorraliana foi passeio comemorativo da Revolução de Abril

Antecipando o Moto Rali de abertura do calendário do Troféu Nacional da Federação de Motociclismo de Portugal e proporcionando uma espécie de ‘treino de conjunto’, o Moto Clube do Porto libertou vários motociclistas do espartilho imposto aos eventos motorralianos. Em vez dos tradicionais dois dias que dura cada evento organizado sob a égide federativa, proporcionou à compacta mas muito divertida caravana a possibilidade de respirar ventos de liberdade, escapando, durante três fantásticos dias, ao jugo dos horários, jogos e questões, em rejubilante passeata por belíssimas estradas beirãs e, sobretudo, da vizinha Estremadura espanhola.

Ler mais...

Penta na Moto da Noite

20180504 Moto da NoiteJoão Condé atinge o Penta

A moto da noite, do passado dia 4 de maio recaiu sobre uma viatura dum ex-tetra vencedor (em fevereiro de 2018) - o João Condé.

Este já tinha amealhado o prémio com uma Moto Guzzi V7 Classic em Dez'14, outro em Jan'15 com uma Honda 750 Four, o terceiro em Mar'15 com uma Honda XL 600e em fevereiro de 2018 com a Honda CB 1100.

Desta feita o juri composto por Abilio Barreira, Celestino Gomes e Paulo Acácio, escolheu a Honda Paneuropean em estado cuidado, como é apanágio de todas as motos deste penta vencedor.

Claro que esta festança toda dá origem a degustar mais uma vez as bifanas e o caldo verde, que são companhia permanente nestas sexta-sfeiras de início de mês.

Dia 01 de junho há mais

Sob o olhar atento do Lince

24.º Moto Rali do Moto Clube do Porto abre Troféu Nacional FMP em Penamacor

Está de regresso o mais animado ‘campeonato’ das duas rodas! Aquele em que a velocidade furiosa é substituída pelos jogos mais divertidos, onde a atenção na procura das respostas corretas vale mais pontos do que as travagens no limite, uma competição árdua em que as disputadas ultrapassagens são trocadas por enormes gargalhadas, quando a subida ao pódio é motivo para gigantesco convívio gastronómico. Criador do conceito ‘motorraliano’, onde mototurismo rima com descoberta, em que convívio e gastronomia andam de mãos dadas, quando o prazer de andar de moto proporciona o conhecimento de cada região ou concelho atravessado, o Moto Clube do Porto organizou, em Penamacor, a etapa de abertura do 22.º Troféu Nacional de Moto Ralis Turísticos FMP 2018. Dois dias ‘Pela Beira Baixa e mais além…’, visitando todas as 9 freguesias do concelho pertencente ao distrito de Castelo Branco, da União de Freguesias de Águas, Aldeia do Bispo e Aldeia de João Pires até Vale da Senhora da Póvoa passando por Aranhas, Benquerença, UF de Pedrogão de S. Pedro e Bemposta, Meimão, Meimoa, Penamacor e Salvador.

Ler mais...

Fados na sede até às tantas

Coimbra e Lisboa vieram ao Porto

No ultimo sábado marcou novamente presença na nossa sede o grupo do Choupal até à Lapa que interpretou vàrios fados de Coimbra.

Este ano o reportório foi particularmente baseado em modas e cantares, das terras de origem dos músicos e cantores de fado de Coimbra e que viriam a influenciar o mesmo.

Para variar foram também apresentados vários fados de Lisboa.

Sede bem composta e atenta ao excelente sarau apresentado pelos sempre bem dispostos e notáveis musicos.

Após o fim  do espectáculo foi tempo de convivio entre musicos e publico presente , sendo possível elaborar animada foto de grupo. 

Para o próximo ano contaremos novamente com todos, para uma noite sempre diferente no nosso Moto Clube.

Obrigado a todos.

Ler mais...

Moto da Noite com pouca participação

Chuva e frio afastam candidatos

O temporal que se abateu pelo Porto nesta sexta-feira, 6 de abril, afastou os entusiastas da moto da noite, pelo que só apareceram 4 motos para o concurso. Nem o belo caldo verde ou as apetitosas bifanas tiveram a saída habitual. Há dias que não apetece sair de casa.

Ainda assim, quem apareceu, pode provar o caldo verde quentinho e as belas bifanas enquando o Carmindo Leal, o Fernando Gai e o Zé "Pintainho" Silva escolhiam a BMW R 1150 GS do Fábio Cordeiro como Moto da Noite.

A 4 de maio há nova edição.

20180406 Diploma

Começou o Girotasco

Sem grandes negociações com São Pedro, apenas e só “dai-nos o que merecermos”.

E o resultado foi …

Começou o Girotasco

Faltavam largos minutos para a hora marcada e os primeiros inscritos já esperavam na sede com um sorriso estampado no rosto, pois o sol brilhava como a dar os bons dias e a dizer sejam felizes.

Depois do briefing (ou bife com batatas à moda dos tascos) e distribuição de tarefas comunicada, dá-se início aquele que é, para alguns, o evento mais esperado do ano. E a primeira edição já leva uma internacionalização, pois o nosso amigo Pascal fez questão de nos brindar com a sua presença. Francês e socio do Moto Clube do Porto desde 1431 A.C. que é como quem diz o ano passado.

Com um percurso simples mas com paisagens escolhidas minuciosamente, fomos em ritmo de passeio visitando capelas e igrejas até aquele que seria um dos pontos altos do dia, momento cultural onde o nosso amigo Seca Adegas nos surpreendeu com a historia daquele que foi o aio de D. Afonso Henriques, onde cativou a atenção de todos de forma singular como ele tão bem sabe fazer (ficou no ar a possibilidade de visitar o catraio).

Retomando viagem seguimos em direção ao tasco (motivo principal do evento).

Ler mais...