Se o destino for alcançável de moto
nós iremos lá!

Webmail Área Reservada

ADEUS, DEKARTA!

Foto Fabio - 9º DekartaGrande aventura despede-se ao fim de uma década a descobrir o País entre sorrisos e muitas ‘estórias’

Lá dizem os mais antigos, do alto da sapiência consolidada por uma vida de experiência, “não há bem que sempre dure, …”. Infelizmente, já sabemos, nada dura para sempre! E o País DeKarta não é exceção, despedindo-se do ‘calendário’ ao fim de uma década de bons e louváveis serviços. Que é como quem diz, de milhares de quilómetros de descoberta e prazer de condução.

Após 9 edições que percorreram todo o Norte de Portugal (incluindo algumas incursões pela Galiza) e grande parte do Centro do País, realiza-se a 20 de agosto, a 10.ª e ÚLTIMA edição do País DeKarta. Uma saudável maluqueira, engendrada por quem prefere ter os pés nos patins da moto em vez de debaixo da mesa, autêntico contraponto aos passeios em que se fazem 100 km para estar 4 horas sentado à mesa a comer e que, desde 2008, levou 215 pessoas em 180 motos, de todas as cilindradas e feitios – incluindo algumas 125 cc que nunca foram os últimos a chegar! – a cumprir um total de 4216 quilómetros.

Ler mais...

Campanha Solidária

Vamos apoiar a revitalização de Castanheira de Pêra

Quando, há pouco mais de um mês, fomos chocados com a violência dos incêndios em Castanheira de Pêra, olhando incrédulos para as arrepiantes imagens que a televisão trazia até ao conforto e segurança das nossas casas, todos pensamos na urgência de apoiar as pessoas que perderam todos os seus bens e, inclusive, familiares e amigos. Muitos foram os sócios do Moto Clube do Porto que apoiaram desde logo, monetariamente ou com a oferta de produtos de primeira necessidade, a população afetada pelas chamas devastadoras, que fizeram desaparecer, em poucos segundos, casas e carros, pinhais e plantações, deitando por terra o trabalho e os sonhos de toda uma vida.

Momentos de autêntico terror que é preciso ajudar a ultrapassar, mitigando as necessidades dos afetados. Felizmente, os Portugueses são povo de reconhecida generosidade e, muito prontamente, gerou-se uma onda solidária que levou os bens indispensáveis às pequenas aldeias do distrito de Leiria. A vida vai, lentamente, retomando a normalidade possível. As pessoas começam o reconstruir o que é possível e pensam nas próximas plantações.

Ler mais...

'Moto da Noite' sem férias...

Quem vai por o nome neste?mas com deliciosos petiscos

As férias estão aí mas, já sabem!, o Moto Clube do Porto não pára. 

Os eventos continuam durante o mês de agosto tal como continua a animação na sede, mantendo-se a tradição de escolher a mais bonita, a mais interessante, a mais exótica, a mais fabulosa das motos na primeira sexta-feira do mês. Por isso, no dia 4 de agosto, devem aparecer na sede, mesmo com a moto já carregada para as férias, para mostrar a 'menina' e, quem sabe, ganhar uma mini para a viagem.

Mas há sempre outros motivos para visitar a sede e beber uma mini com os amigos, desde a troca de opiniões para os percursos estivais, devidamente debatidos à frente de umas deliciosas bifanas confecionadas com todo o saber e carinho da D.ª Amélia. A não perder!

 

18º Piquenique Brincalhão – Mototrofa

Ecopark do Azibo – Macedo de Cavaleiros

Pois é meus caros amigos! Após 3 anos de interregno vamos celebrar a maioridade deste carismático evento do Moto Clube do Porto num local paradisíaco tão a gosto de todos os nossos associados mototuristas.

Para quem não conhece o formato e o objectivo deste evento, basta dizer que é um dos mais antigos do nosso clube. Com formatos diferentes ao longo dos anos e prestes a fazer 18 primaveras, o piquenique brincalhão mantém contudo a jovialidade e o informalismo que sempre o caracterizou. Depois de percorrer inúmeras praias fluviais ao longo de todo o norte do país, e com 3 anos consecutivos no parque de campismo do Rabaçal, em Valpaços, regressa agora novamente a Trás-os-Montes mas desta feita em Macedo de Cavaleiros no fantástico Ecopark do Azibo (http://www.ecoparkazibo.com).

O piquenique brincalhão é um evento de grande convívio entre os sócios à volta de um conjunto de jogos idealizados pelo nosso presidente e que se caracterizam pela grande galhofa e pelo desfrute das águas tépidas das praias fluviais. Boa gastronomia e animação nocturna são também condimentos que nunca faltam no programa. As passeatas de moto são preteridas pelo fato de banho e chinelos que nos acompanham do início ao fim deste fim-de-semana descontraído. Idealizado para toda a família, a criançada de diversas idades é quem mais se entusiasma acompanhando todos os desafios propostos e contagiando de tal maneira os mais veteranos que não é de estranhar ver uma cabeça com barba já branca dentro de uma bóia minúscula com o formato de um patinho…. É brincadeira de manhã à noite!

Mas voltando à 18º edição, o clima nesta altura do ano é por norma excelente, os preços são em conta, a água quase parece sopa, o pessoal é extremamente simpático e desta feita teremos praticamente a totalidade do complexo só para nós. O Ecopark possui, além de outras facilidades, um auditório que irá ser utilizado em exclusivo pelo MCP para o entretenimento nocturno.

Como poderão confirmar no apelativo site do complexo, a lotação é bastante limitada. O Ecopark tem 5 casas de Montanha com capacidade para quatro pessoas + uma cama suplementar a pedido. Uma das casas tem dois quartos independentes e as restantes têm 1 quarto independente e duas camas na sala. Casa de banho e Kitchenette com os respectivos electrodomésticos e enxoval completo, completam as casas. O Hostel tem quartos com várias capacidades e tipologias (só beliches ou beliches e camas). O enxoval por cama é completo e as casas de banho comuns são de bastante qualidade e privacidade. Certo do entusiasmo que este evento iria gerar, o Moto Clube do Porto reservou já no final do ano passado todas as casas de montanha disponíveis, assim como uma camarata para dez pessoas a pensar mais na rapaziada nova.

Abispa-te a reservar o teu lugar o mais tardar até ao dia 12 de Julho e garante assim desde já a tua participação:

Programa:

Sábado, 15 de Julho

Encontro na área de serviço de Águas Santas da A4 (sentido Vila Real) 9 horas

12:00 Almoço volante no Ecopark servido pelo MCP (frango de churrasco e afins).

15:00 Inicio dos jogos

20:30 Jantar

Noite: Animação com música no auditório ou outra qualquer gromitalhada que alguém se proponha a fazer

Domingo, 16 de Julho

8:30 - 9:30 Pequeno-almoço

10:00 Inicio dos jogos

14:00 Almoço

16:00 Entrega de prémios MotoTrofa e regresso livre

Preços:

Os preços incluem o seguinte programa:

1 - Alojamento em casas de montanha (ver site) com capacidade para quatro pessoas, ou seja, obrigatoriedade de partilhar.

2 – Pequeno-almoço incluído

3 – Almoço e Jantar de Sábado (o almoço será volante para podermos rapidamente ir para a água)

4 – Almoço de Domingo

5 – Animação nocturna

6 – Aluguer de equipamentos para os jogos

7 – Prémios MotoTrofa a serem sorteados aos participantes nos jogos, no final do evento

ADULTO

  • casas de montanha – 48 motos
  • Hostel – 45,50 motos

Crianças até 10 anos:

  • Casas de montanha – 42 motos
  • Hostel – 39,50 motos

Só Domingo:

  • 12 motos

INSCRIÇÕES  –  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  ou  91 738 2000

Coordenadas GPS: N 41º33`31.8” W 006º53`01.3”

Rota do Chocolate

Das fabulosas instalações do Antero

às mais deliciosas fábricas do Minho

Sábado, 8 de julho, o passeio mais guloso do ano

O título do passeio é esclarecedor! Tudo – mas tudo mesmo! – vai rolar à volta do chocolate. Do pequeno-almoço ao lanche de despedida, um dia inteirinho à descoberta do produto que nasce do cacau, essa planta conhecida há milhares de anos e que foi sagrada para Maias e Aztecas. E que, no sábado, dia 8 de julho, será motivo de peregrinação através de ‘locais sagrados’ onde são produzidas algumas das maiores delícias, em forma de tablete, bombons, licores, bolos e, pasme-se, até cerveja.

Com partida das ‘deliciosas’ instalações do concessionário Antero marcada para as 9 horas, o mais guloso passeio do Moto Clube do Porto será limitado a 120 participantes – sobretudo por força da dimensão de algumas das instalações a visitar – e terá um almoço a condizer com a época do ano: uma suculenta grelhada mista servida em local de beleza ímpar. E cuja sobremesa será uma delícia de nata e framboesa… em cama de chocolate! Além de um especial panetone de chocolate.

Ler mais...

de Rio de Onor a Alfandega da Fé

em passeio intimista do MCP

Pois é…..

Em 2016, por esta altura, estávamos a aquecer os motores para viajar até às Astúrias! Este ano a preparação não deverá ser tão complexa pois vamos para mais perto, sem, no entanto, diminuir a qualidade do passeio!

Aquando da escolha da zona pesaram-se as mais diversas opções. Desde as zonas mais ao sul, no Alentejo, até às mais ao norte do País e até de Espanha. Mas ponderando sempre que para um passeio de dois dias é necessário ter atenção ao número de quilómetros, ou de horas, a realizar para chegar no local e regressar no dia seguinte. E fazer quilómetros sem outros atrativos não é interessante…

Assim Trás-os-Montes foi escolhido como o nosso destino.

Mesmo com um “À Descoberta” realizado há pouco tempo, foi possível descobrir percursos diferentes, no Parque Nacional de Montesinho como os da zona raiana, onde certamente iremos cumprir à risca os limites de velocidade, pois a apreciação das paisagens que encontraremos não se coaduna com grandes velocidades. Paisagens bonitas e estradas tranquilas, num passeio onde o mote será desfrutar o ambiente além do animado convívio, sempre sem pressas. Justificação para a mudança na designação “De Rio de Onor a Freixo de Espada à Cinta” para “De Rio de Onor a Alfândega da Fé” que os participantes entenderão no momento.

Ler mais...

MCP dará ‘aula’ na Porto Editora

MCP OriginalDe importância social bem reconhecida na cidade como no resto do País e até no estrangeiro, o Moto Clube do Porto volta a cumprir o seu papel de responsabilidade social, respondendo a uma solicitação cuja relevância motociclística é motivo de orgulho para todos os sócios.

Assim, e na sequência da colaboração com inúmeras entidades, públicas ou privadas, fomos contactados pela Porto Editora para concretizar uma ação de sensibilização para os cuidados a ter na condução de motociclos. Espécie de formação para o número crescente de colaboradores da reputada editora que vem optando pelas vantagens de mobilidade e economia proporcionada pelos motociclos, em detrimentos dos automóveis ou transportes públicos.

Apostados em melhorar as apetências e nível de segurança na condução em ‘duas rodas’, reduzindo riscos nas deslocações quotidianas entre trânsito nem sempre particularmente amigável, não hesitaram em pedir conselhos e tirar partido dos conhecimentos de motociclistas mais experientes. E, assim, usufruir na plenitude de todas as mais-valias das motos, no dia-a-dia como nas escapadas de fim-de-semana, rumo a liberdade que mais nenhum veículo oferece.

 

Vamos apagar 31 velas junto ao rio!

Jantar de aniversário promete grande festa no restaurante A Margem

O palco é conhecido, mas a festa é sempre… uma grande festa! Ou não estivéssemos a falar do clube mais importante do Mundo. O nosso!

O Moto Clube do Porto cumpre 31 anos de vida e comemora o aniversário no sábado, dia 20 de maio, no restaurante A Margem, na Afurada, onde sempre fomos muito bem acolhidos. Local ímpar, com vista fabulosa sobre a cidade do Porto, bons acessos e amplo espaço de estacionamento, e, não menos importante, um serviço irrepreensível. Além, claro está, da comida requintada e bem elaborada, de inquestionável qualidade e quantidade, capaz de cumprir plenamente as exigências do mais requintado palato. E nunca saímos defraudados desta simpática casa na marginal de Gaia.

Do generoso e aconchegante leque de entradas às frutas laminadas ou doces servidos à sobremesa, passando pelo delicioso Entrecosto de Boi Laminado ao Alho, tudo está a ser preparado para mais uma grande noite a que ninguém pode faltar. Até porque, como é habitual nesta altura, serão homenageados os sócios que cumprem 30, 20 e 10 anos de filiação, em momento de agradecido reconhecimento que merece o nosso mais caloroso aplauso. Tanto mais que temos uma importantíssima homenagem a fazer…

Motivos mais que suficientes para marcar presença no dia 20 de maio, sábado, às 20h00 horas, no restaurante A Margem, mesmo junto ao rio Douro, na Afurada. Local muito agradável para, chegando mais cedo, estar à conversa com os amigos.

Ler mais...

A saudável loucura dos mais ousados desafios

Osvaldo Garcia recorda viagens épicas

este sábado à noite na sede do MCP

Dono e senhor de ousadia que ultrapassa todas as limitações de cilindrada ou tipo de moto, idade ou quilometragem a cumprir, Osvaldo Garcia vai, este sábado à noite (21h30), partilhar algumas das suas histórias na sede do Moto Clube do Porto. Ocasião para ouvir pormenores de alucinantes viagens na travessia de África até ao extremo sul do continente negro aos comandos de uma AJP 125, ou a mais recente deslocação à Ilha de Man com uma ainda mais pequena Honda NSR 50.

Mas há mais, muito mais para ouvir, estórias de uma vida dedicada às motos deste sócio fundador do MCP e que já foi piloto de trial, enduro, raides, velocidade e de quase tudo o que tenha rodas e motor. Destemido viajante, nunca virou a cara a um bom desafio, e tem no seu palmarés as mais “loucas” presenças no Portugal de Lés-a-Lés, de Honda Monkey, na Ural com side-car ou na Tomos. E recordações da infância ultramarina onde o pai, a mãe e o irmão partilhavam enorme paixão pelas duas rodas. A não perder.

 

À Descoberta surpreende!!!

Não vai ser para sul… Nem vai usar road book…!!

4ª edição - À DESCOBERTA – Chaves 2017 - Trás os Montes
Nos dias 29 e 30 de abril e 1 de maio, vai decorrer no norte de Portugal a 4ª edição do já famoso “À Descoberta” do Moto Clube do Porto.
Com epicentro em Chaves, este evento vai desenrolar-se em 3 dias, sendo fim de semana e segunda (feriado), como habitualmente!
As inscrições vão estar abertas até ao dia 21 de Abril, e custam 120€ por pessoa, sendo que para sócios MCP e clientes Mototrofa/MT Motor o valor especial será de 90€ por pessoa.
Não estão incluídas as dormidas nem o combustível, mas as refeições, trajecto em GPS e outros detalhes, sim.
Mais um evento super divertido e de grande convívio, de divulgação turística do nosso Portugal.
Contamos contigo.

Ler mais...

Ronda das Francesinhas Adiada

20170325 Mini FrancesinhaCaros amigos!!

Um evento com as características da “Ronda das Francesinhas”, convida ao convívio, ao relaxe, ao bem estar e a disfrutar do meio em que nos inserimos!

Andar a passear de moto, a visitar restaurantes e a degustar especialidades, sabe muito melhor quando na companhia de amigos e com bom tempo!!

Neste fim de semana de 25 e 26 de Março, a parte dos amigos estaria assegurada, mas o bom tempo decidiu não nos fazer companhia, e como tal, não permitir que o evento viva com alegria o dia previsto.

Nós somos apologistas do bem estar, e felizmente, este evento pode ser organizado em qualquer altura, pelo que, devido às más condições atmosféricas esperadas, preferimos adiar a “Ronda das Francesinhas” para uma altura em que o tempo seja uma mais valia e não um impedimento. Este evento é para atrair todos aqueles que conduzem uma moto, seja qual for a cilindrada, e conseguir por a cidade a mexer, com o maior numero possível de motos a circular de um lado para o outro!

É para cada um poder convidar os seus amigos e virem em grupo!

Com mau tempo, ninguém vem! Ninguém tem vontade de vir!

Pedimos desculpa, mas para o bem do motociclismo e dos praticantes e aderentes destes eventos, tomamos a decisão de adiar para uma data futura, este evento, sendo certo que contamos com vocês todos na nova data a anunciar brevemente!

E comecem já a inscrever-se!

Até breve e obrigado.

Moto Clube do Porto