Início

Se o destino for alcançável de moto
nós iremos lá!

Webmail Área Reservada

Passeio Solidário a Cabeceiras de Basto

Mapa Passeio Solidário Guiné 2019

Domingo, 7 de julho de 2019

Simples, boa e de sucesso garantido, aqui está uma passeata à maneira que tem como principal finalidade angariar a verba necessária para ajudar à qualidade de vida das crianças orfãs guineenses que a “Na Rota dos Povos” acolhe na Casa da Mamé Ussai, em Catió.

Assim, com forte apoio da afamada Adega Regional Nariz do Mundo, propomos-te um dia barrosão, de aldeias, curvas, museus, boa disposição e melhor mesa.

50% da inscrição revertem directamente para a compra de painéis solares. E vais confirmar que os restantes 50% são quase simbólicos dada a qualidade da refeição e visitas deste passeio limitado a 200 pessoas e que já poucas vagas tem!

A ONGD “Na Rota dos Povos” de forte ligação umbilical ao MCP, explica melhor que ninguém o que se passa na guineense localidade de Catió:

“Há coisas que neste nosso mundo do lado de "cá" simplesmente damos como garantidas. Utilizar a varinha mágica para ralar uma mera sopa para o nosso bebé. Ler à noite, no aconchego dos nossos lençóis. Estudar quando o sol já se pôs. Conservar a carne ou o peixe no frigorífico, para que não se estrague. Guardar o xarope receitado pelo médico e que precisa de frigorífico. E tantas outras coisas mais...
Só que para que tudo isto seja possível, é necessário que haja... electricidade!!
Acontece que em Catió temos electricidade durante apenas cerca de 4 horas por dia, graças a um gerador comunitário, que nem sempre funciona... O que representa uma série de limitações, sobretudo quando assumimos este compromisso de criar condições dignas de crescimento para as crianças órfãs da Casa da Mamé Ussai e para as crianças que apoiaremos na Comunidade Escolar Tabanca dos Pequenitos.
E é por isso que o nosso grande objectivo para 2019 é conseguirmos equipar estas instalações com painéis solares, fazendo com que haja energia eléctrica sempre que necessário!
Querem ajudar-nos a tornar esta ideia realidade? E que tal juntarem-se a nós neste passeio solidário para angariarmos o dinheiro necessário para estes painéis solares? Por um preço simbólico, prometemos um dia muito bem passado, cheio de passeio, cultura, comida e bebida boa e muitas surpresas!
Apressem-se a confirmar!
Podemos contar convosco?”

Claro que sim! respondemos nós. O nosso sócio Filipe Raposo escancarou as portas de Cabeceiras de Basto. O Turismo Municipal oferece-nos várias e boas visitas guiadas. A Adega Regional Nariz do Mundo promete fartura e qualidade por um preço especialíssimo e irrecusável, associando-se ao espírito solidário.
E assim, a serpentear pelas curvas do Barroso, vamos fazer com que em Catió “Quando o sol nasce, é mesmo para todos!”

Este evento de amigos da ONGD Na Rota dos Povos, para além das motos reunirá ainda vários automóveis e até um autocarro (já lotado)!
Como tal o ponto de encontro mudou da sede do MC Porto para um espaço com maior estacionamento. E já voltamos ao Barroso para confirmar que nas rotas pelas aldeias, o autocarro consegue passar em quase todos os locais…

Programa (246 km, do Porto ao Porto)

9.30h: Encontro no Parque de Estacionamento do Multiusos de Gondomar (saída 5 “Gondomar Centro / Hospital” do IC29/A43);
O espaço é amplo mas não tem café;
Agradecemos que todos compareçam com os depósitos atestados;
Brieffing e distribuição de mapa e programa.; - Partida em caravana pela A3 e A7 até à saída de Cabeceiras de Basto e paragem em Arco de Baúlhe (90 km);
11.00h: Visita guiada ao Museu das Terras de Basto e Museu Ferroviário de Arco de Baúlhe;
12.00h: Passeio por Cabeceiras de Basto e aldeias de Chacim, Asnela e Vilela até Moscoso (28km);
13.00h: Almoço na Adega Regional Nariz do Mundo. Entradas, chanfana e carne grelhada, sobremesa, bebidas e café (sala só para nós);
- Sorteio de prémios e foto de grupo;
- Continuação do passeio pela serra, passando a aldeias e lugares como Lodeiro de Arque, Torrinheiras, Porto de Olho, Travassó, Moinhos de Rei, Busteliberne e o maior espigueiro do Minho (e talvez de Portugal) em Carrazedo até Bucos (26 km).
17.30h: Visita guiada ao Museu Casa da Lã, em Bucos;
- Regresso pela N205 até Cabeceiras de Basto e despedida em esplanada na vila, diante do Mosteiro (11 km)
- Regresso ao Porto pela A7 e A3 (91 km)

Inscrições até esgotarem
Sede MCP, Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., 916 590 072

Preço: 20 euros (destes, 10 euros revertem para a compra dos painéis);
Os 200 lugares à mesa já começam a escassear…