Se o destino for alcançável de moto
nós iremos lá!

Webmail Área Reservada

À volta da Serra da Estrela

MC Porto e Antero continuam a proporcionar grandes passeios!

Passeio a Serra da Estrela 2016 MCP Antero47 motociclistas numa caravana imaculada de 32 motos sem nenhuma carripana deleitaram-se à volta da Serra da Estrela no fim de semana de 22 e 23 de outubro deste 2016, numa passeata que tanto teve de maravilhas na paisagem como de iguarias à mesa. Com o generoso patrocínio Antero, o Moto Clube do Porto colocou de novo na estrada o já tradicional evento de outono em que estas duas entidades parceiras levam a conhecer regiões montanhosas e belíssimas. Após vários périplos pela Galiza e Trás-os-Montes, desta vez a Serra da Estrela foi o destino elegido, graças ao entusiasmo dos nossos sócios covilhanenses Rui Santos e Vítor Coelho, sempre muito bem ajudados pela Patrícia, Ana e Orlanda. Que quinteto fantástico!...

Mas, para se ser mais correcto, o passeio devia-se chamar À Volta da Serra da Estrela pois só entramos ligeiramente no Parque Natural para jantar e dormir no Luna Hotel Varanda dos Carqueijais. De resto contornamos sempre a serra, começando pelas aldeias de xisto da serra do Açor, seguindo-se o vale do Zêzere e Couto Mineiro da Panasqueira, para se terminar em concelhos de Belmonte e Sabugal, com sua fortíssima História!

Venha a nós o Vosso queijo

Com partida do renovado stand Antero, que até já tem espaço coberto para as motos, a comitiva rumou a sudeste, após o simpático reforço de pequeno-almoço oferecido pelo patrocinador dos Carvalhos.

A partida deu-se quase de noite, com encontro às 7.30h da manhã, pois o dia ia ser intenso.

A chuva não deixava ganhar tempo mas mesmo assim, a caravana rolou certinha e eficiente até Mangualde onde, na sede do motoclube local – obrigado por nos terem recebido - os nossos amigos da Covilhã já nos aguardavam com muito presunto, queijo e outras calorias! Uau! Com outro brieefing, apresentação dos novos cicerones e troca de galhardetes entre clubes, a caravana lá começou a rumar para as faldas da serra, contornando Gouveia e Seia.

Para trás, a amizade dos amigos do MC Mangualde e o curioso convite para no próximo dia 15 de Agosto voltarmos para a famosa Corrida do Pirilau, prova de “atletismo” onde se corre como se veio ao Mundo, com a cara escondida pelo capacete…

Xisto, curvas e javali com migas e couves

Com o prometido céu de aguaceiros, o S. Pedro ia secando a estrada e permitindo apreciar as matizes outonais dos bosques ribeirinhos do Alva por S. Gião e Vide. As estradas eram cada vez mais estreitas e lentas. E bonitas! As ruínas de ancestrais casas de xisto desfilavam entre medronheiros vermelhos de fruto e castanheiros carregadinhos de ouriços.

Também nos fomos apercebendo que cada vez há mais casas recuperadas à traça. Ainda bem.

E a aldeia de Piódão lá estava, com novos parques de estacionamento e esplanadas que a vão descaracterizando. Mas o seu núcleo fotogénico persiste, cada vez mais recuperado. Os lojistas assediam-nos mas não haja dúvida que a aldeia impressiona.

Tivemos pouco tempo para a desfrutar pois a barriga dava horas e faltavam 40 minutos de curvas até Fajão onde uma almoçarada aqueceu estômagos, arrebitou ânimos e deu alento para nova tarde serrana.

Eu vou, eu vou, para casa agora eu vou…

Com nevoeiros e sobes e desces constantes pelos mil metros de altitude e tabuletas informativas dedicadas aos ciclistas, cada vez mais aventureiros, as motos estacionaram no sempre surpreendente espaço mineiro da Barroca Grande, local onde se continua a extrair muito minério deste incrível Couto Mineiro da Panasqueira – que já teve 15.000 trabalhadores em simultâneo durante a enorme procura de volfrâmio da 2ª Guerra Mundial, com 6.000 (seis mil!) km de túneis e escavações subterrâneas (sim, em linha recta dá para atravessar o oceano até à América) e onde, actualmente se continuam a extrair 170 toneladas de escórias por hora, dia e noite, para uma produção diária de três toneladas de minério. Esta imensidão de entulho está a formar uma continuação da montanha com dois quilómetros e duzentos metros de altura. Impressionante!

E foi aqui que o entusiasta Sr. José Luís nos recebeu e guiou ao interior do “seu” Museu Mineiro, exposto no interior de uma réplica gigante de gazómetro, a lanterna individual dos mineiros.

Uma lição! Muito obrigado, Sr. José Luís!

Até deu para entrarmos debaixo da terra, sentindo um pouco a vida difícil do mineiro no interior das galerias.

Turismo Rural e motociclista

A tarde continuava escura e passou-se para a zona leste da serra, por Ourondo e Paúl até ao Tortosendo. É que é nesta terra que o Vítor Coelho e Ana edificaram um aprazível Turismo Rural “Biker Friendly”, a Villa Silene, com casinhas de pedra e madeira, decoradas com bom gosto e recheadas de sabores da serra. Queijo não falta, de muitas e variadas formas. Obrigado pela degustação! Mmmm. Estamos certos que fizeram clientes.

A noite caiu e a chuva também. Subiram-se as curvas na direcção das penhas da Saúde e estacionou-se na Varanda dos Carqueijais quase às cegas com o forte nevoeiro dos mil metros de altitude.

Os quartos renovados e o calórico jantar deixou a comitiva sorridente para uma noite de convívio no aconchegante hotel. E o vento a uivar lá fora…

O saber não ocupa espaço

As previsões metereológicas continuaram a acertar e o domingo acordou bem mais seco. Desceu-se ao vale e rumou-se a Belmonte onde a Câmara Municipal ofereceu a visita a dois dos seus vários museus:

o Judaico e o dos Descobrimentos. Dois locais que merecem visita. Temas muito diferentes mas completamente a propósito já que Belmonte tem uma das comunidades judaicas mais importantes de Portugal e com tendência a desaparecer já que Israel está a incentivar o regresso do seu povo.

E por Belmonte ser a terra natal de Pedro Álvares Cabral, o oficialmente responsável pelo descobrimento do Brasil, o Museu dos Descobrimentos, moderno e interactivo é uma fortíssima homenagem a todos os navegadores que catapultaram Portugal para o Mundo, um país que há 500 anos apenas tinha um milhão de habitantes e fracos recursos.

Sortelho Antero

Depois desta nova aula de história, mais uns quilómetros agradáveis até à ascenção a Sortelha, onde entramos “pelas traseiras”, o que até é mais pitoresco.

Meia hora para calcorrear ruelas e muralhas, fotografar e dar duas treta, foi o que se seguiu, nesta aldeia histórica que apenas tem um habitante entre muralhas.

E com nova almoçarada, a passeata terminou em beleza com o agradecimento ao quinteto covilhanense, a oferta de artesanato de lã da Orlanda a todos – muito giro, Orlanda, obrigado! – e o tradicional sorteio (ou será “sortelho”?) Antero.

O nosso patrocinador, representado pela Marinha, Humberto e Pedro Costa, ofereceu 10 peças de equipamento e vestuário, sorteados pelos presentes num bom momento de descontração e amizade.

Muito obrigado, Antero!

Faltavam duas horas e meia de caminho até casa e cerca de metade dos participantes mantiveram-se unidos em caravana, regressando com eficácia e calma, trocando mais umas gargalhadas na Área de Serviço de Vouzela.

As fotos não tem a qualidade das fotos da Delfina nem a luz de dias de sol. Mas que são de um passeio muito bem conseguido, são.

Aqui podem ver mais algumas do Abel Gomes

Obrigado ao Rui Santos e ao Vítor Coelho.

Agora, dia 13 de Novembro, Corno do Bico, em Paredes de Coura.

Porque a 15 de Agosto, todos a Mangualde, só de botas e capacete!

01_Passeio a Serra da Estrela 2016 MCP Antero
01_Passeio a Serra da Estrela 2016 MCP Antero 01_Passeio a Serra da Estrela 2016 MCP Antero
02_Passeio a Serra da Estrela MCP Antero
02_Passeio a Serra da Estrela MCP Antero 02_Passeio a Serra da Estrela MCP Antero
03_Passeio a Serra da Estrela MCP Antero
03_Passeio a Serra da Estrela MCP Antero 03_Passeio a Serra da Estrela MCP Antero
04_Passeio a Serra da Estrela MCP Antero
04_Passeio a Serra da Estrela MCP Antero 04_Passeio a Serra da Estrela MCP Antero
05_Passeio a Serra da Estrela MCP Antero
05_Passeio a Serra da Estrela MCP Antero 05_Passeio a Serra da Estrela MCP Antero
06_Passeio a Serra da Estrela MCP Antero
06_Passeio a Serra da Estrela MCP Antero 06_Passeio a Serra da Estrela MCP Antero
07_Passeio a Serra da Estrela MCP Antero
07_Passeio a Serra da Estrela MCP Antero 07_Passeio a Serra da Estrela MCP Antero
08_Passeio a Serra da Estrela MCP Antero
08_Passeio a Serra da Estrela MCP Antero 08_Passeio a Serra da Estrela MCP Antero
09_Na sede do MC Mangualde
09_Na sede do MC Mangualde 09_Na sede do MC Mangualde
10_Na sede do MC Mangualde
10_Na sede do MC Mangualde 10_Na sede do MC Mangualde
11_Na sede do MC Mangualde
11_Na sede do MC Mangualde 11_Na sede do MC Mangualde
12_Piodao
12_Piodao 12_Piodao
13_Piodao
13_Piodao 13_Piodao
14_Piodao
14_Piodao 14_Piodao
15_Piodao
15_Piodao 15_Piodao
16_Piodao
16_Piodao 16_Piodao
17_Piodao
17_Piodao 17_Piodao
18_Piodao
18_Piodao 18_Piodao
19_Piodao
19_Piodao 19_Piodao
20_Piodao
20_Piodao 20_Piodao
21_Minas da Barroca Grande
21_Minas da Barroca Grande 21_Minas da Barroca Grande
22_Minas da Barroca Grande
22_Minas da Barroca Grande 22_Minas da Barroca Grande
23_Minas da Barroca Grande
23_Minas da Barroca Grande 23_Minas da Barroca Grande
24_Minas da Barroca Grande
24_Minas da Barroca Grande 24_Minas da Barroca Grande
25_Minas da Barroca Grande
25_Minas da Barroca Grande 25_Minas da Barroca Grande
26_Minas da Barroca Grande
26_Minas da Barroca Grande 26_Minas da Barroca Grande
27_Minas da Barroca Grande
27_Minas da Barroca Grande 27_Minas da Barroca Grande
28_Villa Silene
28_Villa Silene 28_Villa Silene
29_Villa Silene
29_Villa Silene 29_Villa Silene
30_Villa Silene
30_Villa Silene 30_Villa Silene
31_Villa Silene
31_Villa Silene 31_Villa Silene
32_Villa Silene
32_Villa Silene 32_Villa Silene
33_Villa Silene
33_Villa Silene 33_Villa Silene
34_Belmonte
34_Belmonte 34_Belmonte
35_Belmonte
35_Belmonte 35_Belmonte
36_Belmonte
36_Belmonte 36_Belmonte
37_Belmonte
37_Belmonte 37_Belmonte
38_Belmonte
38_Belmonte 38_Belmonte
39_Belmonte
39_Belmonte 39_Belmonte
40_Belmonte
40_Belmonte 40_Belmonte
41_Belmonte
41_Belmonte 41_Belmonte
42_Belmonte
42_Belmonte 42_Belmonte
43_Belmonte
43_Belmonte 43_Belmonte
44_Belmonte
44_Belmonte 44_Belmonte
45_Belmonte
45_Belmonte 45_Belmonte
46_Belmonte
46_Belmonte 46_Belmonte
47_Sortelha
47_Sortelha 47_Sortelha
48_Sortelha
48_Sortelha 48_Sortelha
49_Sortelha
49_Sortelha 49_Sortelha
50_Sortelha
50_Sortelha 50_Sortelha
51_Sortelha
51_Sortelha 51_Sortelha
52_Sortelha
52_Sortelha 52_Sortelha
53_Sortelha
53_Sortelha 53_Sortelha
54_Sortelha
54_Sortelha 54_Sortelha
55_Sortelha
55_Sortelha 55_Sortelha
56_Sortelha
56_Sortelha 56_Sortelha
57_Sortelha
57_Sortelha 57_Sortelha
58_Sortelha
58_Sortelha 58_Sortelha
59_Sortelha
59_Sortelha 59_Sortelha
60_Sortelha
60_Sortelha 60_Sortelha
61_Sortelha
61_Sortelha 61_Sortelha
62_Sortelha
62_Sortelha 62_Sortelha
63_Sortelha
63_Sortelha 63_Sortelha
64_Sortelha
64_Sortelha 64_Sortelha
65_Sortelha
65_Sortelha 65_Sortelha
66_Sortelha
66_Sortelha 66_Sortelha
67_Sortelha
67_Sortelha 67_Sortelha
68_Sortelha
68_Sortelha 68_Sortelha
69_Sortelha
69_Sortelha 69_Sortelha
70_Sortelha
70_Sortelha 70_Sortelha
71_Sortelha
71_Sortelha 71_Sortelha
72_Sortelha
72_Sortelha 72_Sortelha
73_Sortelha
73_Sortelha 73_Sortelha
74_Sortelha
74_Sortelha 74_Sortelha
75_Sortelha
75_Sortelha 75_Sortelha
76_Sortelha
76_Sortelha 76_Sortelha
77_Sortelha
77_Sortelha 77_Sortelha
78_Sortelha
78_Sortelha 78_Sortelha
79_Sortelha
79_Sortelha 79_Sortelha
80_Sortelha
80_Sortelha 80_Sortelha
81_Sortelha
81_Sortelha 81_Sortelha
82_Sortelha
82_Sortelha 82_Sortelha
83_Sortelha
83_Sortelha 83_Sortelha
84_Sortelha
84_Sortelha 84_Sortelha
85_Sortelha
85_Sortelha 85_Sortelha
86_Sortelha
86_Sortelha 86_Sortelha
87_Sortelha
87_Sortelha 87_Sortelha
88_Sortelha
88_Sortelha 88_Sortelha
89_Almoco final
89_Almoco final 89_Almoco final
90_Almoco final
90_Almoco final 90_Almoco final
91_Almoco final
91_Almoco final 91_Almoco final
92_Almoco final
92_Almoco final 92_Almoco final
93_Almoco final
93_Almoco final 93_Almoco final
94_Almoco final
94_Almoco final 94_Almoco final
95_Almoco final
95_Almoco final 95_Almoco final
96_Almoco final
96_Almoco final 96_Almoco final
97_Almoco final
97_Almoco final 97_Almoco final
98_Almoco final
98_Almoco final 98_Almoco final
99_Almoco final
99_Almoco final 99_Almoco final