No passado fim de semana de 15 e 16 de junho foi tempo de curtir as nossas Trails. Dois dias em que percorremos os trilhos entre a terra quente e a terra fria transmontana. Os doces aromas da região ajudaram a adornar ainda mais as paisagens desta região agreste, que no último fim de semana de Primavera ainda se revestiam de flores de todas as cores.
A base do passeio foi montada na vila medieval de Torre de Moncorvo e onde os 14 “pilotos” deram início à aventura. Para sábado estava reservado o contornar dos Lagos do Sabor. 130 km de caminhos, na sua maioria de baixa dificuldade, muito rolantes, mas onde aqui e ali ia surgindo um “single-track” entre vegetação alta ou uma ou outra dificuldade, que apimentava a condução em fora-de-estrada. O sol e a temperatura amena que se fez sentir mantinha o terreno seco, sem grandes escorregadelas, mas com algum pó.
A primeira paragem para apreciar a paisagem sobre os lagos, formados pela albufeira do Baixo Sabor, foi feita já na margem norte, em miradouro natural, junto à formação rochosa conhecida por Castelo de Picões, já por Alfândega da Fé. Deslumbrante! O almoço foi-nos servido a meio do passeio, tipo piquenique, em mais um ponto de grande beleza paisagística, no miradouro e santuário de Santo Antão da Barca. Serviço fornecido pelas duas “partneres”, Ana e Mónica, que transportaram do restaurante “O Lagar”, deliciosos petiscos, acompanhados de refrescantes bebidas. Que bem que soube!
Mas antes de arrancarmos para a segunda parte do dia, havia trabalho a fazer: resolver um furo na moto do Sérgio, atestar a moto do Andy, com depósito pequeno, e a moto do Francisco, que vinha a evaporar gasolina pelo caminho… E se estas ainda continuaram, um pouco mais à frente, problema mais complicado e impossível de resolver a meio caminho, com a DR do Rui. Foi mesmo providencial a assistência dada pelo Oliveira, que foi buscar a sua Pick-up a Moncorvo, para o transporte. Com estas atribulações, nem todos tiveram a oportunidade de uma paragem mais prolongada no miradouro da Serpente do Medal. Sobram as fotos, para aqueles que não pararam neste ponto do concelho de Mogadouro.
A chegada a Moncorvo foi feita, passava um pouco das sete da tarde. Tempo para um banho rápido antes do encontro no restaurante. A saborosa bochecha com arroz de enchidos, depois das entradas e antes da doce sobremesa, servida n“O Lagar”, deixaram todos os participantes satisfeitos. Estava na hora do descanso, mas a maioria da comitiva ainda aproveitou para uma última bebida e dois dedos de conversa, numa agradável esplanada, bem no centro da vila.
Na manhã de domingo, à hora marcada para o início dos cerca de 90 km de trilhos, lá seguimos para mais uma aventura. Começamos por subir à serra de Reboredo, com paragem obrigatória no miradouro da Fraga do Cão. Passagem pelas antigas minas de ferro da região, cruzando paisagens multicoloridas, entre o vermelho férreo da terra, o verde das árvores e arbustos, o amarelo das maias ou o rosado das urzes.
O final do passeio fez-se no restaurante “O Frango”, em novo momento de alegre convívio e troca de experiências. Mesmo no final e antes da despedida, o sorteio de dois brindes, oferecidos pelo parceiro do MC Porto e patrocinador destes nossos passeios para Trails, a Touratech PT. Uma bolsa para a traseira da moto e uma bolsa para o guiador, atribuídos aos “pilotos”, José Barros e Paulo Seabra. Sem dúvida um fim-de-semana memorável para todos os presentes!
Com a troca de cumprimentos na despedida, ficava já a pergunta no ar, quando é o próximo passeio de Trails do Moto Clube do Porto?? A passar já para a tua agenda: 22 de setembro, o Trails de Verão.