Início

Se o destino for alcançável de moto
nós iremos lá!

Webmail Área Reservada

Para lá do Marão…..

S. Pedro  em “versão” bipolar

192 Trails MCP Ducati Norte 2020O passado domingo dia 8 de março foi a prova do acima escrito!

Uma vez mais a Ducati Norte recebeu nas suas instalações os participantes ao primeiro passeio vocacionado para o segmento de Big Trails e de cariz off-road; ao mesmo tempo que se iam revendo velhos conhecidos e conhecendo caras novas, todos puderam apreciar os novos lançamentos desta icónica marca italiana enquanto petiscavam o agradável pequeno almoço oferecido pelo Eng José Manuel Costa e restante equipa.

Quase à hora marcada a caravana saiu em direção a Amarante (debaixo de uma chuva que desapareceu por alturas de Penafiel), onde se fez uma curta paragem para atestar os depósitos. O grupo subiu até ao Fridão onde, finalmente, encontrou o terreno mais do seu agrado – a terra! Daí até Ansiães percorremos o conhecido troço do Marão, cruzamos o vale em direção à EN15 e voltamos ao off-road para passarmos sob a A4; aqui tivemos de enfrentar o primeiro (e podemos dizer único) desafio do passeio, uma subida algo acentuada e com pouca aderência, que “deu que fazer” às motos mais pesadas e mostrou o espírito de entreajuda que fez com que todos chegassem ao cimo. Com o aproximar dos cumes da Serra do Marão chegou uma desagradável chuvinha que nos acompanhou até ao Carneiro e Mafómedes; subimos à Senhora da Serra (o ponto mais alto da Serra do Marão, com 1415m de altitude), que ninguém viu, pois estávamos no meio da nuvem! Ao começarmos a descer para Santa Marta, S. Pedro mostrou-nos a sua faceta bipolar - saímos da nuvem e o céu abriu-se, mostrando toda a beleza dos vinhedos do vale da EN2.

Com algum atraso, chegamos ao Restaurante Stª Marta onde, depois de olhar para a mesa, perdemos toda a vontade de continuar o passeio (queijos e enchidos, patés, empadas, bôla, cogumelos na púcara, bacalhau com grão….., tudo bem acompanhado pela “pomada” da região; já estávamos todos bem e ainda veio um arroz de feijão com pataniscas e, para terminar, um divinal leite creme e o incontornável café (muito obrigado Sónia e Restaurante Stª Marta pelo excelente repasto!).

Com a barriga bem composta, e com algum (é melhor não quantificar) atraso, voltamos aos trilhos, voltando a subir às alturas do Marão na esperança de que o céu estivesse mais aberto e nos possibilitasse apreciar as excelentes vistas mas, infelizmente, S. Pedro não ajudou e, ao chegarmos ao alto, voltamos a “entrar” na nuvem e nunca mais de lá saímos! Fizemos toda a cumeada das eólicas do Marão completamente dentro do nevoeiro (mal nos vendo uns aos outros) e, já na descida, ao chegarmos a Murgido, com o aproximar do entardecer e sem previsões de melhoria, decidimos dar por terminada a parte off-road, descendo à EN15 e seguindo diretamente para Amarante, onde alguns ainda ficaram a conviver em frente a uma mini.

Obrigado a todos os participantes pela “boa cara” e espírito de camaradagem que mantiveram ao longo de todo o dia, independentemente das dificuldades do percurso e da bipolaridade do S. Pedro; marcamos novo encontro para Abril, desta vez por terras de Fafe.

Contamos convosco!

Video oficial SousasAdventure

Video do sócio e participante Craig Morffit

Fotos Joaquim Alves - Moto Clube do Porto

 

Fotos Paulo Mesquita - Ducati Norte