O Moto Clube do Porto contou, uma vez mais, com o apoio da Ducati Norte para a edição deste ano do Passeio de Big Trails ao Marão; este dinâmico clube conseguiu, ainda, garantir novamente o “patrocínio” do S. Pedro que ajudou a abrilhantar, e de que maneira, este passeio, oferecendo as fantásticas paisagens serranas debaixo de céu azul e sol radioso.
Tudo começou bem cedo, com a chegada dos primeiros participantes ao stand da Ducati Norte onde, conforme iam chegando, todos eram reconfortados com sumos, sandes, pastéis e café, além de poderem deleitar os olhos com as últimas novidades da marca de Borgo Panigale.
Após o habitual briefing, o grupo arrancou pontualmente para o Fridão onde nos esperavam os restantes participantes; já com o grupo completo, com as suas 34 motos, foi tempo de arrancar em direção a Paradança e Fisgas do Ermêlo, percorrendo estradões de bom piso e ainda com alguma lama, onde se fez a primeira “paragem técnica” para reparar uma pequena avaria, degustar um salpicão gentilmente oferecido por um dos participantes e apreciar a paisagem e as quedas de água (com grande caudal nesta altura do ano). Daí subimos “às alturas”, atravessando o Barreiro e Lamas de Ôlo, antes de pararmos mais um pouco nas Barragens do Alvão, continuando depois a travessia do Parque Natural do Alvão por estradas municipais, de modo a manter o nível fácil prometido aos participantes, até ao Alto do Velão, descendo depois até à Campeã.
Aí todos puderam pôr a conversa em dia enquanto “davam cabo” das entradas, tripas e vitela assada, e do resto que não pode aqui ser mencionado. Com os depósitos atestados foi tempo de voltar aos maus caminhos para ajudar a fazer a digestão; o início foi asfaltado até à Pousada do Marão onde começou o fora de estrada pelas antigas minas de Volfrâmio (e o seu carismático túnel), seguindo depois até perto da N101, no Carneiro, passando depois em Mafómedes e subindo até muito perto da Sra da Serra onde alguns “pilotos” mais corajosos (ou com melhores pneus) testaram algumas subidas e descidas mais radicais… Daqui foi tempo de regressar à Pousada para daí regressarmos ao Fridão, onde se fizeram as despedidas e, em grupos mais pequenos, se iniciou o regresso a casa.
Para finalizar resta agradecer à Ducati Norte (e ao S. Pedro) o apoio a este passeio, e a todos os participantes pela boa disposição e camaradagem com que ajudaram ao êxito do mesmo.
Fotos Ducati Norte