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Se o destino for alcançável de moto
nós iremos lá!

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Noite de Humanidade no MC Porto

Associação passo Positivo levou-nos ao drama do Mediterrâneo

Palestra humanitária no MCPVergados pelo peso da humanidade transmitida pelo trio composto por Isabel Ferreira, Karina Oliveira e Pedro Teiga, foi assim que se sentiram os sócios do MC Porto que tiveram o privilégio de assistir à palestra dada por estes elementos da Associação Passo Positivo, na noite de sábado, 14 de maio, na nossa sede.

O testemunho, relatado com eloquência e esclarecimento por estes três jovens voluntários de uma das muitas ONG a trabalhar na Grécia, auxiliando os milhares de refugiados que fogem à guerra da Síria sabe-se lá como, deixou os presentes pregados às cadeiras e sofás do clube, durante duas horas, apesar da noite tardia.

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Ducatis estrelas no MCP

Apresentação e Drive-test da nova Multistrada Enduro encheu a casa

Noite Ducati no MCP a 15 abril 2016Sede cheia, grande produção com as cores italianas da Ducati e animação até altas horas. Foi assim a “Noite Ducati” na sede do Moto Clube do Porto nesta 6ª feira, 15 de abril, onde a Ducati Norte apresentou em primeira mão a novíssima Multistrada 1200 Enduro. Considerada a “Africana de Bolonha”, o novo modelo foi estrela perante uma plateia interessada de onde uns poucos, indiferentes ao chuvisco que caía, aproveitaram até para lhe fazer um drive-test, juntamente com a irmã estradista.

Nada mais, nada menos que três “Enduro” aguardavam os sócios e amigos na sede, devidamente cobertas.

E, perante a expectativa geral, o Eng. José Costa apresentou o novo modelo, convidando as senhoras presentes a destaparem as surpreendentes máquinas.

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Jantar da Multa e Noite Beatles aqueceram MCP

Sede cheia, a cantar “Hei Jude”

Jantar da Multa e Noite Beatles 2016E neste dia 2 de Abril, pelas 22h30m, lá aconteceu aquele evento muito esperado, de alto risco, pela enchente esperada…!

Mais cedo ou a tempo (ninguém atrasado, incrível!) lá se começou a receber os convidados e a multidão que se deslocou ao multiusos do MCP para assistir a uma noite memorável de concerto tributo aos Beatles! Uns com farnel e outros com boa disposição, lá se acomodaram todos os presentes e, à hora, o concerto deu inicio para alegria de todos! E foi mesmo uma alegria, pois as músicas, as saudades, as memórias, e uma fantástica onda de entusiasmo e amizade preencheu por completo o espaço!

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Alfama da Noite

Abel Alfama vence Moto da Noite Abril 2016Não, não é o nome de um fado alfacinha. O nosso sócio 657, Abel Alfama levou a sua bonita Motoguzzi Califórnia à passadeira vermelha da Moto da Noite de Abril. O júri composto pelo José Martins, Susana Cruz e Nuno TGV Freitas tiveram bom gosto.

A próxima Moto da Noite será a 6 de Maio, sempre a primeira sexta-feira de cada mês.

 

 

Frio e chuva afasta concorrentes

Rasteirinha encorpada ganha moto da noite

As duas máquinas estacionadas no parque facilitaram a vida ao juri na escolha da Moto da Noite de março de 2016, escolha esta a cargo dos sócios Nuno Oliveira, Paulo Amorim e a nossa fotografa residente Delfina Brochado.

E assim, o Zé Pintaínho, sócio recente mas já muito ativo (principalmente no setor dos comes e bebes), teve direito a uma mini e a entrar na sede com a sua montada salpicada pela chuva.

Claro que a noite continuou animada e reconfortante com as bifanas e caldo verde da Alice.

A próxima Moto da Noite acontecerá a 1 de Abril, e não será mentira.

Viajar sem sair do clube

Noitada de imagens e estórias do Cabo Norte ao Saara

Noite dos Viajantes na sede do MC PortoRui Magalhães e Cristina, Vasco Rodrigues e Pedro Oliveira. O que tem em comum estes sócios do MC Porto? O gosto de levarem o nosso emblema a paragens tão distantes como o Cabo Norte ou as pistas de Marrocos, respectivamente. E, já com as motos na garagem, nada como a contaras aventuras aos amigos, neste caso na noite do passado sábado, 20 de fevereiro, numa sede cheia de sócios atentos.

A noitada começou pelas 22.30h, com o relato dos mais de 12.000 km em 22 dias que o casal Magalhães gastou para atingir o ponto mais a norte da Noruega e Europa, com a sua Harley Davidson. Uma viagem cara e cansativa, algo monótona na tundra e florestas do Círculo Polar Ártico, mas também com grandes belezas naturais nos fiordes noruegueses ou paragens em cidades fantásticas como Estocolmo. Desbundamos centenas de fotos – onde não faltavam as renas - e descrições!

E após curto intervalo, os vespistas Vasco e Pedro apoderaram-se do microfone. Apoiados em excelentes fotos profissionais, narraram-nos o gosto que tiveram ao participar no Scooter Trophy Vintage no sul de Marrocos. Uma semana de pistas no Atlas ou Merzouga, com outros nomes complicados pelo meio, alguma verdura de oásis e palmeirais e muita entreajuda mecânica num evento internacional de muita qualidade organizativa com pilotos de três países.

Bonito e entusiasmante!

Obrigado aos quatro motociclistas pela noitada!

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Sócios MCP experimentaram nova Africa Twin

Drive Test à porta da sede cativou e tirou dúvidas

Drive Test Africa Twin no MC PortoAproveitando uma noite de tempo muito agradável, na passada sexta-feira, 19 de fevereiro, os sócios do MC Porto puderam testar a tão esperada Honda CRF 1000 Africa Twin em Drive Test organizado pelo clube e Motoboxe.

Durante mais de duas horas todos aqueles que desejaram puderam experimentar a versão base ou a versão DCT de caixa automática, que este concessionário Honda da cidade do Porto disponibilizou para o teste.

De referir por curiosidade que até a nossa sócia Fatinha - de apenas metro e meio de altura - conduziu esta Máxi Trail sem dificuldades, provando o quanto estes testes são úteis para os sócios poderem tirar dúvidas.

A Motoboxe lembrou-se também de quem estava à espera para subir para a tão propalada trail oferecendo doces e café.

Foi assim uma noite bem passada na nossa sede, abrindo um super fim de semana de cinco evento do Moto Clube do Porto. 

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Carnaval MCP 2016

Sede cheia para mais uma noite de diversão

Carnaval MCP 2016Entre as várias personagens, marcaram presença cavaleiros medievais, bruxas e vampiros, diabos, batmans, palhaços acrobatas, bispos e santeiros, trolhas, arlequins, árabes, poetas e até um velho xéxé que a todas as miúdas tentava convencer a que o ajudassem a trocar a algália. Enfim...
Também compareceram odaliscas, cozinheiros, soldados, bailarinas, e piratas.
A meretriz Dona Zagalla voltou a ser o DJ da noite.
Com comidinha basta e petiscos à Fial e Pintainho, o convívio esticou-se até de madrugada com apenas uma certeza. Este carnaval já foi... e para o ano há mais!

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Moto da Noite, Bifanas e caldo verde

Cinquentinha restaurada foi Moto da Noite

Após várias participações, desta foi de vez. A cinquentinha laranja (à KTM) foi eleita pelo júri como Moto da Noite Fevereiro 2016 na sede do Moto Clube do Porto.

Nesta sexta-feira 5 de fevereiro, a sede do Moto clube do Porto teve animação extra. Além do concurso para Moto da Noite do mês de fevereiro 2016, estiveram no parque de estcionamento as novissimas Africa Twin e em palanque destacado, a KTM 1290 que contrastava lado a lado com a SIS Sachs V5 Racing do Fernando Ferreira, moto escolhida pelos sócios Sérgio Pinto da Costa, Carlos Almeida e Cláudio Moreira.

Para acompanhar esta intensa atividade, as bifanas e caldo verde da Alice estiveram ao seu nível...quentes e apetitosas.

Dia 4 de março há mais.

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MCP marcou presença no Touratech Day

MCP 2o Touratech Day NorteUm dia extremamente bem passado, a ver algumas das mais recentes motos do mercado, alimentar sonhos ouvindo as histórias de grandes viagens, descobrir os pneus mais adequados para cada um e os cuidados a ter ou aprender quais as ferramentas a levar em viagem é o resumo mais simples e genuíno da presença do Moto Clube do Porto no 2.º Touratech Day. Uma iniciativa do importador nacional da famosa marca germânica de equipamentos e acessórios para todas as marcas de motos, que, pela segunda vez, reuniu, em Lordelo, as casas mais dinâmicas do nosso universo motociclístico. E claro que o MCP não podia faltar, aceitando o convite da Touratech PT Norte e sempre bem recebidos pela Sónia e Nuno Almeida.

Uma presença bem notada desde as primeiras horas da manhã, com o duo presidencial, Rui Carvalho e Castro (Direção) e Paulo Ribeiro (Assembleia geral) a receber sócios e amigos, encarnando ainda o papel de vendedores de merchandising e de cobradores de quotas. ‘Serviço’ assegurado durante a tarde pelo 3.º presidente, Joaquim Alves, do Conselho Fiscal, e pelo sempre presente Ilídio Neto, que entre conversas e abraços iam publicitando os próximos eventos do clube.

Pelo meio, tempo de ver as mais recentes propostas de acessórios da Touratech, mas também de testar os capacetes da completa gama da Nexx, ou ir até ao espaço da MotoFundador ver as últimas Yamaha a chegar ao mercado português. Notadas ainda as presenças da BMCar, o novo concessionário da BMW no Porto, e da Ducati Norte, com a espetacular Multistrada V4S entre outras propostas da marca italiana. A Motoboxe, com a Honda, e a Norboxe, com Suzuki e CFMOTO foram outras presenças de assinalar, num espaço que contou ainda com os stands dos pneus Dunlop, dos equipamentos Macna, ou dos simpáticos bragançanos da empresa de viagens e aventuras Pink my Bike, que ajudam a descobrir o Nordeste com as pequenas e divertidas Honda Monkey. Sem faltar comida e bebida ao longo do dia, houve ainda tempo ver motos que nunca passam de moda, no espaço da Royal Enfield Porto, para descobrir a gama de produtos de tratamento de capacetes e equipamentos da Liqui Moly e para ouvir a Gracinda Ramos falar do que mais gosta de fazer, Passeando pela Vida. E assim se passou um dia fantástico, na companhia de vários sócios que não quiseram perder a oportunidade de ver, ouvir e falar da paixão que nos move.

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MCP no 4.º Fórum Nacional de Segurança para Motociclistas

MCP no 4.º Fórum de Segurança e sensibilizaçãoRedução de acidentes passa pela educação e formação

O Moto Clube do Porto uniu-se à Associação Bênção dos Capacetes na organização do 4.º Fórum Nacional de Segurança, Sensibilização e Prevenção Rodoviária para Motociclistas. Durante um dia de apresentações, debates e trocas de experiências, as mais diversas entidades ligadas ao fenómeno rodoviário levaram ao palco do Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garret, nos bem portuenses Jardins do Palácio de Cristal, todo o seu saber em prol de um problema sempre atual: a sinistralidade em duas rodas. E ficou claro que é necessário criar nos mais jovens uma verdadeira cultura de mobilidade nos seus mais variados aspetos.

A educação, de uma forma genérica e abrangendo conceitos como o conhecimento e a pedagogia, o civismo e o desenvolvimento, foi a linha condutora das diversas intervenções na quarta edição do Fórum de Segurança, organizado com o apoio do Moto Clube do Porto. Educar os mais novos para os problemas do trânsito, mas também dar a maior educação no ensino da condução foram ideias abrangentes ao longo dos quatro painéis. Mas que começaram ainda antes da ‘ordem de trabalhos’ com uma apresentação oferecedora de uma visão diferente neste Fórum de Segurança, feita por alunos do ensino básico do Agrupamento de Escolas Dom Pedro I, de Vila Nova de Gaia.

Com um quadro de oradores particularmente bem recheado e um debate tão abrangente como o proposto neste 4º Fórum de Segurança, os trabalhos começaram com a identificação das “Causas da Sinistralidade com Motociclos”. Nomeadamente as criadas pelo estado das estradas nacionais, como reconheceu António Viana, coordenador da Estrutura de Missão para a Redução de Sinistralidade no seio da Infraestruturas de Portugal (IP), que assumiu erros da IP na manutenção e estado das estradas, embora salvaguardando que “a redução do investimento na construção tem reflexos óbvios e naturais na qualidade da rede”.

Num evento dedicado à segurança onde foram explanados estudos de acidentes, elencadas necessidades de melhoria de vias ou a dotação com equipamentos de intervenção de emergência mais eficazes, também foi focada a utilização da tecnologia como forma de minimizar problemas criados pelas infraestruturas. Além disso, também a Visão Zero 2030 abarca questões relacionadas com as estruturas rodoviárias. O problema, neste particular como em muitos outros, é que “apesar de muito se ter falado, não há nada concretizado relativamente a esta visão estratégica de segurança” como referiu o responsável da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

Falta formação desde os bancos da escola

Mas a maior responsabilidade para os números enormes de sinistralidade foi apontada, de forma unânime, à falta de formação desde as mais tenras idades, residindo a chave para a redução de acidentes na pedagogia, evitando mais tarde comportamentos de risco. Teoria que pôde ser confirmada através de elaboradas e complexas fórmulas matemáticas, como provou a abordagem altamente científica, na análise dos dados de acidentes fornecidos pela ANSR, demonstrada por Sara Correia. Esta engenheira e professora do Centro de Investigação em Território, Transportes e Ambiente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto explicou que “a exploração matemática com variáveis diversas que permite perceber a importância das variáveis nos acidentes”. E assim entender, de forma objetiva, a intervenção de fatores como a chuva, a idade ou até o sexo do condutor, nos acidentes, ajudando a reduzir ou pelo menos controlar, situações de risco acrescido.

O que é cada vez mais necessário face ao aumento do parque motociclístico em Portugal que, segundos os dados da ACAP, soma 520 mil motociclos em circulação. Sobretudo graças ao grande incremento no período pós-COVID 19, com o aumento de frotas de entregas de encomendas e comida ao domicílio. Num debate onde a evolução tecnológica foi muitas vezes referida, no que às vias e aos veículos diz respeito, uma nota para um ponto importante abordado pelo Técnico de Emergência Hospitalar do INEM, Igor Cunha, que faz da moto o seu instrumento de trabalho, realçou que “além da importância da prevenção e, sobretudo, da educação desde as mais tenras idades, é fundamental investir em bons equipamentos para minimizar lesões”.

Aprender com quem sabe

Após o agradável almoço n’O Mundo da Luísa, o restaurante da Biblioteca Municipal Almeida Garret e onde a conversa continuou centrada na forma de combater a sinistralidade envolvendo motociclistas, tempo para perceber o que se faz no Centro de Formação de Condução Auto da Escola da Guarda e conhecer alguns dos ensinamentos ministrados aos motociclistas da GNR. E logo depois, através da Chefe do Departamento de Habilitação de Condutores do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), perceber o porquê das mudanças previstas para as cartas de condução, reforçando a evolução na aprendizagem e na experiência acumuladas desde a licença AM até à A e com especificidades na vertente da formação prática.

Também a Associação Nacional de Escolas de Condução Automóvel (ANIECA) frisou a “necessidade de evoluir e adaptar os conteúdos programáticos”, para uma melhor adaptação à evolução tecnológica dos motociclos como, não menos importante, às exigências ditadas por um ambiente rodoviário em grande e acelerada mutação. Pelo mesmo diapasão alinhou o presidente da Prevenção Rodoviária Nacional (PRP) acrescentando que “é preciso mudar o paradigma do ensino da condução”. E que “só com importantes alterações pedagógicas será possível aumentar a segurança dos motociclistas”.

Temas que levaram até ao derradeiro painel do 4.º Fórum Nacional de Segurança, Sensibilização e Prevenção Rodoviária para Motociclistas com uma analítica e muito ponderada intervenção de Humberto Carvalho, diretor do ACP Formação. Que apresentou diversas ações do Automóvel Clube de Portugal como exemplos para a melhoria do ambiente rodoviário.

Valores de edução e consciencialização que ganham particular relevância ao olhar os números de sinistralidade apresentados pelo presidente da ANCIA e que ajudaram a enquadrar a realidade da sinistralidade em vários países e enquadramentos legais diferentes.

A ação do MCP

Abordando o tema global “A Segurança dos Motociclistas”, Paulo Ribeiro, em representação do Moto Clube do Porto, recordou que “os motociclistas são parte integrante do ecossistema rodoviário” e que “a resolução dos problemas de sinistralidade com veículos de duas rodas deve, obrigatoriamente, contar com as associações dedicadas à defesa dos interesses dos motociclistas, nomeadamente a entidade federativa que agrega os motoclubes”. O presidente da Assembleia-geral do MCP recordou ainda o trabalho desenvolvido pelo clube na “educação e enquadramento de novos motociclistas, transmitindo ensinamentos e, sobretudo, a experiência acumulada em muitos quilómetros de estrada”.

Destacando que “o prazer de condução, o envolvimento com o meio ambiente ou a adrenalina” são indissociáveis da condução de motociclos, frisou a “importância da correta utilização de equipamentos de proteção homologados, a segurança acrescida em meio urbano aportada pela utilização das faixas BUS”.

No final de um dia de análise e debate de temas fulcrais para os utilizadores de veículos de duas rodas no 4.º Fórum de Segurança, Sensibilização e Prevenção Rodoviária para Motociclistas, rematado pela intervenção da piloto Rafaela Peixoto e pela boa disposição da Tuna de Engenharia da Universidade do Porto, tempo para uma intervenção do vice-presidente do MCP. Nuno Trêpa Leite alertou para uma discrepância sentida ao longo de todo o debate: A maior parte das vezes não são os motociclistas os culpados dos acidentes, antes vítimas da desatenção, da inabilidade e falta de respeito dos outros utilizadores da via. Por isso, sempre que andarmos na estrada, precisamos de atenção e cuidados a dobrar!

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