MCP presente no debate sobre o presente e futuro duas rodas

cartazoficial20232.º Fórum Nacional de Segurança, Sensibilização e Prevenção Rodoviária para Motociclistas

O Moto Clube do Porto vai ter intervenção direta no 2.º Fórum Nacional de Segurança, Sensibilização e Prevenção Rodoviária para Motociclistas, que terá lugar no dia 4 de março, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal. Trata-se de uma iniciativa organizada pela equipa da Bênção dos Capacetes onde serão debatidos assuntos de importância capital para todos os motociclistas, ao longo de 4 painéis com oradores provenientes das mais diversas áreas. O MCP estará presente através do presidente da Assembleia geral, Paulo Ribeiro, no 3.º painel, dedicado às “Duas Rodas na Sociedade Portuguesa”, partilhando a experiência acumulada de um dos mais antigos e ativos moto clubes nacionais.

O programa começa com a abordagem sobre “A sinistralidade rodoviária. Condições de segurança. Fatores de risco”, com intervenções de Pedro Miguel Silva (vogal do Conselho de Administração do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P. - IMT); Alain Areal (diretor geral da Prevenção Rodoviária Portuguesa - PRP); subcomissário Leandro Berenguer (Adjunto do Comando da Esquadra Moto da Divisão de Trânsito da Polícia de Segurança Pública - PSP); Francisco Mendes Godinho, (Diretor do Departamento de Segurança Rodoviária e Ferroviária - Infraestruturas de Portugal – IP; Patrícia Tenreiro (presidente do Conselho de Administração da Associação Portuguesa de Apoio Vítima Acidente Mota –APAVAM ); e do nosso bem conhecido advogado Rodrigo Ribeiro.

“O sono, efeitos na condução” será tema da intervenção do Dr. Miguel Meira Cruz antes do painel dedicado à “Formação. Presente e futuro.” Que terá como oradores o major António Maio (Unidade Nacional Trânsito da Guarda Nacional Republicana – GNR); Domingos Simões (presidente do Conselho de Administração da Academia Condução Moto – ACM); e

António Pinto Reis (Presidente da Direção da Associação Nacional de Escolas de Condução Automóvel – ANIECA).

Já durante a tarde, lugar ao painel sobre “As duas rodas na sociedade portuguesa”, onde o MCP abordará o tema juntamente com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), através do técnico de Emergência Hospitalar, Márcio Moreira; Moto Clube do Seixal, representando pelo seu presidente Leopoldino Lopes; e da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

A controversa questão sobre as “Inspeções. Condições de Segurança. Fatores de risco” será abordada pelo presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel (ANCIA), Paulo Areal, juntamente com responsável pela Equipa de Sinistros com Danos Corporais da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensão (ASF), Nuno Guerreiro Jacinto; o diretor dos Serviços Económico-Estatísticos da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), António Cavaco; o subdiretor Regional de Transportes Terrestes da Presidência do Governo da Região Autónoma dos Açores (PGRA), Paulo Andrade; bem como o presidente da direção da Federação de Motociclismo Portugal (FMP), Manuel Marinheiro.

Antes da Sessão de Encerramento, a cargo do presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) Rui Ribeiro, espaço para a intervenção da cantora Rita Guerra, conhecida motociclista, e da jovem piloto algarvia, Carlota Carochinho, embaixadora do Fórum Nacional de Segurança, Sensibilização e Prevenção Rodoviária para Motociclistas.