Início

Se o destino for alcançável de moto
nós iremos lá!

Webmail Área Reservada

Passeio de Natal MCP/Mototrofa

Da MotoTrofa rumo às águas frias do Atlântico, atrás dos segredos do mais popular prato dos portugueses

Respeitando a mais ancestral sabedoria popular, lembrando que “chuva em novembro, Natal em dezembro”, a milenar tradição volta a ditar a realização da quadra natalícia no próximo mês. E, não menos importante, anuncia também a concretização do já tradicional Passeio de Natal Moto Clube do Porto/MotoTrofa, este ano no dia 8 de dezembro, um sábado que promete mais uma inesquecível jornada mototurística. Recheada de requintada gastronomia, apostada em preparar os mais apurados palatos para a quadra onde o bacalhau é rei e os doces compõem a corte. Ah, e as inscrições já estão abertas!

20181208 Passeio de Natal 18Conhecer ao detalhe a história do ‘fiel amigo’ será prato principal do evento que, partindo das MotoTrofa, levará a caravana em tranquila passeata até Ílhavo, por agradáveis e refrescantes paisagens entre o Atlântico e a Ria de Aveiro, para descobrir segredos e sabores de um dos mais tradicionais pratos nacionais. Que nasce nas frias águas do Atlântico Norte, nas costas da Noruega à Islândia, e pode ser cozinhado de 1001 maneiras.
Por cá é conhecido por bacalhau mas o nome mais correto é Gadus morhua, um peixe demersal da família Gadigae que vamos visitar (ao dito e à família…) em Ílhavo, no muito agradável Museu Marítimo, e depois provar uma das mais famosas formas de preparar o ‘fiel amigo’, o bacalhau com broa preparado pelo galardoado chef Nuno Pinheiro, responsável da cozinha do conceituado e requintado restaurante Casa Velha, integrado no complexo hoteleiro Ílhavo Plaza. Espaço muito agradável de onde poderá não ser muito fácil sair, obrigando a organização a tomar medidas para rumar ao Museu de uma das mais conhecidas marcas portuguesas, a Vista Alegre. E onde não falta famosíssima representação cerâmica do bacalhau na sua versão mais conhecida: seco e salgado saído da imaginação de Bordallo Pinheiro, com 1,28 kg de peso em faiança pintada à mão. Pelo caminho, garantia de descoberta de mais sabores tradicionais, com doces únicos como o bem conhecido folar de Vale de Ílhavo ou a melhor forma de fazer as mais deliciosas padas…
Momentos únicos de descoberta e diversão, em momento que poderá ser aproveitado para algumas compras de Natal – o ‘outlet’ da Vista Alegre e da Bordallo Pinheiro aconselha guardar algum espaço nas malas… – em evento ao gosto dos mais gastrónomos motociclistas e que terá inscrições, limitadas, ao preço de 25 euros para os clientes da MotoTrofa como os sócios do MCP e de 30 € para os sempre bem-vindos ‘estrangeiros’. As inscrições podem ser efetuadas na MotoTrofa ou através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 96.8010833, do Paulo Ribeiro (MCP).

Programa

8.30 h – Receção e café na MotoTrofa
9.00 h – Arranque para o Passeio de Natal
10.30 h – Paragem para café e prova de doçaria regional
11.30 h – Visita Museu Marítimo de Ílhavo e Aquário dos Bacalhaus
12.30 h – Almoço Restaurante Casa Velha Hotel Ílhavo Plaza
15.00 h – Visita ao espaço Vista Alegre, capela e lojas
16.30 h – Experiência fabrico padas de Vale de Ílhavo e prova de folar
17.30 h – Regresso livre ao Porto, por autoestrada ou Estrada Nacional