Passeio ao Pito adiado para 4 de março

Manifestação pelos nossos direitos a 18 de fevereiro ditou adiamento do ‘pica no chão’ em Calvelo

A decisão era obrigatória! Os recentes acontecimentos que visam denegrir a imagem dos motociclistas e impor regras absurdas em prol de uma falsa segurança na estrada levaram o Moto Clube do Porto a associar-se à manifestação no dia 18 de fevereiro e, desta forma, adiar o Fabuloso Passeio ao Pito. Assim, no dia 18, domingo, vamos até à Avenida dos Aliados mostrar ao mundo que não somos uma cambada de patetas e desmascarar as mentiras sobre os números de sinistralidade que têm sido apresentados para justificar… o injustificável. Vamos dizer Não! à deturpação que tem sido feita do número de mortos e feridos graves para justificar a introdução à força e sem argumentos válidos das inspeções obrigatórias para as motos e obrigatoriedade da carta de condução para as 125cc, contrariando em ambos os casos, as determinações da União Europeia na matéria.

Quanto ao Fabuloso Passeio ao Pito, com trajeto entre as mais verdejantes estradas durienses e minhotas, vai levar-nos, no dia 4 de março, numa descoberta ímpar, onde, depois da visão sobre paisagens rurais e alguns surpreendentes bosques, o paladar vai ganhar enorme ascendente sobre todos os outros sentidos do corpo humano. Esqueçam o olfato ou mesmo o tato (até porque provavelmente terão a sensibilidade reduzida devido às mãos frias…) e preocupem-se em sentar à mesa num local de beleza única, junto à Capela do Senhor do Calvário, em Calvelo, Ponte de Lima. Aí, no mesmo local onde foi servido o almoço do passeio Na Rota do Chocolate, tempo para um prato de enorme tradição minhota, a genuína cabidela de frango pica no chão, servida pelos mordomos da Comissão de Festas do Senhor do Calvário. E bem acompanhada pelos verdes da região, seja branco ou tinto, cerveja, sumos ou água para os mais sensíveis, antecedida de várias entradas, dos bolinhos de bacalhau ao chouriço assado, e bem rematado por delicioso bolo de chocolate, pudim, ‘delícia de 3 sabores’ ou pudim. Além do cafezinho, claro está.

A variedade de paisagens desde a sede do Moto Clube do Porto até à freguesia limiana servirá, essencialmente, para abrir o apetite e terá, algures, uma deliciosa e ultrassecreta paragem. Passeio que se prolongará durante a tarde, bem a gosto dos gastrónomos motociclistas, e cujas inscrições, limitadas a 120 pessoas, custam 20 euros para os sócios MCP e 25 € para os restantes motociclistas que ainda não tiveram oportunidade para preencher a papelada e queiram (re)descobrir este inimitável prato da cozinha tradicional portuguesa. Inscrições que podem ser efetuadas através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 96.8010833, do Paulo Ribeiro.

8.45 h. – Briefing na sede do Moto Clube do Porto e partida em direção ao Minho

11.00 h – Paragem para café ou aperitivo