Campanha Solidária

Vamos apoiar a revitalização de Castanheira de Pêra

Atualização de 2017/08/18 - atinjimos os 100 sacos em 15 dias de campanha

Mas podemos continuar a contribuir e se for caso disso encher o 2º camião.

Quando, há pouco mais de um mês, fomos chocados com a violência dos incêndios em Castanheira de Pêra, olhando incrédulos para as arrepiantes imagens que a televisão trazia até ao conforto e segurança das nossas casas, todos pensamos na urgência de apoiar as pessoas que perderam todos os seus bens e, inclusive, familiares e amigos. Muitos foram os sócios do Moto Clube do Porto que apoiaram desde logo, monetariamente ou com a oferta de produtos de primeira necessidade, a população afetada pelas chamas devastadoras, que fizeram desaparecer, em poucos segundos, casas e carros, pinhais e plantações, deitando por terra o trabalho e os sonhos de toda uma vida.

Momentos de autêntico terror que é preciso ajudar a ultrapassar, mitigando as necessidades dos afetados. Felizmente, os Portugueses são povo de reconhecida generosidade e, muito prontamente, gerou-se uma onda solidária que levou os bens indispensáveis às pequenas aldeias do distrito de Leiria. A vida vai, lentamente, retomando a normalidade possível. As pessoas começam o reconstruir o que é possível e pensam nas próximas plantações.

A vida continua, é certo, e também para os animais. Suporte indispensável na vida de muitos agricultores, as suas necessidades foram esquecidas por muitos, mas não por alguns sócios e amigos do MC Porto. Que, através do dinamismo e empenho do João Luís - o mesmo que, por iniciativa própria, se juntou ao MC Porto para ajudar a recolher fundos para o resgaste do Ilídio aquando do seu grave acidente na Mauritânia - arregaçaram as mangas para levar rações e feno para os alimentar, redes e postes para reconstruir estábulos, cercas e galinheiros, recuperando a Vida naquela zona cujas verdejantes paisagens foram substituídas pelo tristonho cinzento.

Apoiando este movimento que vai à procura das necessidades dos agricultores para os seus animais, entregando depois em mão as rações e ajudando, ali mesmo, a erguer o que o fogo deitou abaixo, o MC Porto lançou uma campanha de solidariedade. A ideia é ajudar a suprir as necessidades mais prementes no momento e, após ouvir o João Luís, o nosso sócio Germano Mateus e outros envolvidos nesta ação, vimos que estas passam, neste momento, pela ração para ovinos e caprinos entre outros.

Assim, decidimos contribuir com o valor monetário para aquisição de sacos de ração, que serão depois entregues em mão nos locais mais necessitados, e apelamos aos nossos sócios para mostrarem o seu sentido solidário nesta campanha. O nosso imprescindível apoio nesta fase tão complicada será contabilizado em Sacos de Ração de 30 kg (que têm um custo de 10 euros), que todos poderão oferecer – e, se quiserem, apoiar na sua entrega! – através dos meios habituais. Seja por transferência bancária para a conta MC Porto (IBAN PT50 0010 0000 3859 5020 001 67) ou em dinheiro na sede do clube, sendo todo o apoio contabilizado e apresentado de forma sistemática aos sócios - Ver camião a ser carregado no site - Cada saco = 10€ angariados.

Não podes doar um saco... dá só meio ... como diz o ditado ... grão a grão enche a galinha o papo (e para esta ação é o ditado mais adequado).

O desafio está lançado. Vamos enviar um ‘camião’ de ração para os animais de Castanheira de Pêra?