decorreu em excecional ambiente de convívio
As deslumbrantes vistas sobre a foz do Douro e a zona ribeirinha do Porto foram moldura perfeita para o já tradicional Jantar de Reis e para a 18.ª Gala do Moto Clube do Porto que, este ano, levou 94 sócios, amigos e convidados ao restaurante O Carvão, na Douro Marina, no passado dia 7 de janeiro. Local de eleição sublinhado pela experiência e simpatia da equipa liderada pelo Filipe Moraes, bem conhecido pelo excelente serviço anteriormente prestado no restaurante Mercado, no Edifício Ferreira Borges. E com ementa especialmente desenhada e preparada pelo chefe Luis Américo para o evento mais ‘social’ do MCP.
Convidados trajados a rigor, da elegância das senhoras aprimoradas para tão especial ocasião à formalidade dos homens que não hesitaram em trocar os fatos de moto pelo blazer e até algumas gravatas, os primeiros convidados começaram a chegar por volta das 19 horas, recebidos na esplanada envidraçada do restaurante. Tempo para os primeiros petiscos, marcando início de um evento que ganhou especial glamour com a presença de alguns convidados especiais que honraram o MCP com a sua presença.
Animada receção que durou até cerca das 20.30h, altura em que todos foram convidados a subir à espetacular sala de jantar, onde as mesas corridas contribuíram para continuar a amena cavaqueira iniciada na esplanada. Animação reforçada com as entradas servidas, por todos apreciadas, e que preparam o palato para excelente ementa, de grande agrado geral. E onde, por se tratar do Jantar de Reis, não podia faltar o Bolo-Rei, rabanadas e outros sabores próprios desta quadra.
Já perto da viragem da página do calendário, com o excelente jantar a terminar em ambiente muito bem-disposto e descontraído, tempo para recordar o ano de 2016, com lembrança dos eventos mais significativos e momentos mais marcantes. Entusiástica apresentação feita por Ernesto Brochado, com particular saliência para a parceria com a RunPorto, que se tem revelado de grande promoção da imagem do MCP mesmo para além dos limites da Cidade Invicta, enchendo de orgulho os nossos sócios. Gratificante presença do Moto Clube do Porto nas corridas de atletismo, parte já integrante de calendário que, no ano passado, contou com 103 eventos. Demonstração inequívoca de vitalidade, envolvendo mais de 4000 pessoas e um total de 418 mil quilómetros efetuados, qualquer coisa como 10 voltas ao Mundo pela linha do equador.
Sucesso que ultrapassa fronteiras, refletido, em 2016, no Mototour das NAÇÕES, evento da Federação Internacional de Motociclismo que envolveu mais de 200 motociclistas de 16 nacionalidades em 4 dias de pura divulgação do motociclismo no nosso País. Mais um momento de puro orgulho clubista antecedendo a entrega de prémios da 18.ª Gala do Moto Clube do Porto, distinção a pessoas e entidades que, ao longo do ano, trabalham em prol do motociclismo, dentro e fora do clube.
Entrega de distinções que começou com um dos grandes sucessos do ano, resultado da polivalência e abrangência do MCP, criando eventos ao gosto de todos os associados, aqui ‘explicados’ pelos textos escritos nas placas comemorativas.
Prémio “30 Anos, 12 Tascos, 3 Zés”
José Fial, José "Pintainho" Silva e José "Seca Adegas" Barros
Durante os doze meses de 2016 este trio, de reputada apetência gastronómica, guiou mais de 500 associados na descoberta de alguns dos segredos mais bem guardados da gastronomia portuense.
Entregou o prémio Henrique Araújo, nosso sócio e gerente da Henisa Cash & Carry.
Prémio “Acreditar nas Motos”
Vereadora da Mobilidade da CM Porto, Cristina Pimentel
As motos fazem parte da solução e nunca do problema.
Por uma Cidade Invicta mais ágil, limpa e despoluída, a Vereadora Cristina Pimentel teve a ousadia e coragem de abrir os Corredores BUS às motos, numa iniciativa pioneira em Portugal de sucesso.
A nossa Homenagem.
Entregou prémio Jorge Teixeira, nosso sócio e Diretor Geral da RunPorto
Prémio “Sócio do Ano”
Artur Silva
Este mais que merecido prémio é o reflexo para além de uma ajuda omnipresente nos grandes eventos do MC Porto há uma década que, com a sua inseparável esposa Manuela, partilha, incentiva e organiza fantásticos passeios para os demais sócios do MC Porto pelo Norte de Portugal e Galiza.
Entregou prémio Carlos Gomes, presidente do MC Porto
Continuando em palco, o presidente da Direção do Moto Clube do Porto, Carlos Gomes, convidou a juntarem-se a ele os responsáveis da MotoTrofa, agradecendo o apoio dispensado ao longo do ano. Momento em que os irmãos Francisco e Isabel Silva fizeram questão de retribuir o clube com generosa doação, pelo esforço e dedicação prestada nos eventos que este ano decorreram em parceria, e que muito sucesso teve juntos dos seus clientes.
Mas, ainda antes das despedidos, tempo para Carlos Gomes apresentar uma distinção muito especial, homenageando figura ímpar na vida do MCP entregando o prémio:
25 anos de dedicação
Ernesto Brochado
Prémio justíssimo, que nunca poderá retribuir a disponibilidade e dedicação deste incansável sócio que dedicou 1 quarto século da sua vida ao nosso clube, e que ao serviço deste enalteceu sempre esta nossa paixão pelas motos, transmitindo uma imagem e uma postura de grande correção face ao frequentemente e erradamente apontado aos motociclistas.
Responsável por alguns dos eventos mais marcantes e de sucesso deste clube, introduziu inovações na forma como estes se deveriam desenrolar e na imagem a transmitir para o público em geral.
Obrigado companheiro motociclista.
Entregou prémio Carlos Gomes, presidente do MC Porto
Surpreendido pela entrega do prémio, Ernesto Brochado agradeceu tamanha distinção, explicando que tinha chegado a hora de virar mais uma página na vida do MCP, mostrando o desejo de continuar presente sempre que possível para colaborar nas várias atividades do clube.
Ponto marcante no encerramento desta 18.ª Gala do Moto Clube do Porto, já no início da madrugada de domingo, que só terminaria depois de entusiástico, bem sonoro e muito sentido “Viva o Moto Clube do Porto”!
fotos de Afonso Duarte e Carlos Gomes