2016 terminou em grande no melhor tasco da temporada
Acabou em apoteose a celebração dos trinta anos do nosso clube, com a rubrica trinta anos doze tascos.
Ao longo do ano fomos visitar tascos pitorescos da nossa praça, corremos a cidade toda, desde o mítico mercado do bolhão, passando pela cordoaria, visitando as estações de São Bento e Campanhã, Paranhos, Viso, S. Roque da Lameira, Lordelo, e terminando na surpreendente zona panorâmica do Porto, na taberna A Canoa, onde os organizadores não olharam a esforços (até ao limite dos míticos 10 mangos), para ter uma tainada digna dos deuses.
O prato escolhido foi a típica jardineira, à moda do porto claro, pois este prato é oriundo de Mafra desde o ano da sua criação em 1700 e troca o passo. Durante o ano provou-se, tripas, feijoada, arroz de cabidela, sardinhas assadas, rancho (até anexamos Viseu para este prato ficar no norte), bacalhau, rojões, etc.
Mas não foram só os pratos principais. As entradas e o tintol também foram iguarias a serem bem degustadas, desde a tripa enfarinhada, a sempre presente orelha de porco, chouriço, presunto, camarão da costa (o verdadeiro), bem regadas com sumo de uva ora branco ou tinto, ou do que havia a jeito.
Já à sobremesa, a rabanada foi rainha, juntamente com o bolo comemorativo, bolo rei, vinho do porto e champanhe, pois ao fim e ao cabo estávamos a festejar os trinta anos do clube.
E também não faltaram os inúmeros brindes, durante a degustação do tal manjar, desde o dedo da … passando pelo gin do …, até a ioga do… , qualquer coisa servia para tilintar os copos e amandar o liquido abaixo.
Com o café, bebida que diz que a festa estava a chegar ao fim, aparece a surpresa anunciada. O nosso Leonel Barbosa, mais conhecido pelo Leonel da Ni, põe em campo o seu reportório das anedotas com bolinha vermelha, na qual durante 40 minutos pôs os 42 convivas a rir até chorar.
Mas tanta letra para quê, que até faz sede, fiquem com as fotos do fotografo Cuarlos Gomes que ao longo do ano se preocupou, e bem, a tirar as ditas, afinal uma imagem vale por mil palavras.
Obrigado a todos os que participaram este magnífico evento, agora vamos andar de moto.