Na Rota do Chocolate pelas mais bonitas estradas minhotas
Chocolate, chocolate e mais chocolate! A promessa foi cumprida no mais doce passeio do ano do Moto Clube do Porto, levando caravana de 130 gulosos a descobrir a história do cacau e as várias formas de o tornar num dos mais apreciados alimentos do Mundo. Rota do Chocolate que começou nas novas e polivalentes instalações do concessionário Antero transformadas em palco para surpreendente showcooking, proporcionado por Raquel Lima (https://www.facebook.com/PedacosDeCacau/), que desvendou alguns segredos da confeção de bombons e tabletes propostos pela Pedaços de Cacau (http://pedacosdecacau.pt/). Momento de madrugadoras delícias com ensinamentos de como criar, em casa e de forma simples, bombons capazes de agradar a toda a família. E com possibilidade de provar autênticos pedaços de arte com recheio de laranja, cacau crocante, creme de avelã, praliné, limão e até manjerico entre outros sabores, acompanhando a escolha de pastelaria, sumos e café com que Antero (https://www.facebook.com/GrupoAntero/) gosta de brindar clientes e amigos. Momentos de convívio tão agradável que parecia estar a travar o arranque da caravana para a primeira parte da passeata, precedida de algumas explicações sobre o desenrolar do programa e de como rolar em grupo. Palavras do organizador acompanhadas de alguns pingos de chuva que não chegaram para assustar ninguém, mantendo os fatos de chuva bem guardados no fundo das malas.
Céu plúmbeo que ensombrou os primeiros quilómetros, entre os Carvalhos e um pouco depois de Vila do Conde, com as nuvens a levantar exatamente quando as estradas e paisagens começavam a tornar-se mais interessantes, mas mantendo-se sempre um tempo muito agradável para a prática do mototurismo. Algumas surpresas em pleno Caminho de Santiago, cumprimentando muitos peregrinos em romagem a um dos mais importantes locais do mundo católico, e com passagens em locais emblemáticos como a igreja românica de Rates. Mosteiro beneditino assente em edifício inicialmente construído no século IX ou X, que surpreendeu ou pelo Monte de S. Félix, antes de travessia pela A28 que ajudou a ganhar algum tempo. É que o pelotão era esperado na fábrica d’Avianense (http://avianense.pt/), marca revitalizada pelo empresário Luciano Costa que a tornou numa das maiores chocolatarias nacionais. Oportunidade única para provar os famosíssimos bombons Imperador depois de visitar as instalações, ficar a conhecer o processo industrial da transformação do cacau em chocolate através da sabedoria de Paula Forte e levar doces recordações para oferecer a família e amigos.
Com a hora de almoço a aproximar-se, mais uma viagem, muito curta, até Calvelo, onde os elementos da Comissão de Festas do Sr. do Calvário (https://www.facebook.com/calvariocalvelo/), em (que têm lugar de 3 a 7 de agosto) prepararam deliciosa grelhada mista acompanhada por não menos saboroso arroz de feijão. Que, juntamente com as muito apreciadas entradinhas, deixaram os convivas bem satisfeitos num espaço com condições realmente únicas, a céu aberto em plena montanha. Mas, ainda assim, havia espaço nos estômagos para o semifrio de framboesa, natas e, claro está, chocolate que serviu de sobremesa, preparando o guloso grupo para animado sorteio solidário. Que entregou recheado cabaz com ofertas das casas visitadas (Antero, Pedaços de Cacau e Avianense) e daquelas que faziam parte do programa da parte da tarde (A Letra e Chocolate com Pimenta) além da sempre útil e bonita t-shirt do MCP, ao sócio Manuel Maieiro. Mas como a casa Antero gosta de animar os passeios do Moto Clube do Porto e brindar os clientes e amigos com muitos ‘miminhos’, o sorteio prosseguiu com mais algumas interessantes ofertas do concessionário BMW nos Carvalhos que reforçaram os sorrisos de outros tantos participantes.
Mas sorrisos era algo que abundava no seio da caravana que, após mais uma curta e agradável ligação até Vila Verde, voltou a assentar arraiais em ‘casa amiga’, com visita à chocolataria artesanal Chocolate com Pimenta (https://www.facebook.com/ChocolatecomPimenta.VVd/) e à fábrica de cerveja artesanal Letraria, produtora da famosa Letra (https://www.facebook.com/Cerveja-LETRA-456886641074537/). E que, em conjunto, proporcionaram experiência única com a prova da nova cerveja stout com notas de chocolate. Forma ímpar de terminar a Rota do Chocolate, com experimentação de bombons com recheio de queijo da serra, pimenta rosa, azeite, pimenta verde ou maracujá, além de tabletes com malagueta e gengibre, pimenta rosa e mirtilos. A que se juntou a possibilidade de provar os Antoninos, bolos tradicionais de Vila Verde de história recuperada por Cristina Pimenta e Pedro Sousa, bem como vários queijos de produção local, complemento de eleição para a experiência da nova cerveja.
Encerramento em festa da Rota do Chocolate, que, aos poucos, sem qualquer pressa, viu partir os regalados motociclistas, de sorrisos demonstrativos do prazer ao longo do mais doce evento do ano, prontos a gastar as calorias acumuladas na viagem até casa. Um dia de grande prazer gastronómico e turístico que aqui fica registado pela ‘lente’ de Abel Gomes, Carlos Gomes e Paulo Ribeiro.