S. Leonardo da Galafura foi o destino do MCP
Este domingo 22, os participantes do primeiro passeio do ano encontraram-se na sede do clube para degustar um café e ouvir algumas informações sobre o passeio. À horinha fizeram-se à estrada debaixo umas temperaturas “nórdicas”, que nos acompanharam todo o dia, apesar do magnífico sol de Inverno com que S. Pedro nos brindou.
O nevoeiro ameaçou estragar as vistas ao passeio ao aparecer na descida para o Tâmega e, depois do Marco, na descida para o Douro, mas foi só ameaça. Também a geada se fez convidada em alguns (pequenos) troços de asfalto e ainda persistia em alguns locais às 5h da tarde!
Pequena paragem para repor a temperatura, com a ajuda do precioso café em Porto Antigo, o grupo seguiu em direção à Régua e depois a subida para o Miradouro da Galafura. As estradas, estreitas e muito sinuosas, convidavam a velocidades baixas que possibilitavam apreciar melhor as paisagens que atingiram o seu clímax com a chegada à capela da Galafura, cujas vistas ajudaram a abrir o apetite. O restaurante S. Leonardo, além da vitela assada escolhida para o menu, presenteou-nos com iguarias que nos ajudaram a retemperar das baixas temperaturas que nos tinham acompanhado desde o Porto.
Para “desmoer” o repasto nada melhor que os 40 Km de curvas e curvinhas em estradas estreitas, e ainda com restos de geada, até ao Pinhão; aí, quem necessitava, alimentou as suas montadas, tomou-se mais um cafezinho e, depois das despedidas, iniciou-se o regresso com passagem em Sabrosa e Vila Real.