Início

Se o destino for alcançável de moto
nós iremos lá!

Webmail Área Reservada

Conhecer Ourém pegada a pegada

MC Porto foi anfitrião do Troféu de moto-ralis turísticos em Terras Oureanas

Moto Rali MC Porto 2023 Foto de Grupo InstitucionalPassando à porta de tudo o que é capelinha e freguesia do enorme concelho de Ourém, os 114 participantes – em 76 motos e representando 12 motoclubes de norte a sul – do já 27º Moto-rali Turístico do nosso Moto Clube do Porto, ficaram a conhecer bem este território do centro de Portugal continental no último fim de semana de abril de 2023 , no decorrer da 2ª jornada do 26º Troféu BMW/Dunlop desta modalidade tão turística da FMP.

E até nem fomos muito para longe desta vez. De 1992 até aos dias de hoje já organizamos moto-ralis turísticos de Melgaço ao Pulo do Lobo, no concelho de Mértola.

E porquê Ourém desta vez? É que para além de ser uma terra interessante, o nosso actual organizador deste tão trabalhosos mas gratificantes eventos é de Alcobaça. E, a acompanhar o rijo Germano Mateus, os seus mais directos colaboradores nesta organização são de Coimbra, Fátima e Ourém. E ainda da Galiza! Só mesmo o portuense Sérgio Correia é que destoava nesta autêntica selecção nacional, que até contava com estrangeiros “naturalizados”.

E Ourém é um concelho com várias particularidades. Por exemplo, tem duas cidades. Uma é a sede de concelho e a outra é a “Cidade da Paz”, Fátima! Abrange um Parque Natural, o da Serra de Aires e Candeeiros, e entre muitas outros motivos de interesse, expõe dos mais longos trilhos de pegadas de dinossauro do mundo, com 168 milhões de anos.

Este ambiente jurássico serviu de tema ao evento, em simultâneo muito modernizado por vários recordes: 14 senhoras a conduzir moto – espectáculo! – uma delas, que se saiba, a mais jovem de sempre a conduzir, e também o mais jovem de espírito a participar. Referimo-nos à sorridente Joana Anjos, de 16 anos e ao indestrutível Mário Silva, de 82 gloriosas primaveras!

Confessamos não ter arquivos que comprovem estes recordes, mas não há dúvidas de que foi com este ambiente excelente, heterogéneo e de muitas caras novas, que o evento começou na cidade que recebe milhões de peregrinos anualmente. Com uma hotelaria moderna mas de hábitos conventuais e clientela de muitas nacionalidades e portadora de expectativas completamente diferentes de um destino turístico, Fátima merece uma observação atenta. Há uma energia muito especial no ar, principalmente a dois passos de onde os motociclistas ficaram alojados, no Santuário da Cova da Iria.

E lá foi a comitiva, partindo de minuto a minuto no sábado, para logo se começarem a formar os grupetos espontâneos, varrendo todas as freguesias deste concelho de mais de 45.000 habitantes que, fora os citadinos, estão muito dispersos por lugares rurais.

E isso marcou este moto-rali turístico, desenhado pelo Germano, num labiríntico percurso que tentou mostrar tudo o que há para ver nestas terras Oureanas.

E começou da melhor forma, após o primeiro petisco em Fontaínhas da Serra, entre oliveiras de porte e idade impressionante: o clube levou-nos a conhecer a Gruta da Lomba Gorda, uma enorme fenda calcária, escondida entre uma das melhores vegetações que já apreciamos em Portugal. Por uma floresta densa de zambujeiros, azinheiras, carvalhos-cerquinhos, aroeiras, medronheiros, gilbardeiras, cistos, troviscos, folhados e muitas mais espécies que não sabemos identificar, os participantes subiram e desceram agarrados a cordas para atingir a frescura do canhão natural. Ora transpirando mais ou menos, ora praguejando menos ou mais. Mas valeu o esforço. Nem faltou um homem de Neandertal e um dinossauro a pregar partidas. Nem sabíamos que eram contemporâneos…

O Moto-rali começava bem e, deliciados, continuamos a seguir o road-book de 30 páginas para pouco mais de 140 km, quase todos no sábado, demasiado cinzento, por sinal.

Pouco depois, nova incursão em terra batida. Já agora, este passeio puxou pela preparação física. Tanto para motos como participantes. Muita estrada não pavimentada e muita caminhada. Mas compensou. Há coisas e locais que só assim podem ser contempladas. Como as vistas do Baloiço do Talegre, sobre a floresta riquíssima e cheia de endemismos destes maciços calcários.

De Alburitel fomos a Suimo petiscar umas tripinhas, aperitivo para o almoço na Praia Fluvial do Agroal, reconfortante espaço nas margens do Rio Nabão.

Felizmente o sol abriu mas não tivemos tempo para um mergulho neste local de preservação da Natureza. As perguntas, jogos e surpresas iam-se sucedendo a bom ritmo e a tarde deste sábado começou até de pés na água, num dos vários afluentes do rio que se desloca para Tomar.

Também os motociclistas se deslocaram entre papoilas para nova petisquice, a dos bons queijos artesanais Flor do Campo, no parque de merendas de Casal Bernardos.

Com mais umas brincadeiras, cafezadas oferecidas e visita aos aventureiros de Espite, chegamos a um momento que surpreendeu: um campo de FootGolf. Sim, para se jogar golfe ao pontapé na bola! E os relvados eram bonitos e pouco ou nada deviam aos demais, de bola mais pequena. As motos ficaram bem no meio dos green mas os motociclistas ficaram mal com a pouca aptidão para o chuto.

Outra curiosidade que ficou na retina foi o facto de Caxarias já ter tido “carreiras expresso” há 130 anos. Que na altura eram à base de diligências que conseguiam dar tanto gás que em apenas sete horas e meia se punham em Castanheira de Pera. Fantástico.

Hoje em dia, são menos de 50 minutinhos de moto para outros tantos quilómetros. Mas é bom termos consciência destas memórias.

E de memórias estava cheio o vinho que serviu de ponto final à etapa, servido na Adega de Ourém. Um espaço de entusiastas que estão a conseguir produzir vinho como se crê que seria feito há 800 anos (!) pelos monges. Nada fácil, e apenas possível após aturados estudos e investigações. Uma boa experiência. Obrigado.

E quando demos fé, estávamos em Fátima outra vez.

Com novo jantar e dormida na Cidade da Paz, a noite não primou pela algazarra.

Mas ao jantar ainda houve tempo para uma acção solidária com a pequenita Maria Camila na esperança de dar mais qualidade de vida a esta menina de 4 anos. Muitas felicidades, é o que todos desejam! Mais informações sobrer este tema aqui

E também para homenagear Paulo Mendes pela FMP, mototurista da nossa casa e que é totalista das 25 edições do Lés-a-Lés e que não pode estar presente no dia seguinte já que, com a sua esposa Neusa, arrancaram de madrugada – cada um na sua moto – para a Noruega, a caminho do Biker’s Night 2023, evento pontuável para o Campeonato do Mundo de Mototurismo da FIM que decorrerá na Lituânia. E como queremos ser tetra-campeões mundiais alguém tem de trabalhar…

Bem retemperados pela falta de animação noturna – Fátima é uma terra de introspecção - os mototuristas acordaram arrebitados para os 31 quilómetros de domingo, começados entre bermas de estradas refletidas de peregrinos e os moinhos da Fazarga onde até D. Quixote e sua Dulcineia vieram em meditação de Castilha La Mancha. Armamo-nos em Sancho Pança e mostramos os nossos dotes de usar uma lança entre as pernas. Já no dia anterior tínhamos molhado o pincel num jogo. Já não há respeito pelos lugares santos…

Chegamos finalmente à Pedreira do Galinha, a tal onde pararam os trabalhos em 1994 quando três arqueólogos repararam que uns saurópodes de 70 toneladas tinham andado por ali a rabiar. Bom, não foi bem na Pedreira do Galinha onde eles passaram à cata de uma verduras para dar ao dente. Foi em lamaçais de um continente diferente do que é hoje a Europa, bem mais a sul no planeta Terra. É que em 168 milhões de anos, a deriva dos continentes modifica bastante a fisionomia do nosso mundo. E lá caminharam de novo os motociclistas a apreciar e a aprender, a tentar imaginar estas bizarmas à nossa beira.

Como a cultura dá fome e sede, pouco adiante estávamos debaixo da terra, numa fresca adega escavada no solo, a dar ao dente.

Já poucas igrejas e capelas restavam na rota. Por isso finalmente subiu-se ao castelo de Ourém, bastante requalificado e sempre impressionante pela sua singularidade. A luz do sol ajudou à fotogenia e, de motos definitivamente estacionadas, a comitiva beijou os pés e mãos ao casal real, bebeu umas ginjas, tirou a foto de grupo e desceu para forte almoçarada. Nestes eventos enriquecemos a mente e a barriga. Saímos mais gordos e felizes!

E neste caso honrados com a presença de Luís Albuquerque, Presidente da Câmara de Ourém, que encarnou a hospitalidade de um concelho para com as duas rodas. Após o Moto-Rali Turístico do MP Porto, Ourém receberá o 25º Portugal de Lés-a-Lés a 9 de junho e a Volta a Portugal em Bicicleta em Agosto! Muito Bem! Um muito obrigado, não só à entidade máxima do município como a todos os Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, pelo excelente apoio, quer a abrir portas, quer a oferecer uns petiscos, quer pela simples ajuda de sugerir e enriquecer o percurso.

Após as simpáticas palavras de Luís Albuquerque ditaram-se as classificações que premiaram os independentes e divertidos Luís e Valentina Ferreira. Paula e Paulo Moita, do Góis MC, asseguraram a liderança do Troféu ao ficarem em segundo lugar. E a Anabela Pimentel, do MC Porto, surpreendeu ao completar o “pódio”.

O nosso destaque para os alegres participantes do MC Albufeira. 17 elementos em 11 motos, e tão certinhos que o “pior” de todos ficou em 24º lugar desta classificação que apenas serve para incentivar ao conhecimento de cada região. E ficamos a conhecer bastante bem Ourém. Melhor que muitos habitantes locais.

Muito obrigado a todos os voluntários do Moto Clube do Porto que deitaram a mão ao incansável Germano: à Xana e ao Xuxu (que andou de saias à noite!), ao Afonso e Sónia, ao Hélder e Iliana, à Cláudia, ao Sérgio e muchas gracias aos galegos Miriam e Carlos Solla!

E como anteriormente divulgado aos sócios do MC Porto, o sócio que melhor classificado ficasse neste nosso Moto Rali, teria a inscrição oferecida num outro Moto Rali à sua escolha. Assim sendo, o Moto Clube do Porto já terá pelo menos uma representante no próximo Moto-Rali, pois a Anabela Pimentel vai usufruir desta oferta, já no Moto rali dos Motards do Ocidente.

O 26º Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2023 desce de seguida ao Alto Alentejo, a Mora, sob a organização do MC Motards do Ocidente que, a 13 e 14 de maio, receberão esta festiva forma de valorizar Portugal. Informações em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou 912325859.

  • 001 Moto-rali MC Porto 2023 Foto de Grupo Institucional
  • 010_Moto-rali_MC_Porto_2023_resize
  • 025_Moto-rali_MC_Porto_2023_resize
  • 027_Moto-rali_MC_Porto_2023_resize
  • 032_Moto-rali_MC_Porto_2023_resize
  • 043_Moto-rali_MC_Porto_2023_resize
  • 072_Moto-rali_MC_Porto_2023_resize
  • 081_Moto-rali_MC_Porto_2023_resize
  • 085_Moto-rali_MC_Porto_2023_resize
  • 111_Moto-rali_MC_Porto_2023_resize
  • 124_Moto-rali_MC_Porto_2023_resize
  • 129_Moto-rali_MC_Porto_2023_resize
  • 135_Moto-rali_MC_Porto_2023_resize
  • 150_Moto-rali_MC_Porto_2023_resize
  • 170_Moto-rali_MC_Porto_2023_resize
  • 171_Moto-rali_MC_Porto_2023_resize
  • 188_Moto-rali_MC_Porto_2023_resize
  • 191_Moto-rali_MC_Porto_2023_resize
  • 194_Moto-rali_MC_Porto_2023_resize
  • 235_Moto-rali_MC_Porto_2023_resize
  • 240_Moto-rali_MC_Porto_2023_resize
  • 241_Moto-rali_MC_Porto_2023_resize
  • 244_Moto-rali_MC_Porto_2023_resize

Depois desta seleção de imagens, apresentamos os elementos mais técnicos do Moto Rali, para quem tenha interesse em tal...

Road-Book - 1ª Etapa - 1º Setor

Road-Book - 1ª Etapa - 2º Setor

Road-Book - 2ª Etapa - 1º Setor

Livro de Apoio sobre Ourém

Perguntas Surpresa

Questionário 1ª Etapa

Questionário 2ª Etapa

Classificação Geral 27º Moto Rali MC Porto 2023 (xls)

E por fim um agradecimento ao Ernesto Brochado, pela reportagem e centenas de fotos.

  • 002 Moto-rali MC Porto 2023
  • 003 Moto-rali MC Porto 2023
  • 004 Moto-rali MC Porto 2023
  • 005 Moto-rali MC Porto 2023
  • 006 Moto-rali MC Porto 2023
  • 007 Moto-rali MC Porto 2023
  • 008 Moto-rali MC Porto 2023
  • 009 Moto-rali MC Porto 2023
  • 010 Moto-rali MC Porto 2023
  • 011 Moto-rali MC Porto 2023
  • 012 Moto-rali MC Porto 2023
  • 013 Moto-rali MC Porto 2023
  • 014 Moto-rali MC Porto 2023
  • 015 Moto-rali MC Porto 2023
  • 016 Moto-rali MC Porto 2023
  • 017 Moto-rali MC Porto 2023
  • 018 Moto-rali MC Porto 2023
  • 019 Moto-rali MC Porto 2023
  • 020 Moto-rali MC Porto 2023
  • 021 Moto-rali MC Porto 2023
  • 022 Moto-rali MC Porto 2023
  • 023 Moto-rali MC Porto 2023
  • 024 Moto-rali MC Porto 2023
  • 025 Moto-rali MC Porto 2023
  • 026 Moto-rali MC Porto 2023
  • 027 Moto-rali MC Porto 2023
  • 028 Moto-rali MC Porto 2023
  • 029 Moto-rali MC Porto 2023
  • 030 Moto-rali MC Porto 2023
  • 031 Moto-rali MC Porto 2023
  • 032 Moto-rali MC Porto 2023
  • 033 Moto-rali MC Porto 2023
  • 034 Moto-rali MC Porto 2023
  • 035 Moto-rali MC Porto 2023
  • 036 Moto-rali MC Porto 2023
  • 037 Moto-rali MC Porto 2023
  • 038 Moto-rali MC Porto 2023
  • 039 Moto-rali MC Porto 2023
  • 040 Moto-rali MC Porto 2023
  • 041 Moto-rali MC Porto 2023
  • 042 Moto-rali MC Porto 2023
  • 043 Moto-rali MC Porto 2023
  • 044 Moto-rali MC Porto 2023
  • 045 Moto-rali MC Porto 2023
  • 046 Moto-rali MC Porto 2023
  • 047 Moto-rali MC Porto 2023
  • 048 Moto-rali MC Porto 2023
  • 049 Moto-rali MC Porto 2023
  • 050 Moto-rali MC Porto 2023
  • 051 Moto-rali MC Porto 2023
  • 052 Moto-rali MC Porto 2023
  • 053 Moto-rali MC Porto 2023
  • 054 Moto-rali MC Porto 2023
  • 055 Moto-rali MC Porto 2023
  • 056 Moto-rali MC Porto 2023
  • 057 Moto-rali MC Porto 2023
  • 058 Moto-rali MC Porto 2023
  • 059 Moto-rali MC Porto 2023
  • 060 Moto-rali MC Porto 2023
  • 061 Moto-rali MC Porto 2023
  • 062 Moto-rali MC Porto 2023
  • 063 Moto-rali MC Porto 2023
  • 064 Moto-rali MC Porto 2023
  • 065 Moto-rali MC Porto 2023
  • 066 Moto-rali MC Porto 2023
  • 067 Moto-rali MC Porto 2023
  • 068 Moto-rali MC Porto 2023
  • 069 Moto-rali MC Porto 2023
  • 070 Moto-rali MC Porto 2023
  • 071 Moto-rali MC Porto 2023
  • 072 Moto-rali MC Porto 2023
  • 073 Moto-rali MC Porto 2023
  • 074 Moto-rali MC Porto 2023
  • 075 Moto-rali MC Porto 2023
  • 076 Moto-rali MC Porto 2023
  • 077 Moto-rali MC Porto 2023
  • 078 Moto-rali MC Porto 2023
  • 079 Moto-rali MC Porto 2023
  • 080 Moto-rali MC Porto 2023
  • 081 Moto-rali MC Porto 2023
  • 082 Moto-rali MC Porto 2023
  • 083 Moto-rali MC Porto 2023
  • 084 Moto-rali MC Porto 2023
  • 085 Moto-rali MC Porto 2023
  • 086 Moto-rali MC Porto 2023
  • 087 Moto-rali MC Porto 2023
  • 088 Moto-rali MC Porto 2023
  • 089 Moto-rali MC Porto 2023
  • 090 Moto-rali MC Porto 2023
  • 091 Moto-rali MC Porto 2023
  • 092 Moto-rali MC Porto 2023
  • 093 Moto-rali MC Porto 2023
  • 094 Moto-rali MC Porto 2023
  • 095 Moto-rali MC Porto 2023
  • 096 Moto-rali MC Porto 2023
  • 097 Moto-rali MC Porto 2023
  • 098 Moto-rali MC Porto 2023
  • 099 Moto-rali MC Porto 2023
  • 100 Moto-rali MC Porto 2023
  • 101 Moto-rali MC Porto 2023
  • 102 Moto-rali MC Porto 2023
  • 103 Moto-rali MC Porto 2023
  • 104 Moto-rali MC Porto 2023
  • 105 Moto-rali MC Porto 2023
  • 106 Moto-rali MC Porto 2023
  • 107 Moto-rali MC Porto 2023
  • 108 Moto-rali MC Porto 2023
  • 109 Moto-rali MC Porto 2023
  • 110 Moto-rali MC Porto 2023
  • 111 Moto-rali MC Porto 2023
  • 112 Moto-rali MC Porto 2023
  • 113 Moto-rali MC Porto 2023
  • 114 Moto-rali MC Porto 2023
  • 115 Moto-rali MC Porto 2023
  • 116 Moto-rali MC Porto 2023
  • 117 Moto-rali MC Porto 2023
  • 118 Moto-rali MC Porto 2023
  • 119 Moto-rali MC Porto 2023
  • 120 Moto-rali MC Porto 2023
  • 121 Moto-rali MC Porto 2023
  • 122 Moto-rali MC Porto 2023
  • 123 Moto-rali MC Porto 2023
  • 124 Moto-rali MC Porto 2023
  • 125 Moto-rali MC Porto 2023
  • 126 Moto-rali MC Porto 2023
  • 127 Moto-rali MC Porto 2023
  • 128 Moto-rali MC Porto 2023
  • 129 Moto-rali MC Porto 2023
  • 130 Moto-rali MC Porto 2023
  • 131 Moto-rali MC Porto 2023
  • 132 Moto-rali MC Porto 2023
  • 133 Moto-rali MC Porto 2023
  • 134 Moto-rali MC Porto 2023
  • 135 Moto-rali MC Porto 2023
  • 136 Moto-rali MC Porto 2023
  • 137 Moto-rali MC Porto 2023
  • 138 Moto-rali MC Porto 2023
  • 139 Moto-rali MC Porto 2023
  • 140 Moto-rali MC Porto 2023
  • 141 Moto-rali MC Porto 2023
  • 142 Moto-rali MC Porto 2023
  • 143 Moto-rali MC Porto 2023
  • 144 Moto-rali MC Porto 2023
  • 145 Moto-rali MC Porto 2023
  • 146 Moto-rali MC Porto 2023
  • 147 Moto-rali MC Porto 2023
  • 148 Moto-rali MC Porto 2023
  • 149 Moto-rali MC Porto 2023
  • 150 Moto-rali MC Porto 2023
  • 151 Moto-rali MC Porto 2023
  • 152 Moto-rali MC Porto 2023
  • 153 Moto-rali MC Porto 2023
  • 154 Moto-rali MC Porto 2023
  • 155 Moto-rali MC Porto 2023
  • 156 Moto-rali MC Porto 2023
  • 157 Moto-rali MC Porto 2023
  • 158 Moto-rali MC Porto 2023
  • 159 Moto-rali MC Porto 2023
  • 160 Moto-rali MC Porto 2023
  • 161 Moto-rali MC Porto 2023
  • 162 Moto-rali MC Porto 2023
  • 163 Moto-rali MC Porto 2023
  • 164 Moto-rali MC Porto 2023
  • 165 Moto-rali MC Porto 2023
  • 166 Moto-rali MC Porto 2023
  • 167 Moto-rali MC Porto 2023
  • 168 Moto-rali MC Porto 2023
  • 169 Moto-rali MC Porto 2023
  • 170 Moto-rali MC Porto 2023
  • 171 Moto-rali MC Porto 2023
  • 172 Moto-rali MC Porto 2023
  • 173 Moto-rali MC Porto 2023
  • 174 Moto-rali MC Porto 2023
  • 175 Moto-rali MC Porto 2023
  • 176 Moto-rali MC Porto 2023
  • 177 Moto-rali MC Porto 2023
  • 178 Moto-rali MC Porto 2023
  • 179 Moto-rali MC Porto 2023
  • 180 Moto-rali MC Porto 2023
  • 181 Moto-rali MC Porto 2023
  • 182 Moto-rali MC Porto 2023
  • 183 Moto-rali MC Porto 2023
  • 184 Moto-rali MC Porto 2023
  • 185 Moto-rali MC Porto 2023
  • 186 Moto-rali MC Porto 2023
  • 187 Moto-rali MC Porto 2023
  • 188 Moto-rali MC Porto 2023
  • 189 Moto-rali MC Porto 2023
  • 190 Moto-rali MC Porto 2023
  • 191 Moto-rali MC Porto 2023
  • 192 Moto-rali MC Porto 2023
  • 193 Moto-rali MC Porto 2023
  • 194 Moto-rali MC Porto 2023
  • 195 Moto-rali MC Porto 2023
  • 196 Moto-rali MC Porto 2023
  • 197 Moto-rali MC Porto 2023
  • 198 Moto-rali MC Porto 2023
  • 199 Moto-rali MC Porto 2023
  • 200 Moto-rali MC Porto 2023
  • 201 Moto-rali MC Porto 2023
  • 202 Moto-rali MC Porto 2023
  • 203 Moto-rali MC Porto 2023
  • 204 Moto-rali MC Porto 2023
  • 205 Moto-rali MC Porto 2023
  • 206 Moto-rali MC Porto 2023
  • 207 Moto-rali MC Porto 2023
  • 208 Moto-rali MC Porto 2023
  • 209 Moto-rali MC Porto 2023
  • 210 Moto-rali MC Porto 2023
  • 211 Moto-rali MC Porto 2023
  • 212 Moto-rali MC Porto 2023
  • 213 Moto-rali MC Porto 2023
  • 214 Moto-rali MC Porto 2023
  • 215 Moto-rali MC Porto 2023
  • 216 Moto-rali MC Porto 2023
  • 217 Moto-rali MC Porto 2023
  • 218 Moto-rali MC Porto 2023
  • 219 Moto-rali MC Porto 2023
  • 220 Moto-rali MC Porto 2023
  • 221 Moto-rali MC Porto 2023
  • 222 Moto-rali MC Porto 2023
  • 223 Moto-rali MC Porto 2023
  • 224 Moto-rali MC Porto 2023
  • 225 Moto-rali MC Porto 2023
  • 226 Moto-rali MC Porto 2023
  • 227 Moto-rali MC Porto 2023
  • 228 Moto-rali MC Porto 2023
  • 229 Moto-rali MC Porto 2023
  • 230 Moto-rali MC Porto 2023 Foto de Grupo
  • 231 Moto-rali MC Porto 2023
  • 232 Moto-rali MC Porto 2023
  • 233 Moto-rali MC Porto 2023
  • 234 Moto-rali MC Porto 2023
  • 235 Moto-rali MC Porto 2023
  • 236 Moto-rali MC Porto 2023
  • 237 Moto-rali MC Porto 2023
  • 238 Moto-rali MC Porto 2023
  • 239 Moto-rali MC Porto 2023
  • 240 Moto-rali MC Porto 2023
  • 241 Moto-rali MC Porto 2023
  • 242 Moto-rali MC Porto 2023
  • 243 Moto-rali MC Porto 2023
  • 244 Moto-rali MC Porto 2023
  • 245 Moto-rali MC Porto 2023