Início

Se o destino for alcançável de moto
nós iremos lá!

Webmail Área Reservada

Trails de Verão 2025 MC Porto

Domingo, 21 de setembro de 2025

No final de mais um Verão quente e muito seco, as nossas Trails têm encontro marcado com os trilhos entre montes e vales. Se a situação de alerta nos permitir, percorreremos uma rota que há um ano foi extremamente massacrada pelos incêndios, entre os concelhos de Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, Sever do Vouga e Albergaria-a-Velha.

O ponto de encontro inicial será na sede do MCP, com um segundo ponto em Oliveira de Azeméis, antes de nos fazermos aos trilhos das serras. O percurso da manhã, com cerca de 100 km, inclui alguns troços rolantes, incluindo os usados pelo rali de Portugal deste ano, em Sever do Vouga, com tempo de paragem para apreciar as vistas serranas e para o tradicional pequeno petisco. O almoço está marcado num tasco da aldeia de Telhadela, com boa comida servida em ambiente tipicamente rural. Na parte da tarde, teremos cerca de 30 km, de ligação ao ponto inicial.

Programa:

08:45 - Encontro na sede do MCP com oferta do cafezinho (com as motos atestadas e preparadas para o percurso);

09:00 - Arranque, para ligação até ao Intermarché de Oliveira de Azeméis;

10:00 - Arranque para o percurso da manhã;

14:30 - Almoço - entradas, grelhado misto com arroz de feijão (ou alternativa), vinho da casa ou cerveja/refrigerantes, sobremesa, café.

16:00 - Arranque para o percurso da tarde;

18:00 – Hora prevista do fim do passeio, no mesmo local do início, em Oliveira de Azeméis;

Regresso livre a casa.

Grau de dificuldade

O percurso é, na sua maioria, de grau de dificuldade baixo, em estradões florestais. No entanto, iremos atravessar alguns troços de maior dificuldade, com pedra solta e/ou regos. Alguns troços, que atualmente estão cobertos com uma grossa camada de pó, podem tornar-se complicados em caso de chuva.

Inscrições

Até ao final do dia 17 de setembro, quarta-feira, para:

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Joaquim Alves - 93 424 3026

Preço

Sócios MCP: 27,5 € / Não sócios: 32,5 €

IBAN Moto Clube do Porto: PT50 0010 0000 3859 5020 001 67

  • 2025_08_23-24-MCP-ReconTrailsVerão-001
  • 2025_08_23-24-MCP-ReconTrailsVerão-002
  • 2025_08_23-24-MCP-ReconTrailsVerão-003
  • 2025_08_23-24-MCP-ReconTrailsVerão-004
  • 2025_08_23-24-MCP-ReconTrailsVerão-005
  • 2025_08_23-24-MCP-ReconTrailsVerão-006
  • 2025_08_23-24-MCP-ReconTrailsVerão-007
  • 2025_08_23-24-MCP-ReconTrailsVerão-008
  • 2025_08_23-24-MCP-ReconTrailsVerão-009
  • 2025_08_23-24-MCP-ReconTrailsVerão-010
  • 2025_08_23-24-MCP-ReconTrailsVerão-011
  • 2025_08_23-24-MCP-ReconTrailsVerão-012

MCP por terras de Natali

Não só, mas também, com o propósito do “hexa”, o MOTO CLUBE DO PORTO esteve presente em Itália no “44º Giro Dell`Umbria”, organizado pelo Moto Clube Jarno Saarinen de Petrignano de Assisi, que decorreu entre 10 e 15 de Agosto.

Este evento, inserido no calendário FIM TOURING WORLD CHALLENGE 2025, para além dos passeios a locais representativos da região da Umbria, devidamente explicados por guias locais, terminaram diariamente em jantar convívio com todos os participantes e habitantes de Petrignano que, com naturalidade, se misturavam na “festa”, sempre bem animada por bandas musicais.

Recebidos no 1º dia pelo nosso sócio local e igualmente participante, Roberto Natali, a quem muito agradecemos a sua hospitalidade e amizade, após inscrições no evento já não nos foi possível participar na visita à deslumbrante Comuna de Assisi, local do nascimento de São Francisco, um dos santos padroeiros de Itália.

O 2º dia foi de visita à Comuna de Scheggino, onde se destaca a Igreja de San Nicola construída no Século XIII, cujo título e o culto foram trazidos do Oriente por eremitas sírios. Após agradável almoço em Spoleto, o final do dia foi de visita guiada pelo nosso anfitrião à sua cidade natal, Perúgia. Desde o magnífico jantar e foto de grupo em plena “Piazza IV Novembre”, cujo acesso foi especialmente autorizado pelas mais altas autoridades, pudemos igualmente visitar a “Rocca Paolina”, a “Porta San Pietro” e outros locais históricos em passeio noturno pela cidade.

O 3º dia, com tarde livre, foi marcado por uma atividade matinal de elevado esforço físico. Principalmente braçal. Pensávamos nós que seria uma visita a uma fábrica de queijos, mas acabamos a lançar o “queijo”. Não é brincadeira. Esta competição denominada “Lancio Del Fromaggio” é uma tradição e um desporto popular em Itália, com raízes que remontam aos etruscos. Consiste em fazer rolar um queijo o mais longe possível ao longo de um arruamento, com todos os obstáculos aí existentes, mas devidamente protegidos com sacos cheios de palha para que o queijo não sofra avarias. Sem grande esforço, os dois pares concorrentes pelo MCP lá ocuparam o 1º e o 3º lugar do pódio.

O 4º dia, foi de visita à “Chiesa di San Francesco” e ao palácio fortificado de “Rocca Flea” na Comuna de Gualdo Tadino, adaptados a sala de exposições e museu de cerâmica respetivamente. O final do dia viria a terminar com um agradável passeio em torno do Lago Trasimeno, mais uma vez com a cortesia do nosso anfitrião. Este lago, com três ilhas, tem uma área equivalente a três cidades do Porto, sendo o quarto maior espelho de água em Itália.

No penúltimo e 5º dia, visitamos Giano Dell`Umbria. Nesta pequena vila foi possível contemplar outra “Chiesa di San Francesco”, embelezada com valiosos frescos do século XIV, e a “Chiesa di San Michele Arcangelo” dedicada ao arcanjo conhecido como o líder dos exércitos celestiais, um protetor e guerreiro contra as forças do mal. Após reconfortante almoço em Bevagna, outro local belíssimo, o final do dia terminou com jantar convívio e distribuição de prémios aos participantes estrangeiros com a presença da autoridade local.

O MCP viria a ser premiado com o 2º lugar por pontos (kms percorridos x nº de participantes) e os seus representantes, vencedores da competição já referida anteriormente, tiveram direito a levar, cada um, meio queijo para casa.

Após voltinha com todos os participantes durante a manhã do último dia, seguida de almoço e distribuição de prémios aos participantes italianos, foi tempo de despedida e início do regresso, ainda que a vontade fosse de ficar mais uns dias.

As curvinhas, o convívio, tudo correu lindamente, com exceção de um meio queijo que, com temperaturas acima dos 40º, não resistiu aos três dias de viagem de regresso.

  • 0810_01
  • 0810_02
  • 0810_03
  • 0810_04
  • 0810_05
  • 0810_06
  • 0810_07
  • 0810_08

FIM Rally em Lillehammer-Noruega

0709 FIM RallyO “hexa” cada vez mais perto!

O Moto Clube do Porto esteve presente, através dos sócios Filipe Ferreira, Roberto Natali e Rui Castro, no inicio de julho, no FIM Rally, tendo dado mais um passo imprescindível para a conquista do Touring World Challenge 2025. Este evento, na sua 78ª edição, é o mais importante entre os eventos mototurísticos da FIM, e um dos obrigatórios para quem almeja a conquista do TWC.

Lillehammer, local escolhido para o evento, é uma cidade a norte de Oslo, conhecida por ter albergado os Jogos Olímpicos de Inverno em 1994, que todos os anos recebe diversas provas de sky de fundo e de saltos de sky, com a sua rampa a dominar umas das colinas que a rodeiam. Os participantes dividiram-se pela área do campismo (no local do evento) e pelos hotéis próximos, sendo os jantares servidos numa mega tenda, onde também tiveram lugar os espetáculos musicais e as entregas de prémios. Este ano, além do Desfile de Abertura (no primeiro dia) e da Parada das Nações (no último dia), houve ainda uma visita ao Museu Maihaugen; este é constituído por diversas dezenas de edifícios históricos que nos mostram um pouco de história da Noruega ao longo dos tempos. Como os “tugas” gostam é de andar de moto (e os 3600kms de ida, e outros tantos de volta eram coisa pouca), ainda arranjaram tempo para uma “voltinha higiénica” de cerca de 200km para visitar Ringebu, Atna, o Big Silver Moose, Imsroa e uma estrada florestal, com cerca de 60 km pelas montanhas, onde até portagem pagamos!

Como prémio desta aventura, o Moto Clube do Porto venceu a Norway Cup – Troféu, que premeia o clube que fica mais distante do local do evento.

Em Agosto voltamos à estrada para participar no Giro Dell’Umbria, em Itália.

Croácia, aqui vamos nós

🏍️ Moto Clube do Porto prepara nova aventura sobre rodas

Depois de tantas viagens marcadas pela amizade, organização e paixão pelas duas rodas, o Moto Clube do Porto já tem o próximo destino definido: Croácia, mais precisamente a pitoresca região de Sveti Martin na Muri, em setembro de 2025.

Localizada no extremo norte do país, junto à fronteira com a Eslovénia e a Hungria, esta região é conhecida pelas suas paisagens verdes, vinhedos ondulantes, vilas tranquilas e águas termais. Um autêntico refúgio natural, longe das multidões turísticas da costa, mas cheio de charme, história e hospitalidade.

🌄 Um destino à medida dos apaixonados pela estrada

Sveti Martin na Muri oferece tudo o que um motociclista sonha: estradas secundárias bem conservadas, com curvas suaves e vistas panorâmicas, aldeias tradicionais que parecem congeladas no tempo, e paragens obrigatórias para saborear a culinária local — rica, honesta e acompanhada por vinhos produzidos ali mesmo.

Durante esta aventura, os membros do MCP vão explorar:

  • A planície do rio Mura, onde a natureza e o silêncio predominam;
  • As colinas de Međimurje, perfeitas para condução descontraída e paisagens arrebatadoras;
  • Cidades históricas como Varaždin ou Čakovec, com castelos, mercados e cultura vibrante;
  • E claro, momentos de lazer nos famosos spas e águas termais de Sveti Martin, ideais para relaxar depois de um longo dia de estrada.

🏨 Alojamento e convívio de excelência

O Moto Clube do Porto prima sempre pela qualidade das suas viagens. Os participantes contarão com alojamentos confortáveis, refeições cuidadosamente selecionadas e uma logística organizada ao detalhe. Mais do que uma viagem, será uma verdadeira experiência de grupo, onde o espírito de camaradagem estará sempre presente.

Somos mais de 30 participantes nesta aventura!

📆 Quando e como?

A viagem está marcada para setembro de 2025 (de 4 a 15) — uma altura perfeita para viajar, com temperaturas amenas e paisagens que começam a vestir os tons dourados do outono. A comitiva será composta por 25 motos bem afinadas, corações abertos e muita vontade de explorar.

Mais do que um simples passeio de moto, esta viagem à Croácia será uma oportunidade de descobrir uma Europa menos conhecida, mais autêntica, onde a estrada se cruza com a cultura, a amizade e o prazer de viajar.

Croácia 2025: Sveti Martin na Muri espera por nós!

Moto Clube do Porto em rota pela alma verde de Itália

🏍️ Giro Dell’Umbria 2025

Entre 10 e 15 de agosto de 2025, o Moto Clube do Porto volta a sair à estrada, desta vez para uma aventura em pleno coração da Itália: a deslumbrante região da Umbria.

Com 4 motos e 5 participantes, vamos integrar o emblemático Giro Dell’Umbria, um encontro que une motociclistas de toda a Europa num ambiente de convívio, cultura e estradas inesquecíveis.

Conhecida como o “coração verde da Itália”, a Umbria oferece cenários que parecem saídos de um quadro: colinas ondulantes cobertas de oliveiras e vinhas, aldeias medievais bem preservadas como Assisi, Spello ou Montefalco, e estradas panorâmicas que parecem feitas à medida para quem ama viajar em duas rodas.

O nosso grupo irá não só participar nos percursos oficiais do Giro, mas também aproveitar cada momento para explorar a gastronomia local, os vinhos da região, e claro, partilhar histórias, sorrisos e muitos quilómetros com companheiros de paixão.

O calor humano, a excelência da organização e a beleza natural deste passeio tornam-no muito mais do que um simples evento mototurístico — é uma experiência cultural e emocional. Cada curva será um postal, cada paragem um brinde à vida e à estrada.

👉 Estás à espera de quê para te juntares a nós numa próxima viagem? O MCP está sempre de portas abertas para quem partilha esta paixão!

Festa de Verão de arromba

O verão chegou em grande estilo e com ele veio a melhor festa do ano do Moto Clube do Porto: a Festa de Verão com Música dos Anos 80!

Uma noite quente e inesquecível, repleta de energia, sorrisos, e muita animação ao som dos maiores clássicos que marcaram uma geração.

Os sócios puderam reviver os tempos dourados da música, com hits que fizeram história nas pistas de dança. Madonna, Queen, Cyndi Lauper, A-ha, Xutos e Pontapés, Rui Veloso, Doce e tantos outros nomes lendários embalaram uma noite de puro convívio e alegria.

Diversão garantida, nostalgia no ar e o espírito dos anos 80 estiveram a transbordar no Moto Clube do Porto!

Esta festa foi o momento perfeito para reunir amigos, celebrar a vida e aproveitar o melhor que o verão tem para oferecer: bom tempo, boa música e boa companhia.

  • 2025_07_12-MCP-FestaVerão-001
  • 2025_07_12-MCP-FestaVerão-005
  • 2025_07_12-MCP-FestaVerão-006
  • 2025_07_12-MCP-FestaVerão-009
  • 2025_07_12-MCP-FestaVerão-012
  • 2025_07_12-MCP-FestaVerão-014
  • 2025_07_12-MCP-FestaVerão-016
  • 2025_07_12-MCP-FestaVerão-017
  • 2025_07_12-MCP-FestaVerão-019
  • 2025_07_12-MCP-FestaVerão-020
  • 2025_07_12-MCP-FestaVerão-021
  • 2025_07_12-MCP-FestaVerão-022
  • 2025_07_12-MCP-FestaVerão-024
  • 2025_07_12-MCP-FestaVerão-025
  • 2025_07_12-MCP-FestaVerão-027
  • 2025_07_12-MCP-FestaVerão-033
  • 2025_07_12-MCP-FestaVerão-034
  • 2025_07_12-MCP-FestaVerão-040
  • 2025_07_12-MCP-FestaVerão-042
  • 2025_07_12-MCP-FestaVerão-043
  • 2025_07_12-MCP-FestaVerão-048

Viagem a Andorra com o Moto Clube do Porto

Um fim de semana de excelência sobre duas rodas

O Moto Clube do Porto voltou a surpreender com mais uma aventura inesquecível, desta vez rumo aos impressionantes Pirenéus, com Andorra como destino principal. De 26 a 30 de junho, um grupo entusiástico de motociclistas viveu uma experiência marcada pela camaradagem, organização exemplar e paisagens de cortar a respiração.

Logo à partida, o espírito de aventura estava no ar. A viagem começou com uma etapa até à cidade de Sória, em Espanha, onde os participantes tiveram a primeira oportunidade de descansar e partilhar expectativas sobre os dias que se avizinhavam. A chegada a Andorra foi celebrada com entusiasmo, não só pelo destino em si, mas também pela excelência dos hotéis escolhidos, que garantiram conforto e comodidade ao mais alto nível.

Durante a estadia, os dias foram preenchidos com passeios por estradas sinuosas de beleza ímpar, atravessando vales e montanhas que ofereciam vistas majestosas. A combinação entre a imponente natureza andorrana e o rugido dos motores criou um cenário digno de postal ilustrado. E se o calor intenso — que chegou a atingir os 40 graus — desafiou a resistência dos participantes, também contribuiu para paragens animadas nas esplanadas e mergulhos refrescantes nos copos...

As refeições foram outro ponto alto da viagem. Cada paragem gastronómica foi cuidadosamente escolhida, proporcionando aos viajantes sabores locais e momentos de convívio memoráveis. A boa disposição esteve sempre presente, reforçada pelo espírito de entreajuda e companheirismo entre todos.

A equipa de organização esteve incansável e cumpriu com rigor todo o programa proposto, garantindo que nada falhava — nem nos horários, nem na segurança, nem na diversão. A viagem decorreu sem qualquer incidente, reforçando a confiança dos participantes e elevando a fasquia para futuras edições.

Como cereja no topo do bolo, o grupo foi agraciado com quatro prémios no sorteio final, fechando o evento com sorrisos rasgados e um orgulho partilhado. No regresso a casa, a paragem em Zaragoza permitiu mais um momento descontraído e de descanso antes da chegada ao Porto, encerrando um fim de semana verdadeiramente inesquecível.

Mais do que uma viagem, foi uma celebração da paixão pelo motociclismo, da amizade e da liberdade de explorar novos horizontes sobre duas rodas.

Para quem participou, ficará para sempre gravado na memória. Para quem não foi, é bom começar a preparar a próxima!

  • IMG-20250627-WA0047
  • IMG-20250628-WA0057
  • IMG-20250628-WA0058
  • IMG-20250628-WA0065
  • IMG-20250628-WA0067
  • IMG-20250628-WA0087
  • IMG-20250628-WA0088
  • IMG-20250628-WA0106
  • IMG-20250628-WA0110
  • IMG-20250629-WA0004

Passeio de Aniversário

Após um magnífico jantar onde não faltou convívio e boa disposição, os festejos do 39º aniversário do MCP continuaram na estrada.

No dia seguinte, pelas 9h arrancaram da sede do clube cerca de 28 motos com destino à Póvoa de Lanhoso, onde iria ser servido o almoço, por um percurso com cerca de 170 km e muitas curvas. Ladeados pelo Douro, contemplamos o seu esplendor até Alpendurada, onde o largamos e nos agarramos à margem sul do rio Tâmega que nos acompanhou até Amarante, local onde houve tempo para uma pausa para tomar café e fazer umas trocas de motas… sim, porque mais uma vez ficou provado o espirito de entre ajuda que existe na família do MCP, onde nem um pneu furado fez o casal desistir do passeio e seguiram até ao fim na mota de outro participante que amavelmente a cedeu predispondo-se a seguir à pendura.

Com energia carregada e os percalços resolvidos, o passeio prosseguiu e as curvas não largaram a caravana que cruzou as terras de Basto e seguiu até ao Parque de Merendas da Varziela, onde já se encontrava a equipa de apoio logístico deste passeio e a equipa de atletismo do MCP, que após a corrida de S. João de Braga seguiu em peso para o convívio que marcava o fim de 2 dias de festa. E que belo convívio, com febras no pão sempre a sair e umas loiras fresquinhas a acompanhar a partilha de vivências e a paixão pelo motociclismo que nos une a todos no seio deste clube.

E foi desta forma que se celebrou os 39 anos de existência desta família, um termo muito usado pelos galardoados no jantar de aniversário e que, de facto, espelha na perfeição o modo de estar dos sócios! Que venham outros tantos, a andar de mota!

  • PXL_20250622_124939610
  • PXL_20250622_131104411
  • PXL_20250622_131122183
  • PXL_20250622_131125517
  • PXL_20250622_131134291
  • PXL_20250622_131137734
  • PXL_20250622_131141085
  • PXL_20250622_131158596
  • PXL_20250622_131203341
  • PXL_20250622_131224780
  • PXL_20250622_131229160

Festa de Verão: Música anos 80´s

Cartaz Festa Verão 80s🎉✨ Vem reviver os melhores hits dos anos 80! ✨🎉

Prepara-te para uma noite inesquecível cheia de energia, cores e muita diversão!

A sede do Moto Clube do Porto vai ser o palco da festa com música anos 80 e vai te transportar para uma época de músicas inesquecíveis, ambiente vibrante e convívio que não vai parar.

Traz os teus amigos e vem curtir uma noite de muita música, nostalgia e alegria!

Não percas essa oportunidade de dançar ao som de clássicos como Michael Jackson, Madonna, Queen, Duran Duran, The Police e muitos outros que marcaram uma geração.

🎶 Data: 12 de Julho

🕗 Horário: A partir das 21h

📍 Local: Sede do Moto Clube do Porto (Rua Aurélia Sousa, 71 Porto)

Vamos fazer esta festa ficar na memória! Vem dançar até o amanhecer ao som dos anos 80! 💃🕺

Reencontro festivo da família

Sócios do Moto Clube do Porto apagaram as velas no 39.º aniversário

Muitos abraços e beijinhos, calorosos cumprimentos de quem já não se encontrava há algum tempo – alguns há um ano! – marcaram a abertura do jantar comemorativo do 39.º aniversário do Moto Clube do Porto. Sentimento de união e partilha que se prolongou durante toda a animada noite no Hotel HolidayInn Porto Gaia e que foi realçado nos discursos dos sócios agraciados com as medalhas de 10, 20 e 30 anos de filiação.

Uma festa que contou com mais de oito dezenas de sócios e onde, mais do que o simples desfiar de memórias, houve lugar à partilha de novos desafios, à troca de ideias sobre percursos ou à pesquisa de dicas que ajudem nas próximas viagens. Atestado de vitalidade do MCP, refletido no entusiasmo com que todos falam do ‘seu’ clube, encorajando as gerações mais jovens a prosseguir com “o legado de uma associação que tanto tem feito pelo motociclismo não só no Porto como em todo o País e que é, mais do que nunca, fortemente reconhecida em termos internacionais”. Testemunho – um entre vários – de quem sente o clube de forma única mesmo que “nem sempre a saúde deixe usufruir do prazer de andar de moto com a frequência e intensidade desejada”.

Num jantar em que marcaram presença alguns dos patrocinadores e apoiantes de longa data, tempo para o agradecimento da Direção “a todos os sócios, sem exceção. Àqueles que vieram festejar o aniversário como a todos os outros que, por um motivo ou por outro, não vieram, mas que, muitos deles, fizeram questão de enviar os parabéns”. Para Rui Carvalho e Castro, presidente da Direção do MCP, “os elogios vindos de alguns sócios mais experientes e conhecedores da realidade do clube e do panorama do motociclismo em geral, são um bálsamo para continuar o trabalho desenvolvido nas últimas décadas, mas representam também um reforço da responsabilidade dos Corpos Sociais do MCP no cumprimento dos desígnios do clube”.

Futuro de um clube que, depois dos Parabéns a Você divinalmente cantados pelas vozes femininas e apoiados pelas palmas masculinas, começou já a preparar a comemoração condigna dos 40 anos de vida. Afinal, já falta menos de um ano e este clube não para.

E para não perder tempo, os sócios saíram bem cedo para a estrada, com a ‘equipa de atletismo’ a prestar apoio à Corrida de São João de Braga, enquanto outra caravana saía da sede do MCP rumo ao Passeio de Aniversário. Porque, apesar do prazer das festas e convívios, é na estrada, de moto, que estamos ‘em casa’.

  • 20250621_202540
  • 20250621_202552
  • 20250621_202559
  • 20250621_202610
  • 20250621_202626
  • 20250621_202642
  • 20250621_202647
  • 20250621_202740
  • 20250621_202755
  • 20250621_202800
  • 20250621_202812
  • 20250621_202907
  • 20250621_202909
  • 20250621_202915
  • 20250621_202917
  • 20250621_203018
  • 20250621_203021
  • 20250621_203026
  • 20250621_203028
  • 20250621_203103
  • 20250621_203107
  • 20250621_203115
  • 20250621_203118
  • 20250621_203119
  • 20250621_203124
  • 20250621_203212
  • 20250621_203214
  • 20250621_203218
  • 20250621_203224
  • 20250621_203248
  • 20250621_203250
  • 20250621_203251
  • 20250621_203252
  • 20250621_203255
  • 20250621_203258
  • 20250621_203259
  • 20250621_203307
  • 20250621_203319
  • 20250621_203421
  • 20250621_203431
  • 20250621_203434
  • 20250621_203438
  • 20250621_203447
  • 20250621_203454
  • 20250621_203530
  • 20250621_203617
  • 20250621_203623
  • 20250621_203626
  • 20250621_203633
  • 20250621_203635
  • 20250621_203642
  • 20250621_203643
  • 20250621_203713
  • 20250621_203714
  • 20250621_203716
  • 20250621_203721
  • 20250621_203723
  • 20250621_203728
  • 20250621_203729
  • 20250621_203731
  • 20250621_203743
  • 20250621_203936
  • 20250621_203938
  • 20250621_203941
  • 20250621_203942
  • 20250621_203948
  • 20250621_203950
  • 20250621_203959
  • 20250621_204003
  • 20250621_204036
  • 20250621_204042
  • 20250621_204047
  • 20250621_204049
  • 20250621_204152
  • 20250621_204154
  • 20250621_204155
  • 20250621_204157
  • 20250621_204201
  • 20250621_204202
  • 20250621_204206
  • 20250621_204238
  • 20250621_204256
  • 20250621_204258
  • 20250621_204303
  • 20250621_204305
  • 20250621_204312
  • 20250621_204316
  • 20250621_204440
  • 20250621_204444
  • 20250621_204454
  • 20250621_204606
  • 20250621_204607
  • 20250621_204612
  • 20250621_204625
  • 20250621_204626
  • 20250621_204822
  • 20250621_204824
  • 20250621_204831
  • 20250621_204832
  • 20250621_204915
  • 20250621_204917
  • 20250621_204919
  • 20250621_204923
  • 20250621_205014
  • 20250621_205015
  • 20250621_205023
  • 20250621_205034
  • 20250621_205035
  • 20250621_205107
  • 20250621_205110
  • 20250621_205113
  • 20250621_205115
  • 20250621_205228
  • 20250621_205230
  • 20250621_205232
  • 20250621_205234
  • 20250621_205238
  • 20250621_205242
  • 20250621_205245
  • 20250621_223806
  • 20250621_223808
  • 20250621_223819
  • 20250621_223849
  • 20250621_223855
  • 20250621_223901
  • 20250621_223904
  • 20250621_223918
  • 20250621_223956
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-004
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-005
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-006
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-007
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-009
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-010
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-011
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-012
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-014
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-015
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-018
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-020
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-029
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-035
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-044
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-051
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-055
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-067
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-073
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-075
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-082
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-087
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-100
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-107
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-114
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-122
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-130
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-135
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-141
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-146
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-151
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-157
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-163
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-165
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-168
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-173
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-177
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-182
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-186
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-190
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-194
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-197
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-200
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-201
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-202
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-203
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-208
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-209
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-211
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-212
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-214
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-216
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-220
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-223
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-226
  • 2025_06_21-MCP-Jantar_de_aniv-231
  • PXL_20250621_192546995
  • PXL_20250621_192551119
  • PXL_20250621_192614179
  • PXL_20250621_192622026
  • PXL_20250621_192628320
  • PXL_20250621_192650608
  • PXL_20250621_192711753
  • PXL_20250621_192725088
  • PXL_20250621_213730405

Trails em passeio Primaveril pela Serra da Cabreira

Foi no último domingo deste mês de maio, dia 25, que 22 sócios e amigos do Moto Clube do Porto voltaram aos trilhos do “nuerte” com as suas motos de espírito Trails. Sim, espírito, pois a CB125 do Henrique continua a mostrar-nos que os transgéneros também existem nestes domínios 😉

O dia acordou verdadeiramente primaveril, com muito sol e temperatura agradável! Um dia perfeito para rolar de moto, em particular em fora-de-estrada ou por estradas florestais, não-pavimentadas. Antes de arrancar, à hora marcada, os “pilotos e pilotas” estavam reunidos no ponto de encontro marcado, em Felgueiras, para o briefing inicial. A “conversa” já é conhecida de quase todos, mas desta vez tínhamos 3 rookies. Três iniciantes nestas lides, a ouvir que o objetivo principal para o dia era mesmo a diversão, não dispensando, no entanto, os normais cuidados para que tudo corresse bem.

Os trilhos estavam marcados, na sua base, por três das super especiais do WRC rali de Portugal, que por ali tinha andado na semana anterior. Começamos em Santa Quitéria, Felgueiras, fizemos a ligação, essencialmente por terra, à tão conhecida e afamada especial de Fafe, terminando no troço de Cabeceiras de Basto. Pelo meio, cruzamos algumas típicas e antigas aldeias da região, como Agra, Aboim ou Busteliberne, por entre verdes e floridas paisagens de montanha. Trilhos muito rolantes, aqui e ali com um “picozinho” de maior dificuldade, em particular para os mais novos, que levou a algumas “quedas para o lado”, sem grandes consequências, de alguma forma típicas destes passeios.

A meio da manhã, a paragem para restabelecimento. Umas sandes e bolos, acompanhados por uns frescos “suminhos”, que tão bem sabem, em particular num dia quente, como se fazia sentir. Momento de descontração e confraternização, com algum tempo para “dois dedos” de conversa. O gostoso almoço, desta vez com quatro opções, realizou-se no nosso já conhecido, restaurante ‘Tasca Picão’, na aldeia de Torrinheiras, bem “lá em cima”, mesmo na fronteira entre os distritos de Braga e Vila Real.

No final do passeio, marcado bem no centro de Cabeceiras de Basto, uma surpresa nos esperava: uma feira/festa medieval, com espetáculos de rua, com muita música e dança. Que bem que soube! Tão bem, que custou a todos dar o dia por terminado e voltar a casa 😉 Com a troca de cumprimentos na despedida, ficava já a pergunta no ar, quando é o próximo passeio de Trails do Moto Clube do Porto?? A passar já para a tua agenda: 21 de setembro, o Trails de Verão.

  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-000
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-001
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-002
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-003
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-004
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-005
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-006
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-007
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-008
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-010
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-011
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-012
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-013
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-014
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-015
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-016
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-017
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-018
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-019
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-020
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-021
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-022
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-023
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-024
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-025
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-026
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-027
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-028
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-029
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-030
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-031
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-033
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-035
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-037
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-043
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-045
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-046
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-048
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-049
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-050
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-051
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-052
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-053
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-054
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-055
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-057
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-058
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-059
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-060
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-062
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-063
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-064
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-065
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-066
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-067
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-071
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-072
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-073
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-075
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-077
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-078
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-092
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-103
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-105
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-106
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-107
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-108
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-109
  • 2025_05_25-MCP-Trails_de_Primavera-110

39º aniversário MCP em dose dupla

MCP OriginalEste ano, o quase quarentão Moto Clube do Porto celebra o seu 39º aniversário! Tal marco será devidamente assinalado com um jantar no dia 21 de junho, pelas 19 horas, no Hotel HolidayInn Gaia (Rua Diogo Macedo, 220, 4400-107 Vila Nova de Gaia). Ao dispor do paladar dos sócios haverá um belo buffet cujo destaque irá para o arroz de pato com enchidos e queijo gratinado e para a lasanha de legumes com molho bechamel e queijo emmental. Ambos os pratos serão precedidos das mais variadas entradas e de um sempre aconchegante creme de legumes, e sucedidos pelas ansiadas sobremesas. Tudo isto acompanhado por sumo, água ou vinho. Um menu requintado, que será abrilhantado com a atribuição das medalhas comemorativas de 10, 20 e 30 anos de filiação a este fantástico clube, momento sempre emotivo em que o MCP reconhece os seus mais fiéis sócios. Mas os festejos não ficam por aqui…

No dia 22 de junho, com saída às 9 horas da sede, haverá o Passeio de Aniversário onde após a celebração com a pompa e circunstância devida, os sócios do MCP poderão celebrar a passear de mota! Do Douro até à Póvoa de Lanhoso (onde será servido o almoço) subindo o Tâmega por terras de Basto, não faltarão boas curvas e paisagens desafogadas para encher a alma. Com a alma cheia, o estômago será também ele confortado com um churrasco da autoria da organização. E para fazer a digestão, mais umas curvinhas até Ribeira de Pena onde terminará o passeio a horas de todos chegarem a casa tranquilamente.

Podes celebrar este aniversário do teu moto clube em grande, de forma mais acessível, participando nos 2 eventos por 40€. Contudo será possível participar só no jantar (35€) ou só no passeio (10€ sócios, 15€ não sócios).

As inscrições deverão ser feitas até dia 18 de junho para:

Rui Castro - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (939253838)

Luís Pires - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (910885566)

Passeio a Andorra

MCP on the road again!! 😊

Uma visita a Andorra é uma experiência extraordinária que normalmente supera todas as expectativas. Encravado entre montanhas imponentes dos Pireneus, o país oferece uma mistura encantadora de paisagens naturais deslumbrantes, cultura vibrante e hospitalidade acolhedora.

Desde o momento da chegada, somos cativados pela beleza das paisagens: vales verdes, picos nevados e vilarejos pitorescos. O apoio ao turismo é excelente, facilitando o acesso aos locais, estações de esqui e todas as outras atrações locais. A gastronomia surpreende com pratos típicos dos Pireneus, servidos com um toque moderno e muita simpatia.

Destacamos ainda a experiência de fazer compras no centro de Andorra la Vella, onde os preços competitivos e a variedade de produtos são um atrativo à parte. Além disso, o bem-estar proporcionado pelos spas e centros termais locais pode ser o complemento ideal para dias ativos nas montanhas.

Em resumo, o passeio a Andorra será inesquecível — uma combinação perfeita de natureza, cultura e conforto.

🏍️ Desafio lançado aos Sócios do Moto Clube do Porto! 🏔️

Prepara a tua máquina e junta-te a nós numa aventura inesquecível até Andorra, de 26 a 30 de junho!

🚦Partida com espírito motard, chegada com alma cheia!
Vamos percorrer quilómetros de paisagens deslumbrantes, curvas que nos fazem sorrir dentro do capacete e momentos de convívio que só o Moto Clube do Porto sabe proporcionar! E sobretudo, participar no evento RIDER 468…

📦 Tudo incluído!
👉 Alojamento, refeições, inscrição no evento e camaradagem e organização impecável!

💶 Valores por participante:

  • 470€ por pessoa em quarto duplo
  • 655€ em quarto individual

🔧 Não deixes a moto arrefecer — inscreve-te já e vem fazer parte desta experiência única!

Para mais informações e inscrições, contacta Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou 917535493.

Vamos a Andorra?

(já só temos 4 vagas..!! 😊)

Passeio de Primavera 2025

Nem as eleições nos fizeram mudar o Passeio de Primavera no dia 18 de maio! Desta vez o trajeto começou por nos levar até ao Marco de Canavezes onde, finalmente, começou a diversão para a caravana de 23 convivas em 19 motos. As curvas da M1257, da N211 e finalmente da N108 fizeram as nossas delícias até Porto Antigo, local escolhido para uma pequena paragem (infelizmente meio estragada pelo horário tardio de abertura do café). A caravana rumou então a sul, passando por Cinfães e subindo aos 1208 metros das Portas do Montemuro, antes de descer até junto do Rio Paiva (sim, esse por onde andamos há pouco no Moto Rali), passando por Castro Daire antes de nos dirigirmos a S. Pedro do Sul e a Negrelos, local da surpresa deste passeio, onde nos esperava o Sr. Damião Cardoso com a sua coleção de motos antigas. Que surpresa agradável tiveram os participantes deste passeio! O nosso anfitrião abriu-nos as portas de sua casa, recebendo-nos com café e bolo, antes de nos guiar através dos espaços onde guarda verdadeiras relíquias, umas restauradas, outras em fase de restauro e, outras, ainda à espera de vez; sim porque é o Sr. Damião com a ajuda do seu filho que vai restaurando as motos nos tempos livres, encomendando peças originais de quase todo o mundo, de modo a que o restauro seja o mais fiel possível ao original. Custou-nos sair de lá mas a hora de almoçar estava a chegar; que bem nos soube a vitela no espeto 😊. Depois de retemperar os estômagos voltamos à estrada, desta vez seguindo pela N16, sempre junto ao Rio Vouga, até perto de Albergaria onde a caravana se dividiu, metade seguiu em direção à A1 e ao Porto enquanto a outra metade continuou por estradas hiper-curvilíneas em direção a Ribeira de Fráguas, Palmaz e Ossela, antes de apanhar a A32 em direção às mesas de voto de modo a exercer o nosso direito e dever cívico.

Este ano não vai haver Passeio de Verão mas, no Outono, voltamos à estrada para o Passeio de Outono e o Passeio de S. Martinho! Mas o Clube não para e até lá ainda vão ter lugar passeios e atividades para todos os gostos.

Contamos convosco!

  • 4ad18515-cd75-48e7-a624-6821ddf14c70
  • IMG_1443
  • IMG_1445
  • IMG_1446
  • IMG_1448
  • IMG_1449
  • IMG_1450
  • IMG_1451
  • IMG_1453
  • IMG_1454
  • IMG_1455
  • IMG_1456
  • IMG_1457
  • IMG_1458
  • IMG_1460
  • IMG_1462
  • IMG_1463
  • IMG_1464
  • IMG_1465
  • IMG_1467
  • IMG_1468
  • IMG_1469
  • IMG_1470

MC Porto no 1º Lés a Lés Classic

No passado fim de semana de 8 a 11 de maio, foi para a estrada o 1° Lés a Lés Classic, dedicado às motos clássicas com 30 ou mais anos. 

Aproximadamente 170 participantes apresentaram-se no dia 8 às verificações tecnicas e documentais no parque de estacionamento do Hotel São Lazaro em Bragança, de onde partiria a 1a etapa no dia seguinte. 

Os participantes puderam constatar de que cada vez mais, existem motos em estado que nem se imagina, tal o rigor e cuidado tanto no restauro como na manutenção, autênticas pérolas!

As 3 etapas foram sendo superadas com mais ou menos dificuldade, dadas as perturbações climatéricas ou as dificuldades naturais de algumas maquinas com quase 100 anos de vida. 

Bragança, Chaves, Vila Nova de Famalicão e Lamego como final de este primeiro evento que se pautou pelo convivio, diversão e, principalmente, pelas estradas percorridas e paisagens admiráveis, não esquecendo os almoços retemperadores e as visitas às coleções privadas de motos, que deixaram todos os participantes com a alma quente e feliz perante os exemplares fabulosos e bem cuidados.

O Moto Clube do Porto esteve bem representado, tanto a nivel de participantes, como a nivel de organização, desdobrando-se de todas as formas para que o objectivo deste evento fosse alcançado. E assim foi, este Lés a Lés vai repetir-se no proximo ano, de acordo com as palavras do seu responsável To Manel, e também pela satisfação com que todos os participantes chegaram ao fim. 

Até ao próximo!

  • WhatsApp_Image_2025-05-13_at_22.47.58
  • WhatsApp_Image_2025-05-13_at_22.47.59
  • WhatsApp_Image_2025-05-13_at_22.47.59_1
  • WhatsApp_Image_2025-05-13_at_22.47.59_2
  • WhatsApp_Image_2025-05-13_at_22.47.59_3
  • WhatsApp_Image_2025-05-13_at_22.47.59_4
  • WhatsApp_Image_2025-05-13_at_22.47.59_5
  • WhatsApp_Image_2025-05-13_at_22.48.00
  • WhatsApp_Image_2025-05-13_at_22.48.00_1
  • WhatsApp_Image_2025-05-13_at_22.48.00_2
  • WhatsApp_Image_2025-05-13_at_22.48.00_3

Mount Fuji Tour

IMG 0883E vão 2 em 2! Depois da presença na Ruta Sudoeste, o Moto Clube do Porto foi ao Japão e já pontuou nos primeiros 2 eventos do Touring World Challenge 2025!

Mais uma vez foram 6 os sócios do MCP no país do sol nascente, 3 a pontuar coletivamente, uma passageira, um a pontuar individualmente e um como delegado da FIM no evento.

Após uma longa(íssima) viagem até Tokyo, tínhamos 2 dias livres para passear por esta grande metrópole antes do evento, e que bem passados eles foram. Embora “gigantesca” para os nossos padrões, a cidade é bonita e desafogada, com avenidas largas, auto-estradas a cruzá-la em vários níveis, túneis qb, montes de espaços pedonais ajardinados e extraordinariamente limpa. Nestes 2 dias passeámos pelo Bayside, zona muito agradável, a fazer lembrar a zona do Parque das Nações, fomos até à Ameyoko Shopping Street (impressionante a quantidade de lojas “em tão pouca rua”), Shibuya Scramble Cross (um dos cruzamentos mais movimentados do mundo), o Palácio Imperial, Tsukijy Outer Market, onde almoçamos (e onde há mais de 400 locais especializados nos vários tipos de comida japonesa) e, finalmente, a Akihabara Eletronic Town.

Finalmente fomos conhecer as nossas “montadas” para os 6 dias de viagem, após o que tivemos uma reunião de apresentação do evento e jantar de boas vindas. O primeiro dia amanheceu solarengo e com temperaturas amenas, que nos ajudaram a suportar a “seca” que é sair de Tokyo, cerca de 50Km de auto estrada entre prédios, mas a partir daí…, puro deleite😊. Chegamos às montanhas, já com o Monte Fuji à vista, rodeados de cerejeiras em flôr e florestas de bambu; visitámos uma oficina de fabrico artesanal de peças em madeira, com demonstração de algumas técnicas. Seguiu-se o lago Ashi, o Ashinoko Skyline (a fazer lembrar o Stelvio e outros passos alpinos) e Oshino Hakkay (uma zona de lagos e nascentes de águas cálidas e cristalinas), antes de chegarmos a Hakone – final do primeiro dia.

Durante a noite choveu e as previsões não eram as mais animadoras para o segundo dia, no entanto quando arrancámos não chovia; por precaução (e porque estava “fresquinho” e muito vento) vestimos os fatos de chuva e subimos ao monte Hakone, um antigo vulcão (onde comemos um ovo cozido nas “fumarolas”, com a casca preta, que, dizem os locais, nos dará mais 7 anos de vida 😉); a viagem continuou por estradas de montanha, tão lindas quanto estreitas, entre florestas de bambus e coníferas, até chegarmos a uma fábrica de wasabi, onde fizemos um workshop do seu fabrico. Voltamos a subir aos cumes podendo apreciar a beleza da costa leste do Japão, passámos pela Kawazu Loop Bridge (uma ponte em forma de escada de caracol que nos permite descer cerca de 30 metros no mesmo local) antes de chegar a Dogashima, cidade costeira onde pernoitámos e onde fomos recebidos por uma ventania daquelas que nos obriga a andar inclinados para seguir em frente.

O terceiro dia amanheceu solarengo e com temperatura amena e, felizmente, com menos vento que na véspera; começámos por conduzir na Nishi-Izu Skyline, uma das estradas de montanha mais populares entre os motociclistas japoneses, paragem no miradouro de Darumayama (com uma vista soberba sobre a baía de Nishi-Izu e o Monte Fuji) e descida a Numazu para almoçar junto ao porto de pesca; continuámos a contornar as neves eternas do Fuji pela encosta oeste, seguindo pela região de Shinshu até Matsumoto. Na manhã seguinte começámos com uma visita ao castelo de Matsumoto, construído no Séc XVI, e cuja beleza arquitetónica e dos seus jardins nos deixou maravilhados; regressámos às motos para as conduzir em direção aos Alpes Japoneses – cadeia montanhosa muito bonita, ainda com neve – passando por duas estâncias de ski antes de descermos para as Kuzatsu Hot Springs, final da etapa.

Iniciámos o quinto dia do passeio com uma caminhada até à cidade de Gunma onde, na praça central, pudemos apreciar uma nascente de águas termais que brotam do solo a cerca de 100º e deixam no ar “aquele” cheirinho a enxofre. Este dia reservou-nos 4 horas de puro deleite de condução – curvas, subidas, descidas, lagos, neve, riachos e…., um lago gelado, junto ao qual fizemos uma paragem; durante a tarde foi mais do mesmo, e tudo isto entre flores e mais flores, até chegarmos à região de Nikko. Como tudo o que é bom chega ao fim, chegou também o último dia desta aventura, com meia dúzia de quilómetros até chegar ao Templo de Nikko; primeiro foi uma alameda ladeada de coníferas gigantescas e direitas como fusos, que nos deixou sem palavras mas, quando chegámos ao templo…, a profusão de edifícios em madeira e cobre, com pinturas e estátuas lindíssimas; como o tempo não estica não visitámos todo o complexo, o que foi pena. Voltámos às motos e agora a paisagem eram os imensos arrozais nas planícies que percorremos até chegar a Motegi, complexo pertença da Honda Motor Company; aí, além de poder assistir a uma prova da Porsche Super Cup japonesa que estava a decorrer, pudemos visitar o Museu da Honda – Honda Collection Hall, edifício de 3 andares, não muito grande, mas repleto de “obras de arte” que nos fizeram sonhar na juventude, das primeiras motorizadas que nunca chegaram a Portugal, passando pelas Honda Amigo, as diversas CB’s, as motos de competição e não esquecendo os automóveis – os N360 e 600, os S, os fórmula 1 (dos anos 60 e os mais atuais só com motorização Honda)…, um verdadeiro deleite para os olhos; até um avião(zinho) para 4 passageiros e tripulação construído pela Honda lá havia. Para finalizar o passeio, a ligação a Tokyo pela auto estrada (que mais parecia a VCI mas com mais de 50kms) e onde Mayo San (nosso tour leader) nos conduziu “à tuga”, a furar pelo meio das filas de automóveis – afinal nos japoneses ainda há uma costela portuguesa 😊.

Assim terminou mais uma aventura do Moto Clube do Porto, desta vez por terras do Sol Nascente.   

  • 2881a9e2-3400-44b5-90b6-ad5ca5b9a2f5
  • 367d7e6c-7149-4f34-8b28-428a2d57daaa
  • 72481569-0367-401b-bd99-0546b0062a97
  • 78c6a5de-c54a-4954-8d38-dc11d907795b
  • 833a596f-83e9-4f28-82fc-a903bb80e98a
  • D36C7355-7569-437E-BEF7-617E7558D69D
  • DSC00049
  • DSC00076
  • DSC00096
  • DSC00151
  • DSC00221
  • DSC00240
  • DSC00257
  • DSC00284
  • DSC00318
  • DSC00341
  • DSC00390
  • DSC00410
  • DSC00505
  • DSC00685
  • DSC00709
  • DSC00776
  • DSC00795
  • DSC00801
  • DSC00844
  • DSC00893
  • DSC00905
  • DSC00974
  • DSC00984
  • DSC01073
  • DSC01110
  • DSC09951
  • DSC09955
  • DSC09964
  • DSC09989
  • IMG_0648
  • IMG_0668
  • IMG_0682
  • IMG_0708
  • IMG_0710
  • IMG_0731
  • IMG_0781
  • IMG_0794
  • IMG_0801
  • IMG_0811
  • IMG_0833
  • IMG_0847
  • IMG_0853
  • IMG_0883
  • IMG_1041
  • IMG_1053
  • IMG_1055
  • IMG_1058
  • IMG_1063
  • IMG_1064
  • IMG_1071
  • IMG_1077
  • abb23e78-5593-40a5-95b2-fa0c3c0bfd8b
  • b299fdee-69eb-4d6c-81dd-61b3ac87a2fe
  • da0d1042-d00e-4406-a36f-800f03be1ec5
  • ddfbf978-1d40-40cf-bc95-457e71ab98fa
  • e5490cbc-cb7b-4103-b8ad-f7a4b890f0a6
  • eb9211df-7f55-427c-8aee-ba3af9370868
  • f344ba6a-ff26-40a3-8f76-b89b30f08545

6ª Revolta ...uma outra visão

A visão de uma pendura....

Depois de ler a crónica do Zé, fiquei intimidada! Que tenho eu para acrescentar? Pois, ele já descreveu todos os episódios da viagem de uma forma explêndida, não lhe reconhecia este mérito!

Mas vou tentar divagar sobre a experiência de uma pendura com o motociclista que me fez apaixonar por estrada e vento no rosto….às vezes chuva e frio também podem fazer parte do pacote…

Foi uma viagem com um grupo que maioritariamente não conhecíamos, mas que nos acolheu muito bem logo na primeira noite, foi um bom começo.

Sem dúvida que o melhor de tudo foi perceber como todos demonstravam uma satisfação estampada no rosto no final de cada dia. Mesmo no dia do famoso apagão, o almoço tão bem servido de batata frita, atum e afins para acompanhar o pão, regados com muita água. E para prevenir levamos algumas garrafas de água para o caminho, assim como bidões para gasolina para alimentar as máquinas que montávamos.

O nosso guia fez-nos percorrer estradas que nos permitem sentir aquela sensação de liberdade que só quem anda de mota percebe. Uma fuga da atividade rotineira, o simples prazer de viajar e conhecer. O bónus é sempre a felicidade, as memórias que ficam, as amizades que se constroem e por vezes mesmo a renovação da mente. Em cima destes “cavalos” como uma tia do Abel uma vez chamou quando nos viu chegar de mota à remota aldeia de Reriz, não tratamos apenas de colocar o corpo em movimento, mas também da leveza da alma. Momentos houve em que até os pacotes de açucar nos levavam para reflexões sobre: “valor e preço não é o mesmo, se não tens valor, então tens preço”. A caminhada pela natureza a caminho da Lagoa Negra foi um desafio inesperado mas compensador.

Veio então uma zona onde a natureza com os seus caprichos nos surpreende pelas suas paisagens semidesertas, falo de “Bardenas Reales”. Uma paisagem perfilada pelo tempo, uma paisagem quase lunar que serviu de cenário para rodagens de algumas produções cinematográficas ou televisivas, como exemplo a série “Game of Thrones”. Simplesmente instagramável…

Antes de fazer a “Rota do silêncio” o organizador e o batedor levaram-nos à penitência na Catedral de Zaragoza, o objetivo seria para que todos nos comportássemos à altura e claro, como isso aconteceu, no final presentearam-nos com o espetacular hotel de montanha, onde foi unânime a vontade de ficar mais uma noite…mas tal não estava programado, havia mais. As paisagens desta estrada tornaram-se pinturas, o perfeito deleite da natureza.

Atravessar o rio Tejo nunca foi tão fácil e rápido, apenas e só com um pequeno passo. Fomos transportados até à terra de D. Quixote onde vimos alguns gigantes com os quais lutou… até imagens trouxemos.

As magnificas estradas de montanha proporcionaram-nos caminhos cheios de curvas, rodeados por bosques e/ou planicies pintalgadas por animais que nos olhavam curiosos. Alguns até mesmo se atravessaram na nossa frente, como que a dizer “este espaço é nosso”. O nosso guia ofereceu-nos ainda caminhos doces e sinuosos, guardados por infinitas vinhas de onde muito provavelmente saiu o néctar que acompanhou as divessas refeições do grupo. Sim e podemos testemunhar que em Espanha também se comem bons petiscos.

Não posso deixar de fazer esta referência ao “despertador do grupo”, que nos momentos em que quase todos íamos adormecidos e embalados pelas paisagens e por vezes a fazer registos fotográficos, um ronco surgia que nos despertava e lá seguíamos novamente em passo mais ligeiro.

Entretanto a prometida chuva acabou por chegar, na subida de uma serra a que se não me engano o nosso guia chamou “passo da mijadela”, pois melhor nome não poderia ser dado. O nevoeiro e a chuva não permitiu ver o que prometia ser uma estupenda paisagem mas para nosso consolo o atento guia levou-nos a uma casa onde pudemos retornar às memórias da  infância e brincarmos com “cenas” do passado; para nos devolver a idade adulta levou-nos a conhecer os pimentões em Jaraíz da la Vera.

E sim, houve revolta, já que os REvoltosos num momento de paragem ”congeminaram” de forma a que o guia nos levasse para Castelo de Vide, já que não aguentávamos mais com tantas e tamanhas emoções, o corpo pedia descanso.

Somos muitas vezes seduzidos pela merecida fama do Norte e Sul de Espanha, mas a Espanha central também parece oferecer tudo o que os motociclistas podem desejar e ….mais!

Agradecidos ao nosso guia e ao vassoura e homem das contas, a todo o grupo por terem transformado esta viagem numa jornada segura, alegre e que perdurará nas nossas memórias como uma viagem divertida e inesquecivel.  À espera da próxima…

Texto: Filomena (Nucha)
Fotos: Abel Gomes

  • DSC_8011_01
  • DSC_8015
  • DSC_8024
  • DSC_8045
  • DSC_8068
  • DSC_8071
  • DSC_8088
  • DSC_8098
  • DSC_8117
  • DSC_8127
  • DSC_8131
  • DSC_8144
  • DSC_8145
  • DSC_8146
  • DSC_8158
  • DSC_8171
  • DSC_8172
  • DSC_8173
  • DSC_8175
  • DSC_8179
  • DSC_8188
  • DSC_8201
  • DSC_8208
  • DSC_8223
  • DSC_8238
  • DSC_8239
  • DSC_8247
  • DSC_8249
  • DSC_8253
  • DSC_8268
  • DSC_8274_copy
  • DSC_8285
  • DSC_8286
  • DSC_8287
  • DSC_8288
  • DSC_8290_copy
  • DSC_8295
  • DSC_8296_copy
  • DSC_8297
  • DSC_8297_copy
  • DSC_8304
  • DSC_8313
  • DSC_8319
  • DSC_8332
  • DSC_8337_copy
  • DSC_8345_copy
  • DSC_8346_copy
  • DSC_8348_copy
  • DSC_8350_copy
  • DSC_8361copy
  • DSC_8363copy
  • DSC_8365_copy
  • DSC_8366_copy
  • DSC_8367_copy
  • DSC_8368copy
  • DSC_8369copy
  • DSC_8370copy
  • DSC_8377_copy
  • DSC_8384_copy
  • DSC_8394_copy
  • DSC_8408_copy
  • DSC_8409_copy
  • DSC_8420_copy
  • DSC_8426_copy

6ª Revolta Motorraliana... aos olhos do Zé

SilentRouteMais uma semana intensa por terras de "nuestros hermanos"

A 6ª ReVolta começou para alguns assim que acabou o 29º Moto Rali do MC Porto, com o objetivo de chegar à Guarda onde se reuniria toda a comitiva. Bom jantar e um restante de serão calmo, mas muito animado onde se discutiram Ferraris e Lamborghinis (os tratores claro!) e ainda houve uma pequena passagem de modelos com os polos do evento…

Este ano a animação noturna não foi em demasia, uma vez que a missão do dia seguinte era de suma importância e marcou de forma indelével esta ReVolta.

Com o objetivo de chegar a Quintanar de la Sierra, os 15 Cavaleiros da ReVolta e o carro de assalto preparam-se para ir assinar um novo tratado em Tordesilhas. Ao que parece os termos propostos não foram do agrado de “nuestros hermanos” e resolveram devolver a península Ibérica para a idade (e uns quantos outros países) medieval, só nos apercebemos da extensão da situação quando parámos para abastecer, sem eletricidade não há gasolina para ninguém e assim ficámos parados sem saber bem o que fazer.

Antes que existisse uma situação tirada de um dos filmes do Mad Max, recebemos a informação de que existiria uma bomba de Gasolina ali perto que tinha gerador. A caravana arregalou os olhos e o nosso batedor seguiu na frente de ataque para se certificar da veracidade dessa informação. A informação era verdadeira e a caravana seguiu para se reabastecer. Este que vos escreve não sabia bem se o melhor era voltar para Portugal (uma vez que não se sabia quase nada sobre o apagão) ou seguir viagem razão pela qual e numa fração de segundo quase ia tomando o caminho no sentido contrário. Ainda que tenha voltado a tempo para a persecução da viagem e devido aos problemas de comunicação a caravana separou-se, o que causou um pequeno desvio a alguns e a um grande desvio para o batedor que tinha a missão de cobrir o máximo de percurso possível no menor tempo possível no sentido contrário.

Como todos os caminhos vão dar a Quintanar de la Sierra a caravana conseguiu chegar toda “sã” e salva e com a chegada, chegou também a eletricidade. A pouco e pouco as comunicações foram sendo reestabelecidas descansando os ReVoltosos e alegrando toda a caravana discutiram-se as razões que levaram à separação e os caminhos percorridos, no final atribuímos as culpas aos problemas com a falta de comunicações tudo sanado voltámos para o Hotel com a certeza que a “verdadeira” ReVolta ía iniciar no dia seguinte.

Após o pequeno almoço preparámo-nos para seguir caminho com o objetivo de chegar ao fim do dia a Logroño. A caravana seguiu até à Laguna Negra onde os intrépidos cavaleiros tiveram a oportunidade de fazer uma caminhada de ida e volta pelo meio a natureza, foram mais de 4000m a pé para se maravilharem com a paisagem paradisíaca junto da Laguna Negra sabendo que estavam perto da nascente do Rio “Duero” (um daqueles rios que nasce com um nome, mas desagua com outro). Para alguns a dita lagoa foi alvo de reclamação uma vez que a mesma era azul e não negra, ou seja, mais um caso de publicidade enganosa.

O batedor destes cavaleiros tinha reservado para este dia uma travessia quase poética em estradas sinuosas sempre com paisagens de tirar o folego entre curvas e contracurvas pelo canhão do rio Leza até chegarmos a Logroño.

À boa maneira da ReVolta esta foi uma noite de “Fiesta” começámos com um jantar muito divertido e a seguir fomos à procura de um café…acabámos num bar de Karaoke onde alguns demostraram os seus “dotes” para a cantoria, o resultado foi tão bom que se aproveitou o microfone para vender um pouco de tudo, foi uma autentica galhofa que se estendeu para dentro do hotel (parecia uma visita de estudo).

No dia seguinte estávamos todos prontos para arrancar à hora marcada pois o dia ia ser longo.

Saímos de Logroño em direção ao museo da Würth onde pudemos apreciar uma série de obras de arte. O dia apresentava-se cinzento e com muito vento, mas seguimos para outra paisagem maravilhosa pelos “Caminos de las Bardenas Reales”. A paisagem digna de um filme do oeste, transporta-nos para um deserto que se encontra a apenas 70 Km dos Pirenéus, boa ideia esta dos desorganizadores.

Agora era hora de rumar a sudeste até “Zaragoza” para almoçar e visitar a Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar, sendo o maior templo barroco de Espanha merecia uma visita nossa.

Depois de termos descansado um pouco dirigimo-nos a Villarluengo passando por Andorra e seguindo por “La ruta del Silencio”, a cereja no topo do bolo deste passeio. Foram muitas cuvas a subir e a descer por entre encostas rochosas e desfiladeiros assombrosos se tivéssemos um drone para filmar toda a caravana desde o céu teríamos uma recordação inesquecível com as motas a roncar no meio daquela paisagem, esta é sem dúvida uma rota que deveria ser feita por todos os que amam o mototurismo.

Ficámos num espetacular hotel de montanha onde encontrámos uma raposa semi-domesticada e estivemos (tal como sempre) a partilhar histórias e estórias, mas não podíamos estar acordados até ao amanhecer, a aventura ainda só ia a metade.

Bem dormidos e alimentados continuámos até ao mítico “Caimã”, a sua história e muito interessante pelo que se aconselha a sua leitura. Continuámos a rolar por aquela zona uma vez que não é todos os dias que temos tal oportunidade. A adrenalina era tal que um dos cavaleiros resolveu que era giro subir um monte e tê-lo-ia feito não fora um arame que com muita desfaçatez parou tamanho atrevimento. Era hora de almoçar, rumamos a um restaurante, mas o tempo de espera era muito longo pelo que o nosso motogolf arranjou um restaurante nas piscinas de “Albarracín”. Neste almoço para além da nossa boa disposição fomos brindados com a boa disposição e profissionalismo dos trabalhadores.

O dia só ia a meio e ainda tínhamos muitos km para fazer, cerca de “200” (faltavam sempre 200 km…) até “Ciudad encantada”. Seguimos de barriga cheia em direção à nascente do Tajo (mais um daqueles rios que mudam de nome), ficámos a saber que na visão espanhola este rio nasce em Espanha e desagua no Atlântico (Hemanos, hermanos não vos caía nenhum dente se referissem Portugal!!!). A boa disposição mantinha-se e a meteorologia também, pelo que continuámos até “Ciudad Encantada” onde pernoitámos no único “Hostal” existente. Só estávamos nós alguns turistas e o restaurante abriu só para nos receber, ou seja, “Fiesta” …

A noite começou com um “Ciervo” que nos visitou (ao jantar comi ciervo…), depois do jantar tivemos momentos eletrizantes que até nos faziam saltar das cadeiras, a moral do grupo que é sempre boa, roçou a estratosfera.

Depois da noite animada o dia amanheceu com nuvens, a chuva ia finalmente brindar-nos, no início foram umas pingas em “Cuenca” depois e durante o dia foi aparecendo e desaparecendo, mas não nos livrámos de uma valente carga de água antes do almoço. Como o tempo estava quente ao almoço conseguimos secar um bocadinho, mas este não era o fim da chuva. Reconfortados com o almoço seguimos para “Puerto Lápice” onde podemos disfrutar de um bonito mercado, estávamos nos caminhos do Dom Quixote e fomos até aos “molinos de viento” de Consuegra onde pudemos mais uma vez disfrutar de um local único e sobretudo bonito, para que leu o livro é fácil imaginar o Dom Quixote montado no seu Rocinante com o seu escudeiro Sancho Pança que tentava a todo o custo que não se magoasse muito nas investidas conta os moinhos!

Hora de despertar dos sonhos acordados, é hora de seguir até “Burgohondo”, após uma paragem para abastecer era hora de voltar a colocar os fatos de chuva, ela vinha aí e vinha para ficar!!!

Através de estradas com curvas e contracurvas e sempre a chover conseguimos chegar ao nosso destino. O hotel era muito engraçado e mais uma vez a noite foi de música e dança com muita animação.

Acordámos mais tarde que o costume devido à hora do pequeno almoço, mas saímos à hora marcada. Mais uma serra para subir com belas paisagens apenas ofuscadas pelo nevoeiro, que se abateu, o passeio passou a aventura uma vez que a visibilidade era mínima. A caravana foi então em direção a Candeleda onde nos aguardava a Casa das Flores com o seu museu de brinquedos de lata.

A fome já estava a aparecer e fomos até Jaraís de la Vera, aqui tivemos a oportunidade de visitar o “Museo del Pimenton”, onde aprendemos como se faz o aquele pó de cor vibrante com um sabor fumado e maravilhoso.

Aproveitámos e almoçamos. Já compostos vestimos os fatos de chuva e preparámo-nos para voltar para Portugal. A dada altura o São Pedro brindou-nos com uma valente carga de água com direito a trovoada e tudo, continuamos calmamente até ao nosso destino. Castelo de Vide sabe sempre receber bem os ReVoltosos e desta vez não foi exceção. Como a chuva dava pouca trégua brindámos o único taxista a uma série de idas e vindas do hotel para o restaurante.

Já todos juntos tivemos direito a uma refeição excecional sempre bem preparada e simpaticamente servida. Última noite, última festa, com muita alegria e alguma travessura, dois participantes foram acordados a meio da noite por um bando de divertidos “pantomineiros” …

A ReVolta tinha chegado ao fim, no dia seguinte alguns voltaram para casa e o restante grupo ainda almoçou junto para prolongar a diversão até ao último momento.

Quero aproveitar para fazer uma série de agradecimentos:

Em primeiro lugar aos Hotéis que não nos expulsaram apesar da chinfrineira provocada por uma família de 17 pessoas. Em segundo lugar aos meus amigos que me ajudaram sempre a superar os medos e os receios em dobrar mais uma curva apertada, bem como a paciência de muitas vezes andarem ao meu ritmo e não ao ritmo que gostariam mais (no mundo do motociclismo estas qualidades valem ouro!).

E em último lugar ao Sérgio e ao Germano, sem eles podem existir vários passeios, mas nenhum como a ReVolta. Duas faces de uma moeda que têm a capacidade de gerir um grupo de ReVoltosos sempre prontos a seguir-vos.

PS: Germano, já medi a roda de trás e faltam 2 milimetros…

Texto por Zé Maria Tavares, sócio e ReVoltoso do MCP

Fotos partilhadas ao longo da Viagem pelos participantes...se enviarem mais fotos .... fazemos a atualização da galeria

  • IMG_20250429_110117
  • IMG_20250429_110244
  • IMG_20250429_110512
  • IMG_20250429_151116
  • IMG_20250430_122016
  • IMG_20250430_122115
  • IMG_20250430_193344
  • IMG_20250430_193400
  • IMG_20250430_193453
  • IMG_20250430_193504
  • IMG_20250430_193527
  • IMG_20250430_193540
  • IMG_20250430_193553
  • IMG_20250430_193607
  • IMG_20250430_193628
  • IMG_20250430_193654
  • IMG_20250430_193714
  • IMG_20250430_194140
  • IMG_20250430_195115
  • IMG_20250430_195134
  • IMG_20250430_195147
  • IMG_20250430_195207
  • IMG_20250430_195223
  • IMG_20250430_195251
  • IMG_20250430_195306
  • IMG_20250430_195323
  • IMG_20250430_195442
  • IMG_20250430_200824
  • IMG_20250430_200829
  • IMG_20250430_201013
  • IMG_20250430_201017
  • IMG_20250430_201019
  • IMG_20250430_201021
  • IMG_20250430_201024
  • IMG_20250430_201028
  • IMG_20250430_201254
  • IMG_20250501_173011
  • IMG_20250501_173253
  • IMG_20250501_173500
  • IMG_20250501_173709
  • IMG_20250501_173907
  • IMG_20250501_173936
  • IMG_20250501_174057
  • IMG_20250501_204634
  • IMG_20250501_204641
  • IMG_20250501_204754
  • IMG_20250502_094944
  • IMG_20250502_095059
  • IMG_20250502_100904
  • IMG_20250502_101120
  • IMG_20250502_154820
  • IMG_20250502_163309
  • IMG_20250503_114023
  • IMG_20250503_115158
  • IMG_20250503_115205
  • SilentRoute
  • WhatsApp_Image_2025-04-14_at_12.56.42
  • WhatsApp_Image_2025-04-27_at_20.07.34
  • WhatsApp_Image_2025-04-28_at_06.55.42
  • WhatsApp_Image_2025-04-28_at_06.56.14
  • WhatsApp_Image_2025-04-28_at_06.56.59
  • WhatsApp_Image_2025-04-28_at_06.57.23
  • WhatsApp_Image_2025-04-28_at_08.01.37
  • WhatsApp_Image_2025-04-28_at_08.43.52
  • WhatsApp_Image_2025-04-28_at_15.53.14
  • WhatsApp_Image_2025-04-28_at_22.49.57
  • WhatsApp_Image_2025-04-28_at_23.27.23
  • WhatsApp_Image_2025-04-28_at_23.29.46
  • WhatsApp_Image_2025-04-29_at_06.39.53
  • WhatsApp_Image_2025-04-29_at_11.43.17
  • WhatsApp_Image_2025-04-29_at_14.12.37
  • WhatsApp_Image_2025-04-29_at_14.14.30
  • WhatsApp_Image_2025-04-29_at_14.16.42
  • WhatsApp_Image_2025-04-29_at_21.01.49
  • WhatsApp_Image_2025-04-29_at_23.37.15
  • WhatsApp_Image_2025-04-29_at_23.37.15_1
  • WhatsApp_Image_2025-04-29_at_23.37.16
  • WhatsApp_Image_2025-04-29_at_23.37.16_1
  • WhatsApp_Image_2025-04-29_at_23.37.16_2
  • WhatsApp_Image_2025-04-29_at_23.37.16_3
  • WhatsApp_Image_2025-04-29_at_23.37.17
  • WhatsApp_Image_2025-04-29_at_23.37.17_1
  • WhatsApp_Image_2025-04-30_at_09.28.29
  • WhatsApp_Image_2025-04-30_at_11.24.29
  • WhatsApp_Image_2025-04-30_at_11.31.55
  • WhatsApp_Image_2025-04-30_at_15.39.58
  • WhatsApp_Image_2025-04-30_at_18.06.30
  • WhatsApp_Image_2025-04-30_at_18.30.27
  • WhatsApp_Image_2025-04-30_at_19.14.27
  • WhatsApp_Image_2025-04-30_at_20.13.32
  • WhatsApp_Image_2025-04-30_at_23.37.38
  • WhatsApp_Image_2025-04-30_at_23.38.09
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_07.36.31
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_08.15.03
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_10.56.35
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_10.57.44
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_10.57.45
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_10.57.45_1
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_10.57.45_2
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_10.59.27
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_11.00.48
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_11.03.13
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_11.03.46
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_11.05.25
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_11.18.01
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_11.24.19
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_12.57.43
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_14.25.01
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_15.08.36
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_17.03.19
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_17.09.17
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_17.40.49
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_18.29.01
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_18.29.47
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_19.10.10
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_19.12.23
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_19.12.24
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_19.12.28
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_19.12.29
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_19.49.06
  • WhatsApp_Image_2025-05-01_at_19.54.47
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_08.25.58
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_09.12.00
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_13.10.33
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_14.10.53
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_15.31.13
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_15.37.52
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_15.38.38
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_15.38.39
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_18.59.57
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_18.59.57_1
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_18.59.58
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_18.59.58_1
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_18.59.59
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_18.59.59_1
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_19.00.00
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_19.00.00_1
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_19.00.00_2
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_19.00.00_3
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_19.00.01
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_19.00.01_1
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_19.00.01_2
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_19.00.01_3
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_19.00.01_4
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_19.00.01_5
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_19.00.02
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_19.00.02_1
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_19.33.48
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_21.04.34
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_21.06.18
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_21.10.56
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_21.11.03
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_21.59.47
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_23.17.16
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_23.22.28
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_23.23.31
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_23.28.28
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_23.31.20
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_23.33.02
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_23.34.56
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_23.41.43
  • WhatsApp_Image_2025-05-02_at_23.42.24
  • WhatsApp_Image_2025-05-03_at_11.04.12
  • WhatsApp_Image_2025-05-03_at_11.09.41
  • WhatsApp_Image_2025-05-03_at_12.46.09
  • WhatsApp_Image_2025-05-03_at_13.28.08
  • WhatsApp_Image_2025-05-03_at_18.19.53
  • WhatsApp_Image_2025-05-03_at_18.53.23
  • WhatsApp_Image_2025-05-03_at_20.38.59
  • WhatsApp_Image_2025-05-03_at_23.18.59
  • WhatsApp_Image_2025-05-03_at_23.55.49
  • WhatsApp_Image_2025-05-04_at_00.43.37
  • WhatsApp_Image_2025-05-04_at_00.45.55
  • WhatsApp_Image_2025-05-04_at_00.55.29
  • WhatsApp_Image_2025-05-04_at_09.36.43
  • WhatsApp_Image_2025-05-04_at_09.37.21
  • WhatsApp_Image_2025-05-04_at_09.37.21_1
  • WhatsApp_Image_2025-05-04_at_09.40.48
  • WhatsApp_Image_2025-05-04_at_09.42.30
  • WhatsApp_Image_2025-05-04_at_09.42.32
  • WhatsApp_Image_2025-05-04_at_09.42.41
  • WhatsApp_Image_2025-05-04_at_09.42.42
  • WhatsApp_Image_2025-05-04_at_09.42.42_1
  • WhatsApp_Image_2025-05-04_at_09.42.42_2
  • WhatsApp_Image_2025-05-04_at_09.42.43
  • WhatsApp_Image_2025-05-04_at_10.27.47
  • WhatsApp_Image_2025-05-04_at_10.34.58
  • WhatsApp_Image_2025-05-04_at_15.56.10
  • WhatsApp_Image_2025-05-04_at_17.33.01
  • WhatsApp_Image_2025-05-05_at_13.29.27
  • WhatsApp_Image_2025-05-05_at_13.29.28

Trails de Primavera 2025 MC Porto/Touratech

Domingo 25 maio 2025

Seguindo o calendário, depois do Inverno vem a Primavera e, claro está, o nosso Trails de Primavera também está aí a chegar. Voltamos ao norte, desta vez com a serra da Cabreira como destino final. Os trilhos serão, sobretudo, caminhos florestais, alguns deles utilizados pelo WRC. Em termos de dificuldades, um dos desafios passa pelos regos criados pela passagem dos carros de rali, uma semana antes das nossas Trails. No lado das “facilidades”, vamos ter para apreciar as belas paisagens da região que vamos atravessar.

Com início em Santa Quitéria, seguimos no sentido de Fafe, passando pela tradicional e rochosa aldeia de Agra, já por terras de Vieira do Minho, finalizando pelo alto da Cabreira, na pequena aldeia de Torrinheiras, pertencente a Cabeceiras de Basto. Serão cerca de 100 km no total, com a já tradicional paragem intermédia, para “mata-bicho”. No final do almoço, teremos mais um sorteio de brindes Touratech, a encerrar o passeio.

Programa:

08:30 Encontro na sede do Moto Clube do Porto, com as motos atestadas e preparadas para o percurso de ligação de autoestrada;

10:15 Arranque para o percurso, a partir do Intermarché de Felgueiras;

15:00-Chegada prevista ao restaurante;

Regresso livre a casa.

Grau de dificuldade

O percurso é, na sua maioria, de grau de dificuldade baixo, mas inclui alguns troços com pedra solta e/ou regos, de nível de dificuldade médio. Em caso de chuva os trilhos poderão ficar muito escorregadios, elevando o nível de dificuldade.

Inscrições

Até ao final do dia 21 de maio, quarta-feira, para:

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Joaquim Alves - 93 424 3026

Preço

Sócios MCP: 30 € / Não sócios: 35 €

IBAN Moto Clube do Porto: PT50 0010 0000 3859 5020 001 67

Na inscrição estão incluídos: o almoço e o reforço da manhã, a meio do percurso.

  • 2025_04_16-MCP-Trails_Primavera_Recon-001
  • 2025_04_16-MCP-Trails_Primavera_Recon-002
  • 2025_04_16-MCP-Trails_Primavera_Recon-003
  • 2025_04_16-MCP-Trails_Primavera_Recon-004
  • 2025_04_16-MCP-Trails_Primavera_Recon-005
  • 2025_04_16-MCP-Trails_Primavera_Recon-006
  • 2025_04_16-MCP-Trails_Primavera_Recon-007
  • 2025_04_16-MCP-Trails_Primavera_Recon-008
  • 2025_04_16-MCP-Trails_Primavera_Recon-009
  • 2025_04_16-MCP-Trails_Primavera_Recon-010
  • 2025_04_16-MCP-Trails_Primavera_Recon-011
  • 2025_04_16-MCP-Trails_Primavera_Recon-012
  • 2025_04_16-MCP-Trails_Primavera_Recon-013
  • 2025_04_16-MCP-Trails_Primavera_Recon-014
  • 2025_04_16-MCP-Trails_Primavera_Recon-015

Passeio de Primavera

Cartaz Passeio Primavera mcp202518 de Maio

Com a Primavera já “em velocidade cruzeiro” esperamos ter um ótimo dia para vos levar a passear. Desta vez vão ter direito a um passeio surpresa 😊 onde, para já, só vos prometo kms de curvinhas e de estradas sinuosas.

Como nos marcaram as eleições em cima da data do passeio, este vai ser um pouco mais curto que o costume de modo a possibilitar que todos possam exercer o seu direito (e dever) cívico, acrescentando que vão ter as melhores paisagens para usar as últimas horas do período de reflexão 😊.

O ponto de encontro será a sede do MCP, a partir das 8:30 (com os depósitos atestados), para sair às 9h. Como de costume iremos rolar tranquilamente e apreciar as paisagens que o nosso país tem para nos oferecer em qualquer região e, durante o almoço, pôr a conversa em dia. Da parte da tarde, e depois de mais umas voltinhas turísticas, regressaremos ao Porto utilizando as mais modernas vias de comunicação de modo a chegar a casa a horas de ir votar.

Como de costume o preço de sócio será 25€, enquanto que para os não sócios o preço será de 30€.

As inscrições terminam dia 15 de maio e são limitadas a 25 pessoas, devendo ser feitas para:

Rui Castro - 939253838

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Arouca, para além dos passadiços…

Fantástico Moto rali do MC Porto

Fim de semana prolongado onde se festejava a liberdade, por isso, nada melhor que usufruir da liberdade que as duas rodas nos proporcionam.

O Moto Clube do Porto estava encarregue da sua 29º edição do moto rali e, se na preparação deste passeio, tudo parecia correr mal, no fim de semana tudo correu muito bem.

Apesar do MR ser sábado e domingo, decidiu-se proporcionar, a quem quisesse, um género de prólogo na sexta-feira. Começou com um excelente almoço no restaurante “O Cortiço”, em Penacova, que serviu de “entrada” para um excelente passeio da parte da tarde.

A passagem pela Livraria do Mondego, pelo Caramulo, pela Frecha da Mizarela fazia prometer um moto rali recheado de boas paisagens.

Devido ao número de participantes, 85 distribuídos por 52 equipas, foram divididos por vários alojamentos de Arouca: Quinta de Novais, Vieira Lobo, Escariz e, a base, no Hotel S. Pedro.

Arouca, situada nas serras mágicas da Arada e Freita, pela sua história, cultura, gastronomia e beleza paisagística faz deste concelho um destino imperdível e de tirar o fôlego e, por isso, foi o local escolhido para o Moto rali do Porto.

Ora, o percurso escolhido para sábado de manhã era audaz… As vielas demasiado estreitas, a altitude, as curvas sem visibilidade em que não se cruzavam duas motas exigiam bastante cuidado. O percurso era exigente, mas de uma beleza inigualável que levou às minas de Rio de Frades, onde ainda há alguns vestígios da extração de volfrâmio durante a II Guerra Mundial… Munidos de lanternas, para “aluminar” a gruta, os participantes embrenharam-se pela mesma e, no fim desta, depararam-se com uma bela cascata de águas cristalinas… A Natureza no seu estado mais puro… Ouvimos dizer que, por lá, também andavam alguns “mineiros” … 😊

As paisagens faziam querer parar a cada 100m para fotografar e absorver a paz que ali se sentia…

A caravana continuava pelas excelentes estradas que percorriam as várias aldeias perdidas ao longo do rio Paiva.

O almoço de sábado foi na Aldeia da Pena, uma aldeia de casas de xisto… O acesso à Aldeia estava bastante mau, muita gravilha, pedra solta, mas com cuidado e devagar se fez… O almoço servido na esplanada da “Adega Típica da Pena”, com direito a vistas sobre a serra, com uma carne maravilhosa transformou um simples almoço num excelente convívio e experiência gastronómica.

A tarde de sábado prometia ser igualmente entusiasmante. O roadbook continuava a levar os participantes pelo meio da serra e eis que os leva à Panorâmica do Detrelo da Malhada, a 1099 m de altitude com vistas imperdíveis desde a serra até ao mar.

E, já que o percurso estava emocionante, nada melhor que “assistirem a um parto” galego nas pedras parideiras… 😊 O percurso continuava e levava a caravana à Mercearia da Montanha, na aldeia de Merujal, onde a jovem Ana decidiu, em plena pandemia, abrir uma mercearia e um café numa aldeia com cerca de 20 habitantes. A simpatia da jovem fez os participantes prometerem lá voltar.

O final do percurso de sábado terminou no Santuário da Sra. da Abelheira com um excelente lanche oferecido pela Junta de Freguesia de Escariz.

Estava terminado o primeiro dia de moto rali com um sorriso e coração cheio dos participantes.

O jantar servido no hotel S. Pedro, proporcionou um excelente convívio, bastantes gargalhadas, sorteio de prémios e saber que as primeiras 10 equipas estavam separadas por apenas 17 pontos. E como diria alguém: prognósticos, só no fim do jogo… e, por isso, estava tudo em aberto para domingo.

O último dia amanheceu ainda mais quente e deu a conhecer o Museu das Trilobites, um museu privado dedicado à exposição e preservação dos fósseis marinhos que, há milhões de anos, se encontravam em Arouca (incrível).

É bom andar de mota, mas também sabe bem relaxar um pouco, por isso, as equipas puderam descansar (ou talvez não - dar aos braços também cansa 😊) na praia de Espiunca.

Antes de acabar a etapa, uma passagem pela ponte suspensa 516, que deve o seu nome ao seu comprimento e está a 175 m acima do Rio Paiva.

O Moto rali terminou na Sra. da Mó, local escolhido para tirar a fotografia de família.

No almoço ficamos a conhecer os vencedores deste moto rali: o terceiro lugar para os sócios do MCP, os incríveis António Baquê e Sandra; o segundo lugar para o Fernando Guerreiro, do Moto Clube de Albufeira e o primeiro lugar, também para o MCA, para os imparáveis Vítor Olivença e Carina. Parabéns a todos/as!

Em resumo, foi um fim de semana marcado por emoções fortes tal a beleza das paisagens, mas também por momentos inesquecíveis durante mais uma edição deste moto rali.

Com um percurso desafiante e bem planeado, os participantes mostraram não só a técnica, mas também um verdadeiro espírito de convívio e boa disposição.

Os participantes foram, sem dúvida, um dos grandes destaques do evento. Equipas já experientes, outras novatas, mas todos determinados a fomentar um ambiente saudável e vibrante, onde o fair play foi uma constante.

A gastronomia local foi outro ponto alto do fim de semana. Entre etapas e nas refeições, os participantes puderam deliciar-se com pratos preparados com qualidade e onde o sabor foi um verdadeiro combustível para todos os presentes.

Foi um fim de semana de ligação entre pessoas, natureza e paixão pelas motos — uma experiência que certamente ficará na memória de todos.

Entre risos, histórias partilhadas e sons de motores ao fundo, criou-se uma atmosfera única que só quem vive o Moto rali do Moto Clube do Porto conhece.

Até ao próximo…

Classificações Finais

  • DSC01298
  • DSC01324
  • DSC01371
  • DSC01385
  • DSC01405
  • DSC01412
  • P4260131
  • P4260135
  • P4260142
  • P4260144
  • P4260150
  • P4260151
  • P4260152
  • P4260154
  • P4260158
  • P4260159
  • P4260160
  • P4260161
  • P4260162
  • P4260163
  • P4260164
  • P4260165
  • P4260166
  • P4260167
  • P4260168
  • P4260169
  • P4260170
  • P4260171
  • P4260172
  • P4260173
  • P4260174
  • P4260175
  • P4260176
  • P4260177
  • P4260178
  • P4260179
  • P4260180
  • P4260181
  • P4260182
  • P4260183
  • P4260184
  • P4260185
  • P4260186
  • P4260187
  • P4260188
  • P4260189
  • P4260190
  • P4260191
  • P4260192
  • P4260193
  • P4260194
  • P4260195
  • P4260197
  • P4260199
  • P4260200
  • P4260201
  • P4260202
  • P4260203
  • P4260204
  • P4260205
  • P4260206
  • P4260207
  • P4260215
  • P4260216
  • P4260221
  • P4260222
  • P4260223
  • P4260224
  • P4260225
  • P4260226
  • P4260229
  • P4260230
  • P4260231
  • P4260232
  • P4260233
  • P4260234
  • P4260235
  • P4260240
  • P4260243
  • P4260244
  • P4260245
  • P4260246
  • P4260249
  • P4260250
  • P4260251
  • P4260252
  • P4260263
  • P4260264
  • P4260265
  • P4260268
  • P4260269
  • P4260270
  • P4260271
  • P4260272
  • P4260273
  • P4260274
  • P4260278
  • P4260287
  • P4260289
  • P4260291
  • P4260292
  • P4260307
  • P4260310
  • P4260311
  • P4260318
  • P4260323
  • P4260326
  • P4260330
  • P4260335
  • P4260337
  • P4260338
  • P4260339
  • P4260340
  • P4260341
  • P4260342
  • P4260343
  • P4260344
  • P4260345
  • P4260346
  • P4260347
  • P4260348
  • P4260349
  • P4260350
  • P4260353
  • P4260355
  • P4260356
  • P4260361
  • P4260363
  • P4260364
  • P4260365
  • P4260366
  • P4260367
  • P4260373
  • P4260394
  • P4260396
  • P4260397
  • P4270398
  • P4270399
  • P4270400
  • P4270401
  • P4270402
  • P4270403
  • P4270404
  • P4270405
  • P4270408
  • P4270409
  • P4270414
  • P4270415
  • P4270416
  • P4270417
  • P4270418
  • P4270419
  • P4270420
  • P4270422
  • P4270423
  • P4270424
  • P4270425
  • P4270426
  • P4270427
  • P4270429
  • P4270431
  • P4270432
  • P4270433
  • P4270434
  • P4270435
  • P4270436
  • P4270437
  • P4270438
  • P4270439
  • P4270441
  • P4270443
  • P4270444
  • P4270445
  • P4270446
  • P4270447
  • P4270450
  • P4270451
  • P4270452
  • P4270453
  • P4270462
  • P4270463
  • P4270464
  • P4270469