Quando temos prazer em passear e apreciar paisagens naturais, a moto é um dos meios de excelência: tudo tem mais encanto ainda, os caminhos, os montes, os vales, a flora e claro os rios!
Estes últimos foram o centro das atenções do passeio de trails de outono do MCP, tendo a E-Rio como parceira, contando com o apoio da Touratech PT e o Alto Minho como cenário de excelência.
Depois de uma rolante ligação entre a sede do MCP e Viana do Castelo, a simpática localidade de Carreço foi o ponto de reunião de todos os animados participantes que desde aí em caravana subiram até ao lindíssimo miradouro sobre Afife e Vila Praia de Ancora. Caminhos rolantes e bem cuidados levaram as motos pela Fonte Louçã (bem no centro do parque eólico Carreço/Outeiro), Outeiro e logo até Vilar de Murteda com paragem na …. Ahhhhh …que visão: Cascata de Pereiro, que regalo! Ainda mais porque aí aguardava a caravana o Eng. Pedro Teiga (Defensor dos rios, amigo motociclista, sócio MCP e “motor” da E-Rio com a Rios+), para com a sua forma descontraída falar de rios, margens, vegetação, ... e da interação das motos com tudo isso!
Com boa disposição redobrada, logo a caravana rumou em direção à Montaria, mas antes ainda tempo de apreciar uma das quintas mais antigas de Portugal: a Quinta da Ferreira em Meixedo (Antigo Solar dos Rochas Lobo). Descida ao vale, passagem de ribeiro e mais à frente o sempre encantador aglomerado de S. Lourenço da Montaria, em direção à capela de S. Mamede onde aguardava um apreciado reforço alimentar e nova e agradável palestra do homem forte da Rios+.
Tempo agora para seguir o vale do Ancora, primeiro pelas arrebatadoras Cascatas do Pincho, logo por Orbacém, Ponte de Saim e passagem a vau do rio Ancora numa experiência que sempre recebe sorrisos. E ficávamos aqui a ouvir o Pedro Teiga, de calças arregaçadas e pés dentro do rio, deliciando-nos com os seus esclarecimentos, mas a tarde já crescia e era tempo de da Srª da Cabeça seguir por paisagens altaneiras sob o mar até à descida a Carreço onde o final estava marcado para porto de refúgio já habitual por estes lados: o Restaurante do Sérgio!
Convívio à mesa, conversa sobre motos e rios, com tempo ainda para distribuição aos participantes de bonita T-shirt alusiva ao passeio (Obrigado E-Rio pela oferta e Ernesto Brochado pelo curtido boneco!) e claro sorteio Touratech PT.
Boas Festas a todos
Texto: Vasco Rodrigues
Fotos: Craig Morfitt
Fotos: Organização