Início

Se o destino for alcançável de moto
nós iremos lá!

Webmail Área Reservada

Passeio Trails de Outono MCP / Touratech 2023

A fresca penumbra matinal fazia as honras da casa lá para os lados de Ponte de Lima e, uns após os outros, os bem-dispostos participantes foram colorindo o parque de estacionamento da Taberna Terras do Eido, respondendo à chamada do MCP para o Passeio de Trails de Outono, neste domingo 26 de novembro 2023! Caras habituais e caras novas (muito bem-vindas), atentos ao briefing da organização referindo as habituais informações programáticas, estruturais, de segurança e até ambientais…

Após um início por entre vinhas do conhecido verde da região, a alegre caravana começa a aquecer com alguns caminhos de piso maltratado pelas chuvas das últimas semanas, mas também a deliciar-se com as vistas e envolvimento natural, passando os lugares de Vacariça e Miranda, porta de entrada na Paisagem Protegida do Corno do Bico: que delícia passear por entre estes encantadores bosques de cores vivas e flora autóctone, também cavalos e gado bovino a compor o cenário, privilégio da natureza!

Agora os rápidos estradões levavam-nos por entre montes e vales, umas vezes a avistar Arcos de Valdevez, outras Paredes de Coura até à paragem no altaneiro Miradouro do Corno do Bico onde tão bem soube o lanchinho que aguardava nas mesas do parque de merendas, agradecimento aos voluntários!

Com as vistas deliciadas e a barriguinha calçada, continuam as fantásticas e frescas florestas, passagem pela Lagruja, rumo à capela de Santa Rita, bem no alto do monte de Santa Cristina, onde o “xiripiti” temperava conversas e histórias. Sempre muito animados, os últimos quilómetros de todo-o-terreno foram a bom ritmo, com o final já nas Pedras Finas de onde a curta ligação a Brandara leva a caravana de volta à “casa da partida”, e que casa!!!

De muito bom gosto na decoração, recordando-nos a saudosa mercearia da nossa aldeia, a Taberna Terras do Eido é um marco de bem receber e bom degustar:  dos pimentos padrão aos ovos rotos, passando pelos obrigatórios cogumelos recheados, tudo regado pela simpatia e carinho minhoto. Sopa à sobremesa? Não, é para deslaçar, agora vem o bacalhau e a posta laminada….  uma referência, um marco, estamos em casa ou não seja propriedade de um simpatiquíssimo casal de motociclistas!

Tempo ainda para o momento Touratech, mais uma vez patrocinador e apoiante destes eventos, tendo o sorteio bafejado os dois José´s Henriques da caravana: o Maia e o Pereira.

Memorável, o grupo, a organização, os locais, as paisagens, …ficam as imagens que falam por si! Viva o MCP !

Vasco Rodrigues