MCP e Mototrofa inovam no Passeio de Natal 2019

Um Natal com sabores diferentes

É tempo de Natal, tempo de paz e amor, tempo de bacalhau… Mas, já sabem, nós, aqui no Moto Clube do Porto, gostamos de marcar o nosso próprio ritmo no calendário. Por isso vamos reformular os votos da quadra que se aproxima: É tempo de Natal, tempo de passear de moto, tempo de cozido à portuguesa!

Claro está que, com a chegada da temporada natalícia, juntamo-nos aos nossos amigos da Mototrofa e, em conjunto, celebramos mais um Passeio de Natal, marcado por belíssimas estradas e não menos entusiasmantes descobertas gastronómicas e patrimoniais, artesanais e etnográficas. Para isso reservamos o dia 7 de dezembro, por sinal um sábado em que as estradas, restaurantes e museus estarão mais apelativos, com encontro marcado para as 8.30 horas, nas instalações do concessionário Honda e BMW na Trofa. Partida madrugadora porque é preciso aproveitar cada minuto dos muito curtos dias desta altura do ano. Tanto mais que há muito para ver…

Da Trofa, de onde sairemos depois de um reforço do pequeno almoço onde não faltará o já tradicional Bolo da Trofa para acompanhar o sempre apetecível café e outras petisquices, rumaremos a Fornelos para provar o pão de ló local, menos conhecido que o de Ovar, mas nem por isso menos saboroso, além de um genial Doce de Gema. Doçaria cujas calorias poderão ser queimadas mais adiante, com a visita ao Museu de Aboím e do Povo de Aboím e ao Moinho da Casca de Carvalho antes de voltarmos à estrada, para chegar a horas do almoço a Terras de Basto, bem perto da fronteira entre os distritos de Braga e Vila Real.

Pedraça é o destino e o motivo não podia ser melhor: um Cozido à Portuguesa que é um verdadeiro ‘manjar dos deuses’… mas que deve ser apreciado com moderação. É que depois das irresistíveis entradas há que guardar espaço no estômago para as não menos promissoras sobremesas, das rabanadas à aletria, do pão de ló ao tradicional bolo-rei.

Fartura gastronómica que, já se adivinha, levará muitos a querer prolongar o almoço pela tarde adentro, mas… não pode ser! É que as artesãs do Museu do Linho e da Cooperativa de Artesão esperam por nós na aldeia de Limões para revelar os segredos do ciclo tradicional do linho, da sementeira da linhaça até à toalha, dos teares às colchas, vestuário e até… carteiras. Uma visita que pode ser aproveitada para fazer algumas compras de Natal bem originais e que será rematada com mais uma estreia absoluta. Tal como fizemos na Chocolate com Pimenta, em Vila Verde, quando fomos dos primeiros a provar os Pastéis Antoninos, agora vamos testar uma novidade mundial: os quequelinhos, espécie de queques feitos a partir da linhaça, a semente do linho, e que prometem ser uma das imagens de marca do Concelho de Ribeira de Pena. Para não ficar com a garganta demasiado seca, uma (pequena) prova de vinho verde de um produtor regional, mas sem exagero porque a hora é de regressar a casa. Com uma barrigada de novos sabores mas também de boas estradas e muito convívio.

As inscrições, que são limitadas e terminam no dia 29 de novembro, terão o valor de 30 euros para os clientes da Mototrofa e sócios do MCP e de 35 € para todos os que ainda não tiveram oportunidade para se inscrever no MCP ou tratar da sua motos e equipamentos na Mototrofa. Inscrições que podem ser efetuadas na MotoTrofa ou através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 96.8010833, do Paulo Ribeiro (MCP).

Programa

8.30 h – Receção e café na MotoTrofa. Arranque do Passeio de Natal

10.30 h – Paragem para café e prova de doçaria regional em Fornelos

11.30 h – Visita ao Museu de Aboím e Moinho Casca de Carvalho

13.00 h – Almoço em Pedraça

16.00 h – Visita ao Museu do Linho, prova de doçaria e vinho verde

17.30 h – Regresso livre ao Porto, por autoestrada ou Estrada Nacional

Pão de ló de FornelosQuequelinho