Início

Boas Festas

Webmail Área Reservada

Subindo e Descendo pelos Quintais Vizinhos

No passado fim-de-semana de 23 e 24 de Abril, teve início o 25º Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP 2022, que pela mão do muito experiente Moto Clube do Porto levou cerca de 90 participantes em 63 motos a passear pelos concelhos de Castanheira de Pera, Pedrogão Grande e Figueiró dos Vinhos

Com epicentro no Concelho de Castanheira de Pera, começaram estes passeios fortemente culturais do Trofeu Nacional de Moto-Ralis BMW/Dunlop da FMP em 2022. Sendo Castanheira de Pera uma conhecida pérola do nosso património cultural e paisagístico, tem muito para oferecer, no que diz respeito ao lazer e ao eco turismo. Assim, os mototuristas iniciaram o sábado com um périplo por alguns pontos de interesse, nomeadamente por algumas das suas aldeias pitorescas como Pera, Pisão do Baeta e Coentral Grande, onde no início de século XX, um grupo de Coentralenses decidiu fundar um centro escolar com o objectivo de criar uma escola de ensino primário feminino, proporcionando assim o acesso à instrução e à cultura por parte das mulheres. Sem dúvida uma visão revolucionária para a época. Para além disso, foi mostrado aos mototuristas a bela Praia Fluvial do Poço Corga com o seu esplêndido carvalhal centenário ou o Museu do Lagar. E também se desceu aos Passadiços da Ribeira das Quelhas que dão acesso a um dos locais mais belos e selvagens da Serra da Lousã.

Durante esta manhã de sábado, houve ainda tempo para uma visita ao Planalto do Santo António da Neve e à Capela de Santo António e os três exemplares de Poços Neveiros, classificados como imóveis de interesse público em 1986. De seguida, tempo para uma breve contemplação no Baloiço do Trevim, já fora do concelho de Castanheira de Pera e almoço no Lugar da Picha.

Após o revigorante almoço, foi tempo de passear pelo Concelho de Pedrogão Grande, continuando a visitar aldeias, como Escalos do Meio, Escalos Fundeiros, Mosteiros e a sua esplêndida Praia Fluvial, ou ainda Vila Facaia e respectivo Museu do Acordeão e da Concertina. Um dia em cheio com tempo para conhecer também o Parque Verde e Núcleo Museológico da Graça. Por fim a chegada a Pedrogão Grande e ao seu magnífico Jardim da Devesa para o merecido jantar e descanso no Hotel da Montanha.

No domingo, após o merecido sono retemperador, o passeio iniciou-se junto ao edifício da Camara Municipal de Pedrogão Grande, rumo a Figueiró dos Vinhos onde os mototuristas tiveram oportunidade de visitar a Torre da Cadeia Comarcã, Casa-Museu José Malhoa ou a Igreja Matriz de S. João Batista. Após uma breve passagem por Campelo, com visita ao viveiro de trutas, foi tempo de chegar de volta a Castanheira de Pera para visita à Casa do Tempo e finalmente, o almoço na Feira da Gastronomia em Movimento.

Após o almoço foram premiados os participantes mais atentos do passeio, tendo Nuno Cunha, dos Conquistadores de Guimarães, subido ao pódio, secundado pelo Vítor Olivença do Moto Clube de Albufeira e no derradeiro lugar do pódio a ir para a Capital do Móvel pela mão do José Augusto Santos. Estes primeiros classificados levaram para casa prendas de cutelaria oferecidos pela ICEL e lembranças oferecidas pela TRY.

A equipa da organização do Moto Clube do Porto encabeçada pelo Germano Mateus está de parabéns pelo excelente passeio e simpático acolhimento que proporcionou a todos os participantes.

A próxima jornada do troféu terá lugar na zona da Chamusca pela mão dos também veteranos Motards do Ocidente, nos próximos dias 21 e 22 de Maio. A não perder!

José Garcia

Comissão de Mototurismo da FMP

Fotos Sérgio Correia (as poucas disponíveis)

Fotos da Prazilândia (Castanheira de Pera) - https://l26mw4.s.cld.pt

Se tiverem fotos que queiram partilhar conosco, agradecemos.