Passeio aos Picos da Europa 2019 - MCP

Próximo do Paraíso

Agosto: mês de férias, noites quentes, estradas de praia congestionadas …. Convite do MCP para 4 dias num destino motociclístico de excelência: Picos da Europa! Das paisagens enormes e verdejantes, das estradas de montanha, das vilas medievais encantadoras quase esquecidas na velocidade do calendário, da boa mesa e de tanto por descobrir!!!

Com perspetivas de boas condições climatéricas a ajudar ao passeio, os participantes (43 pessoas em 27 motos, bem acima do inicialmente previsto) compareciam na sede do MCP trazendo nas bagagens muita vontade de passear, e daí rumo a Chaves local de primeira paragem, café com pasteis da cidade, distribuição de materiais e briefing pormenorizado. Rápida e muito ordeiramente a caravana somava quilómetros e o almoço livre foi já em La Baneza, local onde poucos dias antes foram as motos clássicas a animar as ruas da cidade, nas corridas de motos anuais que param a localidade!!!

Para a tarde deste primeiro dia, as estradas começaram a estreitecer, a ganhar curvas e muita beleza, com uma temperatura amena, foi um prazer as passagens pelos embalses de Compuerto e Alba com paragem no miradouro de Alba, atravessar o Parque natural de Fuente Carrionas e Fuente Cobre, para uma ultima paragem no miradouro de Piedraluengas, observatório privilegiado com o Parque Natural dos Picos da Europa como horizonte. Chegada ao pitoresco hotel, na intimista povoação de Cosgaya, com um rápido e organizado check-in a permitir um relaxado jantar depois de 700 quilómetros: briefing do dia seguinte e merecido descanso.

Manhã húmida e com a penumbra dos Picos: grupo animado e pontual, em caravana rumo ao centro do Parque Natural. Paragem no incontornável Mirador del Corso e café em Posada de Valdeon: estamos no coração dos Picos da Europa, cenário exuberante de pedra e muito verde a pintar a paisagem normalmente branca nos meses de inverno. Conduzindo pelo Desfiladeiro de los Beyos, com o rio Sella a aparecer a cada curva, chegamos ao ponto de almoço: Cangas de Onis, capital dos Picos da Europa. A boa disposição estava instalada no grupo MCP, em convívio descontraído e agradável. Tempo para um cordeira e uma sidra, não mais que a estrada até Covadonga é recortada e depois da visita ao ponto de partida da reconquista cristã (Batalha de Covadonga no ano de 718), tempo ainda para passagens por Arena de Cabrales, Panes e subida de mais um dos ex-libris desta região: o Desfiladeiro de la Hermida que nos conduziu até Potes e daí uma curvas até Fonte Dé (Teleférico nas ultimas viagens – encontro marcada para o dia seguinte). Jantar no Hotel Cosgaya, com prato principal o convívio que se estendeu por algumas horas na esplanada… Tempo ainda para animado sorteio de um belo capacete NOS NS7 ofertado pela Fonseca Motos que assim apoiou este evento através do seu ponto de venda Vasco´s Garage e ainda de energéticos boiões de mel caseiro ofertados pelo participante Fernando Magalhães (homem das sete ou mais atividades, também apicultor!)

8.30h, pequeno almoço tomado, toda caravana pronta a arrancar! Que delícia de grupo alinhado com as lindíssimas paisagens traçadas até à gruta de El Soplao, de rara beleza natural, descoberta durante a exploração mineira – daí todo o enquadramento do espaço que a rodeia. Visita marcante e muito apreciada por todos! Pelas “estradecas” de montanhas que marcam a região o destino seguinte foi Santillana del Mar, vila parada no tempo, cresceu à volta do ensino da religião, hoje de encanto inegável! O regresso junto à costa Cantábrica foi delicioso com o sol a brilhar no mar azul escuro, e num ápice estávamos a deliciarmo-nos com o encanto das esplanadas de Potes, outros no arrebatador teleférico de Fonte Dé para mais uma experiência única e inesquecível!

Jantar de encerramento do evento, com muitas conversas e histórias num espírito muito tradicional e único: somos Moto Clube do Porto!!!

Regresso previsto mais rolante, recorrendo às autopistas de montanha da região, veio a revelar-se molhado até à região de Leon (estamos nas Astúrias !!!) de onde este fantástico grupo apontou carenagens a Bragança para um bem serviço repasto transmontano, onde todos deste fantástico grupo estavam consensualmente deliciados com os dias de motociclismo que a empenhada e cuidadosa organização havia proporcionado neste cenário de eleição.

Até breve, Viva o Moto Clube do Porto!

Fotos Nuno Pereira andf Friends