Moto-rali turístico em Alcobaça sob a nossa bandeira
Ciente da sua posição no panorama mototurístico nacional, o Moto Clube do Porto, com um gesto simples, providenciou o sucesso do moto-rali turístico que se realizou no passado fim de semana de 9 e 10 de abril, no concelho de Alcobaça, mantendo assim este excelente passeio como pontuável para o 20º Troféu de Moto-Ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP.
Até porque os organizadores, onde se incluia o nosso sócio Germano Mateus, davam mais que garantias de dois fantásticos dias mototurísticos, com tudo mais que pronto a ir para a estrada. E que se vieram a comprovar para gaudio dos 60 participantes de todo o pais, alguns do nosso clube e onde destacamos o Atílio Oliveira e Milena, cada vez mais ferrinhos nestas passeatas ao ponto de já serem crónicos nos “pódios” dos mais atentos e regulares.
Passamos a transcrever o press da FMP:
20º Troféu Nacional de Moto Ralis Turísticos BMW-Dunlop FMP 2016 continuou com mão providencial
Felizes, da Serra até ao Mar
Na impossibilidade de o Clube Mototurismo do Centro organizar o seu moto-rali turístico, conforme estava previsto no calendário 2016 de Moto Ralis Turísticos da Federação de Motociclismo de Portugal, o Moto Clube do Porto assumiu à ultima hora a organização de mais um passeio turístico, desta vez no Concelho de Alcobaça. Assim, nos dias 9 e 10 de Abri, os 60 participantes em 39 motos andaram pelas várias freguesias deste concelho que tanto tem para mostrar.
Com início na Vila da Benedita, os mototuristas foram percorrendo as diversas freguesias, visitando pontos emblemáticos como o Arco da Memória (que marcava um dos extremos do Couto de Alcobaça), a Serra de Aires e Candeeiros e Casais Monizes, parando na sede do Clube Motard Montanelas para um retemperador café. Passando pelo Arrimal e também o seu Arco da Memória (o outro extremo), foi tempo de visitar uma quinta privada onde os animais vivem de forma natural e são tratados como animais de estimação que até nome têm e onde as vistas, com bom tempo chegam a todo o litoral, desde a Nazaré até Peniche. Pena que o dia chuvoso não possibilitou apreciar todo o potencial.
Depois do providencial almoço no centro da Benedita, foi tempo de visitar uma das mais importantes unidades industriais da região. A ICEL é uma fábrica de cutelarias com forte implantação na região e de reconhecida qualidade a nível mundial. Ai foram mostradas as várias etapas do fabrico de diversos modelos de facas, demonstrando um elevado nível de desenvolvimento industrial e tecnológico. Daí rumou-se à Praia de Salir do Porto com a sua majestosa duna, a maravilhosa baía de São Martinho do Porto e estando tão perto, era impossível não ir até Alfeizerão para provar o seu tradicional Pão-de-ló.
Reconfortados com o doce, visitou-se a Cooperativa de Produtores de Fruta e Produtos Hortícolas, no Acipreste, ou não estivessem os mototuristas na terra da fruta. Finalmente chegou-se a Alcobaça e ao seu majestoso mosteiro. Depois da visita ao templo onde se encontram sepultado D. Pedro e Dona Inês de Castro, veio o merecido descanso no Hotel Santa Maria, fronteiro ao mosteiro e onde decorreu o jantar, animado por uma soberba banda de metais, os Camisas Negras.
O domingo amanheceu chuvoso e pouco convidativo mas que não desmotivou todos os participantes a continuarem o programa. O passeio começou com a visita ao Museu do Vinho de Alcobaça e depois seguiu para o Mosteiro de Santa Maria de Cós, edifício que infelizmente sofreu uma degradação massiva ao logo de muitos anos de abandono mas que agora começa a ser recuperado com intuído de lhe devolver alguma da sua traça original. Finda a visita, houve ainda tempo para uma passagem pela Ermida de Santa Rita de Cós e passagem pelo centro histórico de Alcobaça para visita ao Jardim do Amor. Os originais Paços do Concelho de Alcobaça foram cenário para a tradicional foto de grupo.
Regressou-se então ao Museu do Vinho de Alcobaça para o retemperador almoço e distribuição de lembranças a todos os participantes.
Os mais atentos, foram o Jorge Martins e a Alexandra Bandarra do GAMA, secundados pelo Vitor Olivença e Filipa Barata do BMW CKLT e no lugar mais baixo do pódio ficaram o Atílio Oliveira e a Milena Ferreira do Moto Clube do Porto.
Muitos parabéns à Comissão organizadora deste Moto Rali do Moto Clube do Porto pelo excelente passeio e pela habitual simpatia e gosto de bem receber.
“Ponte de Sôr”
É já nos dias 21 e 22 de Maio que prossegue este 20º Troféu com organização do MC Motards do Ocidente, no Concelho de Ponte de Sôr. O programa e ficha de inscrição neste mesmo site em Mototurismo/ Moto-ralis ou em:
http://motardsdoocidente.pt/eventos/21-o-moto-rali-motards-do-ocidente-20-o-trofeu-de-moto-ralis-turisticos-da-fmp-bmw-dunlop/