... acolhe mototuristas
Foi no fim de semana de 14 e 15 de Outubro, que os sócios e amigos do MCP se deslocaram ao Alto Alentejo, mais concretamente a Estremoz, para passarem dois dias de gastronomia e conforto.
Após encontro na sede e em Antuã, a caravana rumou para sul através da A1 e A13, e atravessando as zonas ardidas ao longo da IC8, constatando a desolação, mas também a beleza da região, chegou ao destino em Estremoz, no Centro de Ciência Viva, percorrendo os últimos km em estradinhas nacionais com bom piso e cheias de caracter.
Uma vez efectuado o check in e tendo recuperado algumas energias no acolhimento que os esperava (deliciosos bolinhos regionais e refrescante beberete) a comitiva visitou o Museu e o Centro de Ciência Viva, que conta com um dos maiores Magic Planet da Europa e onde se pode observar o Sistema solar e seus planetas… Visita esta guiada e momentos muito bem passados na companhia dos simpatiquíssimos colaboradores do Centro de ciência Viva de Estremoz, a quem temos de agradecer a super amabilidade e disponibilidade para nos receber! Foi um encanto!
Partindo depois para um bonito passeio a caminho do restaurante, fomos almoçar a um restaurante típico e rural, perto da aldeia com menos eleitores de Portugal, onde se iniciaram as hostilidades gastronómicas!! Que almoço!! Entradas, duas sopas, dois pratos, sobremesa… e um vinho fantástico! Tal foi a grandeza do momento, que tivemos de cortar o passeio previsto para pós almoço, já que se acabou de comer pelas 16h!!! Sim!!!
E de passeio em passeio, fomos visitar a Adega Tiago Cabaço, detentora do vinho classificado como o melhor do Mundo em 2013!! Nada menos que isto! E provamos claro!! Esse e outros, que a recepção foi fantástica. E a vontade de continuar era… reduzida, tão bem se esteve lá!
Mas lá conseguimos arrancar e voltar á estrada, desta vez em direcção ao hotel onde iriamos dormir e jantar. Nada mais nada menos que o Convento de São Paulo!
Maravilhoso hotel de 4 estrelas, museu, rural, lindo, confortável, surpreendente!!...
E o jantar foi surpresa igual! Muito bom!
Depois foram momentos de saudável convívio, relaxe puro, um copo e cama!
No dia seguinte, e após um bom pequeno almoço e com excelente temperatura (cerca de 24º) continuamos os nossos passeios, desta vez para o Castelo de Monsaraz. Passamos em aldeias bonitas, pintadas de branco com salpicos de azul e amarelo, por campos de oliveiras e sobreiros, sempre em estradas que serpenteavam por entre campos bem tratados e a perder de vista!
Monsaraz é muito bonito, e as vistas do Alqueva que se têm de lá são magnificas! Passeio a pé, cafezinho, fotografias, conversa e umas sombras, já que a temperatura por esta altura devia ir nos 30º…
Todos bem-dispostos e as condições reunidas para a fotografia da praxe!
Com almoço marcado no lado contrário de Estremoz, e com os km que tínhamos pela frente para lá chegar, decidimos fazer-nos á estrada de novo…
Passeio tranquilo, a uma velocidade reduzida, apreciando a paisagem e curtindo a caravana, e fazendo uns “ss” para melhor se visitar a zona, chegamos pontualmente ao restaurante que nos esperava para a ultima refeição oficial do passeio.
Mais uma vez várias entradinhas, sopa, dois pratos (que migas fantásticas!!) e excelente vinho compuseram esta refeição! Vontade de ir para a estrada não era muita, mas tinha que ser, e embora relutantes, encetamos a viagem de regresso pelas… 16h (outra vez!!!)
De forma livre, como sempre acontece nos nossos passeios e nos regressos, o grupo regressou ao norte com um sorriso nos lábios e sem saber o que nos esperava pelo caminho…
De facto, e fosse qual fosse o caminho escolhido, demos de caras com um Portugal em chamas, com estradas cortadas, com um calor forte, com um intenso cheiro a queimado, com um panorama inimaginável… Como é possível que tudo aquilo estivesse a acontecer de novo…??!!
Felizmente estávamos de moto e as filas de transito não nos pararam, embora nos tenham sim, atrasado! Conduzindo com segurança e sabedoria, lá fomos ultrapassando os obstáculos (leiam-se filas de carros) e serpenteando por entre eles, chegamos a casa sãos e salvos, e com um fim de semana de luxo, memorável, para contar!
Grande grupo, muito divertido e bem-disposto. Obrigado a todos!