Início

Se o destino for alcançável de moto
nós iremos lá!

Webmail Área Reservada

Pelos direitos do motociclismo - Em defesa das motos nas serras do Porto

Discussão Pública sobre o Parque das Serras do Porto

O Moto Clube do Porto associa-se à campanha de esclarecimento sobre a Discussão pública da proposta de classificação das Serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas como Paisagem Protegida Regional.

Querem proibir as motos nas serras!!!

Abaixo transcrevemos as razões pelas quais os utilizadores de moto todo-o-terreno não concordam com o texto da proposta colocada a Discussão Pública pela Associação Parque das Serras do Porto.

A saber:

  • Os enduristas defendem a proteção e conservação da natureza e da biodiversidade bem como a manutenção ou recuperação da paisagem e dos processos ecológicos que lhe estão subjacentes.
  • Os motociclistas acreditam e incentivam a conservação e valorização dos valores culturais presentes e o fomento de iniciativas que promovam a geração de benefícios para as comunidades locais, a partir de produtos ou da prestação de serviços.
  • Mapa publicado no Publico do parque serras do PortoOs enduristas aceitam de bom grado as suas responsabilidades sociais, defendendo o usufruto sustentável do território, ao nível turístico, desportivo e de lazer, tal como a promoção de práticas científicas e educativas que conduzam a uma maior literacia ambiental e a participação ativa da comunidade na conservação do território
  • A defesa, proteção e recuperação dos ecossistemas das serras do Porto pode e deve ser feita sem afastar a intervenção e interação humana. A interdição da presença humana criaria um santuário selvagem e não uma área que promova a interação com a natureza de forma controlada e regulamentada.
  • Os motociclistas no seu todo e, em particular os enduristas, devem ter os mesmos direitos e obrigações na utilização das serras que os praticantes do BTT ou os adeptos das caminhadas.
  • Os utilizadores de motos em todo o terreno, independentemente do tipo ou cilindrada de moto, querem ver a atividade regulamentada, e pretendem praticá-la com responsabilidade, cumprindo e respeitando regras claras.
  • As inúmeras empresas dedicadas ao turismo na região apresentam como importante argumento a promoção de passeios pelas serras do Porto, em veículos motorizados. Devidamente regulamentada, esta atividade será, com certeza, uma mais-valia social e económica para a região.
  • A atividade desportiva, turística ou de lazer com recurso a moto de todo-o-terreno, não deve ser considerada como atividade interdita, mas sim uma atividade condicionada, desde que com regulamentação adequada e em pé de igualdade com as demais atividades.
  • São significativas e perfeitamente mensuráveis as mais-valias aportadas pelos motociclistas em geral e pelos enduristas em particular para o tecido económico da região.
  • Os motociclistas em geral não podem tolerar os preconceitos argumentados para excluir a possibilidade de utilização das serras, quando é sabido que outras atividades, autorizadas ou condicionadas, causam igualmente impacto na natureza e nos ecossistemas.
  • A inclusão origina diálogo, potencia a criação de regras e sentido de responsabilidade, enquanto a exclusão impede o diálogo e resulta, invariavelmente, em sentimento de revolta.
  • Os motociclistas utilizam os caminhos das serranias pelo prazer de andar de moto em contacto com a natureza, promovendo, de forma natural e óbvia, a sua defesa e preservação.
  • Enquanto cidadãos, os praticantes de todo-o-terreno em moto respeitam as regras e legislação existentes bem como promovem o salutar convívio entre todos os utentes das serras, independentemente do meio de mobilidade.
  • Os enduristas e demais motociclistas que utilizam os caminhos das serras funcionam como elemento dissuasor de práticas ilegais no que diz respeito ao depósito de lixos e entulhos, servindo ainda como importante elemento de vigilância dos fogos florestais.

Deixamos agora os anexos que podem e devem ser preenchidos por que queira intervir e enviar para o endereço de e-mail indicado em cada formulário.

Data limite da Discussão Pública: 5 de agosto de 2016

Defende os teus direitos: Escolhe o formulário, assina-o e envia para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

Formulários para preencher

Editáveis em Google Chrome, Safari ou Internet Explorer. Se usa Mozila Firefox, Edge ou outro navegador que não permite a edição do PDF para preenchimento, grave o ficheiro no seu dispositivo, abra com o acrobat reader e já dá.

Formulário Pré-Prenchido dedicado aos praticantes (.pdf editável)

Formulário Pré-Prenchido dedicado aos proprietários (.pdf editável)

Formulário Pré-Prenchido dedicado aos empresários (.pdf editável)

Outra documentação

Formulário original editável para outras opiniões (.docx)

Link para visualização em GOOGLE EARTH da proposta dos limites do parque (.kmz)

Proposta de Regulamento de Gestão (o que está em discussão pública) (.pdf 2,3Mb)

Proposta de Limites do Parque (.pdf 2,1Mb)

Link oficial onde podem encontrar mais informação