Início

Se o destino for alcançável de moto
nós iremos lá!

Webmail Área Reservada

Norte de Portugal foi palco de enorme sucesso turístico

Mototuristas de todo o Mundo no FIM Mototour of Nations 2016

Por estradas do Norte de Portugal Barragem de Pisoes (Alto Rabagao)Das paisagens sublimes da Serra do Barroso e das terras de Basto à riqueza história de Guimarães. Da deliciosa gastronomia minhota à animação noturna do Porto. Das estradas prazenteiras às mais pitorescas aldeias. Das sublimes paisagens do Alto Douro Vinhateiro aos mais requintados vinhos verdes e do Porto. De tudo teve o FIM Mototour of Nations 2016, evento que, sem ponta de exagero, deixou Portugal, e sobretudo o Norte do País, no coração dos 205 mototuristas que, ao longo de quatro dias, aceitaram o desafio do Moto Clube do Porto.

O enorme e sentido aplauso, com todos os participantes de pé, no Salão Nobre da Alfândega do Porto, durante o Jantar de Gala, ou os emocionados abraços, na despedida no paisagístico parque junto ao Santuário de Nossa Senhora do Sabroso, em Tabuaço, foram as provas mais evidentes da satisfação de todos os 206 motociclistas que visitaram o nosso País, entre 8 e 11 de setembro. Na 3.ª edição do FIM Mototour of Nations, evento mototurístico organizado sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo e da Federação de Motociclismo de Portugal, tudo foi delineado para mostrar a variedade e imponência das paisagens lusitanas, de forma serena, em perfeito convívio entre motociclistas e natureza.

O percurso começou em terras flavienses, cidade que acolheu viajantes de 16 países, sobretudo europeus e americanos, com o Jantar de Receção no elegante e moderno Hotel Casino de Chaves a proporcionar os primeiros momentos de grande animação. Antevisão do que viria a ser este Mototour, comunhão perfeita entre mototuristas e organizadores, bem patente no coro internacional que acompanhou os One Vision, banda portuguesa de tributo aos Queen, cujo espetáculo teve o condão de pôr toda a plateia a dançar.

Ponto de partida para ambiente ímpar nos dias seguintes, com arranque de Chaves de caravana de 147 motos divididas por quatro grupos, melhor forma de a todos dar a máxima atenção, evitando confusões na estrada como nas diversas paragens previstas. A começar pela bem conservada pitoresca aldeia transmontana de Vilarinho Seco, logo após a passagem por Boticas, no sopé da Serra do Barroso, onde a dureza do granito das construções tradicionais e dos espigueiros constrastou com a gentileza das gentes barrosãs. Oferecedoras do melhor que a terra dá, com petiscos tradicionais n’Adega O Palheiro, geradores dos mais rasgados elogios. Primeira paragem a meio da travessia entre terras de Barroso e de Basto, passando pelas pastagens que satisfazem as vacas barrosãs e algumas bem conservadas zonas florestais. Paisagens que levaram a caravana até Cabeceiras de Basto, com visita aos claustros e igreja do mosteiro beneditino de S. Miguel de Refojos, o único dos 29 existentes em Portugal que possui um zimbório e cuja construção remonta ao século XII. Monumento cuja história foi esclarecida ao pormenor, para os mais curiosos, durante o agradável petisco na Casa do Tempo, local de preservação do património cabeceirense.

Mas o tempo era de passear, pelo que seguiram os motociclistas até Guimarães, surpreendendo os muitos turistas que passeavam pelo belíssimo centro histórico e até os convidados de um casamento, partilhando espaço e cumprimentos com os motociclistas franceses, belgas, suiços, britânicos, dinamarqueses, croatas, irlandeses, holandeses, austriacos, canadianos, norte-americanos, checos, gregos, italianos e espanhóis mas também portugueses. Que, depois da passeata e muitas fotos, subiram ao Monte da Penha, a grande área verde da cidade de Guimarães, integrando a Reserva Ecológica Nacional, e onde se situa o Santuário da Penha, no seu o ponto mais alto. Tempo para respirar o ar mais puro, aproveitando a área de piqueniques para aconchegar o estômago antes da viagem, curta e rápida, até ao Porto.

De curiosidade aguçada para a animação noturna do Porto, os experimentados viajantes não desperdiçaram oportunidade para descobrir alguns dos locais emblemáticos da Cidade Invicta, mas sem exageros. É que o passeio do dia seguinte, junto ao litoral atlântico, era oportunidade imperdível para apreciar a extrema variedade paisagística depois das serranias da véspera. Dia que começou com saída do Porto rumo a norte, seguindo boa parte do Caminho de Santigo com passagem pela Igreja Românica de São Pedro de Rates, ponto de transição entre a planície poveira e o onduloso território do Baixo Minho, marcado pelos vales dos rios Este e Ave. Outro rio, o Cávado, pode ser apreciado bem de perto na passagem por Fão, antes da travessia para a Quinta da Barca rumo à espetacular Quinta de Curvos. Com mais de quatro séculos de recheada história e uma área de 16 hectares completamente murada, a Quinta de Curvos, que terá incluído uma capelinha, construída por volta de 1600, em honra de S. Roque, patrono e defensor das pestes e das fomes,  ganhou nova alma com a aquisição, em Dezembro de 1916 por parte de António Rodrigues Alves de Faria, emigrante com fortuna feita no Brasil.

Momento histórico acompanhado pela prova de vinhos verdes produzidos pela Quinta de Curvos e adocicado pela tradicionais Clarinhas de Fão, antes de seguir caminho até Esposende, com vistas únicas das praias minhotas e paragem na marginal esposendense para desfrutar do excelente clima que acompanhou todo o evento. Tardou, pois, o regresso ao Porto tal era o bem-estar generalizado dos participantes, com idades entre os 40 anos do condutor mais jovem, o italiano Claudio Dogliani, e os 83 do experiente francês André Charbonnier. Ainda assim, a tempo do Jantar de Gala, oferecido em espaço único da cidade do Porto, no Salão Nobre do Edifício da Alfândega, com vista privilegiada sobre o Rio Douro, em memorável sunset. Momento de enorme convívio que teve entrega de prémios como ponto alto, com vitória da federação francesa (FFM) na classificação por pontos (número de participantes vezes o número de quilómetros efetuados) bem como de participantes inscritos, enquanto os croatas do BMW MK Zagreb arrecadaram o troféu para o motoclube com mais pontos.

Ambiente de festa que se prolongou no dia seguinte, o último de iniciativa de grande peso na divulgação turística de Portugal entre a comunidade mototurísticaa internacional, levando a caravana a desfrutar da incomparável paisagem duriense. Pelas mais bonitas estradas do vale do Douro seguiu-se até à Quinta do Seixo, onde a Sandeman produz alguns dos mais requintados Vinhos do Porto, que os participantes apreciaram de forma extasiada depois de enriquecedora visita às instalações, sempre acompanhada de interessantes apontamentos históricos. E, marcando o final de programa delineado ao pormenor para ir de encontro aos desejos das centenas de mototuristas que visitaram o nosso País, o almoço no Parque de Sabroso, em Tabuaço, foi o culminar de oportunidade única de descobrir paisagens deslumbrantes, apreciar sabores ímpares, desfrutar de uma história riquissíma e conhecer gentes verdadeiramente únicas, levando imagem forte de Portugal.

001 Rececao em Chaves
001 Rececao em Chaves 001 Rececao em Chaves
002 Rececao em Chaves
002 Rececao em Chaves 002 Rececao em Chaves
003 Rececao em Chaves
003 Rececao em Chaves 003 Rececao em Chaves
004 Rececao em Chaves
004 Rececao em Chaves 004 Rececao em Chaves
005 Rececao em Chaves
005 Rececao em Chaves 005 Rececao em Chaves
006 Rececao em Chaves
006 Rececao em Chaves 006 Rececao em Chaves
007 Rececao em Chaves
007 Rececao em Chaves 007 Rececao em Chaves
008 Rececao em Chaves
008 Rececao em Chaves 008 Rececao em Chaves
009 Rececao em Chaves
009 Rececao em Chaves 009 Rececao em Chaves
010 Rececao em Chaves
010 Rececao em Chaves 010 Rececao em Chaves
011 Rececao em Chaves
011 Rececao em Chaves 011 Rececao em Chaves
012 Rececao em Chaves
012 Rececao em Chaves 012 Rececao em Chaves
013 Rececao em Chaves
013 Rececao em Chaves 013 Rececao em Chaves
014 Rececao em Chaves
014 Rececao em Chaves 014 Rececao em Chaves
015 Rececao em Chaves
015 Rececao em Chaves 015 Rececao em Chaves
016 Rececao em Chaves
016 Rececao em Chaves 016 Rececao em Chaves
017 Rececao em Chaves
017 Rececao em Chaves 017 Rececao em Chaves
018 Rececao em Chaves
018 Rececao em Chaves 018 Rececao em Chaves
019 Rececao em Chaves
019 Rececao em Chaves 019 Rececao em Chaves
020 Jantar de boas-vindas
020 Jantar de boas-vindas 020 Jantar de boas-vindas
021 Jantar de boas-vindas
021 Jantar de boas-vindas 021 Jantar de boas-vindas
022 Jantar de boas-vindas
022 Jantar de boas-vindas 022 Jantar de boas-vindas
023 Jantar de boas-vindas
023 Jantar de boas-vindas 023 Jantar de boas-vindas
024 Jantar de boas-vindas
024 Jantar de boas-vindas 024 Jantar de boas-vindas
025 Jantar de boas-vindas
025 Jantar de boas-vindas 025 Jantar de boas-vindas
026 Jantar de boas-vindas
026 Jantar de boas-vindas 026 Jantar de boas-vindas
027 Jantar de boas-vindas
027 Jantar de boas-vindas 027 Jantar de boas-vindas
028 Jantar de boas-vindas
028 Jantar de boas-vindas 028 Jantar de boas-vindas
029 Jantar de boas-vindas
029 Jantar de boas-vindas 029 Jantar de boas-vindas
030 Jantar de boas-vindas
030 Jantar de boas-vindas 030 Jantar de boas-vindas
031 Espetaculo dos One Vision
031 Espetaculo dos One Vision 031 Espetaculo dos One Vision
032 Espetaculo dos One Vision
032 Espetaculo dos One Vision 032 Espetaculo dos One Vision
033 Espetaculo dos One Vision
033 Espetaculo dos One Vision 033 Espetaculo dos One Vision
034 Espetaculo dos One Vision
034 Espetaculo dos One Vision 034 Espetaculo dos One Vision
035 Espetaculo dos One Vision
035 Espetaculo dos One Vision 035 Espetaculo dos One Vision
036 Preparativos para o arranque
036 Preparativos para o arranque 036 Preparativos para o arranque
037 Preparativos para o arranque
037 Preparativos para o arranque 037 Preparativos para o arranque
038 Preparativos para o arranque
038 Preparativos para o arranque 038 Preparativos para o arranque
039 Preparativos para o arranque
039 Preparativos para o arranque 039 Preparativos para o arranque
040 Preparativos para o arranque
040 Preparativos para o arranque 040 Preparativos para o arranque
041 Preparativos para o arranque
041 Preparativos para o arranque 041 Preparativos para o arranque
042 Preparativos para o arranque
042 Preparativos para o arranque 042 Preparativos para o arranque
043 Preparativos para o arranque
043 Preparativos para o arranque 043 Preparativos para o arranque
044 Preparativos para o arranque
044 Preparativos para o arranque 044 Preparativos para o arranque
045 Preparativos para o arranque
045 Preparativos para o arranque 045 Preparativos para o arranque
046 Aldeia de Ardaos
046 Aldeia de Ardaos 046 Aldeia de Ardaos
047 Aldeia de Ardaos
047 Aldeia de Ardaos 047 Aldeia de Ardaos
048 Aldeia de Ardaos
048 Aldeia de Ardaos 048 Aldeia de Ardaos
049 Aldeia de Ardaos
049 Aldeia de Ardaos 049 Aldeia de Ardaos
050 Aldeia de Ardaos
050 Aldeia de Ardaos 050 Aldeia de Ardaos
051 Aldeia de Ardaos
051 Aldeia de Ardaos 051 Aldeia de Ardaos
052 Aldeia de Ardaos
052 Aldeia de Ardaos 052 Aldeia de Ardaos
053 Aldeia de Ardaos
053 Aldeia de Ardaos 053 Aldeia de Ardaos
054 Aldeia de Ardaos
054 Aldeia de Ardaos 054 Aldeia de Ardaos
055 Aldeia de Ardaos
055 Aldeia de Ardaos 055 Aldeia de Ardaos
056 Aldeia de Ardaos
056 Aldeia de Ardaos 056 Aldeia de Ardaos
057 Por estradas do Norte de Portugal
057 Por estradas do Norte de Portugal 057 Por estradas do Norte de Portugal
058 Por estradas do Norte de Portugal
058 Por estradas do Norte de Portugal 058 Por estradas do Norte de Portugal
059 Boticas
059 Boticas 059 Boticas
060 Por estradas do Norte de Portugal
060 Por estradas do Norte de Portugal 060 Por estradas do Norte de Portugal
061 Por estradas do Norte de Portugal
061 Por estradas do Norte de Portugal 061 Por estradas do Norte de Portugal
062 Por estradas do Norte de Portugal
062 Por estradas do Norte de Portugal 062 Por estradas do Norte de Portugal
063 Por estradas do Norte de Portugal
063 Por estradas do Norte de Portugal 063 Por estradas do Norte de Portugal
064 Por estradas do Norte de Portugal
064 Por estradas do Norte de Portugal 064 Por estradas do Norte de Portugal
065 Por estradas do Norte de Portugal
065 Por estradas do Norte de Portugal 065 Por estradas do Norte de Portugal
066 Aldeia de Vilarinho Seco
066 Aldeia de Vilarinho Seco 066 Aldeia de Vilarinho Seco
067 Aldeia de Vilarinho Seco
067 Aldeia de Vilarinho Seco 067 Aldeia de Vilarinho Seco
068 Aldeia de Vilarinho Seco
068 Aldeia de Vilarinho Seco 068 Aldeia de Vilarinho Seco
069 Aldeia de Vilarinho Seco
069 Aldeia de Vilarinho Seco 069 Aldeia de Vilarinho Seco
070 Aldeia de Vilarinho Seco
070 Aldeia de Vilarinho Seco 070 Aldeia de Vilarinho Seco
071 Aldeia de Vilarinho Seco
071 Aldeia de Vilarinho Seco 071 Aldeia de Vilarinho Seco
072 Aldeia de Vilarinho Seco
072 Aldeia de Vilarinho Seco 072 Aldeia de Vilarinho Seco
073 Aldeia de Vilarinho Seco
073 Aldeia de Vilarinho Seco 073 Aldeia de Vilarinho Seco
074 Aldeia de Vilarinho Seco
074 Aldeia de Vilarinho Seco 074 Aldeia de Vilarinho Seco
075 Aldeia de Vilarinho Seco
075 Aldeia de Vilarinho Seco 075 Aldeia de Vilarinho Seco
076 Aldeia de Vilarinho Seco
076 Aldeia de Vilarinho Seco 076 Aldeia de Vilarinho Seco
077 Aldeia de Vilarinho Seco
077 Aldeia de Vilarinho Seco 077 Aldeia de Vilarinho Seco
078 Por estradas do Norte de Portugal
078 Por estradas do Norte de Portugal 078 Por estradas do Norte de Portugal
079 Aldeia de Vilarinho Seco
079 Aldeia de Vilarinho Seco 079 Aldeia de Vilarinho Seco
080 Aldeia de Vilarinho Seco
080 Aldeia de Vilarinho Seco 080 Aldeia de Vilarinho Seco
081 Aldeia de Vilarinho Seco
081 Aldeia de Vilarinho Seco 081 Aldeia de Vilarinho Seco
082 Por estradas do Norte de Portugal Barragem de ...
082 Por estradas do Norte de Portugal Barragem de Pisoes (Alto Rabagao) 082 Por estradas do Norte de Portugal Barragem de Pisoes (Alto Rabagao)
083 Por estradas do Norte de Portugal Barragem de ...
083 Por estradas do Norte de Portugal Barragem de Pisoes (Alto Rabagao) 083 Por estradas do Norte de Portugal Barragem de Pisoes (Alto Rabagao)
084 Por estradas do Norte de Portugal Barragem de ...
084 Por estradas do Norte de Portugal Barragem de Pisoes (Alto Rabagao) 084 Por estradas do Norte de Portugal Barragem de Pisoes (Alto Rabagao)
085 Por estradas do Norte de Portugal
085 Por estradas do Norte de Portugal 085 Por estradas do Norte de Portugal
086 Por estradas do Norte de Portugal Barragem de ...
086 Por estradas do Norte de Portugal Barragem de Pisoes (Alto Rabagao) 086 Por estradas do Norte de Portugal Barragem de Pisoes (Alto Rabagao)
087 Por estradas do Norte de Portugal Barragem de ...
087 Por estradas do Norte de Portugal Barragem de Pisoes (Alto Rabagao) 087 Por estradas do Norte de Portugal Barragem de Pisoes (Alto Rabagao)
088 Por estradas do Norte de Portugal Barragem de ...
088 Por estradas do Norte de Portugal Barragem de Pisoes (Alto Rabagao) 088 Por estradas do Norte de Portugal Barragem de Pisoes (Alto Rabagao)
089 Por estradas do Norte de Portugal
089 Por estradas do Norte de Portugal 089 Por estradas do Norte de Portugal
090 Por estradas do Norte de Portugal
090 Por estradas do Norte de Portugal 090 Por estradas do Norte de Portugal
091 Por estradas do Norte de Portugal
091 Por estradas do Norte de Portugal 091 Por estradas do Norte de Portugal
092 Por estradas do Norte de Portugal
092 Por estradas do Norte de Portugal 092 Por estradas do Norte de Portugal
093 Por estradas do Norte de Portugal
093 Por estradas do Norte de Portugal 093 Por estradas do Norte de Portugal
094 Por estradas do Norte de Portugal
094 Por estradas do Norte de Portugal 094 Por estradas do Norte de Portugal
095 Por estradas do Norte de Portugal
095 Por estradas do Norte de Portugal 095 Por estradas do Norte de Portugal
096 Por estradas do Norte de Portugal
096 Por estradas do Norte de Portugal 096 Por estradas do Norte de Portugal
097 Por estradas do Norte de Portugal
097 Por estradas do Norte de Portugal 097 Por estradas do Norte de Portugal
098 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto
098 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto 098 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto
099 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto
099 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto 099 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto
100 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto
100 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto 100 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto
101 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto
101 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto 101 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto
102 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto
102 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto 102 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto
103 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto
103 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto 103 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto
104 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto
104 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto 104 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto
105 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto
105 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto 105 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto
106 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto
106 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto 106 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto
107 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto
107 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto 107 FIM Mototour of Nations em Cabeceiras de Basto
108 FIM Mototour of Nations em Guimaraes
108 FIM Mototour of Nations em Guimaraes 108 FIM Mototour of Nations em Guimaraes
109 FIM Mototour of Nations em Guimaraes
109 FIM Mototour of Nations em Guimaraes 109 FIM Mototour of Nations em Guimaraes
110 FIM Mototour of Nations em Guimaraes
110 FIM Mototour of Nations em Guimaraes 110 FIM Mototour of Nations em Guimaraes
111 FIM Mototour of Nations em Guimaraes
111 FIM Mototour of Nations em Guimaraes 111 FIM Mototour of Nations em Guimaraes
112 FIM Mototour of Nations em Guimaraes Monte da ...
112 FIM Mototour of Nations em Guimaraes Monte da Penha 112 FIM Mototour of Nations em Guimaraes Monte da Penha
113 FIM Mototour of Nations em Guimaraes Monte da ...
113 FIM Mototour of Nations em Guimaraes Monte da Penha 113 FIM Mototour of Nations em Guimaraes Monte da Penha
114 FIM Mototour of Nations em Guimaraes Monte da ...
114 FIM Mototour of Nations em Guimaraes Monte da Penha 114 FIM Mototour of Nations em Guimaraes Monte da Penha
115 FIM Mototour of Nations em Guimaraes Monte da ...
115 FIM Mototour of Nations em Guimaraes Monte da Penha 115 FIM Mototour of Nations em Guimaraes Monte da Penha
116 FIM Mototour of Nations
116 FIM Mototour of Nations 116 FIM Mototour of Nations
117 FIM Mototour of Nations
117 FIM Mototour of Nations 117 FIM Mototour of Nations
118 FIM Mototour of Nations
118 FIM Mototour of Nations 118 FIM Mototour of Nations

119 FIM Mototour of Nations no Porto
119 FIM Mototour of Nations no Porto 119 FIM Mototour of Nations no Porto
120 FIM Mototour of Nations no Porto
120 FIM Mototour of Nations no Porto 120 FIM Mototour of Nations no Porto
121 FIM Mototour of Nations no Porto
121 FIM Mototour of Nations no Porto 121 FIM Mototour of Nations no Porto
122 FIM Mototour of Nations no Porto
122 FIM Mototour of Nations no Porto 122 FIM Mototour of Nations no Porto
123 A caminho de Esposende
123 A caminho de Esposende 123 A caminho de Esposende
124 A caminho de Esposende
124 A caminho de Esposende 124 A caminho de Esposende
125 A caminho de Esposende
125 A caminho de Esposende 125 A caminho de Esposende
126 A caminho de Esposende
126 A caminho de Esposende 126 A caminho de Esposende
127 A caminho de Esposende
127 A caminho de Esposende 127 A caminho de Esposende
128 A caminho de Esposende
128 A caminho de Esposende 128 A caminho de Esposende
129 A caminho de Esposende
129 A caminho de Esposende 129 A caminho de Esposende
130 A caminho de Esposende Igreja de Rates
130 A caminho de Esposende Igreja de Rates 130 A caminho de Esposende Igreja de Rates
131 A caminho de Esposende
131 A caminho de Esposende 131 A caminho de Esposende
132 A caminho de Esposende
132 A caminho de Esposende 132 A caminho de Esposende
133 FIM Mototour of Nations em Fao
133 FIM Mototour of Nations em Fao 133 FIM Mototour of Nations em Fao
134 FIM Mototour of Nations em Fao
134 FIM Mototour of Nations em Fao 134 FIM Mototour of Nations em Fao
135 FIM Mototour of Nations em Fao
135 FIM Mototour of Nations em Fao 135 FIM Mototour of Nations em Fao
136 FIM Mototour of Nations em Fao
136 FIM Mototour of Nations em Fao 136 FIM Mototour of Nations em Fao
137 FIM Mototour of Nations em Fao
137 FIM Mototour of Nations em Fao 137 FIM Mototour of Nations em Fao
138 FIM Mototour of Nations em Fao
138 FIM Mototour of Nations em Fao 138 FIM Mototour of Nations em Fao
139 FIM Mototour of Nations em Fao
139 FIM Mototour of Nations em Fao 139 FIM Mototour of Nations em Fao
140 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
140 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos 140 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
141 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
141 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos 141 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
142 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
142 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos 142 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
143 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
143 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos 143 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
144 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
144 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos 144 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
145 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
145 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos 145 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
146 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
146 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos 146 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
147 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
147 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos 147 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
148 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
148 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos 148 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
149 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
149 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos 149 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
150 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
150 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos 150 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
151 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
151 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos 151 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
152 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
152 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos 152 FIM Mototour of Nations - Quinta de Curvos
153 FIM Mototour of Nations em Esposende
153 FIM Mototour of Nations em Esposende 153 FIM Mototour of Nations em Esposende
154 FIM Mototour of Nations em Esposende
154 FIM Mototour of Nations em Esposende 154 FIM Mototour of Nations em Esposende
155 FIM Mototour of Nations em Esposende
155 FIM Mototour of Nations em Esposende 155 FIM Mototour of Nations em Esposende
156 FIM Mototour of Nations em Esposende
156 FIM Mototour of Nations em Esposende 156 FIM Mototour of Nations em Esposende
157 FIM Mototour of Nations em Esposende
157 FIM Mototour of Nations em Esposende 157 FIM Mototour of Nations em Esposende
158 FIM Mototour of Nations em Esposende
158 FIM Mototour of Nations em Esposende 158 FIM Mototour of Nations em Esposende
159 FIM Mototour of Nations em Esposende
159 FIM Mototour of Nations em Esposende 159 FIM Mototour of Nations em Esposende
160 FIM Mototour of Nations em Esposende
160 FIM Mototour of Nations em Esposende 160 FIM Mototour of Nations em Esposende
161 FIM Mototour of Nations na chegada ao Porto
161 FIM Mototour of Nations na chegada ao Porto 161 FIM Mototour of Nations na chegada ao Porto
162 FIM Mototour of Nations na chegada ao Porto
162 FIM Mototour of Nations na chegada ao Porto 162 FIM Mototour of Nations na chegada ao Porto
163 FIM Mototour of Nations na chegada ao Porto
163 FIM Mototour of Nations na chegada ao Porto 163 FIM Mototour of Nations na chegada ao Porto
164 FIM Mototour of Nations em Vila Nova de Gaia
164 FIM Mototour of Nations em Vila Nova de Gaia 164 FIM Mototour of Nations em Vila Nova de Gaia
165 FIM Mototour of Nations em Vila Nova de Gaia
165 FIM Mototour of Nations em Vila Nova de Gaia 165 FIM Mototour of Nations em Vila Nova de Gaia
166 FIM Mototour of Nations em Vila Nova de Gaia
166 FIM Mototour of Nations em Vila Nova de Gaia 166 FIM Mototour of Nations em Vila Nova de Gaia
167 FIM Mototour of Nations em Vila Nova de Gaia
167 FIM Mototour of Nations em Vila Nova de Gaia 167 FIM Mototour of Nations em Vila Nova de Gaia
168 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations
168 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations 168 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations
169 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations
169 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations 169 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations
170 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations
170 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations 170 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations
171 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations
171 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations 171 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations
172 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations
172 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations 172 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations
173 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations
173 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations 173 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations
174 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations
174 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations 174 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations
175 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations
175 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations 175 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations
176 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations
176 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations 176 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations
177 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations
177 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations 177 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations
178 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations
178 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations 178 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations
179 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations
179 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations 179 Jantar de Gala do FIM Mototour of Nations
180 As condutoras no FIM Mototour of Nations 2016
180 As condutoras no FIM Mototour of Nations 2016 180 As condutoras no FIM Mototour of Nations 2016
181 Agradecimento da FIM ao Moto Clube do Porto
181 Agradecimento da FIM ao Moto Clube do Porto 181 Agradecimento da FIM ao Moto Clube do Porto
182 Equipa organizativa do FIM Mototour of Nations...
182 Equipa organizativa do FIM Mototour of Nations 2016 182 Equipa organizativa do FIM Mototour of Nations 2016

183 Partida do Porto rumo a casa
183 Partida do Porto rumo a casa 183 Partida do Porto rumo a casa
184 Partida do Porto rumo a casa
184 Partida do Porto rumo a casa 184 Partida do Porto rumo a casa
185 Partida do Porto rumo a casa
185 Partida do Porto rumo a casa 185 Partida do Porto rumo a casa
186 Partida do Porto rumo a casa
186 Partida do Porto rumo a casa 186 Partida do Porto rumo a casa
187 Partida do Porto rumo a casa
187 Partida do Porto rumo a casa 187 Partida do Porto rumo a casa
188 Partida do Porto rumo a casa
188 Partida do Porto rumo a casa 188 Partida do Porto rumo a casa
189 Partida do Porto rumo a casa
189 Partida do Porto rumo a casa 189 Partida do Porto rumo a casa
190 Partida do Porto rumo a casa
190 Partida do Porto rumo a casa 190 Partida do Porto rumo a casa
191 Partida do Porto rumo a casa
191 Partida do Porto rumo a casa 191 Partida do Porto rumo a casa
192 Partida do Porto rumo a casa
192 Partida do Porto rumo a casa 192 Partida do Porto rumo a casa
193 Na companhia do Rio Douro
193 Na companhia do Rio Douro 193 Na companhia do Rio Douro
194 Pausa no Hotel Porto Antigo
194 Pausa no Hotel Porto Antigo 194 Pausa no Hotel Porto Antigo
195 Na companhia do Rio Douro
195 Na companhia do Rio Douro 195 Na companhia do Rio Douro
196 Pausa no Hotel Porto Antigo
196 Pausa no Hotel Porto Antigo 196 Pausa no Hotel Porto Antigo
197 Na companhia do Rio Douro
197 Na companhia do Rio Douro 197 Na companhia do Rio Douro
198 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo
198 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo 198 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo
199 Na companhia do Rio Douro
199 Na companhia do Rio Douro 199 Na companhia do Rio Douro
200 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo
200 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo 200 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo
201 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo
201 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo 201 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo
202 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo
202 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo 202 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo
203 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo
203 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo 203 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo
204 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo
204 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo 204 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo
205 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo
205 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo 205 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo
206 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo
206 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo 206 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo
207 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo
207 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo 207 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo
208 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo
208 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo 208 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo
209 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo
209 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo 209 Alto Douro Vinhateiro - Quinta do Seixo
210 Na companhia do Rio Douro
210 Na companhia do Rio Douro 210 Na companhia do Rio Douro
211 Na companhia do Rio Douro
211 Na companhia do Rio Douro 211 Na companhia do Rio Douro
212 Almoco de despedida em Sabroso - Tabuaco
212 Almoco de despedida em Sabroso - Tabuaco 212 Almoco de despedida em Sabroso - Tabuaco
213 Almoco de despedida em Sabroso - Tabuaco
213 Almoco de despedida em Sabroso - Tabuaco 213 Almoco de despedida em Sabroso - Tabuaco
214 Almoco de despedida em Sabroso - Tabuaco
214 Almoco de despedida em Sabroso - Tabuaco 214 Almoco de despedida em Sabroso - Tabuaco