Motos continuam a poder andar nas serras de Valongo!

Já entrou em vigor diploma que classifica Parque das Serras do Porto como Paisagem Protegida Regional

Ouvindo e respeitando os pareceres de amplo grupo de motociclistas que juntou clubes, entre os quais o Moto Clube do Porto e Extreme Clube Lagares, empresas, pilotos e outras entidades além de contar com empenhado apoio da Federação de Motociclismo de Portugal, a Associação de Municípios Parque das Serras do Porto alterou as condições inicialmente impostas para a criação de uma vasta área de paisagem protegida, mantendo-se a possibilidade de circulação de motos nas serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas, nos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo. A proibição de circulação e de atividades desportivas e de lazer em moto foi abolida, passando a ser uma atividade condicionada, conforme é explicitado no diploma que classifica o Parque das Serras do Porto como Paisagem Protegida Regional, publicado no Diário da República n.º 53/2017, Série II de 2017-03-15.

Diploma que já entrou em vigor e cuja leitura do artigo 11.º da Secção II, referente aos “Atos e atividades condicionadas” esclarece os motociclistas quanto a diversos condicionalismos, nomeadamente:

k) A organização de eventos desportivos, culturais e de lazer fora dos locais destinados a esse fim;

l) A prática de atividades turísticas ou desportivas motorizadas suscetíveis de provocarem poluição sonora ou aquática ou que pela sua natureza específica ponham em risco os valores naturais e culturais presentes na área protegida, pessoas ou bens;

Na prática, os motociclistas, nomeadamente os enduristas e outros praticantes de off-road, venceram a primeira batalha de uma “guerra” que vai exigir muito mais de todos nós. A começar pelo respeito de todos pelos outros utilizadores das serras, sejam caminheiros ou ciclistas, bem como das propriedades e, naturalmente, do meio-ambiente. Para que esta vitória seja consolidada e não nos seja vedada a possibilidade de circular de moto no Parque das Serras do Porto.

Ver diploma original em pdf