MC Porto deu sangue pela 29ª vez

… e muito provavelmente pela última vez em casa

A quente e agradável noite de 29 de setembro de 2016 ficará na história do nosso clube por nela se ter aberto as portas ao IPST (Instituto Português do Sangue e Transplantação) pela última vez. Quase de certeza. Ficam na memória 29 doações ininterruptas desde 1999. 17 anos a dar o litro, iniciativa altruísta começada na altura por um apelo nacional da Revista Motociclismo. Ainda nesse século XX muitos motoclubes portugueses aderiram mas, com o passar dos anos, poucos restaram nestes eventos solidários. O Moto Clube do Porto começou por organizar uma doação por ano, sempre à 6ª feira, com a sede cheia e animada, num convívio de material hospitalar com bebidas, petiscos e muita conversa.

Curiosamente, alguns sócios que não aderiam a esta nobre causa ainda torciam o nariz ao movimento extra causado pelo IPS. E assim, poucos anos depois, o clube passou a dar sangue às 5ªs feiras, ideia que se manteve até 2016.

Mais. A procura e entusiasmo dos dadores do clube incentivou à duplicação das doações de uma para duas noites anuais desde 2005. Sempre com uns números de vinte e tantas colheitas por noite, o que é muito satisfatório para o IPST.

Ou seja, desde 1999, os sócios do MC Porto terão dado cerca de 700 “doses”, o que significa uns 280 litritos de sangue… Nada mau.

E porque esta 29ª doação será a última na nossa casa, se tudo corre bem? Porque o IPST está a mudar procedimentos, cortando aqui e ali, devido a falta de meios.

E – reparem bem – a brigada que se deslocava à nossa sede, era a única nocturna a nível nacional! Que honra!

Precisamente por esta noite de 29 de setembro ter sido marcante, deslocou-se ao nosso clube o Dr. Jorge Condeço, Director do Centro Regional do Porto do IPST que, em amena cavaqueira nos foi ajudando a dar ideias para mantermos estas iniciativas altruístas no futuro, num novo formato e até talvez mais turístico. Obrigado!

Já agora, a última doação foi a mais fraquinha de sempre. Porquê? Uma das razões foi ter sido em setembro quando normalmente as de final de ano são em novembro. Resultado: com os sócios a chegarem de viagens de férias, ficaram impossibilitados de dar o litro por terem andado em paragens exóticas. E esta, hem?

E para finalizar, o sincero agradecimento a todos os sócios e amigos que esticaram o braço no Moto Clube do Porto desde 1999. Alguns até receberam diplomas ontem.