Rota dos Sabores MCP/Mototur

20181020 Rota dos sabores bacalhauDa Mototur às águas frias do Atlântico, atrás dos segredos do mais popular prato dos portugueses

Com garantia de bom tempo – confirmada por todos os mais importantes sites de previsões meteorológica – depois da passagem do furacão Leslie, regressa a saga d’A Rota dos Sabores, no sábado, dia 20, desta feita profundamente inspirada no ‘fiel amigo’. A Mototur associa-se ao Moto Clube do Porto e convida todos os clientes para um passeio que levará a caravana em tranquila passeata até Ílhavo, por agradáveis e refrescantes paisagens entre o Atlântico e a Ria de Aveiro, para descobrir segredos e sabores de um dos mais tradicionais pratos nacionais.

Nasce nas frias águas do Atlântico Norte, nas costas da Noruega à Islândia, e pode ser cozinhado de 1001 maneiras. Por cá é conhecido por bacalhau mas o nome mais correto é Gadus morhua, um peixe demersal da família Gadigae. No sábado, vamos visitá-lo (ao dito e à família…) em Ílhavo, no muito agradável Museu Marítimo, e depois provar uma das mais famosas formas de preparar o ‘fiel amigo’, o bacalhau com broa preparado pelo galardoado chef Nuno Pinheiro, responsável da cozinha do conceituado e requintado restaurante Casa Velha, integrado no complexo hoteleiro Ílhavo Plaza.
É mais uma edição da Rota dos Sabores, plena de surpresas, com partida agendada para a Mototur, concessionário Honda na Estrada Nacional 109, às 9 horas, passeio até à região das gafanhas e regresso com visita guiada à ricamente decorada Igreja da Nossa Senhora da Penha de França e ao Museu de uma das mais conhecidas marcas portuguesas, a Vista Alegre. E onde não falta famosíssima representação cerâmica do bacalhau na sua versão mais conhecida: seco e salgado saído da imaginação de Bordallo Pinheiro, com 1,28 kg de peso em faiança pintada à mão. Pelo caminho, garantia de descoberta de mais sabores tradicionais, com doces únicos como o bem conhecido folar de Vale de Ílhavo ou a melhor forma de fazer as mais deliciosas padas, com o forno aquecido à espera de quem quiser ‘meter a mão na massa’ e ajudar os membros da Associação ‘Os Baldas’, sempre com imprescindível apoio da Junta de Freguesia de S. Salvador – Ílhavo.
Momentos únicos de descoberta e diversão, deixando ainda boas dicas para as compras de Natal, em evento ao gosto dos mais gastrónomos motociclistas e que terá inscrições, limitadas, ao preço de 25 euros para os clientes da Mototur tal como os sócios do MCP (30€ para os restantes). As inscrições podem ser efetuadas na Mototur ou através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 96.8010833, do Paulo Ribeiro (MCP).

8.30 h – Receção e café na Mototur
9.00 h – Arranque da Mototur (EN 109) para A Rota dos Sabores
10.00 h – Paragem para café e prova de doçaria regional
11.00 h – Visita Museu Marítimo de Ílhavo e Aquário dos Bacalhaus