Natal é todos os dias…

… e começa a 9 de dezembro com o Passeio Moto Clube do Porto/MotoTrofa

Abertura oficial da quadra natalícia no seio do Moto Clube do Porto, o Passeio de Natal MCP/MotoTrofa volta a reunir, no sábado, dia 9 de dezembro, uma grande família motociclística em almoço recheado de amizade e boa disposição, companheirismo e anedotas, e, claro está, gastronomia de eleição. Limitado a 100 participantes, as inscrições já estão abertas e, não demora muito, estarão a fechar! É que com tão poucos lugares disponíveis – limitação imposta pela lotação do restaurante – e tantas declarações de intenção, é de esperar que as inscrições terminem bem antes do prazo limite, a 6 de dezembro.

Passeata marcada para sábado para oferecer a mais mototuristas a possibilidade de participar neste evento que, como habitualmente, partirá do bonito stand do nosso patrocinador, a MotoTrofa, onde, juntamente com um reforço do pequeno-almoço – com as primeiras iguarias do dia incluindo o já tradicional Bolo da Trofa –, serão dadas algumas dicas sobre o programa e relembradas indicações que quase todos conhecem. Mas por vezes esquecem… A partida atempada e o respeito pelo horário do programa permitirá aproveitar a luz do dia (muito curto nesta altura do ano) para desfrutar ao máximo de todo o trajeto. Que, da Trofa, nos levará até ao Mezio, perto de Castro de Aire, com passagem por Penafiel e travessia do Douro em Entre-os-Rios. Das paisagens minhotas à agreste imponência da serra de Montemuro, oportunidade ímpar para arredondar os pneus em deliciosas curvas.

Que seguem depois do almoço, no Restaurante Típico do Mezio, onde haverá possibilidade de provar entradas bem típicas como a bola caseira ou moira cozida, tendo como prato principal o ‘ex-libris’ arroz de feijão com salpicão e vitela assada, acabando com ‘fritas’ de abóbora e um delicioso pudim caseiro ou fruta de sobremesa, tudo rematado com o café. Que ajudará a despertar para a passagem pela nossa bem conhecida e muito apreciada N2, rumo ao Peso da Régua. Onde nova paragem permitirá ganhar fôlego para mais alguns quilómetros de curvas até à idílica Quinta da Pousadela, bem perto Amarante. Palco fabuloso para o sorteio de práticos brindes oferecidos pela MotoTrofa acompanhando nova prova vitivinícola, em final de jornada turística que vai juntar gastronomia de eleição à descoberta de novos sabores e paisagens arrebatadores.

Tudo num dia de enriquecimento cultural com visitas a interessantes espaços museológicos, como o Museu da Associação Etnográfica do Montemuro onde, de forma simples, são mostradas as tradições e formas de vida dos habitantes locais, apreciando ainda o trabalho de hábeis artesãos. E onde, de acordo com a quadra natalícia que este passeio declara aberta para todos os sócios e amigos do MCP, é possível comprar algumas prendas de Natal criadas pelos associados da Cooperativa de Artesãos do Montemuro, de marcante originalidade que farão as delicias de quem as receber.

08.30 h. PARTIDA da caravana da MotoTrofa

12.30 h. Almoço no Restaurante Típico do Mezio, Castro de Aire e visita ao museu da Associação Etnográfica do Montemuro e Cooperativa de Artesãos do Montemuro

15.00 h. Continuação do passeio de Natal, pela N2, em direção à Régua

17.00 h. Chegada à Qiunta da Pousadela,  Amarante. Sorteio de brindes e despedida.

As INSCRIÇÕES podem ser feitas na sede do clube, na MotoTrofa ou através do organizador do Passeio de Natal, Paulo Ribeiro, pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e custam 20 euros para os sócios do MCP e clientes MotoTrofa, 22 € para os sempre bem-vindos ‘amigos estrangeiros’.