Início

Se o destino for alcançável de moto
nós iremos lá!

Webmail Área Reservada

Passeio de Moliceiro na Murtosa MCP/Antero

A 29 de maio temos programa na Ria de Aveiro

Cartaz Passeio de Moliceiro MCP AnteroAceitando uma irrecusável sugestão do município da Murtosa, onde já temos tido grandes jornadas mototurística apesar de ficar aqui a dois passos, o Moto Clube do Porto e Antero vão regressar às fantásticas estradas e paisagens que a Ria de Aveiro oferece, já no domingo 29 de maio.

Com um programa completamente dedicado à tranqulididade e harmonia que o meio ambiente da Ria nos proporciona, o ex-líbris da passeata chegará à sobremesa com um passeio de uma hora em moliceiros, esses tão tradicionais barcos, manejados por mãos sábias de quem conhece braços e esteiros da ria como a palma da mão.

Mas há mais. Pela primeira vez iremos oficialmente à Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto, para uma curta visita guiada de uma hora. A importância das charcas criadas no seu interior – completamente invisíveis para quem passa na estrada – é enorme para o descanso e alimento de inúmeras espécies migratórias. E não só. A Reserva merece visita prolongada mas neste dia vamos ter um cheirinho de tudo.

E faltava a etnografia. Essa fica para o almoço, servido na eira de uma casa-museu dedicada aos usos e costumes das gentes que amanhava a terra na Murtosa. A Casa-Museu Custódio Prato. O repasto, farto, típico e saboroso, de rojões, será – estamos certos – do agrado de todos.

O percurso nem precisará de muitos quilómetros, poupando na gasolina. Nem há autoestradas no roteiro, sequer. Teremos, isso sim, garças, pescadores, a vegetação na força da primavera e – oxalá – um dia de truz.

Recomendações: levem chapéu e protector solar para o passeio de barco, caso esteja um bom dia de sol. Vestuário leve e confortável também vos irá saber melhor em toda a jornada. Se não tiverem malas para guardar capacetes, usem cadeados para os prender à moto. Obrigado

Obrigado também à Antero e à Camara Municipal da Murtosa!

Programa (135 km)

9.00h: Encontro no Concessionário Antero, na N1, Carvalhos, VN Gaia. Para além do brieffing contem com uma simpatia para degustar.

- Partida em caravana por Espinho, e estradas litorais de Esmoriz, Furadouro, Torreira e S. Jacinto (60 km);

11.00h: Visita Guiada à Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto;

12.00h: Passeio pela Ria, pela Ponte da Varela, Béstida, Pardelhas e Bunheiro (25km);

13.00h: Almoço na casa Museu Custódio Prato. Entradas, sopa, rojões, sobremesa, bebidas e café ;    

15.15h: Curta ligação até ao Cais do Bico (10km);

16.00h: Passeio de Moliceiro na Ria de Aveiro;

17.00h: Desembarque e regresso (40km);

Inscrições até 4ª feira, 25 de maio
Sede MCP, Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., 934 833 137 e 916 590 072 ou Stand Antero

Nota: Os moliceiros não esticam. Contratamos uma verdadeira frota de 4 embarcações, conseguindo uma lotação de 72 “marinheiros de água doce”. Não te distraias.

Preços: Sócio ou cliente Antero: 25 euros;

Não sócio: 30 euros;

Passageiros: o mesmo preço do respectivo condutor;

Após 25 de maio: mais 2 euros e sujeito a vagas.