4.ª Mega Manifestação juntou centenas motociclistas no Porto
Sem desistir da luta em defesa dos interesses dos motociclistas, o Moto Clube do Porto voltou a liderar a organização da Manifestação Contra a Farsa das Inspeções às Motos promovida a nível nacional pelo GAM - Grupo de Acção Motociclista. Porque as Inspeções Periódicas Obrigatórias (IPO) não podem, a coberto da pretensa redução de sinistralidade, ser um mero negócio que visa imputar mais uma taxa às motos. É necessário, isso sim, pensar, discutir e implantar uma verdadeira política de segurança rodoviária, a começar no ensino da condução, seguindo no estado das vias e da sinalização.
Mobilizando algumas centenas de motociclistas, a manifestação teve início junto ao Estádio do Dragão depois de várias mudanças de última hora do local marcado, devido aos inúmeros constrangimentos existentes na cidade do Porto. A proximidade com as Festas da Cidade, as diversas iniciativas associativas, os muitos equipamentos já instalados em vários pontos da cidade e as recomendações das autoridades levaram a que o encontro tivesse lugar no espaço envolvente àquele recinto desportivo, onde teve lugar uma sessão de esclarecimento por parte de elementos da Direção do MCP. Que, mesmo lutando contra todos os contratempos na autorização do local e apesar de, na mesma data, estarem envolvidos em inúmeras atividades por todo o País, não viraram a cara à luta, levando avante esta manifestação.
O desfile efetuado pelas ruas do Porto cumpriu o seu propósito, alertando a sociedade civil para a injustiça que o Governo se apresta para legislar, cedendo aos interesses financeiros do lóbi dos centros de inspeção. Que, sem garantia de coisa nenhuma, insistem em levar por diante o enorme embuste em matéria de segurança rodoviária.
Uma manifestação que decorreu sem problemas – nem outra coisa seria de esperar! – com uma colaboração fantástica dos motociclistas e das autoridades envolvidas. A todos um muito obrigado do Moto Clube do Porto, com a garantia de que não baixaremos os braços quando em causa estiverem os direitos de todos os Motociclistas.