Motociclistas duendes

Corno do Bico encanta MC Porto

01 Passeio Corno Bico 2016 MCP HenisaCom 57 motociclistas amantes de um dia bem passado na Natureza, ora a conduzir as suas motos, ora a pé mais embrenhados nos bosques de Paredes de Coura, o Passeio ao Corno do Bico que o Moto Clube do Porto – com excelente apoio Henisa Cash & Carry - idealizou para o domingo, 13 de novembro de 2016, decorreu acima das melhores expectativas!

É que o tempo esteve formidável com um céu azul imaculado, sem vento e de temperatura muito razoável para a época. Verão de S. Martinho? Começamos a acreditar.

Com muitas caras novas, de sócios recentes e de outros amigos ainda não sócios do MCP, a caravana fez-se à estrada à hora, para sem pressas chegar a Anais após uns quilómetros de A3, bem úteis para fugir à área metropolitana.

E, em ritmo calmo, lá foi a comitiva passeando pelas margens do Lima e Palácio de Bertiandos até se imobilizar junto à ponte românica de Estorãos. Aí, finalmente as 43 motos do evento se reuniram, com a chegada dos demais participantes oriundos de Braga, Viana, Vila Verde, Ponte de Lima e Famalicão.

Secretariados finalizados e brieffing feito, interpretando a paisagem, subiu-se a carbonizada Serra de Arga para uma pausa na peculiar ermida de S. João de Arga, agora remodelada e de cara lavada. Dizem os locais que no dia da festa anual é o local onde se podem contar mais borracholas por metro quadrado. Até ficamos curiosos…

Tirou-se a foto de grupo com os quartéis por cenário e desceu-se ao vale do Coura, rio que percorremos nas estraditas que lhe são mais próximas e até o atravessando duas vezes em pontes antiquíssimas e fugidas dos itinerários principais. Obrigado aos voluntários que nas muitas viragens impediam a caravana de partir!

O ambiente nas paragens era excelente e, a rolar, melhor ainda. É disto que o povo gosta! E o concelho de Paredes de Coura parece um oásis na já verde região minhota. É que aqui abundam os carvalhais e a paisagem tem uma qualidade difícil de igualar.

E se a caravana chegou dentro da hora a Estorãos e a S. João de Arga, a chegada ao Restaurante Lino foi ao minuto, como se fôssemos britânicos.

O sol entusiasmava e o grupo sentou-se à mesa numa sala bem panorâmica e de mesa bem posta.

Uma infelicidade qualquer no tratamento da carne de vitela não agradou a boa parte do grupo que levou a de sabor mais estranho. O restaurante reagiu de imediato com picanha grelhada e o levantamento de rancho – uma novidade neste motoclube que não para de inovar – ficou por aí.

E lá fomos de novo para a estrada, para a curta ligação até à aldeia de Túmio, onde se estacionaram motos, se trocou de calçado e se guardaram casacos e capacetes. Obrigado Zé e Henisa pelo “bengaleiro”.

Chegava assim a parte melhor do evento: a curta caminhada de 4,5 km pelo Trilho do Alto dos Morrões, um dos muitos delineados na Paisagem Protegida do Corno do Bico.

Começando entre azevinhos carregadinhos de baga e zona rural de gado e suas pastagens, entre muros de pedra posta, regatos e socalcos verdejantes, o trilho subiu-nos ao lugar de Giesteira e daí ainda conseguiu melhorar constantemente.

A certa altura os motociclistas desfrutavam de denso carvalhal, salpicado de muitos castanheiros, forrados a líquenes altos e fofos. O solo era macio de grossa camadas de folhas, com uma ou outra bosta de garrano e colorida de cogumelos vários.

As conversas variavam, desde a Natureza às inevitáveis motos. Ninguém se queixava de cansaço e todos se renderam à beleza do local. Na frente, os pequenitos Pedro e Margarida, de 4 e 6 anos, é que impunham o passo. A seguir aos pais Hugo Lima e Sílvia, seguia o grupo, veterano e calmo, a demonstrar que a moto é um meio e não um fim.

Um meio de nos levar – neste caso – às maravilhas naturais que urgem preservar. E para isso temos de as conhecer pois não se consegue proteger o que não se conhece.

Com faias gigantescas a indicar o caminho aos motociclistas, num instante estávamos de novo junto às motos. Já acabou? Sim. Como veem, é fácil.

A tarde ainda tinha mais 45 minutos de luz e mantinha-se magnífica.

Como o Clube decidiu convidar para um copo em Ponte de Lima, o Carlos Henriques deu a boa nova de um estacionamento privilegiado para motos na Praça de Camões, no coração desta vila do Lima. Boa! E aí foi a caravana a serpentear serra abaixo até se imobilizar junto à ponte romana desta localidade que se quer bonita e desdenha o título de cidade.

Enchemos uma esplanada e deliciamo-nos com bolos e conversas. Que bem se esteve, que bom que era este grupo! Muito obrigado a todos!

O próximo passeio de estrada do MC Porto é o gastronómico e natalício percurso a 11 de dezembro. Novidades de seguida.

01_Passeio Corno Bico 2016 MCP Henisa
01_Passeio Corno Bico 2016 MCP Henisa 01_Passeio Corno Bico 2016 MCP Henisa