Início

Se o destino for alcançável de moto
nós iremos lá!

Webmail Área Reservada

Surpresa é surpresa...

Passeio surpresa...surpreendeu

Quem disse que os passeios com mais de cem quilómetros não são apropriados para as 125? E que os passeios lentos são uma seca? E que fazer piquenique e passar alguns momentos em sã cavaqueira são coisa do passado?

Desengane-se quem assim pensa.

A provar que as coisas não são assim, foram as cerca de oito dezenas de motos que se juntaram ao apelo do Moto Clube do Porto e da Mototrofa, a fim de participarem no 5º Passeio Surpresa, um passeio tranquilo, que percorre apenas estradas nacionais e municipais, em formato "low-cost" e cujo destino é revelado pouco antes da partida.

Foi assim no passado dia 18, quando à hora prevista deixámos as instalações do patrocinador - MotoTrofa - que brindou os presentes com um frugal pequeno almoço. Dos 240 km a percorrer, a próxima paragem seria Barcelinhos, que altaneira viu as cerca de oitenta motos circundarem o castelo do outro lado do rio antes da paragem para o café. Daí rumaram por estradas municipais até Viana do Castelo, subindo depois pela serra até Vilar de Mouros, onde cada um comeu o que levou, ou decidiu partilhar em alegre e salutar convívio. Após o repasto, o rio Coura ladeou-lhes a marcha durante cerca de  vinte quilómetros, despedindo-se  quase no sopé da Serra D'Arga. Por pouco, mesmo muito pouco não cumprimentavam o holograma de Aquilino Ribeiro, que lhes acenava desde Romarigães. Lamenta-se tal não ter acontecido, mas ficará certamente para outra oportunidade.

Entravam então na zona de paisagem protegida do Corno de Bico e chegaram ao seu Centro de Interpretação, que não foi possível visitar por estar encerrado ao domingo, fora do mês de Agosto. É lamentável que assim aconteça, mas ficou pelo menos assinalado que este existe e que poderá ser visitado durante a semana. Um pouco mais adiante, foi tempo de subir ao miradouro de S. Mamede e registar o momento com os presentes, antes de descer até aos Arcos onde se fizeram as despedidas e foram muitos os que desejaram que se repetisse o formato.

Um agradecimento aos participantes pelo espírito que manifestaram em todo o passeio, e à Mototrofa pelo apoio e empenho manifestado para que tudo corresse como correu.