Início

Se o destino for alcançável de moto
nós iremos lá!

Webmail Área Reservada

Passeio ao Vale do Côa

Sexta feira estava um dia esquisito. A temperatura subiu, a chuva parou, mas o céu apresentava uma cor estranha e a radiação solar era baixa.
Na saída da cidade do Porto, às 7 da manhã, o termómetro da moto marcava 18 graus. Estranho para a época do ano.
Só podia significar uma coisa. Os ares provenientes do deserto do Saara estavam sobre a península ibérica.
Excelente para a viajar de moto, embora com as cores da paisagem diferentes do habitual. Estava dado o mote para este magnífico evento. Uma janela meteorológica favorável.

Com a maioria dos participantes já reunidos na sexta feira, no hotel Douro Superior, em Freixo de Espada à Cinta, e com a pontualidade exemplar de todos no sábado, saída em grupo às 9 horas, pela estrada EN221, em direção à Lagoaça.

Como ainda era relativamente cedo, desvio pelo Miradouro do Colado, em Mazouco. Com esta estrada panorâmica, o primeiro contacto com as paisagens deslumbrantes, que nos aguardavam ao longo do percurso.

No miradouro da cruzinha, reunião para início do evento. Tirada a foto da praxe e efetuado o respetivo registo fotográfico das paisagens, saída em caravana para o Planalto Mirandês. Não podíamos deixar de visitar o miradouro de Santa Bárbara em Bemposta.

As povoações de  Algosinho e Lamoso  viram passar a caravana ordenada e a Barragem de Bemposta foi o local mais a leste que fomos visitar.

Mudança de direção com o Museu do Coa como destino, mas não pelo IC5.

Pela simpática EN221, passando por Mogadouro e seguindo até Meirinhos devido a um lapso do desorganizador mor, permitiu efetuar uma visita a esta localidade, e após a inversão da marcha lá seguimos pelas aldeias de Quinta das Quebradas e Estevais conforme previsto.

Entrando na EN220, e após alguns kms, desvio para as localidades de Felgueiras e Maçores até Açoreira.

Aqui estava reservado a parte "picante" da rota, com um micro "Stelvio", pondo à prova os motociclistas menos experientes.

Estrada de beleza indescritível, a serpentear a montanha e culminando junto ao rio com fim na barragem do Pocinho.

Após almoço no restaurante do Museu do Coa e visita ao museu, fomos ainda presenteados com uma exposição da pintora luso-britânica Paula Rego.

E com a visita, o contemplar das paisagens e o desfrutar o espaço exterior, o tempo foi passando e já com o adiantar da hora, foi necessário corrigir para uma rota direta, direção ao Hotel em Freixo de Espada à Cinta.
Ainda se efetuou uma paragem em Torre de Moncorvo, para abastecimento das motos em bomba de gasolina de marca conceituada.
Chegada ao hotel, pelas 17h30, paragem para descanso de todos, que o dia já ia longo e havia um jantar para desfrutar.

Motos paradas e já com roupa "à civil", jantar num restaurante perto do hotel,  a 10 minutos de distância a pé. A caminhada proporcionou momentos de convívio e um relaxamento para abrir o apetite. 

O Restaurante ZONA VERDE recebeu-nos com uma hospitalidade singular, gente boa que nos fez sentir em casa.
Entradas e bebidas à descrição, seguida de uma posta de bacalhau soberbamente bem confecionada e sobremesas à escolha.

Domingo novamente a pontualidade exemplar de todos os participantes, saída em grupo às 9 horas, pela estrada EN221, desta vez em direção a sul, em rota direta ao Miradouro de Penedo Durão.

O Penedo Durão é um promontório de xisto que se vê de longe, quase vertical sobre a margem direita do Douro. Enormes placas oblíquas recortam o céu.

Só dois movimentos se destacam pelas serranias desta imensa paisagem que se estende para Espanha a perder de vista: a água que a barragem solta em pressão, espuma, movimento e ruído, e as aves que habitam as escarpas do Penedo Durão e saem para o céu em voos planados e longos. São abutres, grifos e falcões peregrinos que, sem nos darem qualquer atenção, sobrevoam as pedras onde nos sentamos a contemplar a paisagem e, em ziguezagues, voam com toda a majestade por baixo dos rochedos, levando-nos quase a rastejar para os espreitar e ver de cima o dorso castanho e preto e as asas enormes.

Após este espetáculo fabuloso proporcionado pela natureza selvagem, e tirada a fotografia da praxe, seguimos em direção à aldeia de Poiares, onde nos esperava a descida fabulosa para o rio Douro. Novamente paisagens deslumbrantes até ao entroncamento com a N221.
Em Barca de Alva paragem para café e para satisfação dos mais destemidos, organizamos uma pequena volta offroad, desafio esse superado com sucesso por cerca de metade da caravana.
Continuando pela N221, por Escalhão, Figueira de Castelo Rodrigo, entramos na N332, para um dos marcos do evento, sem antes passar por Almendra.

O marco do km final da EN222 foi contemplado por todos os participantes.
Seguindo por esta estrada mítica, com piso soberbo e um encadear de curvas fabuloso, direção ao castelo de Numão.
Pausa para café e fotografias da praxe, que o sítio é lindo de se ver.

Com um dos pontos altos do evento a aproximar-se, seguimos pela EM541 e por fim o Miradouro das Vargelas.
Da sua posição privilegiada, o miradouro de Vargelas permite visualizar uma vasta paisagem sobre o rio Douro e suas encostas moldadas pelo homem. Daqui vislumbra-se uma paisagem panorâmica de S. Salvador do Mundo, Vale de Figueira, S. Xisto, Vargela e Ferradosa, local onde almoçamos.
O Restaurante Cais da Ferradosa é espaço moderno, elegante e com personalidade.
Com o seu interior todo reservado para o evento, deleitamo-nos com a excelência da sua cozinha.
Local aprazível onde não faltaram fotografias para registar este recanto singular.

Já com sinais de "fim de festa", foi com alguma tristeza que o grupo se começou a separar.

Os participantes da cidade de Faro iniciaram o seu regresso, que ainda tinham muitos km para percorrer.
Para terminar mais um miradouro para visitar. Na EN222 com vistas para a cidade do Pinhão. 

Dezenas de fotos de vários participantes disponiblizadas aqui e na página do facebook

https://www.facebook.com/groups/socios.mcporto/permalink/7318097458246045/?mibextid=rS40aB7S9Ucbxw6v

  • 20240323_152100
  • 20240324_132743
  • IMG-20240325-WA0007
  • IMG-20240325-WA0017
  • IMG-20240325-WA0019
Ler mais...

MCP na festa do Centenário dos Bombeiros Voluntários Portuenses

Fundados a 9 de abril de 1924 os Bombeiros Voluntários Portuenses festejam o centenário e, reforçando as boas relações existentes, convidaram o Moto Clube do Porto a marcar presença nas cerimónias marcadas para o dia 13 de abril, sábado. O MCP respondeu positivamente a vai organizar um passeio na manhã desse sábado, extremamente simples e sem qualquer custo para os participantes.
Uma passeata ligeira e relativamente curta, que começará no edifício situado na Rua das Cruzes, em Ramalde, mesmo ao lado da Estação de Recolha de Francos dos STCP, onde esta corporação tem o seu quartel desde o dia de S. João de 1993. E onde a caravana regressará antes da hora de almoço, depois de um passeio com trajeto a definir, para homenagear esta força de defesa e proteção da população portuense.

Apadrinhar uma moto de emergência

Mas o apoio do Moto Clube do Porto ao meritório trabalho dos Bombeiros Voluntários Portuenses propõe-se ir um pouco mais além e, tal como referido na Assembleia geral do dia 15 de março, há a vontade de ajudar na aquisição e apadrinhar uma Moto de Emergência para aquela associação. Um assunto que será debatido em reunião de Direção, sendo posteriormente e em caso de aprovação, lançada uma campanha de recolha de fundos para o efeito.
Mais uma ação de grande peso cívico do Moto Clube do Porto no apoio às associações que contribuem de forma empenhada e solidária para o bem-estar de todos os portuenses.

Trails MCP – Touratech, a comemorar o fim do Inverno

Mesmo depois de duas semanas de intempérie, foram 16 os “pilotos” que aceitaram o desafio para este Trails de Inverno. Reconhecendo o esforço, São Pedro acabou por nos brindar com um domingo verdadeiramente primaveril!

A zona que iríamos percorrer estava traçada à partida: Lordelo e Paços de Ferreira, terra onde o patrocinador dos nossos passeios Trail, a Touratech PT, tem as suas instalações no norte do país. Região de trilhos “durinhos”, é conhecida principalmente pelos pilotos de enduro. Sabíamos que a seleção de bons caminhos para as Big Trails não seria fácil! Mas o nível eclético do MCP é grande e o reconhecimento ficou a cargo de dois experienciados e verdadeiros conhecedores, os nossos sócios, Fernando Ferreira e Arnaldo Santos, que definiram um percurso muito equilibrado.

À horinha marcada, no Alto da Serra de Valongo, as 16 motas estavam prontas e cheias de vontade de arrancar. Depois do habitual e curto briefing inicial, fizemo-nos aos caminhos. A passagem por Quinta Rei colocou-nos logo à prova, com subidas, descidas, pedra solta, pequenos rios e lama. Mas com um dia ensolarado e uma temperatura agradável, o nível de dificuldade estava “no ponto”. Um nível médio-alto, que fazia as delícias dos mais experientes, mas que deixou a sua marca no piloto mais novo, o Henrique, que com os seus 16 aninhos fez a sua estreia nos nossos passeios. Uma atravessadela, um tomba para o lado e estão feitos os primeiros riscos na montada. Os próximos riscos já vão ser mais fáceis 😊.

O fim da primeira parte foi marcado por uma “brincadeira” que garantidamente vai ficar na memória de todos, a passagem pelos escuros e encharcados túneis sob a autoestrada A42, em Seroa. Dificuldade controlada, colocada pela muita água e pela descida de degraus. Um verdadeiro appetizer, antes da paragem para o bem servido “pequeno-almoço”, oferta da Henisa Cash & Carry. Oportunidade para matar a fome e a sede que já se fazia sentir, mas também para conhecer as novas instalações da Touratech PT Norte, em Lordelo. Antes das Trails seguirem o seu caminho, tempo ainda de recebermos um voucher de desconto para acessórios da marca.

O nível de “picante” manteve-se na segunda parte do percurso, com alguns “lagos” de lama a criar mais alguns desafios aos pilotos. Ainda assim, o ponto mais marcante, não pela dificuldade, mas pelo impacto visual, foi mesmo a passagem pelos enormes penedos graníticos, junto à estação de radar nº 2, bem no alto do Monte do Pilar.

Bem animados e um pouco mais tarde do que o previsto, chegávamos ao restaurante, a “Toca do Coelho”. Mais um ponto do passeio que merece nota muito positiva. Num ambiente simples, bem apropriado à lama que nos cobria, foi servido um almoço constituído essencialmente por boas entradas. Além das tradicionais moelas e rojões, do pimento padrão e da alheira assada, os ovos rotos com cogumelos fizeram a delícia de todos. De tal maneira que já muito poucos tiveram “coragem” para se fazerem ao naco de vitela ou até mesmo à sobremesa.

Mesmo no final e antes da despedida, outro dos momentos do dia: o sorteio de dois brindes, oferecidos pelo parceiro do MCP e patrocinador destes nossos passeios para Trails, a Touratech PT. Uma bolsa para a traseira da moto e uma bolsa para o guiador, atribuídos aos vencedores do sorteio, João Pedro Pinheiro e David Pedro.

Para meados de junho, final da Primavera, temos agendado o próximo passeio fora-de-estrada do MCP. Será de dois dias, fim-de-semana, para a bela e aromática região do Alto Douro. Enquanto não chegam mais pormenores, vamos treinando, nem que seja a rever as fotos e vídeos 😊

Ler mais...

AG aprovou Relatório de Contas de 2023

Matemática de unanimidade

Unanimidade na aprovação do Relatório de Contas de 2023 do Moto Clube do Porto e no empenho e qualidade do trabalho diretivo ao longo do último ano foram notas salientes da Assembleia geral ordinária realizada na sexta-feira, dia 15 de março.

Ler mais...

28º Moto Rali MC Porto - Viver a Natureza

Cartaz oficialO Troféu de Moto ralis turísticos, na sua 27ª edição, vai ter nos dias 20 e 21 de Abril 2024, a contribuição do teu Moto Clube do Porto. Sim o nosso 28º Moto Rali turístico, que vai decorrer no Concelho de Castro Daire e mais além um ou outro cantinho.

Vais conhecer os planaltos da serra, belíssimas aldeias típicas com as suas construções em granito, a história e encantos de um Concelho que se estende além do Paiva e da serra de Montemuro. Vais rolar por fantásticas estradas e estradinhas, e admirar paisagens de extraordinaria beleza.

As inscrições para o 28º Moto-Rali do Moto Clube do Porto estão limitadas á capacidade hoteleira, e sim tens direito a utilizar todas as regalias do excelente hotel SPA Termas do Carvalhal.

Inscrições aqui e encerram a 10 de Abril, ou com a lotação do Hotel esgotada.

Info: tel.: 919904811 email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Valor da Inscrição : 105,00 € para sócios Moto Clube federado e portadores cartão FMP válido à data da inscrição

Outros Participantes: 115,00€

Suplemento para quarto individual: 50€

Inclui: Estadia com peq.almoço de domingo

Almoço e jantar de sábado, Almoço Domingo, Lembranças

Diversas petisquices e muita galhofice

Noite de sexta 19 de Abril, 49,50€ em quarto a partilhar, ou 99€ se 2 pessoas ou versão individual

Jantar de sexta (neste momento sem valor acordado)

Vem conhecer mais um pouco de Portugal, viver a natureza e conviver com amigos.

Vem apoiar o teu MC do Porto.

Chuviscos e sol pelas paisagens minhotas

Domingo, 3 de março, o Inverno apresentou-se clemente neste primeiro passeio das estações do ano e as previsões de chuva reduziram-se a uns chuviscos. Como combinado os sócios foram aparecendo na sede do MCP onde puderam tomar um café de boas vindas e conversar um pouco antes do habitual briefing.

Foi com o piso ainda molhado, da chuva noturna, que os participantes arrancaram pela A3 em direção a Braga onde, finalmente, se iriam começar a embrenhar nas paisagens minhotas. Prado – e a sua peculiar ponte com semáforos, Vila Verde, Ponte da Barca até aos Arcos de Valdevez onde se fez uma “paragem técnica” junto ao rio que dá o nome à Vila. A partir daqui foi tempo de explorar estradas com paisagens magníficas e curvas para todos os gostos até Paredes de Coura, regressando depois até Ponte de Lima onde nos esperava um repasto principesco preparado pelo Chefe Jorge na Taberna Terra do Eido; o almoço foi de tal forma bem servido que no final ninguém queria voltar para as motos. Assim, e com algum custo, lá voltamos a montar nas motos e regressar às estradas, que desta vez nos levaram até ao Rio Coura que acompanhamos quase até à sua foz. Chegados a Caminha fomos “brindados” por alguns chuviscos que nos acompanharam até ao fim do passeio que, por unanimidade, foi dado por concluído tendo os participantes resolvido rumar ao Porto diretamente e pelo caminho mais rápido.

Ficamos à vossa espera para o Passeio de Primavera que irá para a estrada dia 12 de maio, uma semana mais cedo do que o previsto, de modo a possibilitar a os sócios a ida a 2 eventos do TWC.

Até lá e….., bons passeios!

  • 1
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 2
  • 20
  • 20a
  • 21
  • 22
  • 22a
  • 23
  • 24
  • 25
  • 25a-7b7b103d-68fd-4a59-8675-ab6232a1dc88
  • 26
  • 26a-4ac2051f-a638-4a19-93b9-292a4aeb4124
  • 27
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9

Trails de Inverno MCP/Touratech 2024

Domingo, 17 de março de 2024

Novo ano, novos trilhos a percorrer com as nossas Trails! Desta vez o sentido será o nordeste do Porto, às serras que se cruzam por Valongo, Santo Tirso e Paços de Ferreira. O nosso patrocinador, a Touratech, abriu portas no Norte e por lá vamos parar para conhecer e lanchar. Em terras de muito mobiliário em madeira, os nossos caminhos vão ser trilhados essencialmente entre a árvore mais produzida na região, o eucalipto. Um percurso desafiante e durinho, mas que se quer acessível a todas as Big Trails. Pelo meio, um “appetizer” a ser vencido pelos aventureiros: a passagem pelo túnel da autoestrada, em Seroa. No final do almoço teremos o já tradicional sorteio de brindes de aventura, Touratech.

Programa:

09:10 - Encontro na sede do MCP com oferta do cafezinho (com as motos atestadas e preparadas para o percurso);

09:30 - Arranque, para ligação por autoestrada/estrada até à rotunda do Alto da Serra de Valongo (bombas da Galp);

10:00 - Arranque para o percurso da manhã;

12:00 – Paragem para o reforço alimentar, nas instalações da Touratech Norte, em Lordelo,

15:00 - Almoço no Restaurante “Toca do Coelho”, Paços de Ferreira – entradas várias, naco de vitela, vinho da casa ou cerveja/refrigerantes, sobremesa, café.

Regresso livre a casa.

Grau de dificuldade

O percurso inclui alguns troços com pedra solta e/ou regos de nível de dificuldade médio, não sendo indicado a estreantes. Em caso de chuva a lama está garantida, elevando o nível de dificuldade.

Inscrições

Até ao final do dia 13 de março, quarta-feira, para:

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Joaquim Alves - 93 424 3026

Preço

Sócios MCP: 30 € / Não sócios: 35€

IBAN Moto Clube do Porto: PT50 0010 0000 3859 5020 001 67

 

Passeio ao Vale do Côa - Só domingo

Domingo, 24 de Março de 2024

Se gostas de curvas, vais adorar o zigzag da Estrada Nacional 222, que liga Portugal de oeste a leste tendo sempre o Douro como companhia. Vamos ver algumas das paisagens mais arrebatadoras de Portugal, das quais se destacam os fotogénicos e mundialmente famosos socalcos do Douro Vinhateiro. Já foi eleita a estrada mais bonita do mundo. Vem perceber num ápice porquê!

É no fundo uma experiência sensorial completa que irá perdurar na tua memória para todo o sempre.

Viagem individual para o ponto de encontro, pelas 11 horas, a 200 km do Porto em lugar emblemático. Após percurso sinuoso e paisagens fantásticas, vamos visitar um belíssimo restaurante, junto ao rio douro, onde será servido o almoço.

Após o repasto, saída em caravana por estadas deslumbrantes e sinuosas, com paragens em vários miradouros. Término do evento na área de serviço de Vila Real, na A4, com regresso livre para os locais de residência.

Inscrição para domingo 30€ / 40€ não sócio.

Inscrições para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou 939 002 545

Gabriel Vissio esteve no MCP

Quando o tema é turismo de aventura, estamos lá! E nesta sexta-feira, 16, não foi diferente.

A sede encheu para ouvir Gabriel Vissio, o argentino que faz da estrada e do mundo a sua vida. Sempre acompanhado da sua "Niña", uma pequena Yamaha 125, já percorreu mais de 250 mil km, desde 2011.

Foram cerca de 2 horas de muitas histórias e de boa conversa, onde não faltaram as apetitosas bifanas da d'Amélia para acompanhar.

Continuação de boas aventuras Gabriel!

Ler mais...

Depois do Carnaval.... Aventuras

Sexta-feira, 16 de fevereiro, 22h00

A sede do Moto Clube do Porto vai ter animação extra.... O Gabriel Vissio, motociclista aventureiro, anda a percorrer o mundo numa Yamaha YBR125 desde Setembro de 2011. Passada mais de uma decada desde que começou, editou um livro relantando essas aventuras, e esse livro tem tradução para Português com a ajuda de um sócio do Moto Clube do Porto.

A parte boa é que o Gabriel vem-nos visitar na próxima sexta-feira, dia 16 de fevereiro, para partilhar ao vivo connosco as suas aventuras. E o MCP vai recebê-lo com todo o gosto....até teremos reforço de petiscos nessa noite para fazer companhia ao repasto das viagens.

Eis o que está escrito na contra-capa do livro

" Em setembro de 2011, Gabriel Vissio decide empreender uma viagem ao redor do mundo. Ele será acompanhado pela “Niña”, sua fiel motocicleta de 125 cc. O pequeno tamanho de sua companheira não será o maior inconveniente da empresa; seu orçamento apertado, de apenas dois mil dólares, e seu modesto equipamento, transformarão a viagem numa odisseia. Alcançar portos de montanha a mais de 4500 metros acima do nivel do mar, navegar pelo rio Amazonas, sofrer um acidente que o deixará maltratado, sofrer uma doença tropical, evitar a morte por centímetros… Tudo isso e muito mais, será parte desta aventura. Quase onze anos se passaram desde o início da expedição e nosso protagonista ainda está empenhado em alcançar seu sonho. Será que ele conseguirá? Este primeiro livro é o relato fiel da viagem americana, de Mendoza, Argentina, até Prudhoe Bay, Alasca."

0216 02

  

Passeio de Inverno 2024

Caros amigos, este ano não vou ter o privilégio de vos proporcionar o primeiro passeio do ano pois o Paulo Ribeiro já vos baptizou (na verdadeira acepção da palavra) no Passeio de Reis e o Luís Pires já se iniciou a levar-vos a piquenicar! No entanto, ainda vos vou levar a passear durante o Inverno (esperando que esteja um ótimo dia de Primavera 😊)! Tal como anunciado na apresentação do programa 2024, iremos almoçar um dos pratos mais típicos do Inverno minhoto, pelo que o passeio decorrerá pelas belas estradas minhotas (tanto de paisagens como de curvas).
O ponto de encontro será a sede do MCP a partir das 8:30 (com os depósitos atestados) para sair às 9h e aproveitar ao máximo as horas de sol.
Como de costume, privilegiaremos as estradas mais sinuosas 😊 de modo a rolar tranquilamente e apreciar as paisagens que esta região tem para nos oferecer. Durante o almoço, enquanto degustamos os rojões e o sarrabulho, aproveitaremos para pôr a conversa em dia. No final do almoço, e depois de mais umas voltinhas turísticas, regressaremos ao Porto utilizando as mais modernas vias de comunicação para chegar a casa a horas de jantar.
As inscrições terminam dia 28 de fevereiro e são limitadas a 25 pessoas, devendo ser feitas para:
Rui Castro - 939253838 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Os preços para os sócios e não sócios do MCP serão anunciados oportunamente.
Está atento ao site e às newsletters para não ficares de fora.

Rusga de sucesso

E se dúvidas existiam quanto ao respeito a ter ao Moto Clube do Porto, ficaram desfeitas no passado dia 28 de janeiro quando até os deuses, em pleno inverno, nos brindaram com um dia perfeito para a prática de mototurismo. De forma a aproveitar esta dádiva, foi pelas 9 horas em ponto que os merendeiros do MCP arrancaram da sede para a primeira rusga do ano após um café matinal e o briefing onde foi revelado o trajeto de um dia onde não houve pneu que ficasse quadrado.

Com uma caravana bem composta, foi pela A3 que se fez uma curta ligação a Braga, onde demos entrada na N103 que seria a montanha-russa onde passaríamos o resto da manhã. Trajeto simples, mas nem por isso menos entusiasmante ou exigente. Que o digam os 27 merendeiros montados em 23 motas que se mantiveram sempre juntos até à primeira paragem em Salamonde, local escolhido para esticar as pernas, tomar qualquer coisa e conhecer as caras novas.

Com o descanso feito e a estrada mais desimpedida continuamos a infindável sequência de curva e contracurva sempre ladeados por paisagens de cortar a respiração. Por volta das 12h, o ronco da caravana desassossegou a aldeia de Sapiãos, cujo parque de merendas viria a abrigar o almoço do grupo. E que almoço… Os participantes aderiram em massa ao convite feito pela organização enchendo as mesas dos mais variados petiscos. Até o sol espreitou nesta hora de degustação depois de ter andado mais escondido durante a manhã.

Depois da habitual fotografia, era tempo para o prometido sorteio que garantiu prémios para todos os participantes, desde t-shirts que são autênticas peças de museu ao mais atual merchandising do clube. Foram bons momentos de convívio e diversão.

Ponto final oficial na primeira Rusga dos Merendeiros que na verdade não queria terminar, já que a caravana aderiu praticamente na totalidade ao convite da organização para fazer o regresso através da estrada que liga Boticas a Cabeceiras de Basto, a R311. E se a manhã já tinha sido animada a tarde excedeu qualquer expectativa: estrada praticamente desimpedida por mais de 50km, com um piso digno de um circuito e um traçado de fazer inveja às melhores estradas alpinas. Um misto de sensações entre a adrenalina transmitida pelo ritmo mais exigente e a paz de uma paisagem arrebatadora. Difícil arranjar melhor final para um passeio que se queria para andar de mota e assim foi! Fica, desde já, o convite para a próxima Rusga dos Merendeiros marcada para 26 de maio.

  • 20240128_105052
  • 20240128_121630
  • 20240128_133708
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-001
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-002
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-003
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-004
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-006
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-010
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-013
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-015
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-016
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-017
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-019
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-020
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-021
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-024
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-025
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-027
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-028
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-034
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-037
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-038
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-040
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-042
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-043
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-044
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-045
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-046
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-047
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-048
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-050
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-051
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-052
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-053
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-054
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-057
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-059
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-060
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-061
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-062
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-063
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-066
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-067
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-068
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-069
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-070
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-071
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-072
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-074
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-076
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-078
  • 2024_01_28-MCP_RusgaMerendeiros-079

Campanha “Traz um Amigo”

Lançada em 2023, a campanha “Traz um Amigo” já dá frutos a alguns sócios em 2024, visto que têm desconto nas suas quotas de 2024 pelo facto de terem inscrito novos sócios em 2023.

A campanha baseia-se em oferecer um mês de quota a cada sócio que traga um sócio novo.

Por cada sócio novo que tragas ao MCP, e num máximo de 12, o MCP oferece-te um mês de quota. Assim, e se trouxeres 12 sócios novos e enquanto eles permanecerem sócios, as tuas quotas custarão “zero”. Se o novo sócio partir/deixar de ser sócio, esse desconto acaba!

Cada novo sócio, cada mês oferecido!

Aproveita! Faz crescer o teu Moto Clube diminuindo o teu custo…!

Os sócios que angariares este ano, serão descontados no valor da tua quota no ano seguinte! E enquanto eles forem sócios, o teu desconto mantém-se!

Vamos premiar o primeiro sócio que angariar 12 novos sócios!

Passeio ao Vale do Côa

ESGOTADO

Agora Inscrições só disponíveis para o dia de Domingo

Do Planalto Mirandês ao Parque Arqueológico do Vale do Côa

Na região nordeste de Portugal, feita de imponentes montanhas, onde no início da primavera florescem amendoeiras e no outono as vinhas se cobrem de folhas cor de fogo, corre para o rio Douro, vindo de sul, um afluente cujo nome se tornou universal: é o Côa, que encerra no seu vasto vale um vigoroso ciclo artístico. Milénio após milénio, as formações rochosas que delimitam o seu leito foram-se convertendo em painéis recobertos de milhares de gravuras legadas pelo impulso criador dos nossos antepassados.

O Douro é um destino idílico, com paisagens deslumbrantes todo o ano, mas no período de transição do inverno para a primavera, a sua transformação é tal que parece receber-nos em festa! Entre finais de fevereiro e inícios de março, os vales vestem-se em tons branco e rosa, com as amendoeiras a florescer e o seu doce perfume anunciando a chegada da primavera.

Evento para todos os motociclistas e motas, sempre por estradas pavimentadas e em três andamentos diferentes.

Início:

Na sexta feira, dia 22 de Março, viagem individual para a zona do evento, onde podes usufruir das comodidades de um hotel de quatro estrelas, nomeadamente SPA, massagens e piscina interior.

No sábado, dia 23 de Março, com a viagem individual da tua residência para um miradouro a 180 km do Porto, onde se inicia o evento. Partida às 10 horas para percurso fabuloso, almoço em local deslumbrante, visita a museu e dia inesquecível. Regresso ao hotel pelas 17 horas e às 20 horas jantar do grupo em restaurante da cidade.

E para aqueles que apenas podem dispor do domingo, viagem individual para o ponto de encontro com o evento principal. No hotel do evento, pelas 9 horas ou pelas 11 horas, a 200 km do Porto em lugar emblemático. Após percurso sinuoso e paisagens fantásticas, vamos visitar um belíssimo restaurante, junto ao rio douro, onde será servido o almoço.

Após o repasto, saída em caravana por estadas deslumbrantes e sinuosas, com paragens em vários miradouros. Término do evento na área de serviço de Vila Real, na A4, com regresso livre para os locais de residência dos participantes.

Não deixes a tua inscrição para a última hora. A oferta hoteleira é limitada e pode esgotar-se a qualquer momento.

Inscreve-te, pois as inscrições para este evento são “On-Line”. Data limite da inscrição 15 de fevereiro de 2024.

Em caso de duvidas liga para Paulo Mendes – 939002545 ou email  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Preço da inscrição por pessoa 115 € / 130€ não socio. Inclui dormida de sábado em hotel de 4 estrelas, em quarto duplo, com pequeno almoço incluído, visita a museu, almoço de sábado, jantar de sábado e almoço de domingo.

Noite de sexta 40 € por pessoa em quarto duplo.

Inscrição apenas para domingo 30€ / 40€ não sócio

Inscrição em quarto single acresce 40€ por noite.

Mais inscrições completas só sob consulta e se houver mais disponibilidade de alojamento.

Calendário de muita animação para 2024

Contas e plano de atividades apresentados em Assembleia geral

Contra ventos e marés, resistindo a vários contratempos, ultrapassando períodos muito complicados como foi o caso do COVID-19 e respondendo de forma cabal a muitos arautos da desgraça, o Moto Clube do Porto apresentou o Relatório de Contas de 2023 marcado por números bem positivos, e revelou um orçamento e um programa de atividades para 2024 que confirma as ambições do clube, a um passo de cumprir o 38.º aniversário. Dados concretos que atestam a vitalidade do MCP que, no ano passado, organizou e marcou presença coletiva em 71 eventos, ao longo de 120 dias, envolvendo 1495 pessoas num total de 355.038 km percorridos.

Para 2024, o Programa de Atividades apresentado nesta reunião magna por Luís Pires, o mais jovem elemento dos Corpos Sociais, conta já com 57 eventos programados (contra os 45 por esta altura em 2023), número que poderá e deverá crescer, nomeadamente com atividades que venham a ser propostas pelos sócios. Depois do Jantar de Reis e do Passeio de Reis, os sócios que se deslocaram à sede social do MCP, descobriram o próximo desafio, batizado de Rusga dos Merendeiros, um passeio extremamente acessível, com almoço em piquenique num local de enorme beleza. E ficaram também a conhecer os Passeios das Quatro Estações, tanto na vertente de estrada como de todo-o-terreno.

Por entusiasmantes estradinhas asfaltadas do Minho, com imensas curvas, muito prazer de condução e belas paisagens, o Rui Carvalho e Castro levará a caravana estradista do Passeio de Inverno, a 3 de março, enquanto duas semanas depois, a 17 de março, será a vez do Joaquim Alves levar o pelotão de aventureiros por trilhos fora-de-estrada.

Nesta apresentação foram ainda desvendados alguns pormenores do Passeio a Foz Côa (22 a 24 de março), organizado pelo Paulo Mendes, e que surge como espécie de continuação do Passeio ao Planalto Mirandês, à procura de encontrar as amendoeiras em flor, por estradas pavimentadas e com pouco movimento.

De espírito bem diferente o 28.º Moto Rali do Moto Clube do Porto decorrerá nos dias 20 e 21 de abril, na zona de Castro D’Aire, enquanto a já tradicional ReVolta Motorraliana proporcionará uma aventura diferente, ao longo de 7 dias por estradas do sul de Espanha, incluindo locais que são classificados pela UNESCO como Património da Humanidade.

Mas, revelando a heterogeneidade dos sócios do MCP, foi lançado o desafio para a presença em eventos do Touring World Challenge, nomeadamente o FIM Mototour das Nações, em Granada, no final de agosto, e, ao mesmo tempo, para eventos mais ‘caseiros’. Como é o caso do Passeio a Castelo Branco, proposto e organizado pelo sócio Pedro Soares Lopes em meados de setembro, com promessa de descobertas surpreendentes na gastronomia, folclore, história e paisagens da Beira Baixa.

Um calendário intenso, com atividades em praticamente todos os fins-de-semana do ano, e que abrangem os mais diversos âmbitos, de atividades na sede aos passeios de todo-o-terreno, passando pelas mais longas viagens e pelas ações de apoio social. E que deixou os sócios presentes na Assembleia geral com sorrisos estampados nos rostos, proporcionando muitas e diversificadas oportunidades para fazer o que mais gostamos: passear de moto!

  • 2024-01-19_Assembleia_geral_01
  • 2024-01-19_Assembleia_geral_02
  • 2024-01-19_Assembleia_geral_03
  • 2024-01-19_Assembleia_geral_04
  • 2024-01-19_Assembleia_geral_05
  • 2024-01-19_Assembleia_geral_06
  • 2024-01-19_Assembleia_geral_07
  • 2024-01-19_Assembleia_geral_08

Rusga dos merendeiros I

Diz a tradição que domingo é dia de tirar as 2 rodas da garagem. Para muitos, é mesmo a única oportunidade durante a semana de o fazer, sendo muitas vezes confundidos com “domingueiros”. Se sentes que esta situação é recorrente contigo, o MCP tem a solução: só tens que colocar uma merenda na top case ou mochila e juntar-te à rusga.
Tens oportunidade de o fazer dia 28 de janeiro, onde os merendeiros do MCP sairão à rua para a primeira rusga de 2024!
Encontro na sede do MCP às 8h30 para dar inicio a um menu de degustação recheado de quilómetros com boas curvas, bom alcatrão e paisagens de cortar a respiração. Para tal, e sem adiantar grandes pormenores, pois esses só no dia, a rusga rumará a norte por caminhos de fácil navegação – apenas um pouco de autoestrada para aligeirar a ligação ao local que servirá de porta para o parque de diversões do dia.
E por falar em parques, como verdadeiros merendeiros que somos, iremos servir o almoço num parque de merendas no caminho. Aqui contamos com os dotes culinários de cada um para elevar a qualidade gastronómica deste evento. Fica o convite para que leves algo para partilhar de forma enchermos e diversificarmos a mesa.
Já com os estômagos reconfortados e antes do regresso, que será livre, haverá ainda oportunidade para um sorteio. Se queres saber o que podes ganhar, tens mesmo que participar.
Para passares este dia na companhia do MCP e tornares-te “merendeiro” apenas tens que te inscrever enviando um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. com o teu nome, a mota que levas e o contacto telefónico, ou um SMS para +351 910 885 566 com as mesmas informações, e efetuar o pagamento da simbólica quantia de 2€ caso sejas sócio ou 5€ caso não sejas sócio deste magnífico clube.

Jantar de Reis foi verdadeira ode aos sócios

Juntaram-se os sócios na Quinta dos Choupos
Para uma grande festa no Jantar de Reis
E para quem pense que éramos poucos
A contagem ficou-se pelos setenta e seis

Foi uma noite de alegria e grande festa
Que serviu também para homenagear
Os sócios que se distinguem da floresta
Com diplomas para mais tarde recordar

Na Gala de Prémios do Moto Clube do Porto
Receberam, pois, uma especial distinção
Os que encontram na moto o seu conforto
E defendem o emblema com toda a dedicação

Mais habituado a andanças internacionais
Está o Fonseca que do Porto é oriundo
E que este ano até fez muito mais
Sagrando-se como Campeão do Mundo

No Restaurante Choupal dos Melros
Foi aplaudido como Sócio do Ano
Aquele que canta todos os géneros
O Rui Marinho, um grande ser humano

E já depois da Vitela à Padeiro
Homenageou-se um aventureiro
Que a volta completa ao Mundo deu
Com uma mini Honda que nunca cedeu

E eis que passada a quadra natalícia
Outro diploma um jovem recebeu
Depois de na Tunísia ser notícia
Chama-se Ricardo e é de Viseu

Mas foi mais além a festa tradicional
Distinguindo o sócio Fabio Cordeiro
Com prémio que não fica nada mal
Para quem é um grande companheiro

E assim se fez a festa com os sócios
Que são a verdadeira alma do clube
Sendo que nos próximos equinócios
Não há ninguém que os derrube

Entrados em dois mil e vinte e quatro
E com muitos passeios agendados
Será que vamos voltar ao anfiteatro
Para de novo sermos premiados?

José Fonseca

Rui Marinho

Fábio Cordeiro

Ricardo Ferreira André Sousa

  • 20240106_192021
  • 20240106_192455
  • 20240106_192849
  • 20240106_193024
  • 20240106_193240
  • 20240106_193334
  • 20240106_193542
  • 20240106_193813
  • 20240106_194115
  • 20240106_194227
  • 20240106_200103
  • 20240106_200125
  • 20240106_200142
  • 20240106_200152
  • 20240106_200203
  • 20240106_201557
  • 20240106_201612
  • 20240106_201636
  • 20240106_201701
  • 20240106_202622
  • 20240106_202628
  • 20240106_202655
  • 20240106_202700
  • 20240106_203932
  • 20240106_204037
  • 20240106_204042
  • 20240106_204048
  • 20240106_204106
  • 20240106_204213
  • 20240106_205231
  • 20240106_205310
  • 20240106_205318
  • 20240106_205344
  • 20240106_205418
  • 20240106_210045
  • 20240106_210447
  • 20240106_210844
  • 20240106_211134
  • 20240106_221859
  • 20240106_221928
  • 20240106_222053
  • 20240106_222113
  • 20240106_222221
  • 20240106_222237
  • 20240106_222253
  • 20240106_222308
  • 20240106_222359
  • 20240106_222422
  • 20240106_222759
  • 20240106_223154
  • 20240106_223343
  • 20240106_223514
  • 20240106_230107
  • 20240106_230250
  • 20240106_230302
  • 20240106_230316
  • 20240106_230340
  • 20240106_230351
  • 20240106_230449
  • 20240106_230505
  • 20240106_231556
  • 20240106_232001
  • 20240106_232105
  • 20240106_232106
  • 20240106_232224
  • 20240106_232226
  • 20240106_232343
  • 20240106_232447
  • 20240106_232503
  • 20240106_232808
  • 20240106_232838
  • 20240106_232845
  • 20240106_232850
  • 20240106_232922
  • IMG_20240106_231914

Mais fotos por Ricardo Falcão

  • IMG-20240108-WA0021
  • IMG-20240108-WA0022
  • IMG-20240108-WA0023
  • IMG-20240108-WA0024
  • IMG-20240108-WA0025
  • IMG-20240108-WA0026
  • IMG-20240108-WA0027
  • IMG-20240108-WA0028
  • IMG-20240108-WA0029
  • IMG-20240108-WA0030
  • IMG-20240108-WA0031
  • IMG-20240108-WA0032
  • IMG-20240108-WA0033
  • IMG-20240108-WA0034
  • IMG-20240108-WA0035

MCP nos PINGUINS 2024

Apesar das notícias terrificas sobre o frio que se abateu sobre a península ibérica, na prática motard nada de novo. Dia magnífico para andar de mota. Estamos em Janeiro e não é de esperar que estejam 20 graus.
Saída do Porto com algumas nuvens no céu. Temperatura normal para a época.
Estradas impecáveis para condução, secas e limpas.
Saída pela A4. Paragem na área de serviço de Vila Real para o café da praxe. Pelo IC5 até ao IP2, não chegando a entrar na Beira Alta.
Efetuado esse troço de ligação banal, começou a "aventura' por estradas estreitas, sinuosas e belíssimas.
A Passagem pela aldeia Açoreira em direção a Maçores, proporcionou sensações incríveis de condução.
Almoço no Freixo de Espada à Cinta, num restaurante acolhedor e que nos serviu uma carne de sabor divinal.
Após o repasto e depois de pôr a conversa em dia, o grupo prosseguiu viagem pelo miradouro de Mazouco, pelo miradouro da cruzinha e entrado no planalto Mirandês, não podemos perder o miradouro de Santa Bárbara.
Em seguida, passagem na barragem de bemposta em direção Fermoselhe.
Chegada à Concentração ao fim da tarde já com o sol a desaparecer no horizonte.
Por Paulo Mendes
Ler mais...

Passeio de Reis abençoado pela chuva

Moto Clube do Porto e Mototrofa juntos na aventura da descoberta das tradições e da História

Sendo verdade que nem a chuva pode travar um motociclista, não menos verdade é que nem a água vinda do céu conseguiu desmotivar os sócios do Moto Clube do Porto e os amigos da Mototrofa para o Passeio de Reis. E o dia até começou bonito…

As previsões eram excelentes. Não as climatéricas, que essas já antevíamos acinzentadas. Mas sim aquelas que rodeavam o Passeio de Reis Moto Clube do Porto/Mototrofa. E essas foram integralmente cumpridas! O tempo esteve invernoso, piorando ao longo do dia, mas sem nunca desmotivar as dezenas de participantes que bem cedo saíram da Trofa, ainda sem chuva e com uma temperatura agradável. Para uma horinha com bastantes curvas passando pelo Aeródromo da Maia e pela Agrela, até Lordelo e à primeira descoberta do dia.

Início com curvas e uma caixa de aventuras

Inaugurado em final de novembro, The Adventure Box é um espaço ímpar no panorama motociclístico no Norte de Portugal, fruto da parceria entre a Longitude 009, representante da Touratech em Portugal e a empresa Here We Go, de Nuno Almeida, especializada no transporte nacional e internacional de motos. Um espaço onde, além dos equipamentos e acessórios de marcas conceituadas como a Touratech, NEXX, Sidi, Garmin, Scott, Sena, Ram-Out ou Oakley, a caravana foi recebida pela simpática Sónia Almeida com café e cuscus, o doce tradicional de Lordelo criado e produzido pela pastelaria Lordoce.

Duas novidades num momento de agradável conversa e onde não faltaram opiniões e palpites sobre os muitos acessórios para todas as motos, antes de voltar à estrada rumo a Valongo. Perceber a importância da indústria da panificação na história valonguense era a meta e, para começar, nada como descobrir um ponto marcante nessa história. A ponte do Rio Ferreira, construída no século XIV foi ligação vital entre o Porto e Amarante desde a Idade Média, tendo uma casa de portagem onde eram cobrados os impostos sobre vinho, azeite e carne vendidos na freguesia. Mais tarde, no final do Séc. XVIII, passariam a ser cobradas as taxas pela passagem do pão e trigo, impostos destinados às obras da Igreja Matriz de Valongo e à construção da estrada até ao Porto.

Mas a importância da Ponte de Ferreira, estrutura em granito, formada por três arcos separados por dois quebra-mares e com tabuleiro plano, estende-se a um momento marcante da História de Portugal, sendo palco do confronto entre Miguelistas e Liberais, em 1832. Momento importante no cerco do Porto, a Batalha da Ponte de Ferreira impediu o exército Liberal de atravessar o rio, com triunfo das forças Miguelistas.

Biscoitos de importância sócio económica

Aula de história que abriu o apetite para as doçarias da tradicional fábrica de biscoitos Paupério & Companhia, casa criada em 1874 por António de Sousa Malta Paupério e Joaquim Carlos Figueira. Tempo para provar vários biscoitos tradicionais que utilizam as mesmas receitas desde a sua criação, e produzidos de forma bastante artesanal. Tendo mesmo alguns equipamentos que são autênticas peças de museu, mas que nunca foram obstáculo para produtos de elevada qualidade.

Em ano de comemoração do 150.º aniversário, a visita à Paupério ajudou a perceber melhor a importância fulcral da indústria da panificação no tecido sócio económico do concelho de Valongo.

Matéria aprofundada na Oficina da Regueifa e do Biscoito, espaço dedicado à preservação e promoção do importante património cultural que representa esta atividade secular. E que muito surpreendeu os motociclistas num edifício cuja função vai muito além de ‘simples’ espaço museológico e onde não faltam filmes em 3 dimensões e projeções holográficas.

Almoço na aldeia com sabores tradicionais

Agradável surpresa que fez aumentar as expetativas para o almoço marcado na bucólica aldeia preservada de Quintandona. Lugar na freguesia de Lagares, Penafiel, a menos de 30 minutos do Porto, que se destaca belíssimas casas de xisto, lousa e granito ao longo das estreitas ruas, e que foram devidamente recuperadas graças à tenacidade de alguns habitantes e da CasaXiné. Associação que preparou um repasto tão tradicional como a arquitetura cuidadosamente preservada, começando por uma caseira broa de milho e umas deliciosas pataniscas de bacalhau, acabadinhas de fazer, preparação para o poderoso caldo de Quintandona que deixou todos extremamente satisfeitos e com o estômago e alma bem aquecidos.

Mas não foi só! Seguiu-se um misto de carnes assadas em forno a lenha acompanhado por batatas e arroz que a todos deliciou e que foi rematado com umas rabanadas de comer e chorar por mais. Um café da pura, feito num tradicional pote de barro preto, rematou uma refeição que reforçou os sorrisos e permitiu aguentar a chuva, cada vez mais forte, que haveria de acompanhar a caravana por algumas das mais belas estradinhas da Rota do Românico.

Final de passeio bordado a ouro

Mas, num evento que se quer de descoberta, não poderiam faltar os encontros com a História e, depois da Ponte de Ferreira, o Passeio de Reis MCP/Mototrofa visitou ainda a Casa Branca de Gramido. Local onde, em 29 de junho de 1847, foi assinado o tratado que pôs fim à guerra civil entre cartistas e setembristas que durava desde 1846, e atualmente transformado em versátil espaço cultural multifacetado. Onde, além de exposições temporárias e outras atividades sazonais, está instalado o Museu Municipal da Filigrana de Gondomar.

Local de eleição para descobrir a história da indústria aurífera, desenvolvida no Concelho desde o tempo dos Romanos, e apreciar um vasto espólio de peças de ouro e prata, mas também materiais diversos que mostram a evolução técnica da ourivesaria ao longo dos anos. Descobrir como são feitos famosos corações em filigrana, popularizados em todo o Mundo graças à ação de Sharon Stone, ver as réplicas do Santuário de Fátima ou o vestido em Filigrana foram apenas alguns dos motivos de interesse descobertos neste bem localizado solar do Séc. XVIII. Muito perto do Porto e excelente ponto final para um passeio a que nem a chuva retirou o brilho, permitindo uma rápida viagem de regresso a casa.

  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_01
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_02
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_03
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_04
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_05
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_06
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_07
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_08
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_09
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_10
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_11
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_12
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_13
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_14
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_15
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_16
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_17
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_18
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_19
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_20
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_21
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_22
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_23
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_24
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_25
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_26
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_27
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_28
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_29
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_30
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_31
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_32
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_33
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_34
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_35
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_36
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_37
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_38
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_39
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_40
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_41
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_42
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_43
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_44
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_45
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_46
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_47
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_48
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_49
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_50
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_51
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_52
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_53
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_54
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_55
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_56
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_57
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_58
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_59
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_60
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_61
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_62
  • Passeio_de_Reis_MCP-Mototrofa_63

Pinguinos 2024

Vamos entrar em 2024 a andar de mota "à seria", com o desafio correspondente. Vem à Concentração Pinguins em Valhadolid. Partida a 12 de Janeiro de 2024 e regresso livre.
Não sabes o que é? Nunca participaste? Ou já foste muitas vezes? Pois... vamos inovar...
Pingüinos é, por excelência, a concentração de inverno número um na Espanha e possivelmente na Europa.
Programa:
Sexta feira, dia 12 de Janeiro, saída pelas 9h30, da área de serviço de Águas Santas, A4, km 9,9.
Almoço em Mogadouro, e percurso muito divertido até ao local da concentração.
Vamos seguir o programa da concentração e viajar para o município de MOJADOS, passar o "ano motero - Fiesta de Nochevieja y Año Nuevo Pingüinero" na concentração na periferia da cidade de Valladolid.
Dormida livre, em hotel ou em acampamento no local da concentração.
Sábado temos o ponto alto do evento, com a participação no desfile motard ao centro da cidade de Valladolid.
Regresso livre.
Aparece.
Nota: para quem gosta de andar de mota.