Início

Se o destino for alcançável de moto
nós iremos lá!

Webmail Área Reservada

MCP está de luto

Alitio19/Nov/1978 - 13/04/2024

Soubemos durante o dia de hoje que o nosso sócio Atilio Oliveira faleceu vitima de doença prolongada. O Moto Clube do Porto endereça as mais sentidas condolências à familia e amigos, e em especial à também sócia Milena Ferreira.

O corpo estará em velório esta tarde de domingo a partir das 15h00 na Capela/Igreja da Lapa, no Porto e as cerimónias funebres terão lugar na 2ª feira pelas 10h00 da manhã.

Campanha “Traz um Amigo”

Lançada em 2023, a campanha “Traz um Amigo” já dá frutos a alguns sócios em 2024, visto que têm desconto nas suas quotas de 2024 pelo facto de terem inscrito novos sócios em 2023.

A campanha baseia-se em oferecer um mês de quota a cada sócio que traga um sócio novo.

Por cada sócio novo que tragas ao MCP, e num máximo de 12, o MCP oferece-te um mês de quota. Assim, e se trouxeres 12 sócios novos e enquanto eles permanecerem sócios, as tuas quotas custarão “zero”. Se o novo sócio partir/deixar de ser sócio, esse desconto acaba!

Cada novo sócio, cada mês oferecido!

Aproveita! Faz crescer o teu Moto Clube diminuindo o teu custo…!

Os sócios que angariares este ano, serão descontados no valor da tua quota no ano seguinte! E enquanto eles forem sócios, o teu desconto mantém-se!

Vamos premiar o primeiro sócio que angariar 12 novos sócios!

MCP nos PINGUINS 2024

Apesar das notícias terrificas sobre o frio que se abateu sobre a península ibérica, na prática motard nada de novo. Dia magnífico para andar de mota. Estamos em Janeiro e não é de esperar que estejam 20 graus.
Saída do Porto com algumas nuvens no céu. Temperatura normal para a época.
Estradas impecáveis para condução, secas e limpas.
Saída pela A4. Paragem na área de serviço de Vila Real para o café da praxe. Pelo IC5 até ao IP2, não chegando a entrar na Beira Alta.
Efetuado esse troço de ligação banal, começou a "aventura' por estradas estreitas, sinuosas e belíssimas.
A Passagem pela aldeia Açoreira em direção a Maçores, proporcionou sensações incríveis de condução.
Almoço no Freixo de Espada à Cinta, num restaurante acolhedor e que nos serviu uma carne de sabor divinal.
Após o repasto e depois de pôr a conversa em dia, o grupo prosseguiu viagem pelo miradouro de Mazouco, pelo miradouro da cruzinha e entrado no planalto Mirandês, não podemos perder o miradouro de Santa Bárbara.
Em seguida, passagem na barragem de bemposta em direção Fermoselhe.
Chegada à Concentração ao fim da tarde já com o sol a desaparecer no horizonte.
Por Paulo Mendes
Ler mais...

Novas camisolas para BigTrails MCP

Renovar o guarda-roupa

O MC Porto vai voltar a produzir camisolas para a prática de off-road, principalmente dirigidas aos participantes nos passeios para BigTrails do Moto Clube do Porto.

Para quem conhece as existentes, a base do modelo anterior mantém-se, alterando a cor das mangas. Para quem não conhece, é o que podem ver nas imagens.

As camisolas serão personalizadas, com o nome ou código, escolhido pelo sócio, escrito nas costas.20230822 WA0003

O preço, para os sócios, é de 30€, pagos com formalização da encomenda.

Os pedidos deverão ser enviados para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou 934243026 – Joaquim Alves

Quem encomendar, será contactado de volta para definir tamanho, quantidade e texto para as camisolas.

Moto Clube do Porto no apoio solidário à Maria Camila

Desde cedo que as pernas da Maria Camila, uma menina de 4 anos, mostraram que algo não estava bem. A Maria Camila sofre de uma doença rara não diagnosticada, que segundo os médicos será um problema neurológico que afeta o andar, a fala, a visão e o braço direito e só com ajudado seu amigo andarilho consegue esta sempre bem-disposta pequenita caminhar sozinha de forma segura e livre.

Talas de posicionamento, gessos, toxina botulínica, aparelhos e andarilhos começaram a fazer parte da sua rotina diária.

A Maria Camila tem oportunidade de realizar tratamentos em Braga e Coimbra, isso tem custos e por sinal bastante caros.

Os participantes do 27º Moto Rali do Moto Clube do Porto, surpreenderam a organização do evento ao angariarem entre si, mais de 1.200€ durante o decorrer do moto rali. Muitos solicitaram que partilhássemos o IBAN para que lhes fosse possível apoiar a pequena Maria Camila de uma forma mais direta.
Assim com a autorização da mãe e do pai da Maria Camila, Daniela Silva e Henrique Pereira, deixamos aqui o IBAN.

IBAN: PT50 0079 0000 6587 1448 1015 7

O Vosso donativo é a melhor forma de apoiar a sempre bem-disposta Maria Camila.

Um Bem Haja

A história da Camila apresentada na SIC

https://sic.pt/programas/casafeliz/camila-sofre-de-uma-doenca-sem-diagnostico-comecamos-a-perceber-que-havia-um-problema-mas-foi-desvalorizado/

 

 

 

 

Ride that Monkey, chegada em triunfo

1.000 dias depois de sair de Portugal, regressou a casa este sábado 8 de Abril o nosso sócio André Sousa, não antes de percorrer mais de 80.000 kms por 54 países de 6 continentes!…

Este verdadeiro aventureiro dos nossos dias, não só se propôs como concretizou o desafio de dar a volta ao mundo numa pequena moto de 125cc, Honda mini Monkey carinhosamente apelidado de Super Tremoço, provando que não importa a moto ou a sua dimensão para concretizar as mais ambiciosas viagens de moto.

O Moto Clube do Porto que desde o primeiro dia esteve ao lado este projeto, e apoiando-o logísticamente em vários momentos difíceis, não podia deixar de estar presente nesta chegada a casa.

Assim, alguns sócios e elementos dos Corpos Sociais disponibilizaram-se para o receber nesta sua chegada em Avis, e o abraçar em primeira mão.

Agora em merecido repouso depois de tantos dias fora da família, o André deixou a promessa de em breve vir à nossa sede contar algumas das suas histórias, que serão lançadas em livro, e confraternizar com os sócios em noite de tertúlia a designar.

Por isso fiquem atentos… para não perderem mais este evento especial na sede.

Ler mais...

Editorial de Fevereiro

RCJá diz o ditado popular que “Não há fome que não dê em fartura”; após quase um ano sem vos escrever editoriais, este é o segundo em dois meses consecutivos.
Quero agradecer-vos a confiança demonstrada, em mim e na equipa por mim liderada, para continuarmos a dirigir o Moto Clube do Porto no biénio que se inicia este mês. Tudo faremos para vos proporcionar passeios que vos mostrem recantos pouco conhecidos do nosso País; prioridade será também o convívio e a dinamização da nossa sede. Neste sentido, e após análise da proposta de um sócio na Assembleia Geral, decidimos reabrir o bar à 4ª feira, com início no dia 1 de fevereiro.
O calendário de atividades, que podem (e devem) consultar no nosso site, já está bastante bem composto com as atividades por nós propostas e dinamizadas podendo, no entanto, ser ainda preenchido com propostas da vossa autoria.
O primeiro passeio do ano, que foi cumulativamente o último de 2022, decorreu debaixo de um sol magnífico e com uma caravana de mais de 70 motos, esperamos que seja um sinal para o que se vai seguir durante o resto do ano.
Termino desejando-vos um ano repleto de passeios e convívios com a “família do Moto Clube do Porto”, nos eventos integrantes do programa de 2023 ou noutros espontâneos organizados por vós, em Portugal ou no estrangeiro, mas sobretudo um ano cheio de saúde e de kms em 2 rodas!
Um abraço
Rui Carvalho e Castro
(Presidente da Direção)

 

 

Em equipa que ganha…

Eleições no MCP garantem continuidade e estabilidade

A resposta, forte e decidida, às exigências vividas nos últimos anos reforçou a confiança dos sócios do Moto Clube do Porto na equipa diretiva, reconduzindo a atual estrutura dos Corpos Sociais para mais um mandato. O resultado da Assembleia geral eleitoral foi inequívoco e a lista encabeçada por Rui Carvalho e Castro manter-se-á aos comandos do MCP durante o biénio 2023-24. Uma importante garantia da necessária continuidade, não só para recuperar cabalmente dos efeitos da pandemia como, não menos importante, enfrentar o anunciado período de crise.

O reforço do calendário de atividades – que será anunciado na próxima sexta-feira, dia 20, durante a Assembleia geral na sede do clube – é um dos trunfos para acrescida animação e movimentação dos sócios. Por outro lado, a prossecução de novos e arrojados projetos sem abalar a estabilidade financeira do MCP é outro dos objetivos da estrutura orgânica que tem a seguinte composição:

Mesa da Assembleia geral

Presidente: Paulo Ribeiro - sócio nº 26

Vice-presidente: José Fonseca - sócio nº 14

Secretário: Paulo Beigel - sócio nº 372

Conselho Fiscal

Presidente: Paulo Mendes - sócio nº 56

Vice-presidente: José Barros - sócio nº 76

Secretário: Manuel Tavares - sócio nº 217

Suplente: Luís Pires - sócio nº 151

Suplente: Germano Mateus - sócio nº 277

Direção

Presidente: Rui Carvalho e Castro - sócio nº 29

Vice-presidente: Sérgio Correia - sócio nº 72

Vice-presidente: Nuno Trêpa Leite - sócio nº 55

Vogal: Armando Moutinho - sócio nº 250

Vogal: Joaquim Alves - sócio nº 170

Ato eleitoral que decorreu durante a Assembleia geral onde foi ainda feito o balanço de atividades e financeiro de 2022, confirmando a recuperação após o longo período de paragem ditada pela pandemia. Sinais de retoma consubstanciados no incremento de atividades ao longo do ano e na acrescida presença de sócios nos mais diversos eventos. Evolução que deverá ser cimentada em 2023 e que teve, inclusive, um primeiro reflexo numa inesperada proposta. O sócio Hugues Kesteman, belga há muitos anos radicado em Portugal e com fortíssima ligação ao Moto Clube do Porto, disponibilizou-se para assegurar a abertura da sede nas noites de quarta-feira possibilitando assim uma maior proximidade entre todos os associados.

Mensagem do Presidente

RCPassou quase um ano desde a última vez que vos escrevi, e onde vos agradeci por fazerem do Moto Clube do Porto aquilo que ele é – um dos maiores, mais dinâmicos e respeitados Moto Clubes de Portugal.
Mais uma vez me sirvo do nosso boletim mensal para vos enviar uma mensagem de ano novo, desejando-vos um 2023 com tudo o que possam desejar - saúde, motos novas, aquelas viagens….
Infelizmente os efeitos da pandemia ainda não estavam totalmente ultrapassados quando a invasão da Ucrânia veio agravar o nosso dia a dia, com o aumento constante do preço dos bens essenciais, não ajudando ao regresso da normalidade.
No entanto, ainda há imensas razões que continuam a fazer-me orgulhar de ser presidente do Moto Clube do Porto:
- a vossa participação nos passeios, que organizamos durante o ano;
- o vosso incentivo, que nos leva à procura de novos destinos/passeios;
- o vosso gosto de representar o Moto Clube do Porto em eventos – da Guatemala a Espanha, da Grécia à Lituânia e até mesmo em Portugal 😊 – de modo a fazer dele o primeiro Moto Clube mundial a vencer por 3 anos consecutivos o FIM Touring World Challenge!
De tudo o que o grupo que lidero se propôs levar a cabo no ano que acaba ficou a faltar a reabertura bissemanal da nossa sede; para isso, precisamos da vossa ajuda, temos sentido a vossa falta e é uma pena não vos vermos por lá.
Para 2023 os desafios não param e cada vez são mais difíceis de superar. É cada vez mais difícil idealizar passeios novos; depois de mais de 35 anos a fazê-lo começa a faltar Portugal ou inspiração (prometemos continuar à procura de estradas perdidas), o que, por vezes, nos leva a procurar cantinhos desconhecidos em Espanha. Outro desafio, ainda menos fácil, será fazer com que o Moto Clube do Porto consiga o Tetra no Touring World Challenge, e para isso iremos necessitar (uma vez mais) da vossa imprescindível colaboração; para concretizar este objetivo teremos de ter, no mínimo, 3 sócios inscritos em cada um dos eventos FIM pontuáveis, que se realizarão um pouco por todo o mundo.
Quero ainda salientar, uma vez mais, que o objetivo dos elementos dos Corpos Sociais é, e sempre foi, engrandecer o MCP; para isso, não dependemos apenas de nós, pelo que continuamos a contar com a ajuda de todos os sócios para que o MCP se torne ainda maior e ainda mais (re)conhecido do que já é na atualidade.
No final de mais estes dois anos na liderança da equipa de trabalho que gere os destinos do Moto Clube do Porto, quero agradecer-lhes toda a dedicação na procura de vos oferecer um ano cheio de passeios, desafios e eventos que mantenham esta “família” junta, e a vocês, sócios, agradecer a vossa amizade e o vosso incentivo para que façamos ainda mais e melhor.
Bom Ano de 2023
Rui Carvalho e Castro
(Presidente da Direção)

MCP presente em 4 eventos no mesmo dia!

Passeio de Inverno 01Um domingo em grande

A reconhecida versatilidade do Moto Clube do Porto ficou bem comprovada no domingo, com a presença em nada menos de quatro eventos no mesmo dia! Prova evidente do entusiasmo que move os sócios deste clube que, manhã bem cedo, já se dividam por três locais, prontinhos a partir para a mais desejada das atividades: andar de moto! Mesmo se no meio da confusão de centenas e centenas de ciclistas e atletas ou com catastróficas previsões de estradas atufalhadas de trânsito e de muita chuva. Nada que intimide os motociclistas!

Assim, enquanto na marginal do Douro, 8 elementos com os coletes do MCP se preparavam para garantir a segurança dos 1332 ciclistas que alinharam no Granfondo Porto Gaia, incluindo o grande Miguel Indurain, vencedor por cinco vezes consecutivas da Volta a França, e Rui Oliveira, da UAE, já em Matosinhos, uma dúzia de sócios aprontava-se para apoiar a Corrida do Dia do Pai. Entre milhares de adeptos do desporto que participaram na corrida de 10 quilómetros ou na mais familiar caminhada de 5 km, destacavam-se os coletes verdes do MCP com os inconfundíveis capacetes brancos da NEXX.

Passear pelo Minho até aos Aliados

Entretanto, à mesma hora, na sede do clube, começava o Passeio de Inverno – em pleno dia de Primavera – que levou vários sócios ao Minho, numa caravana pequena, mas sempre bem-disposta. Sempre por estradinhas menos conhecidas e mais sinuosas, lá foram os passeantes até Barcelos e Ponte de Lima para um primeiro esticar de pernas. Sempre rolando tranquilamente e com pouco trânsito, aproveitando as excelentes paisagens que a região tem para oferecer, rumou a caravana a Viana do Castelo, prosseguindo até S. Paio de Antas, onde esperava um opíparo almoço acompanhado de muita conversa em restaurante de boa memória. Com o sol a perder a timidez, o regresso a casa teve passagem por Esposende e pelos Moinhos de S. Félix, para, sempre por estradas rurais, sem trânsito e com muita descontração, cumprirem mais de 200 quilómetros de uma serena e agradável passeata.

Mais tarde, bem no coração da cidade do Porto, juntaram-se elementos vindos dos três eventos matinais para mostrar o repúdio pela guerra e o apoio incondicional à paz em todo o Mundo. Aos sócios do MCP juntaram-se outros motociclistas e muitos cidadãos ucranianos que se manifestaram contra os acontecimentos no seu país natal.

Discursos emotivos e a troca de experiências que deixou todos particularmente sensibilizados no final de um dia em cheio para o Moto Clube do Porto

  • Corrida_Dia_do_Pai_01
  • Corrida_Dia_do_Pai_02
  • Corrida_Dia_do_Pai_03
  • Corrida_Dia_do_Pai_04
  • Corrida_Dia_do_Pai_05
  • Corrida_Dia_do_Pai_06
  • Granfondo_Porto_Gaia_01
  • Granfondo_Porto_Gaia_02
  • Granfondo_Porto_Gaia_03
  • Granfondo_Porto_Gaia_03a
  • Granfondo_Porto_Gaia_04
  • Granfondo_Porto_Gaia_05.jpg
  • Granfondo_Porto_Gaia_06
  • Manifestação_pela_Paz_01
  • Manifestação_pela_Paz_02
  • Manifestação_pela_Paz_03
  • Manifestação_pela_Paz_04
  • Manifestação_pela_Paz_05
  • Manifestação_pela_Paz_06
  • Passeio_de_Inverno_01
  • Passeio_de_Inverno_02
  • Passeio_de_Inverno_03
  • Passeio_de_Inverno_04

Editorial de Fim de Ano

RCCaros amigos, mais uma vez me sirvo do nosso boletim mensal para vos enviar uma mensagem de ano novo. Desejo-vos um 2022 com tudo o que possam desejar - saúde, motos novas, aquelas viagens….. Escrever sobre o ano que finda é um exercício difícil pois uma parte significativa do nosso programa de atividades não chegou a ser realizada devido às restrições impostas pelo governo e, mesmo depois do levantamento destas, a nossa sede continuou com afluência reduzida. Há, no entanto, motivos para nos congratularmos pois, organizámos o Jantar de Aniversário e homenageámos os sócios que em 2020 e 2021 completaram 10, 20 e 30 anos de associados, os passeios que conseguimos levar a cabo tiveram uma participação elevada, e o nosso Moto Clube venceu, pelo segundo ano consecutivo, o Touring World Challange! O nosso muito obrigado a todos os sócios que da Guatemala à Turquia, passando pela Grécia, Suíça e Espanha marcaram os pontos necessários para que tal acontecesse.

Para 2022 os desafios não param e cada vez são mais difíceis de atingir. É cada vez mais difícil idealizar passeios novos; depois de mais de 35 anos a fazê-lo começa a faltar Portugal ou inspiração (prometemos continuar à procura de estradas perdidas), o que, por vezes, nos leva a procurar cantinhos desconhecidos em Espanha. Outro desafio, ainda menos fácil, será fazer do Moto Clube do Porto o Tri vencedor do Touring World Challenge, para o que iremos necessitar (uma vez mais) da vossa imprescindível colaboração pois para concretizar este objetivo teremos de ter, no mínimo, 3 sócios inscritos em cada um dos eventos FIM pontuáveis e que se realizarão um pouco por todo o mundo. 

Quero salientar, uma vez mais, que o objetivo dos elementos dos Corpos Sociais é, e sempre foi, engrandecer o MCP; para isso, não dependemos apenas de nós, pelo que continuamos a contar com a ajuda de todos os sócios para que o MCP se torne ainda maior e ainda mais (re)conhecido do que já é na atualidade.

Para o início do ano temos já agendada a Assembleia Geral, dia 14 de janeiro, que decorrerá na sede e simultaneamente via Zoom para evitar grandes aglomerações, e ainda o Jantar de Reis, que, devido às restrições anunciadas pelo governo para o início do ano, fica adiado para o dia 22 de janeiro.

Com início na primeira semana de janeiro decidimos que, tendo em conta os receios e restrições, a sede passará a abrir só à 6ª feira.

Mantenham-se a par das novidades no nosso site, onde tudo irá sendo atualizado, e vamos acreditar que brevemente voltaremos ao normal convívio na sede e aos passeios de moto!

BOM ANO de 2022!

Viagens dos Sócios...e suas penduras

A minha primeira viagem de moto como pendura

22 de outubro de 2021
Saímos de Quarteira, depois do almoço, com destino a Ronda. Depois de um ano de adiamentos, à custa da pandemia, lá decidimos fazer a minha primeira viagem de moto como pendura. 350 km a rolar, sem sobressaltos, chegando ao destino, ao finalzinho do dia, onde jantámos  e pernoitámos. No dia seguinte fizemos a passeata por Ronda, uma cidade bonita e cuidada. Seguimos para Graziela e Setenil de las Bodegas, “pueblos” ímpares, encaixados em imponentes serras, preservados, cheios de turistas! De Setenil rolamos para Marbella, descendo a serra pela estrada nacional A-397. Muitas curvas, que o João Murta teve o cuidado de fazer com muita segurança (tenho a certeza que nunca tinha feito o percurso tão devagar!). Acho que tinha medo de me perder como pendura e fez todos os esforços para não me desmotivar! Viagem muito agradável, paisagens de puro deleite, com cambiantes incríveis, construções em encostas de montanha que desafiam as leis da física e da natureza. Chegados a Marbella ao final do dia, num avançado mês de outubro com temperatura de final de verão, ficámos surpreendidos com a quantidade de turistas de várias nacionalidades que ocupavam as esplanadas, as ruas, as praças, as lojas que estavam abertas à noite. O serviço de restauração rápido e eficiente. Justificadissimo o porquê de Marbella ser um dos principais destinos turísticos da Europa. Nós até temos melhores praias e melhor comida, mas estamos a anos-luz de chegar aos calcanhares dos espanhóis! Eles sabem receber o turista, cativá-lo e fidelizá-lo. Não brincam em serviço!
No domingo de manhã, depois de um breve passeio pedonal pela cidade, fizemo-nos à estrada e regressámos a casa, aproveitando para desfrutar da paisagem, mais uma vez, pela mesma estrada de curvas, adorada por todos os motards, que encontrámos às dezenas! Claro que páramos para almoçar principescamente em Bollullos del Condado, na Bodega Roldan!
Desde tenra idade que sou fã das 2 rodas. Com ou sem motor. Que utilizo nas minhas deslocações diárias. Mas nunca me passou pela cabeça, aos 60 anos, iniciar-me, como pendura, em viagens de moto! Adorei! Venham mais!

Por Edite Machado

  • Foto1
  • Foto2
  • Foto3
  • Foto4
  • Foto5
  • Foto6
  • Foto7

Bons Tempos! Boas Práticas

As saudades que tínhamos de nos equipar e juntar para ir apoiar as corridas de atletismo!...
A S. Silvestre do Porto é uma corrida emblemática e muito bonita, em pleno centro da cidade e normalmente de noite, o que lhe confere uma cor e emoção muito próprias.
Neste ano de “cancelamentos” e de “afastamentos”, a opção virtual surgiu como a melhor alternativa. E a Runporto organizou algumas das suas corridas habituais, neste novo formato, de forma inovadora e muito interessante…
O MCP quis aproveitar a ocasião e prestar homenagem aos atletas, aos organizadores, aos patrocinadores e a todos aqueles que nestas corridas são parte do encanto e da alegria que o desporto transmite.
De moto, protegidos, com a devida distancia de segurança entre todos, comparecemos na baixa do Porto para saudar todos os atletas que estivessem a participar neste evento virtual. E encontramos muitos… e até alguns da organização!
Percorremos o percurso na sua totalidade, em duas voltas de contemplação e saudade, e cumprimentamos todos aqueles com quem cruzamos que estavam a correr, participantes ou não da iniciativa da Runporto, mas todos eles desportistas e corajosos, e confiantes no futuro!
Foi uma alegria para nós e um enorme prazer poder estar novamente ao lado dos atletas, dos cidadãos. Queremos agradecer os sorrisos que recebemos e o carinho com que sempre nos respeitam.

O Moto Clube do Porto deseja a todos um óptimo ano de 2021

Os sócios do Moto Clube do Porto

Não vamos deixar o motor parar!

20201117 1 Doação CASAContinuamos a apoiar aqueles que mais precisam

Sem ‘virar a cara à luta’, os voluntários da CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo (https://casa-apoioaosemabrigo.org/) não esmorecem na ajuda ao número crescente de pessoas que, vítimas das condições laborais criadas pela situação pandémica, necessitam de ajuda para levar de vencida a agravada dureza do dia a dia. O aumento do número de pedidos de refeições criou maiores necessidades por parte daqueles que tudo fazem em prol da sociedade, apoiando os mais desfavorecidos. Incapazes de ficar indiferentes perante este panorama desolador, os sócios do Moto Clube do Porto ajudam aqueles que mais precisam, fazendo chegar alimentos àquela instituição solidária, de molde a poder preparar aquela que é, na maioria dos casos, a única refeição quente diária.

Solidariedade que é necessário prolongar para atenuar as carências e enormes dificuldades criadas pela maior crise sanitária e económica que esta geração enfrenta. E que se traduziu já, com o apoio da Henisa – Cash & Carry, do nosso sócio Henrique Araújo, na entrega de um sem-número de bens alimentares, de massas a enlatados, do arroz à água, do feijão ao azeite.

Mas, infelizmente, as necessidades não terminaram, antes se ampliaram com cada vez mais pessoas a passarem necessidades acrescidas. Assim, o Moto Clube do Porto vai, sempre apoiado na generosa colaboração dos associados, continuar a ajudar aqueles que mais precisam. Sabemos que as condições de vida se complicaram também para alguns dos nossos sócios como para grande parte da sociedade. Mas, felizmente a maioria vai ultrapassando a tormenta de forma mais serena, mesmo sem poder fazer aquilo que mais gosta: passear de moto.

Talvez por isso – e aqui fica a dica em jeito de desafio! – fosse uma boa ideia pensar na gasolina que o confinamento destes fins-de-semana nos “obrigou” a poupar e transformá-lo em comida para quem mais necessita. Basta fazer o donativo para a conta do Moto Clube do Porto através do IBAN PT50 0010 0000 3859 5020 0016 7 e ver o conta-doações manter-se em regime positivos.
Vamos evitar que o motor pare!!!

20201117 2 Doação CASA

Porque o Mundo não pode parar…

… a solidariedade também não!

As acrescidas dificuldades económicas que boa parte da população enfrenta devido à retração causada pela situação de pandemia, tem levado a um aumento da procura das instituições solidárias por parte dos mais desfavorecidos. Forma muitas vezes única de ter acesso a uma refeição quente diária ou aos alimentos para poder cozinhar em casa, para a família.

Tempos de incertezas em que os sócios Moto Clube do Porto voltaram a unir-se para apoiar… quem mais apoia, prestando o auxílio possível à associação CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo. Solidariedade para ajudar a minimizar os efeitos da mais dura crise sanitária e económica de que há memória, entregando alimentos para serem confecionados nas instalações do Hospital Joaquim Urbano onde, diariamente, são distribuídas centenas de refeições aos sem-abrigo da cidade.

Apoio que vamos continuar a prestar enquanto os sócios assim o entenderem e colaborarem, e que tem contado também com a generosidade do Henrique Araújo, proprietário da Henisa – Cash & Carry, permitido carregamentos ainda mais compostos, com a doação de vários bens alimentares. Tarefa que, infelizmente, tem mesmo de prosseguir, para ultrapassar esta fase tão complicada, pelo que o MCP vai manter o apoio à associação CASA (https://casa-apoioaosemabrigo.org/), podendo os donativos continuar a ser feitos para a conta do Moto Clube do Porto através do IBAN PT50 0010 0000 3859 5020 0016 7.

 

MCP On the Road again…!

FIM TOURING WORLD CHALLENGE (TWC) – 2020

Depois das regras de confinamento terem sido “aliviadas”, o projeto FIM TWC 2020 voltou a ser uma realidade.

Sem hesitações, uma representação do MCP arrancou no dia 9 Setembro, quarta feira, bem cedo, para chegar a Martigny na Suíça no dia 11, sexta feira. As duas primeiras etapas não tiveram história! Limitamo-nos a chegar a San Sebastian e daqui “apontamos” a Clermont-Ferrant, onde pernoitamos no dia 10. Já em terras Suíças, no dia 11, fomos fazer uma visita à sede mundial da FIM em Geneve, onde um português, de nome Jorge Viegas, ocupa o lugar mais alto da hierarquia desta organização. Sem duvida um motivo de grande orgulho. Até Martigny foram mais cerca de 150 kms de muito sofrimento, já que resolvemos fazer este percurso pela margem Suíça do lago LéMan onde o transito infernal nos obrigou a uma condução de “para / arranca” interminável. Chegamos ao hotel, que seria o nosso “quartel general” nos dois dias seguintes, já ao final do dia e com uma vontade imensa de banho e “janta”.

O TWC é um evento moto turístico que consiste em somar pontos através da presença em diversos eventos do calendário da FIM, que atribui no final do ano, o título de campeão de moto turismo individual e de campeão de moto turismo por clubes. Foi neste último que o MCP apostou! Este evento em concreto era as “20.000 Milhas sobre o Mar” organizado pela Federação Suíça e na região de Martigny – Valais. Consistia em somar pontos equivalentes ás alturas dos locais visitados… Depois de termos “afinado” a estratégia para enfrentar este desafio, lá arrancamos para a primeira etapa e, logo, em direcção ao Col-du-Sanetsch, o ponto mais alto do evento e, portanto, o que dava mais pontos. E foram muitos os pontos arrecadados, já que para lá chegar e de lá sair ainda passamos por outros locais, aldeias e vilas, encalhadas nas encostas deste “carrossel” gigante que são os Alpes Suíços. O segundo e último dia do TWC FIM veio confirmar que esta região do Valais é um “spot” fantástico para andar de moto, com estradas de montanha impecáveis que nos levam a locais paradisíacos. Destacamos o “Lac Champex” e o “Col du Gd St- Bernard a 2473m de altitude, onde se encontra uma das fronteiras entre a Suíça e a Itália. E ao final do ultimo dia do evento foi anunciada a pontuação  geral, onde o MCP, em  representação de Portugal, obteve uns fantásticos 14750 pontos. Foi um subir e descer montanhas…

Tinha chegado a hora de regresso a Portugal, onde pretendíamos chegar no dia 17, quinta feira, e queríamos continuar a divertir-nos! Escolhemos assim um percurso diferente e fomos dar uma “olhada” ao famoso Mont-Blanc Chamonix e ao Col de la Forclaz. Desta vez queríamos passar pelos Pirenéus Orientais e, assim, apontamos a Andorra para ir lá dormir Continuamos o nosso regresso com entrada por Bragança, onde aproveitamos para “matar uma posta mirandesa” e fazer o balanço desta viagem. Foram cerca de 4200kms percorridos em 9 dias, passando por 6 países, (Portugal, Espanha, França, Suíça, Itália e Andorra), e “zero” problemas nas nossas fiéis montadas.

Um tempo fantástico, uma viagem inesquecível e paisagens maravilhosas.

O espírito de companheirismo e entreajuda esteve sempre presente neste grupo de 8 amigos com uma paixão comum pelas motos.

Fica a vontade de voltar a participar nesta iniciativa da FIM no futuro, em local a definir.

2021 vai ser um grande ano de viagens internacionais! E o MCP tem os melhores sócios do mundo!

Ler mais...

Ao lado das forças da ordem

Apoiar quem mais precisa tem sido o lema do Moto Clube do Porto durante a situação de pandemia que revirou por completo a vida de todos e deixou os mais desprotegidos em situação crítica. Mas, sempre atentos à sociedade onde nos inserimos, apoiamos também quem nos protege e assegura o nosso bem-estar.
Por isso, uma vez mais, demos as mãos e ajudamos a suprir a escassez de material de segurança sanitária da Divisão de Trânsito da Polícia de Segurança Pública, do Porto, entregando ao Subintendente Ricardo Matos, Comandante daquela força, máscaras ‘sociais’, em tecido TNT, e luvas de nitrilo para que os agentes possam continuam a fazer o seu trabalho em condições mais seguras. É um orgulho poder ajudar quem nos protege.

 

Nem o vírus nos para!

MC Porto continua em ação!

200702 Apoio CASA 06Seria preciso muito mais do que um “simples” vírus para parar o Moto Clube do Porto! É verdade que o SARS-Cov-2 obrigou a grande recato social e levou a que fossem adiados passeios e outras iniciativas. Ditou que ficássemos confinados para conter o avanço da crise pandémica, popularizou o teletrabalho e recuperou a Tele Escola. Mas, nem assim, os sócios do MCP pararam! Corremos e andamos de moto, ajudando a RunPorto, de forma bem real ainda que num plano virtual, como contribuímos para o apoio social, mostrando solidariedade com as famílias mais expostas à crise económica gerada pela COVID-19.

Aos mais carenciados levámos e vamos continuar a proporcionar alimentos, apoiando a CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo que, nesta altura, ficou ‘sem mãos a medir’, tamanha é a procura dos seus serviços. O fundo de apoio criado para que todos os sócios e amigos do MCP possam dar o seu contributo foi, uma vez mais, utilizado para ajudar a matar a sede a quem mais precisa. Com o apoio sempre presente da Henisa, entregamos mais de 3000 garrafas de água para serem distribuídas juntamente com as cerca de 400 refeições que, diariamente, são entregues aos sem-abrigo da nossa cidade. É o nosso contributo para minimizar uma situação que expôs sobremaneira as carências de uma boa parte da população. Contributo social a que não fugimos, dizendo presente sempre que é preciso, e que vamos continuar a fazer, porque a solidariedade é, desde sempre, atitude que distingue os verdadeiros motociclistas. Para manter viva esta chama de esperança para quem mais precisa, podes fazer a transferência para conta do MCP com o IBAN PT50 0010 0000 3859 5020 0016 7, e seguir o apoio através do ‘conta-doações’ atualizado no site do MCP.

200702 Apoio CASA 01200702 Apoio CASA 02200702 Apoio CASA 04200702 Apoio CASA 03200702 Apoio CASA 05

MCP continua a apoiar os mais carenciados

Com a vida a retomar a normalidade possível, é provável, infelizmente, que venham a surgir mais casos de necessidades extremas motivadas pelo fortíssimo impacto económico causada pela crise de saúde pública. Sempre atento às necessidades dos mais desfavorecidos, o Moto Clube do Porto vai manter o apoio à CASA – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo, de forma a fazer chegar apoio alimentar às famílias mais carenciadas. E, apesar de podermos pensar que o ‘pesadelo’ já acabou, a verdade é que devemos estar preparados para ajudar a enfrentar a ‘má onda’ que aí vem.
Continuaremos a apoiar quem mais precisa, ‘dando a mão’ aos voluntários da CASA na preparação de refeições para os sem-abrigo do Porto bem como na aquisição e entrega de alimentos às famílias que, tendo um teto para viver, não possuem, neste momento, capacidade económica para comprar bens essenciais para alimentação. O fundo de apoio criado para que todos os sócios e amigos do MCP possam dar o seu contributo vai continuar ativo, pronto a responder, em tempo real, às necessidades do programa de apoio às famílias CASA Amiga.
Para continuar a apoiar quem mais precisa, é possível fazer uma transferência através da conta do MCP com o IBAN PT50 0010 0000 3859 5020 0016 7, sendo beneméritos de imediato informados da sua dádiva, em contas que serão, obviamente, explicadas detalhadamente a todos sócios, mantendo a política de transparência e rigor que desde sempre é apanágio dos Corpos Sociais deste clube.
Tudo em prol dos valores de solidariedade que é, agora mais do que nunca, atitude que distingue os motociclistas e que, por isso mesmo, estimula-nos a apoiar, também, o projeto Porto d’Apoio. Campanha de recolha de alimentos não perecíveis (arroz, massa, atum, salsichas, óleo, bolachas, etc) que podem ser depositadas nas instalações do Moto Clube do Porto em dias de sede aberta. Uma iniciativa do Banco Alimentar Porto, a decorrer até dia 31 de julho, que permite aos sócios do MCP colaborar, deixando os alimentos em caixas próprias que estarão na sede, devidamente identificadas com cartaz explicativo da iniciativa.

 

Quando o sonho ajuda a vencer a crise

Em Borgo Panigale, zona industrial ali mesmo ao lado da italiana cidade de Bolonha, já se ouvem as máquinas da linha de montagem da Ducati. Um pouco mais a norte, em Varese, a MV Agusta prepara-se para regressar à ‘nova normalidade’. A Yamaha está a postos para reabrir as fábricas de Itália (Minarelli, em Calderara di Reno) e França (MBK, em Saint-Quentin) à imagem do que se passa um pouco por toda a Europa. Por todo o Mundo, aliás.
Sinais de uma esperança que, sabemos, em breve nos permitirá um quotidiano diferente. Daquilo que vivemos agora, confinados que estamos a quatro paredes, mas também do que era antes. Haverá limitações, é certo, bem como muitas dificuldades, já se sabe. Mas haverá, também, a possibilidade de voltar a andar de moto, de passear, de conviver. Motivo, só por si, para conseguir arrancar um sorriso como aquele que, agora mesmo, lhe surgiu no rosto.
O Moto Clube do Porto não parou e, desdobrando-se em reuniões virtuais, à distância de um ecrã de computador, preparou-se para um futuro que vai chegar com muitas novidades. O calendário de atividades vai ser adaptado a uma nova realidade, mas terá, claro está, passeios e outros eventos, jantares, festas e noites temáticas. Espaço de comunhão de um estado de espírito ímpar, de quem vive o motociclismo de forma sobriamente apaixonada, dos que usufruem na plenitude das duas rodas. Que, em tempos de limitações e novas regras, deverão reforçar estatuto de ‘rainhas da mobilidade’, com previsível aumento de vendas graças aos que, de uma vez por todas, se verão rendidos às inegáveis vantagens das motos e scooters no quotidiano citadino. Forma, também, de ajudar a mitigar os (enormes!) danos provocados no comércio, com muitos concessionários encerrados ou a laborar a ‘meio gás’. Descida brutal nas vendas, de motos e acessórios, que criou dificuldades a muitos stands mas, por outro lado, geradora de novos modelos de negócio como a cortesia de levantar e entregar a moto em casa do cliente, sejam novas ou regressadas de uma revisão.
‘Simpatia’ que é de aproveitar porque, é certo, vai voltar o tempo de andar de moto em toda a liberdade. Algo que, sublinhe-se, mesmo com limitações – as mesmas dos automóveis – pode continuar a ser feito, com a vantagem de, e apenas em caso de deslocação imprescindível!, poder usufruir de estradas desertas e um ar muito mais respirável. Quanto aos que aguardam em casa por melhores dias, em teletrabalho ou à espera do arranque das empresas, resta manter a sua ‘mais-que-tudo’ nas melhores condições, controlando a carga da bateria, a pressão dos pneus (não vão eles deformar-se com a longa e inusitada paragem, à imagem dos ‘pneus’ do dono…) ou os níveis dos fluídos.
E depois, com a certeza de que #VaiFicarTudoBem, vamos voltar à estrada para os passeios com os amigos, aqueles que o Moto Clube do Porto está a reagendar para a segunda metade do ano ou o Lés-a-Lés que, já se sabe, foi adiado para os primeiros dias de outubro. Porque, primeiro há que cumprir as prioridades. Que, neste momento, se prendem com questões de saúde pública.
A mesma preocupação que levou federações e promotores a reorganizar o calendário dos campeonatos do mundo de MotoGP, Superbikes, Motocrosse ou Enduro, além de todas as corridas nacionais. Mas lá chegará o tempo em que voltaremos a ouvir os motores cantarem a plenos pulmões nos circuitos de todo o Mundo. Até lá, vamos entretendo-nos com muitas corridas de sofá e acreditar que a esperança sempre vence. E acreditar, por fim, que vamos dar a volta a esta triste sina a tempo de aproveitar a gasolina mais barata dos últimos anos. Para passear de moto!
Por isso, protejam-se e cuidem dos Vossos.

Solidários com os sem-abrigo do Porto

Ajudar os mais desfavorecidos a ultrapassar a mais dura crise sanitária e económica de que há memória

Somos motociclistas! Somos solidários! São assim os sócios do Moto Clube do Porto. Não é pelo facto de as motos estarem paradas nas garagens e os capacetes guardados que deixamos de cumprir o nosso papel social. Neste tempo de acrescidas dificuldades e enormes incertezas, voltou ao de cima, uma vez mais, sentimento de enorme solidariedade, apoiando a associação CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo.
Ajudar quem mais precisa foi o compromisso assumido e cumprido, entregando alimentos para serem distribuídos por famílias ainda mais fragilizadas perante o estado de emergência ditado pelo governo e que deixou muitos sem qualquer fonte de rendimento. Assim, ‘deitamos mãos à obra’ e carregamos azeite, bolachas, feijão, atum, massas diversas, cereais, salsichas e leite para compor os cabazes que os voluntários do CASA entregam às famílias carenciadas que necessitam de apoio para sobreviver.
Um esforço solidário que continuou com a aquisição de vários milhares de garrafas de água para juntar às centenas de refeições que diariamente são servidas nas instalações do Hospital Joaquim Urbano aos sem-abrigo da cidade. Apoio que ajudou a resolver um problema inesperado, criado pela necessidade de ‘afastamento social’, que impede de servir à mesa aquela que é, para muitos, a única refeição do dia. Os voluntários são agora obrigados a entregar aos sem-abrigo um kit alimentar, até aqui desprovido de líquidos, impossibilitados que estavam do habitual acesso à água da companhia dentro do refeitório. Mas que, para já, foi amenizado graças ao esforço solidário de sócios e amigos do MCP, cabendo uma palavra de agradecimento ao Henrique Araújo, proprietário da Henisa – Cash & Carry cuja generosidade tem permitido carregamentos ainda mais compostos, com a doação de vários bens alimentares.
Uma tarefa que, infelizmente, urge continuar, já que a necessidade de isolamento social vai ampliar os problemas vividos pela franja mais desfavorecida da população. Por isso, numa fase em que a palavra de ordem é #FicarEmCasa, o MCP vai continuar a apoiar, podendo os donativos para ajudar a associação CASA (https://casa-apoioaosemabrigo.org/) continuar a ser feitos para a conta do Moto Clube do Porto com o IBAN PT50 0010 0000 3859 5020 0016 7.