Se o destino for alcançável de moto
nós iremos lá!

Webmail Área Reservada

Na Rota dos Povos ONGD

20190103 Logo NRDPDivulgamos este comunicado / relatório que muito nos orgulha

Amigas e amigos,

Está a terminar mais um ano, e este foi diferente dos anteriores para a ONGD Na Rota dos Povos.

Continuamos em Catió, na região de Tombali, Guiné-Bissau, a acreditar firmemente que A Educação é o Único Caminho e a lutar para que ela seja possível para todas as crianças.

Em 2018 demos continuidade ao apoio às escolas, alunos e bibliotecas (são 210 salas de aula, 10.000 crianças, 5 bibliotecas), distribuímos material escolar, equipamento, cal, livros, brinquedos.

Também em 2018 iniciamos e desenvolvemos um novo projecto, na defesa do direito humano mais básico, o direito à vida: Casa da Mamé Ussai, a casa de acolhimento em Catió, para crianças órfãs de parto, que abriu em março e onde já vivem 8 crianças: fizemos obras, equipamos, constituímos uma equipa excelente, e conseguimos o apoio financeiro de muitas e muitos firquidjas, com o qual garantimos condições dignas de habitação, alimentação e saúde às crianças que acolhemos.

Ainda em 2018, 4 dos jovens de Catió, os filhos da Na Rota dos Povos que recebemos em 2011 para frequentarem o 10º ano, concluíram as suas Licenciaturas no Instituto Politécnico de Bragança. Eulália, Cândido, Balantinho e Aníbal. É imenso o orgulho que sentimos deles, e a enorme a gratidão a todos os que connosco tornaram isto possível nos últimos 7 anos.

Nas missões em Catió 2018 foi também um ano especial: recebemos 7 voluntários, 5 dos quais pela primeira vez com a Na Rota dos Povos. É muito bom sentir esta continuidade, e é extraordinário saber que todos vão repetir a experiência em 2019. Também por isso, em 2018 conseguimos uma boa casa em Catió para receber voluntários, a Casa Na Rota dos Povos, que iremos agora equipar da melhor forma possível.

O que dizer depois de tudo isto?

Que gostaríamos de dizer OBRIGADO individualmente a cada um dos que estiveram e estão com a Na Rota dos Povos, das mais diversas formas, todas imprescindíveis.

Na impossibilidade prática de o fazer, há no entanto agradecimentos que não queremos deixar de tornar públicos e bem visíveis:

- Curtes

- Maersk

- Delegação de Gondomar/Valongo da Cruz Vermelha Portuguesa

- Sunvilog

- Garland

- Jomatir

- Fogões Fonseca

- Escolas: Tangerina Educação e Ensino, Liceu Francês do Porto, AE Clara de Resende, ES Gonçalves Zarco, AE Camilo Castelo Branco (Famalicão), AE Senhora da Hora, AE Aurélia de Sousa

A missão 2019 está prestes a começar, com estes projectos e algumas ideias para desenvolver. Daremos notícias.

A todos, um obrigado do tamanho do mundo e que 2019 seja o melhor ano de sempre!

O nosso maior desejo para o novo ano é que continuemos JUNTOS Na Rota dos Povos!

Até já!

ONGD Na Rota dos Povos

20190103 A Educação é o Único Caminho

20190103 Casa da Mamé Ussai