Passeio a Murça

Domingo 19 janeiro 2020 > 09:30

Ano novo começa pleno de novidades

20200119 PorcaMurcaSe depois da tempestade vem a bonança, depois da quadra natalícia regressam os passeios do Moto Clube do Porto. E nada como uma novidade para abrir o calendário de eventos de 2020, com o Passeio a Murça, no dia 19 de janeiro, a arrancar não do Porto, como seria habitual, mas sim do Marco de Canavezes. Porquê? Simplesmente para facilitar a viagem até ao ponto de partida de muitos entusiastas de fora da Invicta, oriundos de Amarante ou Paços de Ferreira, de Chaves ou Lamego, que assim podem chegar bem a tempo à Casa dos Lenteirões onde são produzidos os famosos Doces do Freixo.

Tempo, pois, de verificar o estado da bateria e do motor de arranque, lubrificar a corrente, confirmar a pressão dos pneus e partir à descoberta da tradição na história da gastronomia marcuense, com destaque para os Doces do Freixo, espelho fiel da filosofia de uma casa que aposta, desde 1891, na utilização de produtos regionais e na verdadeira qualidade artesanal e regional como forma de manter intacta toda a magia e a máxima fidelidade à doçaria de origem conventual. Ali, entre o Rio Tâmega e a cidade romana de Tongóbriga, a partir das 9h30 e enquanto provam as cavacas, pão de ló, bolo-rei, bolos de gema ou as famosas Fatias do Freixo, iguaria que o el-Rei D. Luís I exigia ter nos seus banquetes, os participantes vão ter ‘direito’ ao briefing que, além de desvendar o percurso e suas particularidades, sempre ajuda a recordar a melhor forma de rolar em caravana. É que, até Murça, são muitas as curvinhas com passagem pela Régua e pelo Pinhão, antes da possibilidade ímpar de visitar a Casa Agrícola Águia de Moura, no lugar de Martim, freguesia de Candedo, onde a família produz, desde 2007, excelentes vinhos brancos, tintos e rosés, além de espumantes e até reservas muitos especiais feitas a partir de uvas de Vinhas Velhas. Momento para saber mais sobre a produção vitivinícola que espelha a paixão da família Águia de Moura, com visita que permitirá compreender todo o processo produtivo e ajudará a ganhar (mais) apetite para o almoço.

20200119 CasaAgricolaRepasto marcado para o Restaurante Borges, em plena estrada nacional N15, provando os famosos assados, seja cabritinho ou vitela, que não deixarão nenhum palato indiferente, logo depois das entradas diversas e uma boa sopa transmontana para compor o estômago. E antes de voltar à estrada, claro está, tempo para a sobremesa e café, preparando viagem de regresso que, à medida do tempo e vontade de cada um, pode ser mais rápida, através do IP4 que fica logo ali à mão, ou mais divertida pela sempre entusiasmante N15.

As inscrições estão abertas até 15 de janeiro, podem ser efetuadas através do Manuel Tavares (963 008 858 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) e custam 25 € para os sócios do Moto Clube do Porto e 30 € para os que ainda não preencheram a ficha de inscrição. Mas que o devem fazer rapidamente porque este será apenas o primeiro de muitos e bons passeios ao longo de 2020.

20200119 LeitenroesPrograma

09h30 - Receção e briefing aos participantes