Noite de Humanidade no MC Porto

Associação passo Positivo levou-nos ao drama do Mediterrâneo

Palestra humanitária no MCPVergados pelo peso da humanidade transmitida pelo trio composto por Isabel Ferreira, Karina Oliveira e Pedro Teiga, foi assim que se sentiram os sócios do MC Porto que tiveram o privilégio de assistir à palestra dada por estes elementos da Associação Passo Positivo, na noite de sábado, 14 de maio, na nossa sede.

O testemunho, relatado com eloquência e esclarecimento por estes três jovens voluntários de uma das muitas ONG a trabalhar na Grécia, auxiliando os milhares de refugiados que fogem à guerra da Síria sabe-se lá como, deixou os presentes pregados às cadeiras e sofás do clube, durante duas horas, apesar da noite tardia.

Num ambiente muito próximo e tertuliano, com dezenas de fotos a serem projectadas e que nos ajudavam a perceber a realidade da ilha de Lesbos e porto do Pireu, em Atenas, a Karina, Isabel e Pedro foram desfiando a sua experiência de receber famílias de sírios, dispostos aos maiores sacrifícios para fugir à destruição do seu país. O perfil dessas pessoas, formadas, cultas e trabalhadoras, que nem querem saber do que fica para trás, apenas se importando com a família, amigos e futuro, foi um dos muitos temas relatados. E como desaparecem os motores aos barcos mal atracam na costa, como é possível vender coletes que não flutuam e ainda forçam o naufrágio, de como há quem se aproveite da desgraça dos refugiados, do esforço do voluntariado, do amor e da falta dele, de muito se falou nestas duas horas de grande espírito humanitário.

Obrigado á Associação Passo Positivo, à Isabel, à Karina e ao nosso sócio 94, Pedro Teiga. Que nos está sempre a surpreender pela positiva!

20160516 02 Palestra humanitaria no MCPPalestra humanitaria no MCPPalestra humanitaria no MCP