Início

Se o destino for alcançável de moto
nós iremos lá!

Webmail Área Reservada

À Descoberta… da Liberdade

Terceira Ronda encerrou em festa com homenagem

A terceira Rondaaos motociclistas na comemoração do 25 de Abril

A receita tinha tudo para dar certo! Basta juntar 130 motociclistas num percurso em redor de Castelo de Vide que parece ter sido criado para passear de moto e adicionar aliciantes propostas históricas, umas pitadas de museus e alguns castelos para visitar. A estes ingredientes juntar, de forma pausada, aliciantes gastronómicos e deixar cozinhar ao longo de três dias de excelente meteorologia. Sirva-se com homenagem ímpar aos motociclistas e temos uma delícia de passeio, de paladar inesquecível.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Moto Clube do Porto levou animada caravana motociclística À Descoberta de Castelo de Vide, em divertido e bem recheado fim-de-semana. Depois da Rota do Contrabando (2014) e das Três Religiões (2015), a Terceira Ronda provou que há muito para descobrir na região raiana, proporcionando evento mototurístico de eleição, onde nem sequer faltou importantíssimo contributo do São Pedro, brindando passeata alentejana com um belíssimo céu azul e alguns dos dias mais quentes do ano. Ponto final de inverno que teima em prolongar-se primavera adentro, o evento organizado pelo Moto Clube do Porto com imprescindível apoio da Câmara Municipal de Castelo de Vide começou, como já é tradição, com as partidas simbólicas da Praça da Ribeira, no Porto, mas também de Vila Velha do Rodão e Estremoz, pontos estratégicos para os motociclistas de todo o País que rumaram à Sintra do Alentejo.

Animação pela Ronda das Tascas em tempo de rever amigos

Início de viagem que prometia muita animação, bem patente na entusiasmante Ronda das Tascas, compondo o estômago dos participantes com petiscos regionais ao longo de várias tascas, cafés e restaurantes castelo-videnses. Tempo para rever amigos, dos mais antigos aos mais recentes, e por a conversa em dia, contar as últimas anedotas e saber das mais recentes novidades em ambiente de boa disposição. Preparação para o passeio em caravana até à vila de Marvão e ao seu castelo alcandorado no topo da serra do Sapoio, aproveitando o sol e céu completamente limpo de um excelente fim de tarde para vislumbrar a paisagem desde a vizinha Espanha à distante serra da Estrela. Visita que abriu o apetite para o jantar de abertura, com a presença do presidente da edilidade, António Pita, e animado com atuação do Rancho Folclórico de Nossa Senhora D’Alegria, apresentado de forma magistral por Ana Júlia, incansável na explicação dos usos e costumes da terra que tão bem a acolheu. E para ajudar na digestão de tão agradável repasto, nada como uma visita à noite de Castelo Vide, com passagem mais ou menos rápida pelo JM Bar. Que domingo era dia de grande passeata…

Café e vinho, museus e… muitos ossos em dia perfeito para a prática do mototurismo

Cerca de duas centenas de quilómetros pontilhados por animados controlos secretos, onde imperou a boa disposição em quadros evocativos da região, com figuras castiças interpretadas a rigor pelos sempre prestáveis elementos do MCP. Foi assim na visita ao castelo de Ouguela – logo depois de paragem atribulada em Alegrete por força de uma prova de trail… – onde ceifeiras, lavradoras e outras trabalhadoras de profissão isenta de impostos acolheram a caravana à porta do castelo. Lá dentro, bem aparcadas as motos, passeio pelas muralhas rumo à petisquice servida pelo Sr. Elísio e “sus muchachos” com excelente vista sobre algumas das suaves serranias do Alto Alentejo. A mesma equipa que haveria de preparar mais algumas iguarias nas margens da Barragem do Caia. onde os 130 comensais chegaram depois da visita ao espetacular Centro de Ciência do Café, único do Mundo e considerado o melhor museu português em 2015, e um saltinho à não menos formosa Adega Mayor, desenhada por Siza Vieira. Primeira passagem por Campo Maior antes do regresso para novo banho de cultura, desta feita com visita ao centro histórico da vila que, apesar de milenar história, ganhou recente preponderância com o crescimento da indústria cafeeira. A visita à curiosa Capela dos Ossos, ao Lagar Museu do Palácio do Visconde d’Olivã ou ao Museu Aberto revelou grandes surpresas, antecipando turístico regresso a Castelo de Vide com passagem por Arronches, Assumar e pelo Parque Natural da Serra de São Mamede. Viagem de grande tranquilidade apesar de alguns contratempos mecânicos, que serviram, essencialmente, para evidenciar a camaradagem que continua a marcar as relações entre motociclistas. E ninguém ficou pelo caminho…

Presidente do Moto Clube do Porto hasteou Bandeira Nacional nas comemorações do 25 de Abril

Com muitas histórias e outras tantas peripécias para contar, a noite foi de grande animação nos cafés e bares viticastrenses, com impagável sessão de karaoke e direito a um especialista na confeção de gin tónico que fez as delícias de muitos notívagos. Que, apesar da escassez de horas de sono, não faltaram ao toque de ordem para marcar presença na Cerimónia do Hastear da Bandeira, nos Paços do Concelho, ponto alto das comemorações do 25 de Abril. Momento único na história do Moto Clube do Porto, com o presidente da Direção, Carlos Gomes, convidado a hastear a Bandeira Nacional ao som d’A Portuguesa tocada pela Banda dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide. Foi a primeira vez que tamanha honra foi concedida a um Moto Clube, importância sublinhada pelo discurso do presidente da Câmara Municipal que deixou bem clara o enquadramento e importância dos motociclistas na sociedade. Honrarias que continuaram na passagem pela barragem de Póvoa e Meadas e no regresso ao Parque 25 de Abril onde, depois de depositado ramo de cravos junto à estátua do Herói de Abril, Salgueiro Maia, teve lugar o almoço de despedida de um evento que, garante quem participou, ofereceu uma descoberta única, repleta de momentos excelentes em verdadeiro hino ao mototurismo. E que logo exigiram que, em 2017, houvesse mais À Descoberta. Enquanto não chega, tempo para apreciar as muitas fotos que recordam esta memorável passeata, e ilustram as histórias que contaremos nos próximos dias.

01_A terceira Ronda
01_A terceira Ronda 01_A terceira Ronda
02_A terceira Ronda
02_A terceira Ronda 02_A terceira Ronda
03_A terceira Ronda
03_A terceira Ronda 03_A terceira Ronda
04_A terceira Ronda
04_A terceira Ronda 04_A terceira Ronda
05_A terceira Ronda
05_A terceira Ronda 05_A terceira Ronda
06_A terceira Ronda
06_A terceira Ronda 06_A terceira Ronda
07_A terceira Ronda
07_A terceira Ronda 07_A terceira Ronda
08_A terceira Ronda
08_A terceira Ronda 08_A terceira Ronda
09_A terceira Ronda
09_A terceira Ronda 09_A terceira Ronda
10_A terceira Ronda
10_A terceira Ronda 10_A terceira Ronda
11_A terceira Ronda
11_A terceira Ronda 11_A terceira Ronda
12_A terceira Ronda
12_A terceira Ronda 12_A terceira Ronda
13_A terceira Ronda
13_A terceira Ronda 13_A terceira Ronda
14_A terceira Ronda
14_A terceira Ronda 14_A terceira Ronda
15_A terceira Ronda
15_A terceira Ronda 15_A terceira Ronda
16_A terceira Ronda
16_A terceira Ronda 16_A terceira Ronda
17_A terceira Ronda
17_A terceira Ronda 17_A terceira Ronda
18_A terceira Ronda
18_A terceira Ronda 18_A terceira Ronda
19_A terceira Ronda
19_A terceira Ronda 19_A terceira Ronda
20_A terceira Ronda
20_A terceira Ronda 20_A terceira Ronda
21_A terceira Ronda
21_A terceira Ronda 21_A terceira Ronda
22_A terceira Ronda
22_A terceira Ronda 22_A terceira Ronda
23_A terceira Ronda
23_A terceira Ronda 23_A terceira Ronda
24_A terceira Ronda
24_A terceira Ronda 24_A terceira Ronda
25_A terceira Ronda
25_A terceira Ronda 25_A terceira Ronda
26_A terceira Ronda
26_A terceira Ronda 26_A terceira Ronda
27_A terceira Ronda
27_A terceira Ronda 27_A terceira Ronda
28_A terceira Ronda
28_A terceira Ronda 28_A terceira Ronda
29_A terceira Ronda
29_A terceira Ronda 29_A terceira Ronda
30_A terceira Ronda
30_A terceira Ronda 30_A terceira Ronda
31_A terceira Ronda
31_A terceira Ronda 31_A terceira Ronda
32_A terceira Ronda
32_A terceira Ronda 32_A terceira Ronda
33_A terceira Ronda
33_A terceira Ronda 33_A terceira Ronda